• Nenhum resultado encontrado

A segunda Unidade do Volume

No documento – PósGraduação em Letras Neolatinas (páginas 85-88)

6.1 A leitura das Histórias em Quadrinhos no Volume I:

6.1.3 A segunda Unidade do Volume

A segunda unidade do livro I possui como título “La lengua es útil para la

comunicación” enfatizando alguns conflitos acerca da língua espanhola que se relacionam à

sua história e variantes linguísticas. Nesta unidade, abordam-se os conceitos de língua e linguagem e se problematizam aspectos relacionados à comunicação, como o preconceito linguístico, a linguagem da Internet e as gírias empregadas pelos jovens.

A duas HQs presentes nesta unidade também são tiras de Mafalda e ambas se encontram na seção ¡Acércate!. A atividade proposta a partir da primeira tira se baseia em reescrever a fala da personagem Mafalda, substituindo-se o uso do voseo23 (variante rio- platense) pela variante espanhola:

Lee la tira de Mafalda y observa el uso del voseo. ¿Cómo hablarían Mafalda y Libertad si usasen el español de España? Reescribe abajo el primer globito.

Pág.47

Com base na questão proposta a partir do texto de Quino, é possível observar que houve um subaproveitamento da tira, na medida em que a pergunta não exige que o aluno atente para os elementos que compõem o gênero quadrinhístico, como também, não explora a mensagem contida na tira. Neste sentido, pode-se afirmar que a questão supracitada aborda uma especificidade do espanhol rio-platense e exclui as informações presentes no texto.

23

Fenômeno Linguístico que se caracteriza pelo emprego do pronome Vos no lugar do pronome Tú (2ª pessoa do singular). Tal uso se verifica na fala e na escrita e ocorre na Argentina, sobretudo na região do Rio da Prata, Uruguai, Paraguai e alguns países da América Central.http://espanhol.forumdeidiomas.com.br/2009/09/voseo/

A tira de Quino retrata o momento em que Mafalda conhece a personagem Libertad. De acordo com o código verbal (os diálogos) e o código visual (os gestos e a expressão fisionômica das personagens), percebe-se que a tira estabelece uma relação de sentido, mais especificamente de oposição, entre o nome e a estatura da personagem Libertad. Literalmente, a palavra liberdade denota expansão e amplitude, aspectos que vão de encontro ao tamanho “reduzido” da personagem Libertad.

Na tira, verifica-se a presença do humor por meio da atitude observadora de Mafalda (3º e 4º quadros) e, sobretudo, por meio da crítica que lhe dirige Libertad (5º quadro), segundo a qual Mafalda é uma estúpida por ter atentado para a oposição anteriormente mencionada. Cumpre mencionar que o texto de Quino apresenta uma informação subliminar, na medida em que a baixa estatura de Libertad pode aludir à ideia de que, muitas vezes, a liberdade se apresenta de forma restrita.

Em “Lee la tira de Mafalda y observa el uso del voseo. ¿Cómo hablarían Mafalda y Libertad si usasen el español de España? Reescribe abajo el primer globito”, temos uma questão cuja resposta se pauta exclusivamente no conhecimento gramatical do aluno. Segundo o gabarito, a resposta deveria ser:

¡Hola! ¡Qué chiquita eres! ¿Cómo te llamas?

A tirinha poderia ser mais bem aproveitada se, no lugar de uma questão de reescritura de cunho meramente gramatical, fosse proposta uma atividade que questionasse o uso do voseo pela personagem Mafalda, a fim de levar o aluno a analisar o contexto de ocorrência desse fenômeno linguístico. Paralelamente, seria relevante à compreensão leitora se houvesse questões que considerassem, por exemplo, a caracterização dos personagens, o humor e a crítica, elementos que constituem a narrativa apresentada na HQs e que particularizam o gênero quadrinhístico.

