• Nenhum resultado encontrado

A terceira Unidade do Volume

No documento – PósGraduação em Letras Neolatinas (páginas 88-95)

6.1 A leitura das Histórias em Quadrinhos no Volume I:

6.1.4 A terceira Unidade do Volume

A terceira unidade do livro I é intitulada “La escuela de la vida” e se inicia por meio de questionamentos dirigidos aos alunos acerca de suas aspirações profissionais e pessoais. O tema desta unidade está centrado nos conhecimentos que o indivíduo acumula ao longo da própria vida e nas distintas formas de construir esse conhecimento, seja através da instrução formal oferecida pela escola, seja por meio de experiências advindas de relações interpessoais. Paralelamente, sob o título ¿Por qué vale la pena vivir? aborda-se a temática do trabalho e questões relativas a diferentes atividades profissionais.

No que se refere, particularmente, às HQs, esta unidade apresenta três textos que dialogam com o tema central, uma vez que essas histórias retratam aspectos pertinentes aos conhecimentos e anseios pessoais.

A primeira HQs desta unidade é uma tira da série Mujeres Alteradas 3, da autora argentina Maitena Burundarena. Esta tira figura na seção ¡Mira! é introduzida por um texto cujo objetivo é dar a (re)conhecer ao aprendiz uma característica marcante nas obras de Maitena: as preocupações pertinentes ao universo feminino. Nesta HQs, aborda-se, por exemplo, a obsessão que muitas mulheres têm pela magreza.

BURUNDARENA, Maitena. Mujeres Alteradas 3. Buenos Aires: Sudamericana,2003

Pág.87 Posteriormente, em ¡Acércate!, há quatro questões para serem respondidas a partir da tira, como se verifica a seguir:

1 - Contesta

a) ¿Estás de acuerdo con Maitena?

b) ¿Crees que todas las mujeres hoy día desean ser flacas sobre todo lo demás? c) De las alternativas de la tira, ¿cuál te parece más interesante para las

mujeres: ser linda; ser joven; ser exitosa; ser famosa o ser flaca? Justifica tu respuesta.

d) ¿Qué otra posibilidad de éxito en la vida señalarías como alternativa a “ser

Ao observarmos as perguntas elaboradas a partir do texto de Maitena, percebemos que a tira foi subaproveitada, na medida em que as questões não exploraram os elementos que caracterizam o gênero HQs como, por exemplo, a linguagem não-verbal, o humor, nem tampouco as questões sociais retratadas no texto.

A tira aborda a grande importância que muitas mulheres dão à necessidade de serem magras, valor que se sobrepõe a outros que permeiam o universo feminino, como a idade, a beleza e a carreira profissional. De acordo com a HQs, a obsessão pela magreza constitui o humor do texto e é representada por meio da caracterização de diferentes figuras femininas como, por exemplo, pela presença de mulheres loiras, ruivas e morenas trajadas com roupas formais (blaser, chapéu e cachecol), mas também, por mulheres que usam roupas leves e informais, como a personagem do 2º quadro que aparece vestida com roupas de ginástica.

A supervalorização de um corpo magro também é apontada na tira através da linguagem verbal. Os seis quadros que compõem a HQs apresentam questionamentos acerca do que, para as mulheres, poderia ser melhor do que a beleza, a juventude, o sucesso e o dinheiro, como se verifica na frase ¿Hay algo más lindo que ser milionária?. A resposta para essas perguntas é unânime, pois todas as personagens respondem: “ser flaca”.

Diante do exposto, percebe-se que Maitena retrata mulheres de distintas faixas etárias e atividades profissionais, pois busca enfatizar que, apesar de diferentes, todas possuem um ponto em comum: valorizam a magreza. Neste sentido, pode-se admitir que a tira evidencia o desejo pela magreza como um dos estereótipos femininos.

Em ¿Estás de acuerdo con Maitena?(a); ¿Crees que todas las mujeres hoy día desean ser flacas sobre todo lo demás? (b); De las alternativas de la tira, ¿cuál te parece más interesante para las mujeres: ser linda; ser joven; ser exitosa; ser famosa o ser flaca? Justifica tu respuesta. (c) e ¿Qué otra posibilidad de éxito en la vida señalarías como

alternativa a “ser flaca”? (d) temos perguntas genéricas que estabelecem uma relação muito

superficial com a tira, na medida em que o texto funciona como pretexto para respondê-las. Apesar de figurarem na seção destinada ao trabalho efetivo de leitura (¡Acércate!), nenhuma das questões propostas se baseia na compreensão textual da HQs. Neste sentido, pode-se admitir que a tira não é explorada e as perguntas elaboradas deveriam fazer parte da seção de pós-leitura, pois parecem servir melhor para a produção oral e escrita em língua estrangeira.

De acordo com o gabarito apresentado no Manual do Professor, propõe-se, respectivamente, para as questões (a) e (b) discutir sobre a obsessão que os adolescentes têm pela magreza e ampliar a resposta discutindo o problema das modelos, da anorexia e outras questões de saúde. Para as questões (c) e (d), segundo o gabarito, a resposta é livre.

