• Nenhum resultado encontrado

Quando falamos sobre o despertar, não devemos confundir o despertar de Kundalini com outras formas de despertar. O despertar dos chakras é completamente diferente do despertar de Kundalini. O despertar de sushumna também é um evento bem diferente, e o despertar de mooladhara chakra não é o despertar de Kundalini. Mesmo se todos os chakras, de mooladhara a ajña forem despertados, isto não significa que Kundalini está desperta.

No processo sistemático do despertar de Kundalini, a primeira etapa é a purificação dos nadis ida e pingala e a criação da harmonia em suas funções. O próximo, todos os chakras tem de ser despertados. Em seguida o Nadi sushumna é despertado, e quando o caminho está limpo para a sua ascensão, Kundalini pode ser despertada.

Se as três primeiras etapas forem tomadas, o despertar de Kundalini terá somente efeitos positivos. Mas se eles forem negligenciados e Kundalini despertar, haverá, definitivamente, alguns resultados negativos. Supondo que você desperte Kundalini antes do despertar de sushumna ocorrer, então a shakti não encontrará um canal para Shiva. Ela permanecerá obstruída no chakra mooladhara e criará uma sexualidade tremenda e problemas neuróticos. Este é um resultado negativo porque você quis a união com Shiva e experiências elevadas, ao passo que agora está experenciando coisas grosseiras. E se os chakras não forem despertos antes de Kundalini, a shakti ficara bloqueada em um dos chakras e permanecerá estagnada, possivelmente por anos. Alguns siddhis podem ser desenvolvidos e você pode não ser hábil para transcendê-los todos. Isto também é um efeito negativo.

Cada forma de despertar tem seu próprio potencial psíquico. Cada nervo e fibra de seu corpo é psíquico; é capaz de produzir manifestações psíquicas. Há a possibilidade de despertar todo o corpo físico. Cada célula do corpo é um individuo. Você é o macro cósmico corpo para o microcosmos individual.

ETAPA 1: DISCIPLINANDO IDA E PINGALA

As Nadis ida e pingala são responsáveis pela existência mundana. Pingala conduz a vida que está em seu corpo e ida conduz a consciência. Estes dois nadis, respectivamente, alimentam os dois hemisférios do cérebro, o qual, por sua vez, controlam todas as atividades do corpo. Não é o despertar destes nadis que nós apontamos, mas a disciplina. Como você sabe, ida e pingala funcionam

54

alternadamente e influenciam diretamente a temperatura do corpo, a digestão e as secreções hormonais, as ondas cerebrais e todos os sistemas do corpo.

Ida e pingala funcionam de acordo com um ciclo natural, mas por conta da má alimentação, hábitos e estilo de vida desarmoniosos, o ciclo natural é frequentemente perturbado. Às vezes um Nadi predomina e o outro é suprimido. Isto leva a um desequilíbrio mental e físico e geralmente resulta em doença. Portanto, ida e pingala devem ser disciplinados ou feitos para funcionar de acordo com as leis da natureza. Somente quando houver harmonia entre estes dois nadis que sushumna pode ser despertado.

Assim, através das praticas de hatha yoga, pranayama e raja yoga, As Nadis dêem ser purificados e disciplinados. A melhor patica para isto é, atualmente, Nadi shodhana pranayama – purificação dAs Nadis pelo pranayama.

ETAPA 2: DESPERTANDO OS CHAKRAS

De encarnação para encarnação, o yoga que temos praticado já pode ter despertado os chakras inferiores. Embora a maioria de nos tente despertar mooladhara, Swadhisthana, etc., pode não ser necessário despertá-los, pois eles podem ter evoluído até mesmo para além de manipura por conta de nossos esforços em uma vida anterior. É até mesmo possível que Kundalini possa ter ascendido através dos chakras, mas você na sabe porque não tem sentido nenhum sintoma. No entanto, em qualquer caso, o essencial é que todos os chakras sejam despertados antes de tentar despertar sushumna.

Se o chakras não estiverem purificados, então a purificação dAs Nadis não serve de nada. Se as junções elétricas não estão conectadas ou devidamente organizadas, mesmo que você tenha as melhores ligações disponíveis, como a energia elétrica será distribuída? Os chakras são as junções pelos quais os nadis, como cabos, transmitem a energia a diferentes partes do corpo.

Cada ponto, átomo ou fibra de seu corpo está diretamente relacionado com cada um dos chakras. Se você experimenta dor em qualquer parte do corpo, a sensação irá para o chakra relacionando com a área em particular. Isto significa que todo o corpo esta conectado com um dos chakras. Por exemplo, os sistemas urinário, excretor e reprodutivo são alimentados por swadhisthana chakra.