De acordo com o protocolo de classificação adotado nesta pesquisa, a pergunta elaborada a partir da tira de Mafalda pode ser incluída nas questões de sistematização de conhecimento linguístico, pois este tipo de proposta de leitura engloba um determinado elemento linguístico (o voseo), contudo, não o contextualiza em relação ao sentido do texto e não leva o aluno a compreender a mensagem da HQs.

Como já mencionado, a segunda HQs da unidade dois também se configura por uma tirinha de Mafalda, presente na seção ¡Acércate!. A partir desse quadrinho, propõe-se que o

aprendiz explique o emprego do pronome Usted pela personagem Libertad, como se verifica na seguinte questão:

“Observa la tira abajo y explica por qué Libertad usa “Ud. (usted) al hablar con el

papá de Mafalda.”

pág. 48 Observando-se a questão proposta a partir da tira de Quino, é possível perceber que a pergunta exige conhecimentos de mundo do leitor, como também conhecimentos específicos de língua espanhola, na medida em que a questão engloba um elemento linguístico que aparece na composição da tira e o faz de forma contextualizada, levando o aluno a compreender o emprego deste elemento segundo o contexto expresso no quadrinho.

Contudo, pode-se afirmar que houve um subaproveitamento da tira, à semelhança da questão anterior, pois a atividade de leitura proposta não considera o humor da tira e não leva o aluno a construir a mensagem do texto.

O texto de Quino retrata um aspecto da relação entre crianças e adultos: a capacidade que os pequenos têm de estabelecer um raciocínio lógico e surpreender os mais velhos. Na tira, Libertad é indagada acerca de seu gosto por plantas. A menina responde que gosta das que são colocadas na terra e não em vasos. O pai de Mafalda justifica que, por morar em apartamento, só pode mantê-las em vasos. A partir dessa colocação, Libertad argumenta que havia sido questionada sobre plantas, e não sobre o modo como vivia o pai de Mafalda. Ao elaborar um comentário que evidencia sinceridade e objetividade, a criança surpreende o adulto, aspectos que geram o humor do texto.

Para responder a 2ª questão era necessário que o aluno tivesse conhecimento linguístico acerca do uso do pronome Usted, reconhecendo-o como uma forma de tratamento formal e pudesse analisar que o contexto do diálogo estabelece uma relação hierárquica entre o pai de Mafalda e Libertad, em virtude da diferença de idade entre ambos. Essa situação poderia requerer, por parte da criança, mais formalidade no trato com uma pessoa adulta.

Os alunos deveriam observar que, de modo análogo, no primeiro quadrinho, o homem se reporta à menina empregando a 2ª pessoa do singular (te gustan las plantas, Libertad) o que evidencia, por sua vez, a informalidade do adulto em relação à criança.

A análise de tais aspectos exige não somente o conhecimento linguístico em espanhol L2, mas também requer que o aluno ative a sua bagagem de experiências pessoais sobre o modo pelo qual nos reportamos a pessoas desconhecidas e com mais idade, associando esse tipo de postura ao tratamento formal (Usted) utilizado por Libertad.

Cabe mencionar que, possivelmente, outra formulação para esta questão alcançasse melhor o objetivo pretendido. Por exemplo: Considere respecto a la formalidad o no formalidad de las relaciones interpersonales: a) ¿Qué tratamiento usa Libertad? b) ¿Qué tratamiento usa el padre de Mafalda? c) Justifique ambas respuestas considerando el contexto de la viñeta. Neste tipo de proposta, diferentemente da apresentada pelo livro didático, caberia ao aluno primeiro identificar as formas de tratamento empregadas pelos personagens e, posteriormente, justificá-las segundo o contexto da tira.

Em Observa la tira abajo y explica por qué Liberdad usa Ud. (usted) al hablar con el papá de Mafalda temos uma questão que pode ser classificada como inferencial, na medida em que a elaboração da resposta considerou o conhecimento de mundo do aluno e seus conhecimentos específicos acerca da língua espanhola para que explicasse um determinado uso linguístico contextualizado em relação à HQs.

No documento – PósGraduação em Letras Neolatinas (páginas 85-88)