Diante do exposto, pode-se concluir que as perguntas propostas a partir da tira de Maitena podem ser classificadas como questões de conhecimento prévio, já que a elaboração das respostas se baseia, sobretudo, nas opiniões particulares do aluno. A atividade, como aparece, não exige que o aprendiz reflita criticamente acerca do conteúdo do texto.

A segunda HQs desta unidade é a do personagem Gaturro. Assim como o anterior, este quadrinho figura na seção ¡Mira!, A partir desta HQs, propuseram-se três questões apresentadas na seção ¡Acércate!:

P. 82 1. ¿Por qué está aburrido Gaturro?

2. ¿Qué significa dejar una huella en la vida?

3. ¿Qué tipo de huella intentarías dejar? ¿Qué cosas te gustaría realizar?

Ao atentarmos para as questões elaboradas a partir da tira de Gaturro, podemos perceber que as perguntas 1 e 2 contemplam a leitura da imagem e dos elementos verbais presentes na tira, como também, conduzem o aluno a compreender a mensagem do texto. Por sua vez, a terceira questão revela um subaproveitamento da tira, uma vez que a elaboração da resposta não leva o aluno a refletir criticamente sobre o material lido, pois a pergunta desconsidera o conteúdo do texto.

A tirinha de Gaturro aborda dois aspectos sobre o indivíduo: o desejo de realizar feitos significativos e a dificuldade para concretizá-los. Para compreender esse texto e, sobretudo, responder às questões 1 e 2 era necessário que os alunos atentassem para a leitura dos elementos verbais e não-verbais que constituem o gênero quadrinhístico, representados na

história pela expressão facial de Gaturro, pelas figuras na areia, pelos desenhos que simulam o movimento do mar e pela onomatopeia (Spluashhh) que alude ao barulho das ondas batendo no corpo de Gaturro.

Paralelamente, era importante que os alunos ativassem seu conhecimento prévio acerca da natureza humana, no que tange aos anseios e realizações pessoais, a fim de que compreendessem as intenções e as atitudes do personagem.

Sobre a primeira questão, pode-se admitir que valoriza a leitura da imagem, elemento fundamental à construção do significado no gênero HQs (Ramos, 2010). Para respondê-la, o aluno deveria observar que o personagem deixa suas pegadas na areia (1º quadro) e as ondas do mar as desfazem (2º quadro). Essas mesmas ações se repetem, respectivamente, no 3º e 4º quadros para enfatizar o intento frustrado de Gaturro.

Em ¿Por qué está aburrido Gaturro? a leitura do elemento visual, representado na tira pela expressão fisionômica do personagem e pela figura do mar, era relevante para que o aluno compreendesse que o personagem se encontrava insatisfeito, em virtude de ter suas marcas destruídas pelo movimento do mar.

De acordo com a tipologia de Applegate et al. (2002), esta questão pode ser classificada como inferencial, uma vez que, empregando saberes enciclopédicos e conhecimentos referentes ao gênero HQs, o aluno deveria estabelecer a relação de causa e efeito que justifica o estado de espírito do personagem. Segundo o gabarito, esta questão deveria ser respondida da seguinte forma:

Na resposta deve aparecer a relação entre as marcas físicas de Gaturro na areia e as ondas que as apagam.

É importante ressaltar que a primeira questão poderia ser mais produtiva para a compreensão leitora se a pergunta não evidenciasse que Gaturro estava chateado (aburrido), mas sim que o aluno fosse levado a identificar tal estado de ânimo, processo que o conduziria a interpretar um elemento não-verbal importante para a construção do sentido do texto.

Diante do exposto, podemos considerar que, apesar de favorecer a produção de inferência, a pergunta ¿Por qué está aburrido Gaturro? não exige que o aluno saia necessariamente da linearidade do texto, aspecto que contribui para a elaboração de uma resposta que se aproxima do nível de obviedade.

A segunda questão ¿Qué significa dejar una huella en la vida? solicitava que os alunos associassem o item lexical “huella” à imagem das pegadas de Gaturro, a fim de que estabelecessem a relação metafórica que há entre as pegadas deixadas na areia e as ondas que

as desfazem, como se esta ação apagasse, também, as marcas históricas da vida de cada indivíduo.

Cumpre mencionar que, de acordo com o contexto da tira, “huella” se configura como um item lexical não transparente24 e central na construção do significado do texto, aspecto que atribui maior complexidade à referida questão e que, consequentemente, poderia dificultar a compreensão leitora do aluno.

A questão exigia a leitura dos elementos verbais e do pictórico em interação com o conhecimento prévio do aluno, a fim de que este elaborasse a ideia de que os indivíduos podem realizar feitos capazes de marcar as suas vidas. Considerando-se o gabarito, temos a seguinte resposta para a segunda questão:

Significa praticar ações relevantes que servirão de exemplo aos demais.

