• Nenhum resultado encontrado

O despertar de Kundalini é como uma grande explosão que transporta uma pessoa pra um outro plano de existência. Não importa o caminho espiritual que você segue, você deve eventualmente chegar a esse domínio. A consciência ordinária e a consciência transcendental não podem ser mantidas ao mesmo tempo; é necessário passar através de uma zona intermediaria de mudança, onde as percepções, os sentimentos e as experiências sofrem uma transformação. A aventura é sempre a mesma; é uma jornada através da região de fronteira entre o conhecido e o desconhecido. Ao mesmo tempo é muito importante reconhecer que esta explosão assinala uma profunda alteração na consciência. O processo completo do despertar é composto de varias fases, conforme Kundalini sobe e passa através dos vários chakras. Leva algum tempo para ficar completamente estabilizado, mas se alguém tem um bom entendimento, o processo de transição pode ser gerido sem grandes dificuldades.

O despertar preliminar de Kundalini é seguido pela experiência de luz em brumadhya, o centro entre as sobrancelhas. Normalmente, isso se desenvolve de uma maneira muito suave sobre um largo período de tempo e, portanto, não precipite qualquer súbita agitação ou perturbação. Após algum tempo, o apetite por comida e o sono diminuem gradualmente e a mente torna-se mais silenciosa.

Há um outro prenuncio que anuncia o despertar de Kundalini. No yoga e no tantra, é muito claramente indicado que quando ida e pingala fluem simultaneamente por um longo período de tempo, e sushumna começa a fluir, em seguida, então é hora de se preparar para um evento espiritual.

Portanto, deve-se estar familiarizado com swara yoga, a ciência do ciclo da respiração, e acompanhar de perto todo o processo respiratório. O padrão respiratório nas narinas normalmente muda a cada quatro dias, de acordo com os ciclos da lua, mas quando ambas as narinas estão funcionando igualmente bem por pelo menos quinze dias, que é um prenuncio de um avanço espiritual iminente.

60

Quando o real despertar ocorre, há uma explosão no domínio da experiência e há sintomas os quais às vezes é muito difícil de compreender. A experiência mais comum e única é a liberação da energia como um choque elétrico da base da coluna vertebral, como se estivesse ligado a um ponto de energia elétrica. Isto pode ser acompanhado por uma sensação de queimação no chakra mooladhara e a energia passando para cima através de sushumna. Às vezes, você ouve tambores, flautas, sinos, pássaros, musica celestial, ou você pode até mesmo pensar que você pode ouvir pavões cantando. Você pode ter muitas sensações momentâneas de estar sentado no meio de uma monção de chuveiro, e pode também ter a sensação de nuvens negras em continuo movimento sobre sua cabeça e o som de trovão.

Às vezes seu corpo se sente tão leve e você pode até mesmo visualizar sua medula espinhal como uma luz fluorescente. É comum a sensação de iluminação no interior, como se centenas de luzinhas estivessem queimando dentro de seu corpo. Trata-se de um lado.

O outro lado é que toda a raiva, paixões e supressões saem. Algumas vezes você está tão cheio de medo que não consegue dormir, às vezes, por dias consecutivos, você não tem nada em sua mente, mas apenas sexo, em outras você não pode pensar em nada, mas só em comida. Contudo, todos esses sintomas passam em poucos dias ou semanas.

Algumas pessoas obtém poderes psíquicos. Eles desenvolvem a clarividência, a telepatia, a clariaudiência, a psicotelecinesia, a habilidade para curar, etc., e isso traz um monte de tenções. Contudo, isto é uma fase e vai passar. Às vezes você não sente vontade de comer por dias consecutivos. Você não pode ter qualquer apetite por quinze a vinte dias, e até mesmo se as pessoas tentam forçá-lo a comer, você não pode. Á às vezes um sentimento de depressão nervosa e você pode apenas querer sentar, ou você pode sentir-se restringido e fechado. Há um distanciamento das emoções normais da vida; por dias consecutivos você pode viver uma vida de total desapego. Nada é interessante na vida e todas as coisas e pessoas parecem secas como um deserto. Mas ao mesmo tempo, a mente torna-se muito dinâmica e parece sem forma. Várias sensações, emoções poéticas e percepções artísticas também ocorrem, tais como visões de anjos e divindades. Todas as espécies de coisas podem emergir das profundezas da mente. Contudo, estes são apenas alguns dos sintomas que você pode experenciar, mas todas elas passarão rapidamente.

A tempestade sempre passa e então o yogue vive uma vida muito normal. Externamente sua vida parece a mesma que a de qualquer outra pessoa, mas a sua consciência interior é muito maior e muito mais vasta.

