• Nenhum resultado encontrado

A primeira Unidade do Volume

No documento – PósGraduação em Letras Neolatinas (páginas 108-128)

6.3 A leitura das Histórias em Quadrinhos no Volume

6.3.1 A primeira Unidade do Volume

Intitulada Información, aventura y medio ambiente, a primeira unidade problematiza questões relacionadas ao meio ambiente discutindo, por exemplo, a importância da informação para os indivíduos e a atuação deste sobre o meio natural, o que inclui a apreciação estética e a transformação do ambiente, bem como os efeitos das mudanças climáticas para o indivíduo.

No que tange, particularmente, ao gênero quadrinhístico, esta unidade apresenta somente uma HQs cuja temática se relaciona com aspectos também pertinentes ao papel da informação para o desenvolvimento do ser humano.

A referida HQs é a do personagem Gaturro e figura na seção ¡Mira! :

NIK. Gaturriendo. Buenos Aires: Sudamericana, 2004, 1 ed. p.08

Posteriormente, em ¡Acércate!, seguem-se três questões propostas a partir da tira. A primeira questão (divida nos itens a e b) e a segunda são questões de múltipla escolha, a saber:

1. ¿Qué fórmulas el personaje está describiendo?

a) Energía es igual a la masa multiplicada por la velocidad de la luz al cuadrado:

( ) Epg = m.g.h. ( ) e = MC². ( ) Epe = Kx²/2.

b) El cuadrado de la hipotenusa es igual a la suma de los cuadrados: ( ) a² = b² + c² ( ) F(x)² = x² + y² x 2 ( ) π² = X² + Y² 2. ¿En qué continente está ubicado Thailandia?

( ) África ( ) Asia ( ) Europa ( ) Oceanía ( ) América

3. Según la reflexión de Gaturro, ¿cuál es la diferencia entre tener formación y tener información?

Com base nas perguntas propostas a partir da tira de Gaturro, é possível observar que as questões um e dois estão centradas na linguagem não-verbal que compõe o texto, embora não tratem diretamente do tema da HQs. Por sua vez, a terceira questão pode ser considerada mais produtiva para a compreensão leitora, na medida em que explora a mensagem da tira, conduzindo o aluno a refletir criticamente sobre o material lido.

A tira de Gaturro critica os indivíduos que têm a necessidade de demonstrar que são instruídos e aqueles que acreditam e se impressionam com as informações que lhes são transmitidas. Neste sentido, a HQs retrata a figura de um homem bem vestido (com trajes formais, gravata e camisa social) que se destaca perante um casal na medida em que lhe expõe dados que fazem parte do seu repertório de informações.

A boa aparência do homem, bem como os gestos de segurar a gravata e apontar o dedo indicador fazem parte da linguagem não-verbal que compõe a tira. No texto, tais elementos são empregados para denotar que o homem é confiável e fala com propriedade, aspectos que colaboram para que o casal se impressione com a capacidade intelectual daquele

indivíduo. A presença do elemento “¡OOHH!” alude ao sentimento de admiração do casal em relação à sabedoria demonstrada pelo homem.

O personagem Gaturro observa o comportamento destes personagens e reflete criticamente a respeito da diferença que se estabelece entre ter formação e informação. A frase dita por Gaturro expressa quepessoas com formação conversam sobre assuntos a partir de um determinado contexto, ao passo que as pessoas que têm informação se caracterizam por empregá-las de forma descontextualizada e aleatória, não considerando uma linha de raciocínio.

Para responder a primeira questão era preciso que o aluno relacionasse os compontes e as operações matemáticas descritas nas fórmulas (a) Energía es igual a la masa multiplicada por la velocidad de la luz al cuadrado e (b) El cuadrado de la hipotenusa es igual a la suma de los cuadrados a suas respectivas representações simbólicas no âmbito dos estudos de Física e Matemática. Tais ciências convencionam a utilização de um determinado símbolo para representar elementos linguísticos, por exemplo: “C” simboliza a velocidade da luz; “e” representa energia, considerando-se a fórmula descrita por um dos personagens em Gaturro. Segundo o Manual do Professor, temos como gabarito as seguintes respostas:

(a) e=MC² e (b) a²=b² + c².

