• Nenhum resultado encontrado

El arte de Leer Español segundo o Guia do PNLD

No documento – PósGraduação em Letras Neolatinas (páginas 75-79)

Após o processo de avaliação e seleção das obras incluídas no PNLD, o governo disponibiliza o Guia de Livros Didáticos PNLD, que reúne resenhas acerca das coleções aprovadas pelo Programa. Essas resenhas têm o objetivo de apresentar os critérios e os resultados pertinentes ao processo de análise das obras, a fim de que o professor possa compará-las e avaliá-las selecionando, então, a coleção mais coerente com a orientação teórico-metodológica que segue, com o perfil dos alunos e com o projeto político-pedagógico de sua escola.

No que tange ao PNLD-2012 para língua estrangeira, em particular à língua espanhola, o Guia de Livros Didáticos20 apresenta três coleções que foram aprovadas entre doze que foram avaliadas pelo Programa.

Nesta pesquisa, optamos por trabalhar somente com uma das obras selecionadas – El arte de Leer español – que, de acordo com as considerações apresentadas pelo Guia (2012, pág.21), é a coleção que mais atenta para as atividades de leitura, estimulando o desenvolvimento da competência leitora do aluno de espanhol L2. A partir de tal consideração, o presente trabalho procura investigar o tipo de tratamento conferido ao gênero História em Quadrinhos (HQs), por meio da análise das atividades de leitura propostas a partir das HQs na obra El Arte de Leer Español.

No que se refere, particularmente, à apresentação da referida obra, o Guia a define como uma coleção que contempla a diversidade de gêneros discursivos e tipos textuais, abre espaço para a relação entre as linguagens verbal e visual e atenta para uma seleção de textos cuja temática está coerente com a faixa etária e com os interesses dos alunos do ensino médio. A respeito deste aspecto, temos a seguinte consideração: “há uma variedade de tipos e gêneros de texto, sugerindo uma gradação: no primeiro volume há muitos quadrinhos, no segundo, textos sobre assuntos culturais e de ciência e propagandas, no terceiro, os textos sobre assuntos culturais e de ciência são muitos e mais extensos” (GUIA PNLD - 2012 Língua Estrangeira, p.21).

O texto do Guia-2012 enfatiza que a distribuição do material de leitura presente nos 3 volumes da coleção sugere uma “gradação”, aspecto que pode ser associado a uma concepção didático-pedagógica que atribui diferentes graus de dificuldade para a leitura de

20

Nesta pesquisa, o Guia de Livros Didáticos, PNLD-2012 ao qual nos referimos é especificamente o de Língua Estrangeira. Disponível em http://www.fnde.gov.br/index.php/pnld-guia-do-livro-didatico

determinados gêneros e tipos textuais. Neste sentido, ao justificar, por exemplo, uma maior incidência de HQs no volume correspondente à primeira série do Ensino Médio, o Guia considera que os quadrinhos oferecem menos complexidade à compreensão leitora do aluno que, em tese, está iniciando seus estudos em língua espanhola do que os demais gêneros presentes na obra.

Após comentar sobre a variedade de gêneros que compõem a coleção, o Guia -2012 salienta que El arte de Leer Español se caracteriza pelo foco na compreensão escrita, sendo esta a habilidade mais trabalhada no livro e ressalta que as quatro unidades que compõem cada um dos três volumes apresentam questões de pré-leitura, leitura e pós-leitura que se distribuem nas seguintes seções:

Quadro II: Seções didáticas da obra

Questões Seções

Pré-leitura ¡Mira!

Leitura ¡Acércate!

Pós-leitura ¡Dale!

No que se refere às demais habilidades (produção escrita e oral e compreensão auditiva), o Guia-2012 menciona que não recebem, entretanto, o mesmo tratamento dirigido à compreensão escrita. Finalmente, a respeito do Manual destinado para o professor, o referido guia destaca a boa organização dos conteúdos acerca da orientação teórico-metodológica adotada na obra e consideram-se relevantes as orientações pedagógicas sugeridas ao docente.

Após detalharmos o livro didático quanto a sua organização estrutural e às concepções teórico-metodológicas apresentadas no Manual do Professor e no Guia PNLD- 2012, detemo-nos, no próximo capítulo, a analisar o gênero História em Quadrinhos em El Arte de Leer Español considerando a natureza das atividades de compreensão leitora elaboradas a partir do referido gênero.