De acordo com a tipologia de Applegate et al. (2002), a segunda questão pode ser classificada como uma questão inferencial, na medida em que a elaboração da resposta requer que o aluno realize uma leitura crítica do texto, para construir o sentido que a expressão “dejar una huella en la vida” adota na tira. Esta questão pode ser considerada mais complexa do que anterior, pois exige que o aprendiz reflita sobre o que leu e estabeleça relações de sentido. O aluno é levado a construir uma resposta que não se encontra na linearidade do texto, por meio da interação dos conhecimentos de mundo, linguístico e (re)conhecimento das especificidades da linguagem quadrinhística.

A terceira e última questão proposta a partir da tira de Gaturro não contempla as características do gênero HQs, anteriormente mencionadas, e permite que a resposta se baseie estritamente nas opiniões pessoais do aluno.

Em ¿Qué tipo de huella intentarías dejar? ¿Qué cosas te gustaría realizar? temos indagações que admitem uma grande variedade de respostas e que não exigem do aluno raciocínio crítico acerca da HQs apresentada. Neste sentido, tais perguntas podem ser incluídas no grupo de questões de conhecimento prévio. Vale ressaltar que o gabarito apresentado no Manual do Professor não inclui em seu repertório nenhuma resposta para a referida questão.

Podemos considerar que, apesar de fazerem parte da seção didática destinada à compreensão do conteúdo do texto, a terceira questão não explora a tira de Gaturro. Nesta atividade, a HQs é subaproveitada, pois funciona como um pretexto para suscitar as opiniões particulares do aprendiz, o que nos permite considerar que as perguntas elaboradas deveriam

24

Palavras transparentes ou cognatas são palavras de uma mesma origem, com significado e/ou grafia igual ou parecida em idiomas diferentes. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=615

fazer parte da seção de pós-leitura, pois parecem servir melhor para a produção oral e escrita em língua estrangeira.

A última HQs da terceira unidade de El Arte de Leer Español é Macanudo, escrita por Liniers (2008). Seguindo a distribuição das duas HQs anteriores, esta tira aparece na seção ¡Mira!:

P. 90

A tira é introduzida pela seguinte questão: ¿Te contentarías con un espacito para vivir? que, de acordo com a definição do Guia PLND-2012, configura-se como uma atividade de pré-leitura. De acordo com a pergunta que introduz a tira, percebe-se que visa a suscitar no aluno questões relativas à qualidade de vida e aos anseios individuais.

Posteriormente à tira, na seção ¡Acércate!, segue-se a pergunta: ¿Crees que es posible vivir siempre en un único sitio o de una única manera? Justifica tu respuesta.

Atentando-se para a pergunta supracitada, percebe-se que houve um subaproveitamento da tira, na medida em que a questão proposta não exige que o aluno atente para o significado dos elementos que compõem a HQs, como as linguagens verbal e não- verbal, o humor e a crítica social que constituem o sentido do texto.

O quadrinho de Macanudo apresenta um indivíduo a quem lhe é concedido viver em um espaço físico restrito cuja representação se dá, na HQs, pela figura geométrica de um pequeno quadrado. Para compreender que a limitação espacial representada na tira alude, por exemplo, ao indivíduo submisso e impedido de questionar acerca de suas próprias condições de vida, era necessário que o aluno atentasse para o elemento pictórico (gestos do personagem), para os elementos verbais, como em “A Manfredi le dieron este cuadradito

para vivir”; “Y le dijeron que esté contento”; “y que no hagas preguntas estúpidas” e para o

próprio conhecimento enciclopédico a respeito dos diferentes papéis que os indivíduos ocupam na sociedade.

Os diálogos que compõem a tira de Macanudo possuem informações subliminares, pois o personagem ressalta que “lhe deram o quadrado para viver”, mas de acordo com o contexto, era necessário inferir que lhe impuseram o silêncio e a submissão. Na tira, tais aspectos se configuram como uma crítica social, elemento característico do gênero quadrinhístico e que, apesar de relevante para a compreensão leitora, não foi aproveitado na abordagem da HQs.

No que concerne à atividade de leitura proposta a partir da tira, a questão “¿Crees que es posible vivir siempre en un único sitio o de una única manera ? Justifica tu respuesta” temos uma pergunta cuja resposta não considera a mensagem contida na tira, mas sim, baseia- se em uma opinião particular do leitor. Neste tipo de proposta de leitura, o aluno não precisa interagir com o texto (Coracini, 2010) buscando informações textuais implícitas e/ou explícitas; tampouco precisa identificar a ideia central do texto, as intenções do autor e as características do gênero lido.

O gabarito desta questão propõe uma Resposta livre, mas é possível ampliar a discussão sobre a importância de conhecer outros mundos ou pontos de vista.

Na medida em que não explora o conteúdo da HQs,esta questão não deveria figurar na seção didática cujas atividades visam à compreensão textual, mas sim fazer parte das atividades de pós-leitura, com vistas à produção oral ou escrita em língua estrangeira.

Diante do exposto, podemos considerar que a pergunta elaborada sobre a HQs de Macanudo se classifica como uma questão de conhecimento prévio, já que não exige do estudante reflexão crítica acerca do conteúdo da tira.

No documento – PósGraduação em Letras Neolatinas (páginas 88-95)