De acordo com o protocolo de classificação adotado nesta pesquisa, os itens (a) e (b) da primeira questão podem ser classificados como perguntas de conhecimento prévio, pois a elaboração da resposta se baseia, sobretudo, nos conhecimentos que os alunos possuem referentes às ciências exatas. Em ¿Qué fórmulas el personaje está describiendo? temos uma questão que pode ser considerada pouco produtiva para a compreensão leitora, na medida em não exige que o aprendiz reflita criticamente acerca da mensagem do texto.

À semelhança da questão supracitada, a segunda pergunta também não favorece a compreensão da tira pelo aluno. Para responder à ¿En qué continente está ubicado Thailandia?, era necessário que o aprendiz ativasse seu conhecimento prévio acerca dos conteúdos discutidos em disciplinas como História e Geografia, por exemplo. De acordo com o gabarito, foi apresentada a seguinte resposta:

Asia.

Temos mais uma pergunta que pode ser classificada como uma questão de conhecimento prévio, pois a elaboração da resposta se baseia no conhecimento que o leitor traz consigo, não exigindo, pois, que o aluno atentasse para os elementos que compõem o gênero HQs, como a caracterização dos personagens (linguagem não-verbal), bem como para

o significado que os diálogos dos personagens (linguagem verbal) assumem segundo o contexto da tira.

Neste sentido, pode-se admitir que a segunda questão não favorece a depreensão do significado do texto pelo aluno, já que a resposta não inclui a interação dos conhecimentos do leitor com as informações apresentadas no texto. Apesar de ativarem o conhecimento prévio do aprendiz e de estarem relacionadas ao tema da tirinha, que é o conhecimento, as questões 1 e 2 não exploram diretamente o conteúdo da HQs.

Por sua vez, a terceira questão exige que o aluno leia e compreenda a mensagem da tira, já que para responder à Según la reflexión de Gaturro, ¿cuál es la diferencia entre tener formación y tener información? era preciso que o aprendiz ativasse seu conhecimento enciclopédico acerca das diferentes posturas que os indivíduos apresentam para demonstrar informação e conhecimento, como também, era necessário que o aprendiz atentasse para os elementos anteriormente mencionados durante a descrição da tira de Gaturro, como a aparência física e os gestos do homem que exibe seu repertório de informações, bem como os de admiração do casal que escuta atentamente às explicações deste indivíduo.

Considerando sua bagagem cultural e a leitura dos elementos que compõem a HQs, o aluno deveria inferir que a diferença entre indivíduos que têm formação e outros que têm informação reside no fato de que os primeiros estabelecem diálogos a partir de um dado contexto, segundo o qual os conteúdos seguem uma linha de raciocínio, enquanto os que têm informação se caracterizam por utilizá-la de forma descontextualizada, a fim de demonstrar capacidade intelectual. A resposta apresentada no gabarito para esta questão é a seguinte:

Para Gaturro, a informação isolada de seu contexto e de sua utilidade não torna as pessoas mais inteligentes ou educadas.

Diferentemente das perguntas anteriores, a terceira pode ser classificada como uma questão inferencial, pois a elaboração da resposta requer a análise crítica da tira, processo que conduz o aprendiz a se distanciar da superficialidade textual e envolve a produção de inferências por meio da interação do conhecimento prévio do aluno com as informações presentes no texto.

6.3.2 A segunda Unidade do Volume III

A segunda unidade da obra é apresentada sob o título Música, poesia y amores e trata a relação da música com as literaturas (sobretudo a poesia) portuguesa e espanhola, o que

inclui mencionar a importância de artistas brasileiros e hispano-americanos e suas respectivas manifestações culturais. Esta unidade discute, também, a temática do amor romântico e os vários tipos de relações amorosas, como a fraternal ou familiar, a que se estabelece entre amigos e a que se refere ao amor universal, dedicado ao próximo, a pessoas desconhecidas.

Paralelamente, a segunda unidade problematiza questões relacionadas ao isolamento e à solidão humana. Considerando-se a influência da globalização nos mais diversos âmbitos da vida do indivíduo, propõe-se a discutir como se configuram as relações de amizade na atualidade. No que concerne, em especial, aos quadrinhos, esta unidade apresenta somente uma tira (Macanudo) que retrata a relação de amizade entre uma menina e seu gato de estimação. Na medida em que a HQs destaca um tipo de envolvimento afetivo, pode-se afirmar que o conteúdo da tira dialoga com a temática amorosa abordada na unidade.

