• Nenhum resultado encontrado

6.3 O CASO DA EMPRESA MARCAS E PATENTES

6.3.3.2 As Competências do Sucessor Denis

As atividades de Denis dentro da MeP são: gerir o setor jurídico, controlar processos que correm na justiça, gerenciar advogados parceiros, gerenciar processos jurídicos de outros gestores. Também é responsável por atender aos clientes, captar novos clientes e elaborar peças de registro de propriedade intelectual. O sucessor apresentou os papéis gerenciais de produtor, desenvolvendo um ambiente de trabalho produtivo, e de diretor, ao desenvolver uma visão para a empresa. As competências de Denis estão expostas no Quadro a seguir.

Quadro 50 - Competências Relacionadas ao Negócio – Denis

Grupo de Competências Competências

1 Relacionamento Usar rede de contatos e relacionamento

2 Relacionamento Usar confiança e confidencialidade

3 Suporte Ser íntegro.

4 Relacionamento Interagir com os outros

5 Relacionamento Negociar com os outros

6 Comprometimento Comprometer-se com a equipe de trabalho. 7 Planejamento e Organização Manter a organização operando sem problemas.

8 Conceituais Ver de diferentes ângulos/Olhar diferentes problemas de novas maneiras. 9 Oportunidade Perceber necessidades não atendidas aos clientes

10 Estratégicas Visão/Determinar questões de longo prazo, problemas ou oportunidades. 11 Conceituais Integrar ideias, questões observações em contextos gerais. 12 Estratégicas Comprometer-se com objetivos de longo prazo.

As competências de Denis são voltadas tanto para o ambiente interno quanto para o ambiente externo da empresa. O sucessor é responsável pela jurídica da empresa, todos os problemas relacionados a processos que ocorrem na justiça estão sobre sua responsabilidade. Também gere sua carteira de clientes. O sucessor relatou:

Basicamente, minha atividade dentro da empresa é captar clientes e administra a área jurídica. Assim como meu irmão, tenho minha carteira de clientes que devo manter contato constante. Em relação à área jurídica sou responsável por todos os processos que correm no tribunal, incluindo dos clientes dos outros gestores (DENIS).

Com a implementação do conselho administrativo dedico parte do meu dia à planejar o futuro da empresa. Tenho aprendido sobre gestão e liderança, durante a semana tenho me comprometido à posicionar a empresa no mercado, procurar oportunidades e mudar a gestão antiga (DENIS).

Destacam-se os grupos de competências relacionamento e estratégia. O sucessor tem comprometimento com sua carteira de clientes e planeja o futuro da empresa. Na Figura 31, estão representadas as competências gerenciais mais relevantes conforme a análise da entrevista de fundador. Nela estão representados os grupos pelas circunferências, as competências pelos Quadros. As correlações são apresentadas nas linhas em pontilhado.

Figura 31 - Mapeamento de Competências de Denis (Sucessor)

Denis está em um cargo que envolve o gerenciamento de carteira de clientes e fechamento de contratos. Entre as competências de relacionamento destacam-se as competências “usar rede de contatos e relacionamentos” e “usar confiança e confiabilidade”, são mais expressivas. Essas competências são fundamentais para adquirir novos clientes ou processos.

A competência de suporte “ser íntegro” é que rege o grupo de relacionamento. Na entrevista, o sucessor deixou clara a importância de ser ético com um cliente. No discurso de Denis é apresentando o evento que demonstra a capacidade de efetuar as competências de relacionamento e a competência “ser íntegro”. Segundo Denis:

Nosso pai adquiriu diversas contas com o passar do tempo. Julio sempre priorizou um trabalho ético e sério, para ele é mais importante um cliente que tenha confiança na empresa do que iludir o cliente [...] Antigamente o Julio tinha a carteira dele, mas ele dividiu as carteiras entre mim e o Rodrigo. Hoje eu me relaciono mais com os clientes, busco novas prospecções, recebo clientes por indicação [...] O Julio sempre foi muito enfático em relação à ética no trabalho. Quando vamos conversar com um cliente nós agimos de forma transparente e nunca iludimos um cliente ou damos falsas esperanças sobre o registro de uma tecnologia, essa é nossa diferenciação da concorrência (DENIS).

Em relação às competências “interagir com os outros” e “negociar com os outros” fazem parte da capacidade do gestor expor o serviço da MeP. Como apresentado no discurso de Denis, o cliente é tratado de forma transparente, para ele, o cliente não pode ser iludido em relação a um serviço. Pelo que foi exposto, o fundador não deseja que o cliente entenda o risco de não ter uma marca ou patente não registrada. A negociação deve deixar claro para o cliente o valor que um registro tem para a empresa.

As competências “comprometer-se com a equipe de trabalho” e “manter a organização operando sem problemas” é exercida por Denis assumindo a responsabilidade sobre a área jurídica e dando apoio aos outros gestores.

O comprometimento com a equipe tem ligação com a competência “manter a organização operando sem problemas”. A competência é exercida, segundo Denis, da seguinte maneira:

É preciso que um processo administrativo de registro de marca e patente seja efetivado. Quando um contrato é fechado, nós temos um prazo para realizar o depósito, esse prazo depende apenas de nós. Depois temos os prazos da agência reguladora de registros, e cabe a nós monitorarmos e mantermos os clientes informados (DENIS).

Um processo administrativo pode trancar por um problema de lei. Se um gestor me pede ajuda, eu tenho que intervir. Não é comum um processo trancar ou ocorrer algum problema. Mas é minha responsabilidade intervir (DENIS).

Nesse discurso, é destacada a forma que a competência “manter a organização operando sem problemas” existe em eventos dentro das atividades dos gestores. A competência não é um processo, mas uma reação a problemas que ocorrem no decorrer dos processos.

A competência do gestor “ver de diferentes ângulos/olhar diferentes problemas de novas maneiras” relaciona-se com a competência “manter a operação operando sem problemas”. Os eventos enfrentados pelo gestor necessitam que ele observe como um problema está afetando o processo de registro, o cliente ou dentro da empresa.

Ao exercer a competência de olhar os problemas de novas maneiras, o gestor percebe diferentes necessidades no cliente. Incluindo serviços que não foram prestados pelos concorrentes ou mesmo pela organização. Denis afirmou que:

Somos competentes no que fazemos; todavia, existem ainda necessidades que não são atendidas nos clientes... Eu devo resolver por mês dois problemas diferentes que não eram comuns. O mercado está mudando e nós estamos em destaque devido ao bom trabalho, podemos expandir nossa área jurídica e ampliar o escopo de serviços (DENIS).

Nesse relato Denis expõe a competência “perceber necessidades não atendidas aos clientes”. Essa competência ajuda a constituir a visão que ele tem para o futuro da empresa. Essa mesma visão é exposta nos conselho de família e na implementação do planejamento estratégico que a empresa tem feito.

As competências “perceber necessidades não atendidas aos clientes”, “visão/determinar questões de longo prazo, problemas ou oportunidades” e “integrar ideias, questões, observações em contextos gerais” expõem Denis como um futuro líder para a empresa. Essas competências exercidas nas implementações que o sucessor tem feito no último ano da empresa deixam clara sua motivação para o futuro.

Denis se demonstrou determinado a dirigir a empresa para novos rumos. O sucessor também apresentou a competência “comprometer-se com objetivos de longo prazo”. Nas competências de oportunidade, conceituais e estratégicas, ficou claro que Denis tem um comprometimento forte com a empresa e com os objetivos que estão sendo feitos no planejamento estratégico.

6.3.4 Comparação de Competências

A relação de competências é apresentada abaixo.