• Nenhum resultado encontrado

Chave para a localização exacta da contração pontos:

1. Vajroli mudra (pênis)

2. Moola bandha (entre ânus e escroto; corpo perineal) 3. Ashwini mudra (músculo anal / esfíncteres).

Prática 1. Chakra localização Para os homens:

Sente-se em siddhasana ou qualquer asana em que o calcanhar possa pressionar o períneo.

Feche os seus olhos, relaxe completamente e se torne consciente de todo o seu corpo físico. Mude a sua percepção para o ponto de contato entre o calcanhar e o períneo, a meio caminho entre o testículos e o ânus. Torne-se intensamente consciente da pressão exercida sobre os distintos corpo perineal. Concentre-se no ponto pressão. Agora se torne consciente de sua respiração. Sinta ou pense que está respirando dentro e fora desta pressão no ponto. Sinta o movimento do ar através do corpo perineal, tornando-se mais finas e mais finas, de modo que ela penetre no ponto onde está localizado mooladhara chakra. Você vai sentir como um contração psicofísica.

Diga mentalmente, "mooladhara, mooladhara, mooladhara". Mantenha a consciência do corpo perineal e a respiração por até 5 minutos.

Para as mulheres:

Sente-se em siddha Yoni asana ou uma alternativa adequada. Relaxe o seu corpo completamente e feche os olhos. Transfira a sua consciência para a parte inferior do corpo e foque sua atenção sobre o ponto de contato entre o seu calcanhar, bem como a abertura da vagina.

Torne-se intensamente consciente da ligeira pressão, mas distinta, neste ponto. Concentre-se na pressão sobre o ponto. Agora se torne consciente de sua respiração normal. Sinta ou pense que você está respirando dentro e fora da pressão sobre esse ponto. Continue assim por 10 respirações profundas.

146

Agora traga a sua percepção para dentro do corpo. Do ponto de pressão externa, mova a percepção no sentido da base da coluna vertebral. Siga a formação natural da vagina, movendo-se em um ligeiro ângulo e volte para a coluna, até chegar à abertura do útero. Está na abertura do útero, cerca de 2 ou 3 centímetros no interior do corpo, logo abaixo da base da coluna vertebral. Concentre a sua consciência neste ponto e comece a respirar dentro e fora do colo do útero, no ponto de pressão exterior. Respire e traga a sua percepção para a abertura do útero. Respire e passe novamente para a pressão exterior do ponto. Em algum lugar nesta área você vai encontrar o seu ponto de mooladhara chakra. Sinta-o clara e distintamente e repita mentalmente, “mooladhara, mooladhara, mooladhara”. Mantenha a consciência intacta neste ponto até o limite de 5 minutos.

Prática alternativa: Localização mooladhara chakra pelo toque.

Os homens devem sentar-se em uma posição confortável e pressionar um toque em direção ao períneo, meio caminho entre o ânus e escroto, depois devem contrair os músculos nesta região. A contração será sentida. Quando eles puderem contrair os músculos sem movimento do ânus ou pênis, significa que o corpo perineal foi isolado.

As mulheres devem assumir uma posição confortável sentada ou deitada e suavemente inserir um dedo na vagina, tanto quanto puder. Em seguida, aperte os músculos de forma que as paredes superior da vagina contraiam-se e aperte o dedo. Se elas puderem fazer isso sem a contratação do ânus ou a parte dianteira do períneo (clitóris e abertura urinária) então poderão localizar corretamente onde está mooladhara.

Prática 2: Moola bandha (o permeal bloqueio) Fase I:

Sente-se em siddhasana ou qualquer outra postura, que aplique uma pressão firme na região de mooladhara chakra. Feche os olhos e relaxe o corpo inteiro. Inale profundamente. Retenha a respiração e contraia os músculos na região de mooladhara chakra. Contraia os músculos para cima, tanto quanto você for capaz, sem excessiva pressão. Tente contrair só mooladhara chakra acionando o ponto, de modo que a musculatura urinária na frente e o esfíncter anal atrás, continuem relaxados. Mantenha a sua atenção fixa sobre o ponto exato da contração. Segure esta contração durante tanto tempo quanto possível. Então solte moola bandha e respirar normalmente. Pratique por alguns minutos por dia.

Jalandhara bandha (descritos no capítulo 9 da presente seção), também podem ser adicionado à prática. Com retenção de ar, execute jalandhara bandha, depois moola bandha. Antes da expiração, solte moola bandha, depois jalandhara bandha.

Etapa 2:

Contraia e solte moola bandha ritmicamente. Uma contração por segundo aproximadamente é razoável ou, se desejar, você pode sincronizar a contração com as batidas do coração. Mais uma vez, garanta que a contração esteja centrada no ponto exato de gatilho e no ânus. Direcione toda a sua atenção para o ponto de contração. Pratique por alguns minutos por dia.

147

Etapa 3:

Abandone todas as contrações físicas. Experimente sentir a batia do pulso no ponto exato, ou tente contrair o ponto mentalmente. Direcione toda a sua atenção para a área do mooladhara chakra. A prática é a mesma da fase 2, mas sem contração física. Continue pelo tempo que lhe sobra. Com a prática, você será capaz de localizar o ponto de desencadeamento de mooladhara chakra exatamente apenas através do pensamento.

Prática 3: Nasikagra drishti

Esta prática é também chamada agochari mudra (o gesto de invisibilidade).

Olhando para a ponta do nariz

Sente-se em qualquer posição meditativa com a coluna ereta e a cabeça virada para a frente.

Feche os olhos e relaxe todo o corpo por algum tempo. Em seguida, abra os olhos e concentre-os sobre a ponta do nariz. Não estire os seus olhos, mas tente consertar seu olhar sobre a ponta do nariz. A respiração deve ser normal. Quando a atenção de ambos os olhos é centrada na ponta do nariz, você vai ver que a linhas duplas do nariz fundem-se para se tornarem um único sólido esquema.

Você deve dirigir seu olhar para o V formado pelo ponto onde os dois contornos cruzam-se na própria ponta do nariz. Se você não ver um sólido em forma de V então ambos os olhos não estão fixos na ponta do nariz. Será então necessário focar os olhos em seu dedo, uma polegada na frente de seu rosto, e manter o dedo em foco conforme você lentamente o traz para a ponta do nariz. Eventualmente, você pode descartar esse método fácil e concentrar os olhos sobre a ponta do nariz à vontade.

Inicialmente você pode ter dificuldade para manter sua atenção sobre a ponta do nariz por mais de alguns segundos. Quando você sentir desconforto, saia dessa posição dos olhos durante alguns segundos e, depois, continue a prática. Durante um período de semanas, até os olhos se acostumar, aumente gradualmente o tempo de prática. Nunca estire os olhos. Uma vez que você pode confortavelmente manter um olhar constante por um minuto ou mais, torne-se consciente da sua respiração bem como da ponta do nariz. Sinta o ar que se

148

desloca para dentro e para fora através do nariz. Ao mesmo tempo, torne-se consciente do som sutil da respiração enquanto se move através da passagem nasal. Tente ficar completamente absorvido nessa prática, com exclusão de todos os outros pensamentos e distrações externas. Esteja ciente da ponta do nariz, o movimento do ar e acompanhe o som. Continue desta forma por até o limite de 5 minutos.

Pratica

Essa sadhana (práticas 1, 2 e 3), para mooladhara chakra, deve ser feito por um período de um mês. Você também deve continuar a práticas para despertar ajña chakra.

149

Capítulo 6