DORES DE CABEÇA E INSONIA

Alguns aspirantes experienciam terríveis dores de cabeça quando Kundalini está despertando, entretanto, isso não significa que todas as dores de cabeça estejam relacionadas com Kundalini. E nem todo mundo terá dores de cabeça. Geralmente, aqueles que tiveram uma vida de casado não têm essa experiência.

É normal somente àqueles que não tiveram qualquer tipo de relação sexual, ter dores de cabeça com o advento do despertar de Kundalini.

Há também outra explicação sobre as dores de cabeça. Um décimo do cérebro está ativo enquanto os outros nove décimos não. Em alguns casos, quando

61

as áreas silenciosas do cérebro começam a funcionar, o primeiro sintoma é a dor de cabeça. As pessoas têm equiparado esta experiência com a dor do parto.

Assim como uma mulher sente dor quando ela está prestes a dar à luz a uma criança, quando as áreas silenciosas do cérebro estão prestes a tornarem-se ativas e você está dando à luz a consciência espiritual, também há dor.

Portanto, a pessoa tem que arcar com essa dor por algum tempo, mas ela será inevitavelmente radicada. Evidentemente que você pode reduzir a dor ajustando a sua dieta e o seu estilo de vida, mas sob nenhuma circunstância você deve usar sedativos, aspirinas ou aliviar a dor por comprimidos.

Também é provável que um aspirante experimente a insônia. Entretanto, os yogues não chamam de insônia. Ele diz: "Por que eu deveria dormir?" se você ama muito uma pessoa e ela fica com você e não permita que você durma, você chamaria isto de insônia? Assim, todas as pessoas que não dormem não são yogues. Somente são yogues aquelas pessoas que não dormem e estão felizes por isso, porque os yogues têm uma atitude totalmente diferente. Eles dizem que um terço da vida é desperdiçada dormindo.

Assim, quando Kundalini desperta em um yogue e a consciência é constante e consistente, e não há vigília, sono ou sonhos, eles estão muito felizes com isso. Portanto, a insônia não costuma incomodar uma pessoa que despertou Kundalini. Contudo, se você está perturbado por sua falta de sono, você nunca deve recorrer a pílulas ou tranqüilizantes para dormir. Também não é necessário que você pratique yoga para induzir o sono. Basta aceitar a sua insônia e se divertir. Você pode fazer japa ou meditação, ou somente fazer alguma reflexão espiritual. Se isto não for possível, apenas se deite e deixe acontecer o que quiser.

EXPERIMENTANDO O TRIPLO DESPERTAR

Cada uma das três formas de despertar – nadis, chakras e sushumna é acompanhada por seu conjunto de experiências. Muitos aspirantes têm experiências psíquicas e pensam que isto indica o despertar de Kundalini, mas isso não é assim.

Quando os chakra estão despertando, as experiências não são tão assustadoras e perigosas. Elas são normalmente de uma natureza fantástica, muito agradável, alucinante e confortável. Mesmo se você tiver uma experiência de medo ou terror, ela não abalará a sua mente. Quando temos experiências de nosso Ishta devata, ou guru, ou temos algumas experiências em meditação ou durante kirtan, e sente muito agradável, isto representa o despertar do chakra e não o despertar de Kundalini. Quando você experimenta o despertar de um chakra, ela é muito bonita e deixa uma sensação de conforto ou sentimento de bem aventurança. Isso é para incentivá-lo a ir mais longe.

Quando o despertar acontece em sushumna, você pode sentir ou ver uma corda de luz, ou sua medula espinhal pode parecer estar totalmente iluminada por dentro. Tais experiências estão descritas pelos santos de diferentes religiões em seus poemas, canções e estórias, os quais são, infelizmente, entendidos por muitas poucas pessoas hoje em dia.

O despertar de sushumna pode também trazer algumas experiências explosivas na mente, os quais são às vezes muito confusas. Você pode sentir odores agradáveis e desagradáveis, você pode ouvir gritos e sons agudos como se os fantasmas estivessem chorando, e há uma sensação de calor insidiosa e dor em diferentes partes do corpo. Você pode ter uma febre alta ou manifestar sintomas de

62

alguma doença comum ou de alguma doença desconcertante que os médicos especialistas acham difícil de analisar.

No momento do despertar de sushumna, a qualidade e experiência da mente começa a mudar. A pessoa tem a experiência da depressão, anorexia e solidão. Você começa a perceber a essência interior. Nada parece ter importância e você sente o seu corpo como se ele fosse feito de ar. Ou você pode sentir que você não faz parte desse corpo físico, você é outra pessoa. Quando você olha as pessoas, animais e objetos da natureza – as flores, arvores, rios e montanhas, etc., você sente uma comunicação com eles.