A HQs presente nesta unidade é uma tira do autor argentino Liniers, conhecida como Macanudo. Este se apresenta na seção ¡Mira!:

P. 65 Em seguida, há quatro perguntas para serem respondidas com base na tira de Liniers. Tais questões fazem parte da seção ¡Acércate!

1. ¿Parecen felices Henriqueta y Felline, su gato? 2. ¿Qué hicieron durante el día?

3. ¿Era un día especial?

Ao atentarmos para as questões supracitadas, sobretudo para as de número 1 e 2, podemos considerar que a elaboração das respostas exige a observação de um elemento que particulariza o gênero HQs e que é fundamental à construção do sentido do texto: a imagem. Contudo, apesar de exigirem a leitura do pictórico, as referidas questões são pouco produtivas à compreensão leitora, na medida em que as perguntas restringem a produção de inferências e a análise crítica da tira por parte do aluno.

A terceira questão, por sua vez, baseia-se nos conhecimentos de mundo do aprendiz e inclui a leitura dos códigos verbal e não-verbal para ser respondida, fatores que favorecem a interação entre leitor-texto-autor.

No que se refere à quarta questão, verifica-se que considera somente o conhecimento de mundo do aluno para ser respondida, aspecto que exclui o conteúdo da tira. Consequentemente, tal questão não favorece o desenvolvimento da compreensão leitora, pois não inclui a leitura do texto.

O texto de Liniers aborda o divertimento da personagem Henriqueta juntamente a seu gato Fellini. Empregando uma sequência de quadros que privilegia a linguagem não- verbal, o autor reúne os elementos da narração (espaço, tempo, ações e personagens) e o código verbal para compor a tira.

No que tange à representação do espaço na narrativa, a leitura das imagens nos permite observar que Henriqueta e Fellini passearam, possivelmente por um parque, porque há na HQs a presença de elementos naturais, como gramas e árvores nos quatro primeiros quadros.

Particularmente, a figura de dois objetos, um livro e um balanço (quadros 2 e 3) representam diferentes formas de entretenimento experimentadas pelos personagens e se relacionam com as ações que se desenvolvem na tira. A essas ações, somam-se outras realizadas pela dupla, como assistir ao por do sol e ir para cama.

A leitura desses elementos não-verbais também permite compreender a passagem do tempo dentro da narrativa, pois há a presença de três períodos distintos no texto: a manhã (quadrinhos 1, 2 e 3) que é representada pelo fundo branco da tira, em alusão à claridade própria desta parte do dia; a tarde (quadrinho 4) que se caracteriza pelo cair do sol e a noite (quadrinhos 6, 7 e 8) representada na tira pelas imagens que compõem o quarto de Henriqueta (cama, abajur, luz apagada) e que remetem ao ato de dormir, ação habitualmente realizada à noite.

No que tange, em particular, à linguagem verbal, esta é empregada somente no último quadro, representada por meio do diálogo entre Henriqueta e Fellini. De acordo com o contexto da tira, a pergunta feita pela menina “Felllini, ¿te dije feliz día del amigo?” e a resposta dada pelo gato “No hizo falta” são importantes à construção da mensagem da tira, pois remetem à concepção de que os atos são mais importantes do que as palavras.

O conhecimento prévio do leitor, sobre questões relativas às relações de amizade, somados à leitura dos elementos anteriormente mencionados, permitem-lhe inferir - pela frase de Fellini - que o gato valorizava as atitudes de Henriqueta e que os votos de feliz dia do amigo eram desnecessários, pois ao passear com o gato e tratá-lo com carinho e atenção, a menina já havia evidenciado o sentimento de amizade que nutria por seu bicho de estimação.

Tal mensagem, cerne do texto, não é, contudo, aproveitada na abordagem da tira, já que a maioria das questões propostas não explora o sentido de grande parte dos elementos verbais e não-verbais, anteriormente descritos, e que constituem a tira.

