• Nenhum resultado encontrado

6.2 O CASO DA EMPRESA ENSINO SUPERIOR

6.2.3.2 As Competências do Sucessor Douglas

As atividades de Douglas no negócio são: administrar as finanças da empresa, administrar os sistemas de TI, realizar táticas e operações de acordo com estratégica e alocar recursos para contratos de ensino e consultoria. O sucessor tem os papéis gerenciais de monitor, administrando o desempenho e processos coletivos; e de coordenador, planejando o trabalho operacional. As competências do sucessor estão expostas no Quadro a seguir.

Quadro 43 - Competências Relacionadas ao Negócio – Douglas

Grupo de Competências Competências

1 Estratégicas Orçar a estratégia/Determinar ações estratégicas ponderando custos e benefícios. 2 Estratégicas Definir táticas/ avaliar e conectar tarefas do dia a dia e de curto prazo no contexto de delimitação de longo prazo. 3 Planejamento e Organização Planejar as operações do negócio

4 Estratégicas Usar escopos e capacidades

5 Planejamento e Organização Planejar a organização de diferentes recursos/organizar pessoas.

6 Relacionamento Comunicar-se de maneira efetiva.

7 Estratégicas Controlar os resultados estratégicos/Monitorar progressos para objetivos estratégicos. 8 Estratégicas Definir e avaliar posições/Priorizar trabalho em alinhamento com objetivos estratégicos. 9 Planejamento e Organização Manter a organização operando sem problemas.

10 Suporte Adaptar-se/Aplicar habilidades e conhecimentos novos nas atuais práticas de trabalho. 11 Conceituais Aplicar ideias, questões, observações para contextos alternativos.

12 Conceituais Inovar/Explorar novas ideias

Fonte: O autor (2014).

Na lista de competências de Douglas, apesar de o sucessor ocupar o cargo de diretor operacional, apresentam-se maiores competências estratégicas; porém, essas estão alinhadas com as competências de planejamento e organização. Na Figura 27, estão representadas as competências gerenciais mais relevantes conforme a análise da entrevista de fundador. Na Figura, estão representados os grupos pelas circunferências, as competências pelos Quadros. As correlações são apresentadas nas linhas em pontilhado.

Figura 27 - Mapeamento de Competências de Douglas (Sucessor)

Fonte: O autor (2014).

Como parte da função de diretor operacional da ES, Douglas realiza as operações financeiras da empresa. Ele realiza os orçamentos das estratégias conforme são repassados os objetivos por Elias. Douglas não determina as ações estratégicas, mas define as táticas e as conecta com as operações do dia a dia do negócio. Esse evento apresenta as competências “orçar a estratégia/determinar ações estratégicas [...]” e “definir táticas/avaliar e conectar tarefas do dia-a-dia de curto prazo [...]”.

As competências “orçar estratégias” e “definir táticas” são centrais para determinar as operações do negócio. Essa competência define como serão planejadas as operações do negócio, ponderando as capacidades da empresa e planejando as organizações de recursos. É explicitado no discurso de Douglas os eventos que ele vivencia no início do ano quando é realizado o planejamento da empresa e seu dia a dia, o sucessor disse:

Eu planejo o ano financeiro com as diretrizes que o Elias me passa. Com a aprovação do orçamento e a definição das estratégias inicio o processo de arranjo dos funcionários, das finanças e dos sistemas de informação. Alguns processos são delegados pelo Elias e cabe a mim monitorar o andamento deles (DOUGLAS). No discurso de Douglas são observadas as competências “planejar as operações do negócio”, “usar escopos e capacidades” e “organizar/planejar a organização de diferentes

recursos”. São essas três competências que desenvolvem a função de diretor operacional do sucessor.

Para que os processos se realizem, além do esforço individual, o diretor dá importância à comunicação com os funcionários. Ele informou que deixa claro como quer que as operações aconteçam e quais são suas expectativas, não poupando discursos ou informação escrita. Porém, ele admite que apesar de informar aos funcionários de maneira precisa de como quer que funcione o negócio, ele tem dificuldade em escutar o que os funcionários têm a dizer sobre, ou é muito técnico nas suas informações, isso causa certa dificuldade no dia a dia.

A performance das operações, segundo Douglas, é assegurada pelo monitoramento dos resultados apresentados ao longo do ano, o alinhamento das atividades e das operações com as estratégias e evitando problemas na operação. Na entrevista o diretor revelou:

Como sou uma pessoa que sempre esteve presente na área de TI acompanho muito as operações por métricas. Mas também tenho minhas rondas nas áreas para ver se algum gerente precisa de ajuda, ou se algum funcionário não esta atendendo às expectativas (DOUGLAS).

No discurso a competência de “controlar os resultados/ monitorar progressos para objetivos estratégicos” aparece como o monitoramento das operações das empresas através das métricas que o sucessor acompanha pelo sistema. Também é no sistema que o sucessor avalia o posicionamento da empresa em relação aos objetivos planejados no início do ano, apresentando a competência “definir e avaliar posições/ priorizar trabalho em alinhamento com objetivos estratégicos”.

Essas duas competências regulam o trabalho de Douglas gerir a operação do negócio. Para o gestor, a organização não pode parar, nem ficar sem dinheiro em caixa. Se existem problemas e eles não são resolvidos o gestor recorre a um plano de ação ou contratação de consultorias. Assim é apresentada a competência “manter a organização operando sem problemas”.

As competências “adaptar-se/ aplicar habilidades e conhecimentos novos nas atuais práticas de trabalho” e “aplicar idéias, questões, observações para contextos alternativos” são conectadas pelas competências “manter a organização operando sem problemas” e “priorizar trabalho em alinhamento com objetivos estratégicos”.

Douglas vê os problemas nos processos e nas suas atividades como oportunidades de melhorar a organização. Como relatado anteriormente, o gestor não hesita em reavaliar os

processos ou contratar consultorias. Quando um evento interfere nos procedimentos da empresa, ele busca compreender o contexto e aplicar um conhecimento para solucionar o problema.

Os problemas são tratados com diferentes alternativas. Caso uma ação não tenha êxito, o gestor busca, dentro ou fora da organização, novas ideias até que seja resolvida uma situação. Porém, se não existem problemas ou eventos interferindo na empresa, o sucessor procura otimizar os processos, apresentando a competência “inovar/explorar novas idéias”.

Avaliando as competências gerenciais de Douglas, é possível notar que as competências estratégicas são regradoras das competências de planejamento e organização. O sucessor executa competências necessárias ao cargo de diretor operacional em correlação com objetivos estratégicos.

Os esforços de gerir a organização são voltados para o ambiente interno da ES. O gestor é voltado ao ambiente interno da empresa coordenando atividades, monitorando os resultados e as finanças. Também suas competências são relacionadas à aplicação de idéias e à inovação da organização.

6.2.4 O Momento do Processo Sucessório na Perspectiva de Competências