• Nenhum resultado encontrado

6.3 O CASO DA EMPRESA MARCAS E PATENTES

6.3.3.1 As Competências do Fundador Julio

As atividades de Júlio são: controlar de processos internos, gerenciar pessoas, administrar o setor financeiro, discutir casos de clientes, controlar casos de pedidos de patentes já existentes, protocolar petições, gerenciar a área de vendas e presidir o conselho administrativo. O fundador desempenha os papéis monitor, gerenciando desempenho e processos, e de mentor ao desenvolver os filhos para assumirem os negócios. As competências de Julio estão expostas no Quadro abaixo:

Quadro 49 - Competências Relacionada ao Negócio– Julio

Grupo de Competências Competências

1 Planejamento e Organização Controlar/Controlar tarefas/Supervisionar subordinados. 2 Planejamento e Organização Manter a organização operando sem problemas.

3 Suporte Ser íntegro.

4 Relacionamento Usar rede de contatos e relacionamento

5 Relacionamento Usar confiança e confidencialidade

6 Relacionamento Interagir com os outros

7 Relacionamento Negociar com os outros

8 Comprometimento Devotar-se com crenças e valores

9 Planejamento e Organização Liderar subordinados

10 Estratégicas Definir e avaliar posições/ Priorizar trabalho em alinhamento com objetivos estratégicos 11 Estratégicas Usar táticas/ Avaliar e conectar tarefas do dia-a-dia e de curto prazo com delimitações de longo prazo

12 Comprometimento Apoiar esforços

Fonte: O autor (2014).

As competências de Júlio são voltadas em maior parte para o ambiente interno da empresa. Todavia, o fundador apresenta competências de relacionamento relevantes para o andamento do negócio. Na entrevista do empresário, ele se expôs como uma pessoa pragmática e afirmou que este comportamento faz parte da atuação do seu negócio. Ele disse:

O nosso serviço é delineado por lei e burocracia. A empresa se encarrega de cuidar de todo o processo administrativo, e se houver, processo judicial. Basicamente o meu trabalho é cuidar dos gestores e acompanhar os processos administrativos de registro de marcas e patentes... Hoje as contas foram passadas para os gestores e eu sou um meio para que as coisas ocorram aqui dentro (JULIO).

O mapeamento das competências do fundador apresentou ênfase no grupo de planejamento e organização e no grupo de relacionamento. Na Figura 30, estão representadas as competências gerenciais mais relevantes conforme a análise da entrevista de fundador. Na Figura estão representados os grupos pelas circunferências, as competências pelos Quadros. As correlações são apresentadas nas linhas em pontilhado.

Figura 30 - Mapeamento de Competências de Julio (Fundador)

Fonte: O autor (2014).

As competências “controlar/controlar tarefas/supervisionar subordinados” e “manter a organização operando sem problemas” são as de maior destaque atualmente. O fundador se afastou do seu cargo operacional na área de vendas e buscou agir de maneira a organizar os gerentes.

Júlio está sempre voltado para o monitoramento das atividades da empresa. O gestor cuida da administração geral e do financeiro da empresa. Na administração geral, Júlio mantém o controle das atividades dos gestores e das suas contas. Todavia, ele exerce a função de acompanhar os processos de registro do início ao fim. O fundador afirmou que:

O trabalho do registro de marcas e patentes é essencialmente realizar o registro e acompanhar ele por 10 anos. Durante 10 anos eu fico atento aos processos que possam interferir no domínio do meu cliente sobre uma marca ou tecnologia. Toda a semana eu reviso as marcas e patentes publicadas para ver se não existe nenhuma que possa interferir com um registro sob o controle da empresa (JULIO).

No discurso a competência de “controlar/controlar tarefas/supervisionar subordinados” aparece sob a forma de acompanhar o registro de marcas e patentes, gerenciar os gestores e a administração da empresa. Júlio exerce algumas funções operacionais mesmo no cargo de diretor da empresa. Relacionado ao registro de propriedade intelectual, ele não confia nos softwares para realizarem tal tarefa, ele lê semanalmente a Revista de Propriedade Intelectual (RPI), quando nota uma ocorrência ou notificação na revista, o gestor articula seu pessoal para notificar o cliente e acompanhar como o problema será resolvido. Nas ocorrências, o gestor exerce a competência de controle e supervisão, segundo ele nenhuma ocorrência do RPI tem a mesma solução, essa depende da postura do cliente, quais as possibilidades que a MeP pode oferecer e o posicionamento adotado.

Relacionada à competência “controlar/controlar tarefas/supervisionar subordinados”, a competência “manter a organização operando sem problemas” é exercitada ao lidar com os eventos provenientes do RPI, também ao articular os gestores e as áreas administrativas. Júlio lida com os problemas no setor financeiro, os processos administrativos que não saem conforme o esperado e administração geral da empresa. Ao contornar esses problemas, que afetam ou empresa ou um cliente, Julio exercita a competência de manter a empresa operando.