Para responder à primeira questão ¿Parecen felices Henriqueta y Felline, su gato? era necessário que o aluno se detivesse, sobretudo, na leitura dos elementos visuais que caracterizam os personagens, como suas atitudes e expressões fisionômicas. Na tira, percebe- se que a menina e seu gato se sentem felizes porque estão brincando, o que se justifica por meio das imagens que representam as ações de correr, usar o balanço, ler um livro e assistir ao por do sol, por exemplo. Especificamente, no terceiro quadrinho, Henriqueta sorri, gesto que alude ao contentamento e que, de acordo com o contexto da tira, remete à felicidade por estarem se divertindo. Segundo o gabarito proposto, temos a seguinte resposta para a 1ª questão:

Sim, porque brincam juntos.

Vale ressaltar que a primeira questão poderia ser mais produtiva ao processo de compreensão textual se o enunciado não remetesse ao estado de ânimo dos personagens (se pareciam felizes), mas se fosse questionado como os mesmos são retratados na tira e se solicitasse aos alunos que justificassem a reposta. Neste sentido, o aprendiz teria que identificar o estado de ânimo de Henriqueta e Fellini e, de acordo com o contexto da HQs, justificá-lo por meio de elementos verbais e/ou não-verbais que constituem o texto.

No que concerne à segunda questão, pode-se afirmar que exige do aluno a identificação de uma informação explícita no texto. Para responder a ¿Qué hicieron durante el día? o aluno precisava atentar para a linguagem não-verbal que compõe a tira e identificar o conjunto de atividades realizadas pelo personagens, como correr, brincar no balanço e ler, por exemplo. Tais ações se configuram como informações explícitas porque são claramente

retratadas nos quadros 1, 2, 3 e 4. De acordo com o Manual do Professor, temos a seguinte resposta para esta questão:

Passearam, descansaram sob uma árvore e brincaram no balanço.

Com base na tipologia de Applegate at al (2002), a primeira e a segunda questões, respectivamente, ¿Parecen felices Henriqueta y Felline, su gato? e ¿Qué hicieron durante el día? podem ser classificadas como perguntas literais, pois indagam sobre um conteúdo, objetivamente expresso no texto, ou seja, ambas as pergunta requerem a identificação de uma informação explícita no material lido. Neste sentido, as referidas questões não favoreceram a elaboração de inferências e a análise crítica do texto, restringindo, pois, a reflexão do aluno sobre a mensagem do texto.

A terceira questão - ¿Era un día especial? – envolvia os conhecimentos de mundo do aluno (a respeito da importância de datas comemorativas) e solicitava que o aprendiz atentasse não só para o pictórico, mas também, para a linguagem verbal, presente no último quadro, a fim de compreender que, por ser o dia do amigo, esta data se tornava especial.

Por meio da frase Fellini, ¿te dije feliz día del amigo? Henriqueta alude à relevância desta celebração, o que se justifica pelo comportamento apresentado pela menina: ela se deita e apaga a luz, mas ao recordar que era o dia do amigo, a personagem acende o abajur e faz questão de falar com o gato sobre a referida data. Considerando-se o gabarito, temos a seguinte resposta para esta questão:

Sim, o dia do amigo.

A terceira questão pode ser classificada como uma questão inferencial (Applegate et al., 2002) na medida em que a elaboração da resposta se baseia na interação dos conhecimentos de mundo do leitor e as informações obtidas pela leitura do texto. Entretanto, apesar de requerer algum tipo de inferência, percebe-se, que a resposta se encontra muito próxima do nível de obviedade, não exigindo do aluno uma leitura que saia, necessariamente, da superficialidade do texto.

Para responder a quarta questão – ¿Cuándo es el día del amigo en Brasil? - era necessário que o aluno ativasse seu conhecimento de mundo acerca da data em que se celebra o dia do amigo no Brasil. Para esta pergunta, foi apresentado o seguinte gabarito:

Resposta livre.

A quarta pergunta pode ser classificada como uma questão de conhecimento prévio, na medida em que a elaboração da resposta se centra exclusivamente nas informações que o aluno já traz consigo, em detrimento das informações apresentadas no texto e, consequentemente, o aluno não é levado a refletir criticamente sobre o texto.

Diante do exposto, podemos afirmar que as questões propostas a partir da tira de Liniers foram pouco produtivas ao processo de compreensão leitora da HQs, uma vez que nenhuma questão abordou a mensagem da tira, ou seja, o conceito de que as atitudes valem mais do que as palavras. Tal aspecto pode ser compreendido se consideramos que as perguntas não incitaram o leitor a refletir sobre o significado das atitudes dos personagens para construir a mensagem da HQs.

