• Nenhum resultado encontrado

E ANÁLISE DOS DADOS

4.1.1. Apresentação dos dados

Tabela 9 - Categorias das respostas relacionadas à dimensão Aprendizagem Organizacional (AO)

CATEGORIA DEFINIÇÃO VERBALIZAÇÕES

Significado da AO: palavras

associadas

Descreve que a aprendizagem organizacional oportuniza: Uma escola organizada, com pessoas que se interessam pela aprendizagem coletiva, metodologia inovadora e participativa e instrumentos que favoreçam a mudança, a integração com os demais setores da

comunidade. A escola como ponto de encontro para aprender.

“Uma escola bem organizada, uma escola estruturada com metodologia e instrumentos que favoreçam a aprendizagem, liderança, organização, inovação, novos produtos e serviços.” (gestor).

“Compartilhamento e troca de informações; aprender com o outro; aprender a partir da prática e do convívio e troca de experiências com outros.” (gestor).

“Inovação, mudança, cultura organizacional, pessoas e adaptação ao mercado e principalmente inovação”. (administrativo)

“Aprendizagem organizacional está relacionada com comprometimento, disposição e aprendizagem”. (administrativo)

“Ensino, melhoria do ensino, qualidade do ensino, proposta de mudanças, estrutura física, recursos humanos tudo isso vem à mente” (docente). “Um programa bem elaborado, com plano de curso, com a programação de pessoas, com professores bem capacitados, bem informados” (docente).

Significado: Conceito

Descreve como a AO é concebida, o que significa e como ocorre. A organização aprende? Esse é o foco desta categoria.

“A organização aprende a partir da necessidade que ela tem de crescer, de promover mudanças, então ela busca esse aprendizado. A organização se apropria do conhecimento das pessoas, na realidade são as pessoas que aprendem e promovem as mudanças dentro da organização, porque, em minha opinião, as organizações nada mais são do que pessoas, então, são as pessoas que promovem as mudanças e a organização se apropria desse conhecimento.” (gestor).

”Significa a interiorização de tudo que movimenta a instituição. Significa, também, conhecer a cultura da organização. Capacitar o professor de forma continuada e diversificada para atuar na aprendizagem de adultos e de forma diferente entre faculdade e cursos de formação profissional de nível básico” (gestor).

“Significa pessoas que trabalham dentro de uma empresa aprendendo, inovando, crescendo, fazendo com que a empresa cresça, evolua, fixe-se melhor no mercado, são pessoas pensando dentro da instituição, pessoas que aprendem e que fazem a empresa aprender” (administrativo).

“Na verdade significa um aprendizado individual e ao mesmo tempo do todo, um ensino, pra trabalhar numa instituição que não se resume só a sala de aula, mas, uma organização como um todo. É um aprendizado, é um conflito também, é uma mudança de paradigmas de conceitos, implica nisso” (docente).

“Quando as pessoas aprendem, a organização aprende em conseqüência, então, sempre que as pessoas aprendem o resultado é que a organização aprende também” (docente).

Setores da instituição associados à AO

Descreve os setores, que na visão dos participantes estão relacionados mais diretamente à AO.

“Divisão de Educação Profissional - DEP, Coordenadoria de Educação Corporativa – PROEC” (gestor).

“Todos os setores, porque quando falamos em aprendizagem organizacional, falamos da aprendizagem de todos os servidores da instituição e dela como um todo” (gestor).

“Tesouraria, Contabilidade, Patrimônio, recursos humanos, departamento de pessoal” (administrativo).

“A secretaria escolar, a central de atendimento, o laboratório onde o profissional executa as competências junto com o público alvo”(docente).

Fatores que

dificultam a AO Descreve os fatores que dificultam ou inviabilizam a aprendizagem na instituição.

“Cultura organizacional pode ser um dificultador do aprendizado, em que momento? No momento em que há uma corrente que pode impedir que novas coisas aconteçam, geralmente quando novas cabeças chegam com novidades isso pode ser bloqueada por essa cultura organizacional, uma resistência a mudanças acho que está bem ligado a isso” (gestor).

“A deficiência em relação à visão sistêmica, eu acho que até o porteiro tem que ter a visão sistêmica, porque quando você tem a visão do todo, você sabe que aquele erro que você cometeu aqui tem conseqüência no resultado, no todo, o seu aprendizado aqui vai ter uma conseqüência no sistema inteiro, a visão sistêmica é muito importante” (gestor)

“Uma cultura resistente à mudança. Toda mudança gera certo receio, embora a mudança seja para melhorar, a pessoa está acostumada a fazer aquilo, então no primeiro momento sempre há uma resistência, mas logo em seguida ela passa a refletir de uma forma melhor e muda de idéia contribuindo com a iniciativa da própria instituição, a partir do momento em que a empresa trabalha de uma forma integrada, objetiva e motivando seu funcionário não só no aspecto financeiro, mas a questão da valorização, do reconhecimento, a aprendizagem flui melhor” (administrativo)

“Um outro fator que dificulta a AO é ter uma gerência fechada e uma instituição que não tenha uma visão do todo (sistêmica), para poder estar incentivando os seus servidores a aprenderem com ela, quando o direito a aprender é cerceado por medo de perder o poder” (administrativo).

“Acho que o que mais cria barreiras são as pessoas, o relacionamento entre elas, a falta de vontade de mudar, de melhorar, se sempre foi desse jeito então pra que eu vou mudar? Sempre fiz assim pra que eu vou mudar? Acredito ser isso o que mais traz dificuldades em uma organização. A primeira barreira é não aceitar mudança, outra barreira é a falta de estrutura para mudar, às vezes a gente quer mudar mas não tem condição de mudar, falta estrutura mesmo, de recurso pra essa mudança”(docente).

“Acho que tentar mascarar o processo, tipo criar uma rotina onde não se tem como ouvir corretamente o aluno, o professor, o funcionário, alguma coisa nesse sentido, como burocracia. Acho que a burocracia dificulta bastante a aprendizagem dentro na instituição” (docente)

Fatores que

facilitam a AO Descreve os fatores que convergem para a existência de um ambiente favorável à AO.

“Uma cultura voltada para a inovação, à criatividade e a mudança” (gestor). “O relacionamento, as relações interpessoais, assim como tudo que faz com que a pessoa esteja aberta a aprender” (gestor)

“Eu acho que o elemento facilitador é a vontade política para que isso aconteça. Além disso, as pessoas precisam estar motivadas. A organização precisa ter a vontade de mudar e as pessoas estarem envolvidas no processo de mudança” (gestor)

“A comunicação. O primeiro passo de tudo é a comunicação entre as pessoas da organização, sem comunicação não... Acho que fica meio inviável de se ter um aprendizado”(administrativo).

“A gestão participativa, uma gerência aberta onde a gente pode expor as dificuldades, sem ter medo de ser chamado atenção por isso...Quem está fazendo sabe, então quando a gente tem uma gerência aberta é bem melhor, a gente aprende mais”(administrativo).

“Eu acho que facilita quando o setor tem uma autonomia maior para trabalhar. Eu acho que a falta de autonomia às vezes emperra um pouco, então quando se tem autonomia é mais fácil” (docente).

“A comunicação. O primeiro passo de tudo é a comunicação entre as pessoas da organização, sem comunicação não.Acho que fica meio inviável de se ter um aprendizado”(docente).

Fonte: Dados da pesquisa realizada nos CEP no período de junho a setembro de 2008.