6 As HQs na obra El arte de leer español

O corpus desta pesquisa constitui-se de um livro didático de espanhol como língua estrangeira, composto por três volumes, sendo um para cada série do Ensino Médio, nos quais foram selecionados os textos do gênero História em Quadrinhos de cada unidade didática, perfazendo um total de 15 textos distribuídos nas seções ¡Mira!, ¡Acércate! e ¡Dale!. Segundo a apresentação do Guia PNLD-2012, essas seções se destinam, respectivamente, às atividades de pré-leitura, leitura e pós-leitura. Tais definições, contudo, não constam no Manual do Professor. Este, por sua vez, apresenta cada uma das seções e seus objetivos específicos no que concerne às atividades de leitura.

A título de comparação, o quadro a seguir sintetiza as definições apresentadas no Manual do Professor (págs. 18-20) e no Guia PNLD-2012 (p.28) no tocante às seções supracitadas:

Quadro III: Objetivos das seções didáticas de El arte de Leer Español

Seções Manual do Professor Guia PNLD-2012

¡Mira! Objetivos: as atividades propostas envolvem as características gerais da composição textual; visam a levar o aluno a elaborar hipóteses; são coadjuvantes na aprendizagem da língua estrangeira.

Pré-leitura

¡Acércate! Objetivos: as atividades visam ao reconhecimento e à compreensão do conteúdo do texto; abordam de forma contextualizada vocabulário, conectivos e marcadores discursivos; levam o aluno a refletir criticamente sobre o texto.

Leitura

¡Dale!. Objetivos: as atividades exigem que o aluno estabeleça relações de sentido entre os textos selecionados, podem incluir produção oral / escrita.

No que se refere, especificamente, à origem das HQs que figuram na obra, cumpre mencionar que prevalecem as produções argentinas, o que exclui a representação de diferentes comunidades falantes da língua espanhola. O sexto item do edital do PNLD-2012 aponta para a necessidade de figurar no livro didático de língua estrangeira a diversidade étnica, social e cultural das comunidades, das regiões e dos países em que as línguas estrangeiras estudadas são faladas.

Neste sentido, pode-se afirmar que as HQs apresentadas na coleção El arte de Leer não atendem de maneira satisfatória ao item 6 do edital supracitado, pois privilegiam as produções argentinas em detrimento da representação de outras comunidades falantes de espanhol.

A partir das HQs, foram propostas atividades de leitura, prática oral e prática escrita, compondo, no total, um repertório de 38 exercícios distribuídos em 22 questões no volume I, 4 questões no volume II e 12 questões no volume III21, conforme se verifica no quadro a seguir:

Quadro IV: Panorama da distribuição do gênero HQs na obra analisada

El Arte de Leer Español Quantitativo de Ocorrências

HQS

Quantitativo de Atividades Propostas

Volume I 8 22

Volume II 1 4

Volume III 6 12

Total 15 38

Cumpre mencionar que nenhuma das atividades propostas especifica se a elaboração da resposta deve ser realizada em língua espanhola ou em língua portuguesa. No que se refere,

21

No presente trabalho, deter-nos-emos a analisar e a classificar especificamente as questões de leitura. De acordo com este critério, não classificaremos as questões que se apresentam na seção didática Mira!, pois, segundo o Manual do Professor, tais questões não se destinam à análise e compreensão textual.Paralelamente, segundo o guia PNLD-2012, as perguntas que figuram na referida seção são de pré-leitura. Neste sentido, comentamos brevemente as perguntas introdutórias da HQs do autor Quino (p.72) que figura na terceira unidade do Volume III, sem, contudo, classificá-las, uma vez que se caracterizam por questões de pré-leitura.

especificamente, às atividades de leitura, o comando das questões tampouco determina se devem ser respondidas por escrito.

A fim de analisarmos o tipo de tratamento conferido ao gênero HQs na obra El Arte de Leer Español, comentamos, inicialmente, a temática de cada uma das unidades didáticas que apresentam ocorrência(s) do referido gênero e especificamos a distribuição das HQs pelas seções didáticas do livro, posteriormente, detivemo-nos a descrever, a analisar e a classificar as questões propostas a partir da leitura do gênero HQs.Cumpre mencionar que para esta classificação, nos baseamos em uma adaptação do protocolo estabelecido por Applegate et al. (2002) já explicitada neste trabalho.

No documento – PósGraduação em Letras Neolatinas (páginas 75-79)