6.3.3 A terceira Unidade do Volume III

A terceira unidade do volume III trata de aspectos relativos ao papel da ciência e da tecnologia para a humanidade. Sob o título de Ciencia y tecnologia, discute-se sobre a importância da divulgação de informações acerca das descobertas científicas e tecnológicas e as implicações das mesmas em distintos setores da vida do indivíduo, como na saúde, nas relações interpessoais e no próprio meio ambiente.

Esta unidade atenta não somente para o progresso advindo do âmbito científico- tecnológico, mas aponta, também, para alguns problemas que a modernidade pode causar como, por exemplo, o próprio surgimento do lixo tecnológico.

No que tange ao gênero HQs, a terceira unidade apresenta três produções quadrinhísticas de origem argentina que estão em consonância com a temática abordada nesta unidade, já que aludem a aspectos relacionados à influência da ciência e da tecnologia no cotidiano dos indivíduos.

A primeira HQs desta unidade é uma charge do autor argentino Quino. Esta charge se apresenta na seção ¡Mira! e é introduzida por cinco questões de pré-leitura, a saber:

a) ¿Has oído hablar de Arca de Noé?; b) ¿Por qué construyó Noé una arca?;

c) ¿Cuál es la contribución de Noé como constructor del arca bíblica para la humanidad?;

d) ¿En esta viñeta, por qué está enojado Noé con el conejo?; e)¿Y si hubiera una “nueva” arca de Noé?

P.12

Cumpre mencionar que as questões introdutórias figuram na seção de pré-leitura (segundo o Guia PNLD-2012) e não se ocupam da compreensão e leitura crítica do texto (Vilalba e Picanço, 2010). Deste modo, comentaremos tais questões sem, contudo, categorizá- las segundo o protocolo de classificação adotado nesta pesquisa, pois em nosso repertório de análises nos ocupamos das questões de leitura com o objetivo de investigar o tipo de tratamento conferido ao gênero HQs. Salientamos que na seção destinada à leitura e compreensão textual –¡Acércate! - não se propuseram perguntas baseadas no texto de Quino, aspecto que aponta o subaproveitamento da tira.

O texto de Quino alude à passagem bíblica que versa sobre a construção da Arca de Noé. De acordo com a charge, percebemos que o autor satiriza essa passagem bíblica na medida em que retrata uma “desobediência” em relação às ordens de Deus, pois na HQs se verifica que, dentre as espécies que seriam salvas por Noé, havia não somente um par de cada animal, mas também, uma grande quantidade de coelhos, o que pode ser explicado, possivelmente, pelo fato de estes animais se reproduzirem rápido e suas crias serem em maior número, se comparados às outras espécies que estavam na Arca.

Além dos conhecimentos supracitados, a compreensão da charge requer, sobretudo, a leitura de um elemento muito importante no gênero quadrinhístico: a imagem (Ramos, 2008). Na charge, há a imagem da Arca que comporta diferentes animais (girafas, elefantes, equinos) e a figura de Noé que se caracteriza pelo gesto de apontar o dedo indicador e apresenta uma expressão fisionômica sisuda, aspectos da linguagem não-verbal que denotam insatisfação por parte do personagem.

Outro elemento importante do gênero HQs é o humor que, no contexto da charge, se constroi pela sátira ao texto bíblico original, quando Noé reprova a grande quantidade de coelhos que ocupa a Arca.

No que tange, particularmente, às questões introdutórias a) ¿Has oído hablar de Arca de Noé?; b) ¿Por qué construyó Noé una arca?; c) ¿Cuál es la contribución de Noé como constructor del arca bíblica para la humanidad?; e) ¿Y si hubiera una “nueva” arca de Noé?, percebemos que têm como objetivo ativar nos alunos seus conhecimento prévio de cunho histórico e religioso, uma vez que o texto de Quino aborda uma passagem bíblica. Tais questões levantam informações relevantes para a leitura da charge, mas não se destinam à compreensão da mensagem do texto e, portanto, não consideram nenhum dos aspectos anteriormente mencionados sobre a temática e os elementos que constituem a charge, uma vez que essas perguntas não são de leitura, mas de pré-leitura.

Ainda a respeito do repertório de perguntas que introduz o texto de Quino, cabe-nos

No documento – PósGraduação em Letras Neolatinas (páginas 108-128)