Além disso, o órgão sexual está conectado ao mooladhara chakra. O sistema digestivo, o intestino delgado, o intestino grosso, apêndice, pâncreas, duodeno, estomago e fígado, estão todos conectados ao manipura chakra. O coração e pulmões são alimentados pelo anahata chakra.

No entanto, na maioria das pessoas, os chakras além de manipura estão dormentes. Porque mooladhara chakra é o chakra mais elevado no animal em evolução, ele já está em funcionamento em muitas pessoas. É por isso que todo mundo tem uma consciência sexual muito aguda e o sexo tem se tornado o mais importante evento da vida do homem. Portanto, a maioria de nossas tradições sociais são baseadas neste requisito especifico humano. O simples fato de que a sociedade de hoje está utilizando os cinco tattvas do tantra (carne, peixe, vinho, grãos e relação sexual) na vida cotidiana, significa que em muitas pessoas, Kundalini está em algum lugar entre mooladhara e swadhisthana. Uma vez que Kundalini deixa swadhisthana e ascende para manipura e anahata, você não precisa mais dos cinco tattvas.

55

Se você esta preso em mooladhara ou swadhisthana, você precisará purificar o chakra mais elevado e fazê-lo funcionar. Há muitas maneiras de fazer. Para aqueles que têm uma mente forte, há algumas praticas elevadas. Pela concentração em bhrumadhya você pode despertar um chakra, pela pratica de uddiyana bandha você pode despertar outro, pela pratica de mantra, seu mantra ou qualquer bija mantra, você pode despertar todos os chakras um a um, e como resultado desse despertar, você pode ter excelentes experiências psíquicas, os quais você pode facilmente manipular. Na minha opinião, é mais seguro despertar os chakras pelos métodos seguros.

Os asanas são destinados a criação de um leve despertar nos chakras. Por exemplo, sarvangasana despertará vishuddhi, matsyasana despertará anahata e bhujangasana despertará swadhisthana. Pelo despertar dos chakras suavemente, você não terá quaisquer experiências de forma sobressaltada. Às vezes, quando um chakra desperta de repente, você pode ter experiências de vida mais inferiores. Isto significa que você pode ser assaltado por medo, ansiedade, avidez, paixão, depressão, etc.

Cada chakra é simbolizado por um determinado animal, indicando um tipo de consciência animal, e se um súbito despertar de um chakra acontece você pode exibir algumas das emoções do animal de alguma forma, ou leve ou muito forte. Por exemplo, o medo não é uma emoção humana, nem a paixão ou a violência. Evidentemente o homem está tentando expulsar o animal de si, mas ao mesmo tempo ele o mantém. Portanto, o cuidado deve ser tomado para não causar uma manifestação explosiva ao despertar os chakras.

ETAPA 3: DESPERTANDO SUSHUMNA

A fim de purificar e despertar sushumna, um monte de trabalho tem de ser feito e você deve estar pronto para lhe dar com as experiências que serão mais intensas do que aquelas relacionadas com o despertar dos chakras. Tais experiências estão acima da lógica. Elas não são nem mesmo reais e elas não podem ser explicadas ou devidamente compreendidas. Se os chakras estão abertos, ida e pingala estão equilibrados e as outras Nadis também estarão purificados, mas se houver uma obstrução em sushumna, então o despertar de Kundalini não vai cumprir a sua finalidade.

Na verdade eu não creio que as Nadis ida e pingala sejam inferiores a sushumna. O despertar de Nadi pingala despertará uma parte do cérebro e o despertar de ida despertará outra parte. Contudo, quando Kundalini entra em sushumna, ela afeta todo o cérebro. Nos textos antigos do tantra, tem sido explicado claramente que não importa se Kundalini entra em outra passagem. Se houver um despertar através de pingala, a pessoa torna-se um curador, ou um siddha, aquele que tem controle sobre a natureza, a matéria e a mente. Quando o despertar ocorre através de ida é possível prever as coisas, ele torna-se um profeta, mas quando sushumna desperta, Kundalini ascende direto para sahasrara e a pessoa torna-se um jivanmukta, uma alma liberada.

Assim, o hatha yoga e o pranayama são prescritos para o despertar de sushumna. Existem também outras formas, mas kriya yoga é a melhor, particularmente as praticas de maha mudra e maha bheda mudra. Par a o despertar de sushumna, ida e pingala têm de ser suprimidos. Assim você pode ver a importância da pratica de kumbhaka, ou a retenção do alento.

56

Quando ambas as Nadis estão suprimidos em kumbhaka, imediatamente depois você perceberá que ambos As Nadis estão fluindo simultaneamente. É neste momento que você deve despertar Kundalini.

CAPÍTULO 11