• Nenhum resultado encontrado

APÊNDICE F TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) MÃES E PAIS

No documento Download/Open (páginas 151-154)

Estamos convidando seu filho (a) para participar, como voluntário (a), do Projeto de Pesquisa sob o título: ―O Ensino da Arte para estudantes com Deficiência em Turmas de Fundamental 1 na cidade de Araguaína - Tocantins‖. Meu nome é Edioneide Rodrigues da Cunha, sou mestranda do programa de pós-graduação Scricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, meu orientador é o professor Dr. Divino de Jesus da Silva Rodrigues. Após receber os esclarecimentos e as informações a seguir, no caso de você aceitar que seu filho (a) participe do estudo, este documento deverá ser assinado em todas as páginas e em duas vias, sendo a primeira ficará comigo que sou a pesquisadora responsável e a segunda ficará sob sua responsabilidade para quaisquer fins. Em caso de dúvida sobre a pesquisa, você poderá entrar em contato com a pesquisadora responsável pelo número (63) 992959274, ligações a cobrar, se necessárias ou pelo e-mail: <damadaluz79@gmail.com>. Ou com meu orientador pelo número (62) 992775496, ligações a cobrar, se necessárias ou pelo e-mail: <psico.divino@gmail.com>. Em caso de dúvida sobre a ética aplicada à pesquisa, você poderá entrar em contato com o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da PUC Goiás, telefone: (62) 3946-1512, localizado na Avenida Universitária, n° 1069, St. Universitário, Goiânia/GO. Funcionamento: das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O CEP é uma instância vinculada à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) que por sua vez é subordinado ao Ministério da Saúde (MS). O CEP é responsável por realizar a análise ética de projetos de pesquisa, sendo aprovado aquele que segue os princípios estabelecidos pelas resoluções, normativas e complementares.

Está pesquisa é formada pelos seguintes pesquisadores: Edioneide Rodrigues da Cunha e prof. Dr. Divino de Jesus da Silva Rodrigues.

O motivo que nos leva a propor essa pesquisa é investigar como o ensino da arte ajuda na socialização ou inclusão de estudantes com deficiências no Ensino Fundamental 1. Este estudo busca assim, investigar o ensino da arte no Ensino Fundamental 1 – na escola onde seu filho (a) estuda.

O seu filho (a) tem total liberdade de recusar a participar deste estudo, mas caso você aceite que seu filho (a) participe, ele participará de uma entrevista que vai durar quarenta (40) minutos, que será realizada em uma sala apropriada da escola, onde seu filho (a) não será exposto a nenhum constrangimento e tudo que ele falar será guardado com maior respeito e sigilo. A entrevista será gravada, caso você e o seu filho (a) permita. O que

seu filho (a) falar vai ajudar com os objetivos deste estudo. Esclareço ainda, que os resultados do estudo serão publicados e divulgados. Porém, em nenhum documento o seu nome ou o nome do seu filho (a) será mostrado, para garantir a sua privacidade. O que foi falado durante as entrevistas serão guardados e o uso será apenas por mim, que sou a pesquisadora responsável, tudo será guardado pelo prazo de cinco (05) anos e após este período serão queimados. O estudo para o seu filho (a) terá um risco mínimo. Assim, poderá ter questões emocionais, ficar chateado, ficar com vergonha, triste ou desconfortos como o cansaço por participar dos estudos. Em qualquer momento, o seu filho (a) terá assistência imediata e integral de forma gratuita, para danos diretos e indiretos, imediatos ou tardios de qualquer natureza para diminuir as questões emocionais, ficar chateado, ficar com vergonha, triste ou desconfortos como o cansaço. Mas esclareço que para evitar estes riscos que podem ocorrer por seu filho (a) participar do estudo, o local da entrevista garantirá a privacidade e sigilo, também seu filho (a) terá a total liberdade de se recusar a responder as perguntas que não quiser responder que lhe cause vergonha, medo e/ou outro constrangimento na entrevista. Como ainda, sair do estudo a qualquer momento.

Os benefícios relacionados com a participação de seu filho (a) será a contribuição ao estudo para um maior conhecimento sobre o ensino da arte para pessoa com deficiências, o estudo poderá contribuir com novos conhecimentos sobre a socialização da pessoa com deficiência por meio do ensino da arte no ensino fundamental 1. Não há necessidade de identificar o nome do seu filho (a), ficando assegurados o sigilo e a privacidade. Caso seu filho (a) se sinta desconfortável por qualquer motivo, poderemos interromper a entrevista a qualquer momento e esta decisão não produzirá qualquer prejuízo da assistência integral e gratuita a seu filho (a) para danos diretos e indiretos, imediatos ou tardios por seu filho (a) participar do estudo. Você poderá solicitar a retirada das informações sobre seu filho (a) a qualquer momento e pode deixar de participar do estudo, sem qualquer prejuízo. Se você sofrer qualquer tipo de dano resultante de sua participação no estudo, previsto ou não no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, você e seu filho (a) tem direito a indenização. Também é assegurado a você e ao seu filho (a) o acesso grátis dos resultados no decorrer e após o fim deste estudo, que será entregue por mim, pesquisadora responsável do estudo.

Filho (a) não receberá nenhum tipo de ajuda financeira pela participação no estudo, mas caso tenha algum gasto pela participação no estudo, será pago por mim, de todos os gastos que houver. Esclareço também, que em qualquer momento da entrevista seu filho (a) pode perguntar qualquer coisa ou tirar qualquer dúvida que será esclarecido por mim.

Declaração do Pesquisador

A pesquisadora responsável por este estudo e sua equipe de pesquisa declara que cumprirão com todas as informações acima; que seu filho (a) terá acesso, se necessário, a assistência integral e gratuita por danos diretos e indiretos oriundos, imediatos ou tardios devido a participação de seu filho (a) neste estudo; que toda informação será absolutamente confidencial e sigilosa; que a desistência de seu filho (a) em participar deste estudo não lhe trará quaisquer penalizações; que será devidamente ressarcido em caso de custos para participar desta pesquisa; e que acatarão decisões judiciais que possam suceder.

Declaração do Participante

Eu _______________________________________________________________, abaixo assinado, discuti com Edioneide Rodrigues da Cunha sobre a minha decisão de deixar meu filho (a) em participar nesse estudo. Ficaram claros para mim quais são os propósitos do estudo, os procedimentos a serem realizados, seus desconfortos e riscos, as garantias de confidencialidade e de esclarecimentos permanentes. Ficou claro também a participação do meu filho (a) é isenta de despesas e que tenho garantia de assistência integral e gratuita por danos diretos e indiretos, imediatos ou tardios quando necessário. Concordo voluntariamente que meu filho (a) participe deste estudo e poderei retirar o meu consentimento a qualquer momento, antes ou durante o mesmo, sem penalidades ou prejuízo ou perda de qualquer benefício para meu filho (a) possa ter adquirido, ou no atendimento de meu filho (a) neste serviço.

Araguaína, __, de____________, de 2020.

_________________________________ _____/____/_____ Assinatura do participante Data

_________________________________ _____/____/_____ Assinatura do pesquisador Data

APÊNDICE G - TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE):

No documento Download/Open (páginas 151-154)