A competência de suporte “ser íntegro” está ligada ao grupo de competências de relacionamento. Segundo o fundador, a integridade em realizar suas tarefas e acompanhar os processos é que mantém sua rede de contatos e gerou confiança e confidencialidade com o passar do tempo. Hoje a empresa se tornou referência pelo trabalho que o gestor exerceu nos últimos 34 anos. Para ele, o negócio gira em torno da integridade em novos projetos e nos relacionamentos criados ao longo do tempo.

As competências “usar rede de contatos e relacionamento” e “usar confiança e confidencialidade” fazem parte do escopo que Julio utiliza para a continuidade do negócio. Segundo o fundador, são a rede de contatos e a confiabilidade que trazem novos processos de registro no INPI a serem administrados pela empresa. Essa competência é exercida ao lidar com clientes e parceiros estratégicos, e mantendo a confidencialidade em relação aos novos registros e problemas que são apresentados pelos parceiros de negócio.

As competências “interagir com os outros” e “negociar com os outros” fazem parte do processo gerenciamento dos clientes. Essas competências foram expostas sobre a maneira que Julio conduz reuniões e como o seu trabalho será feito. A empresa tem definidos quais são seus serviços e como eles ocorrem, também os preços por serviços e honorários são bem divididos. Segundo o fundador, é essencial que o cliente saiba o que está sendo feito, qual a

margem de sucesso da aprovação e o porquê dos valores. Caso o cliente discorde de valores, o fundador maneja a situação até chegar a um acordo, o gestor afirmou que saber negociar é essencial, pois cada cliente tem um estilo próprio de negociar, e o gestor têm de se adaptar para cada negociação.

Na entrevista ficou evidente a competência gerencial “devotar-se com crenças e valores”. O fundador tem uma convicção muito forte no negócio, as pessoas que escolheram trabalhar com ele foram treinadas para agirem de maneira ética e íntegra. A competência de ‘devotar-se com crenças e valores’ faz com que o gestor treine os subordinados a seguirem os valores do negócio.

Os valores instaurados por Júlio refletem-se nos três círculos da empresa familiar. Em relação ao patrimônio, os filhos compreendem a importância de trabalhar para a empresa e contribuir para o crescimento do patrimônio. Na família, os filhos devem se manter unidos e abertos a interagirem uns com os outros. E nos negócios, os gestores devem ser íntegros, manter as redes de relacionamento e a confiança dos clientes.

Essa competência reflete na competência de ‘liderar os subordinados’, segundo Júlio: Todos aqui dentro têm suas cargas de responsabilidade. Nossa empresa é pequena e quase metade do nosso pessoal faz parte da família. É importante que sejamos claros no que queremos... Eu sempre que posso faço reuniões com o staff para discutir sobre a nossa agenda. Agora que instauramos um conselho as responsabilidades ficaram claras, e eu tenho melhor controle sobre as ações das gerencias (JULIO).

A instauração do conselho administrativo para Júlio foi um desafio. Primeiro ele iniciou um processo de descentralização de tarefas, que se mantém ainda hoje. Contudo, o fundador começou a avaliar melhor as estratégias e olhar para seus concorrentes. Também, o gestor passou a ser um facilitador para os gerentes, ele dedica o tempo a ajudar nos processos e casos que os gestores estão enfrentando.

Além de melhorar sua performance em relação à liderança com a implementação do conselho administrativo, Julio tem demonstrado duas competências estratégicas significativas. A primeira é “definir e avaliar posições”, essa competência tem permitido para Júlio monitorar e coordenar o negócio. A segunda “usar táticas/avaliar e conectar tarefas do dia-a- dia e de curto prazo com delimitações de longo prazo” é demonstrada com o pensamento que o gestor tem feito para o futuro da empresa, e com o alinhamento das atividades dos três gestores.

A competência que mostrou o papel de facilitador do gestor é “apoiar esforços”. Como apresentado anteriormente, o gestor tem um forte comprometimento com crenças e valores. Júlio além de gerir a empresa dedica boa parte do tempo ensinando os filhos sobre o negócio e a importância de manter a família unida. Em entrevista, o fundador não poupou palavras em expressar como dedica seu tempo a ajudar os gestores a atingirem seus objetivos e desenvolverem bons processos.

As competências de Júlio demonstraram que atualmente ele é mais voltado para o ambiente interno da empresa e para o desenvolvimento dos gestores. Nota-se que Julio é uma peça-chave na empresa nas competências de relacionamento e controle. Todavia, lentamente ele esta desenvolvendo competências estratégicas e caminhando para que os gerentes assumam suas atividades.