• Nenhum resultado encontrado

6. Desenvolvimento Profissional

6.4 Apresentação dos Resultados

6.4.1 Índice de Massa Corporal

Comparativamente com a avaliação inicial verificou-se uma ligeira melhoria no Índice de Massa Corporal no final do projeto. No início do projeto a aluna pesava 76 quilogramas e seu índice de massa corporal era de 27. No final do projeto o peso era de 73 quilogramas e o Índice de Massa Corporal era de 26. Este resultado ocorre devido ao facto de, em todas as sessões, terem sido promovidos hábitos e estilos de vida saudável. Porém, ainda é visível que a aluna não se encontra na zona saudável.

6.4.2 Autoestima

No início e do fim do projeto Move To Stop Depression a aluna preencheu o questionário relativo a autoestima (Tabela 2).

Tabela 2 - Respostas ao questionário Self-Esteem Scale

Afirmações Resposta no início do

Projeto

Resposta no fim do Projeto

Globalmente estou satisfeito(a) comigo próprio(a).

Nem concordo nem discordo Nem concordo nem discordo Por ve zes penso que não sou

bom/boa em nada. Concordo Nem concordo nem discordo

Sinto que tenho algumas qualidades Nem concordo nem discordo Concordo Sinto que não tenho muito que me

orgulhar. Nem concordo nem discordo Discordo

Por vezes sinto-me de facto, um(a)

inútil. Nem concordo nem discordo Discordo

Sinto-me uma pessoa de valor, pelo menos tanto quanto a generalidade das pessoas .

Nem concordo nem discordo Nem concordo nem discordo

Gostaria de ter mais respeito por mim

próprio(a). Nem concordo nem discordo Nem concordo nem discordo Bem vistas as coisas, inclino-me a

sentir que sou um(a) falhado(a). Discordo Discordo Adoto uma atitude positiva para

comigo Nem concordo nem discordo Nem concordo nem discordo

Após a análise e comparação das respostas obtidas ao questionário pode concluir-se que houve uma ligeira alteração das respostas dadas, no

77

início e no fim do projeto. Esta alteração surge, principalmente, nas questões relacionadas com a imagem que tem sobre si mesma.

O meu acompanhamento semanal permitiu-me constatar que se de início a aluna não tinha grande cuidado com a sua imagem e nem apresentava sinais de alguma vaidade (por exemplo, usava camisolas muito largas) no final do projeto verificou-se que a aluna tem mais cuidado com a imagem, segue algumas tendências de moda (túnicas mais justas) e começou a usar alguma maquilhagem (batom cor de rosa).

Apesar de na última afirmação do questionário, a aluna ter respondido “que não concorda nem discorda que adota uma atitude positiva para consigo” mediante as alterações observadas, desde a implementação do projeto, posso concluir que a aluna já tem uma atitude mais positiva sobre si . Poderemos afirmar que se registou uma ligeira melhoria na autoestima da aluna.

6.4.3 Avaliação da Perceção da Aluna em Relação ao Programa

Move To Stop Depression

Na última sessão de treino a aluna respondeu a um questionário que permitiu-me avaliar a aplicação do projeto de intervenção (Tabela 3).

Tabela 3 - Respostas ao questionário de avaliação do programa

Afirmações Respostas

1. O que achas atualmente do teu corpo? Ainda não estou satisfeita com o meu corpo.

2. Consideras que o exercício físico é importante? Se sim, porquê?

Sim, porque cansa o corpo que por sua vez ajuda- me a descansar melhor. Ajuda-me também a ter melhor físico.

3. O que sentes durante as sessões de treino?

Que estou a ajudar e tratar da minha saúde física e mental.

4. Gostas deste tipo de treino? Sim

5.Consideras a intensidade dos treinos adequada? Sim

6. Sentes que o exercício físico muda o teu estado

de espírito? Sim

7 - Consideradas que deveria de haver mais

78

Com base nas respostas pode concluir-se que a aluna reconheceu a importância do exercício físico no seu bem-estar físico e psicológico, pois ajudou-a a melhorar o seu peso, a descansar melhor durante a noite e trouxe benefícios no seu estado de espírito. No entanto, a aluna ainda não está satisfeita com o seu corpo. A curta duração do projeto (3 meses) e a frequência das sessões (uma vez por semana) constituíram as limitações deste estudo e, no meu entender, inviabilizou o alcance de resultados mais expressivos. Contudo, devido a este acompanhamento individualizado, a aluna ganhou motivação para começar a praticar exercício físico de uma forma mais regular.

Relativamente ao programa Move To Stop Depression, a discente gostou do tipo de treino que foi implementado considerando que o mesmo foi adequado. Para além disso, realça que é fundamental que as escolas apostem em projetos similares a este .

6.4.4 Diálogos Informais

Os diálogos foram o elemento chave deste projeto porque permitiram -me aproximar e estabelecer uma relação de confiança com a aluna. Antes, durante e após o circuito de exercícios realizei diálogos com a discente.

Tendo em conta que as sessões de treino se realizavam à sexta-feira e depois das aulas da manhã, antes de iniciar a sessão de treino perguntava sempre como tinha corrido o dia. Desde o início do projeto a aluna queixava-se que estava fatigada. Durante as sessões de treino, dei sobretudo feedbacks positivos com o objetivo de esta cumprir e aumentar a motivação perante o programa de exercícios. Paralelamente, foi sempre reforçada a importância de a aluna praticar atividade física fora da escola. Inicialmente, esta justificava-se com o facto de ter que estudar. Contudo, desde início, mostrou sempre insatisfação corporal. Nas últimas semanas do projeto, informou-me que tinha começado a praticar exercício físico através da realização de caminhadas (aos fins de semana).

Durante as primeiras duas semanas de projeto a aluna apresentava um discurso negativo relatando, constantemente, as experiências negativas que foi tendo ao longo dos anos (sofreu de bullying, os pais enfrentaram uma crise financeira e, por fim, passou por uma desilusão amorosa). Para além disso,

79

confessou desde início que não estava satisfeita com o seu peso e evitava usar calções e vestidos.

Tendo em conta que não tenho formação na área de psicologia, recorri aos meus valores e à minha atitude positiva perante a vida e ao exercício físico para ajudar a aluna a ser mais feliz. Ultrapassada esta necessidade em desabafar, os diálogos tiveram como tema principal estilos de vida saudável. Atendendo ao excesso de peso apresentado pela aluna e da necessidade de aliar o exercício físico a uma alimentação saudável, comecei por questionar a discente sobre os seus hábitos alimentares. Constatei que o excesso de peso poderia, em parte, ser explicado pela ausência de hábitos alimentares saudáveis uma vez que eram privilegiados os hidratos de carbono e negligenciados outros grupos alimentares nomeadamente, fibras e vitaminas. Perante esta situação, foi desenvolvido uma apresentação Power Point (anexo 11) que esclareceu aspetos importantes de como ter uma alimentação saudável.

Em suma, considero que o diálogo foi o instrumento fundamental para que aluna se sentisse motivada e empenhada durante todo o projeto.