Neste momento, você também experimenta visões proféticas, mas suas visões ou previsões podem não ser claras e você apenas prevê coisas ruins – iminentes perigos, acidentes, desastres e catástrofes. O despertar completo de alguém feralmente tem uma aversão ao trabalho e realmente a pessoa não pode aplicar-se a qualquer coisa.

É atualmente melhor se um aspirante estiver próximo ao seu guru no momento do despertar, assim ele pode explicar o que está acontecendo. O sadhaka não está meramente fazendo uma transição de um estado de mente para outro, ele está atualmente saltando de um estado para outro. É também muito difícil para até mesmo um guru experiente lidar com estas questões a menos que o discípulo tenha totalmente aceitado-o como seu guru.

DIFERENCIANDO AS EXPERIÊNCIAS

Você deve lembrar que quando você tem certas visões e experiências fantásticas, elas não representam necessariamente o despertar de Kundalini ou até mesmo de sushumna nadi.

Eles podem indicar o despertar de um chakra ou podem apenas ser a expressão de seus arquétipos ou samskaras. Devido a sua sadhana, concentração ou unicidade aguçada, você pode estar permitindo que seus samskaras profundos se expressem.

Estas experiências e aquelas que acompanham o despertar do chakra não significam nada quando você tenta avaliá-los. Vou dar um exemplo. Muitos anos atrás, eu estava meditando nas margens do Ganges, em Rishikesh, e repentinamente eu tive uma experiência muito vívida. Eu vi a terra inteira dividida em duas. Foi uma visão muito clara, e eu lembro dela até mesmo hoje, mas esta visão não tem nada a ver com a realidade; eu somente a tive. Esta foi uma experiência do despertar do chakra.

Quando o despertar real de Kundalini acontece, ela é um grande evento na vida do homem.

Cada experiência tem uma prova tangível, quer seja o despertar percepções extra sensoriais, que seja o despertar de um tipo particular de gênio. Pode ser na forma de um filosofo se você for capaz de se entregar às pessoas, uma transformação nos elementos físicos do corpo que você seja capaz de materializar, ou uma influencia magnética que você seja capaz de lançar sobre as massas populares, como um político, músico ou santo.

O despertar de Kundalini tem provas tangíveis, positivas e concretas. Você não pode acreditar que sua Kundalini tenha despertado se você não tiver nenhuma prova, porque quando o despertar de Kundalini acontece, você transcende

63

completamente a categoria normal da consciência mental e o alcance de seu conhecimento se torna maior.

UM CIENTISTA QUE SALTOU PARA ALÉM DA MENTE

Houve um cientista chamado Eddington, e ele estava observando as leis de determinados elétrons e tentava formular um sistema, uma lei. Ele conseguiu, sendo o resultado a lei da determinancia;

Contudo, uma vez quando ele estava estudando os elétrons, sua visão mudou completamente. Ele concluiu que os elétrons estavam se comportando de uma maneira muito anárquica. Não havia lógica, sistema ou hipótese por trás de seu comportamento. Essa era a sua visão, e ele a chamou de lei da indeterminância.

Depois que ele foi perguntado, "Que lei é essa que você descobriu por trás do comportamento matemático e lógico dos elétrons?". Ele respondeu. "Ela não pode ser explicada". Alguém perguntou, "Como você pode dizer que um movimento em questão não pode ser explicado?" Eddington respondeu, "Pode ser explicado se você puder saltar sobre a mente".

O PROCESSO DE TRANSIÇÃO

Existe um processo natural de transição no qual a consciência de um homem evolui sobre o curso de milhões de anos. Ela acontece da mesma forma que um bebê se desenvolve em uma criança, uma criança em um jovem, um jovem em homem, um homem em um homem de meia-idade e um homem de meia idade em um homem velho. Suponha que uma criança de cinco anos de repente se transforma em um homem velho e ele se vê alto, de cabelos grisalhos e falando como uma pessoa velha. Seria muito difícil para ele lhe dar com esta situação e para se concentrar com ambas as áreas de sua vida. Isto é o que realmente acontece com aqueles que despertam Kundalini.

Suas experiências são muitas das vezes desequilibradas e extremamente difíceis de compreender. Basta imaginar como seria se você sentisse seu corpo todo queimando como se estivesse em chamas, ou se você sentisse que uma cobra estivesse se rastejando através de seu corpo. Imagine o que seria olhar para o rosto de alguém e ao invés de ver a pessoa você vê um fantasma. Você ia começar a pensar que estava louco! Estas são apenas algumas das experiências bizarras que você poder confrontar. Contudo, com o despertar de Kundalini, há também um despertar de vairagya, desapego. E quando vairagya progride a desordem se estabelece , o despertar se torna-se pacífico e a transição é suave.

64

CAPÍTULO 13