• Nenhum resultado encontrado

6.1 O CASO DA EMPRESA CONSULTORIA IMOBILIÁRIA

6.1.4 Comparação de Competências

A relação de competências estão apresentadas abaixo.

6.1.4.1 As Competências Relacionadas ao Negócio

As competências do fundador e da sucessora são relacionadas no Quadro abaixo. No Quadro, a enumeração de competências gerenciais do fundador está do número 1 ao 12, nas competências da sucessora a enumeração esta relacionada à enumeração das competências do fundador. As competências estão apresentadas na mesma ordem que a análise anterior.

Quadro 37 - Quadro Comparativo de Competências Relacionadas ao Negócio

Leandro (Fundador) Janaína (Sucessora)

Competências Grupo de Competências Competências Grupo de Competências

1 Relacionamento Usar as redes de contatos e relacionamentos. Estratégicas

Definir e avaliar posições / Priorizar trabalho em alinhamento com objetivos

estratégicos. 2 Relacionamento confidencialidade. Usar confiança e Planejamento e Organização Planejar as operações do negócio 3 Relacionamento Negociar com os outros. Planejamento e Organização

Planejar a organização de diferentes recursos /Organizar

recursos/Organizar pessoas 4 Relacionamento Construir consenso. Planejamento e Organização Manter a organização operando sem problemas 5 Relacionamento

Interagir com outros/Entender o que outros querem dizer com

suas palavras e ações.

12 Planejamento e Organização Controlar tarefas /Supervisionar subordinados. 6 Oportunidade Identificar bens e serviços que os clientes desejam. Relacionamento Expor-se de maneira positiva 7 Oportunidade Avaliar oportunidades de negócio de qualidade. Oportunidade Perceber oportunidades não atendidas aos clientes 8 Oportunidade

Procurar bens e serviços que providenciem reais benefícios aos

consumidores.

8 Oportunidade

Procurar por bens e serviços que providenciem reais benefícios

ao consumidor 9 Estratégicas Determinar questões de longo prazo, problemas ou

oportunidades.

Relacionamento Construir e manter rede de contatos e relacionamento 10 Conceituais Pensar intuitivamente. Planejamento e Organização Motivar pessoas

11 Suporte Aprender proativamente. Conceituais

Integrar ideias, questões observações em contextos

gerais. 12 Planejamento e Organização Controlar tarefas/Supervisionar subordinados. Estratégicas

Orçar a estratégia / Determinar ações estratégicas ponderando

custos e benefícios Fonte: O autor (2014).

Ao comparar as competências de Leandro e Janaína, notam-se as principais diferenças nos grupos de competências. Leandro possui significantes realizações no grupo de competências de relacionamento e oportunidade, as competências são continuamente exercidas nas atividades da empresa, trazendo novos clientes e oportunidades ao negócio. Por outro lado, Janaína apresenta maior repertório nas competências de planejamento e organização, pois seu dia consiste em avaliar as posições dos negócios já presentes na empresa e manter os processos internos em constante funcionamento, lidando com eventos inesperados nos processos.

O fundador possui um repertório de competências voltadas para o ambiente externo do negócio. Leandro, além de exercer o cargo de dirigente, é responsável por maior parte dos negócios realizados pela CI. Ele dedica parte do seu tempo em busca de oportunidades e soluções para os clientes. Todavia, nota-se a ausência de competências voltadas para o planejamento e organização do ambiente interno da empresa.

Nota-se no fundador um aglomerado de competências no grupo de relacionamentos, o fundador tem uma rede de contatos estruturada e desenvolvida, principalmente em relação aos clientes, essas competências em conjunto com o grupo de competências de Oportunidade trazem a maior parte do faturamento do negócio e da propriedade. Atenta-se à diferença nas competências de relacionamento, Janaína está desenvolvendo as competências do grupo de relacionamento.

A sucessora possui um repertório de competências voltado ao ambiente interno da empresa. As competências “definir e avaliar posições/priorizar trabalho em alinhamento com objetivos estratégicos” e “planejar as operações do negócio” apresentaram-se como as duas mais relevantes. Janaína dedica seu tempo a administrar a carteira de clientes das áreas das quais é responsável; também responsabiliza-se por profissionalizar o negócio.

Destaca-se, em Janaína, a competência estratégica “definir e avaliar posições/priorizar trabalho em alinhamento com objetivos estratégicos”. Essa competência determina o exercício das competências do grupo de Planejamento e Organização. A sucessora alinha as atividades das suas áreas conforme o planejamento da empresa e as demandas do negócio. Essa competência implica outras competências para administrar e controlar as operações do negócio. Todavia, o fundador não demonstrou essa competência estratégica.

As duas competências que convergem entre os gestores é “procurar bens e serviços que providenciem reais benefícios aos consumidores” e “controlar tarefas/supervisionar

subordinados”. A competência “procurar bens e serviços que providenciem reais benefícios aos consumidores” é exercida em condições distintas, Leandro procura bens e serviços no mercado para disponibilizar aos clientes da área de corretagem, o fundador tem uma postura proativa; ele busca antecipar as necessidades dos clientes. Janaína busca atender às necessidades não atendidas dos clientes que fazem parte das áreas que a sucessora é responsável, os clientes normalmente a procuram para relatar seus problemas e necessidades. Ela tem uma postura reativa às necessidades dos clientes.

A competência “controlar tarefas/supervisionar subordinados” é realizada em diferentes níveis da organização, Leandro, administra toda a empresa, incluindo Janaína. A sucessora administra as áreas de locação de imóveis e administração de condomínios, ela tem maior autonomia sobre os funcionários que pertencem a essas duas áreas. No Quadro abaixo, destacam-se competências gerenciais relevantes para a continuidade do negócio:

Quadro 38 - Competências a Serem Desenvolvidas para a Sucessão do Negócio

Grupo de Competências Competências

Relacionamento Usar as redes de contatos e relacionamentos.

Relacionamento Negociar com os outros.

Relacionamento Interagir com outros/Entender o que outros querem dizer com suas palavras e ações. Oportunidade Identificar bens e serviços que os clientes desejam.

Oportunidade Avaliar oportunidades de negócio de qualidade.

Oportunidade Procurar bens e serviços que providenciem reais benefícios aos consumidores. Estratégicas Determinar questões de longo prazo, problemas ou oportunidades.

Fonte: O autor (2014).

O fundador demonstrou que as competências dos grupos de relacionamento e oportunidade trazem novos negócios e clientes para a CI. Constatou-se, na comparação e análise de Janaína, a ausência de um repertório de competências voltadas para o ambiente externo. Nota-se que a sucessora tem capacidades para exercer as competências que se demonstraram relevantes; todavia, ela tem dificuldade em vivenciar os eventos para desenvolver as competências. Em entrevista, ela relatou que o fundador traz muitos clientes, sua principal preocupação é em administrar as carteiras de clientes e o ambiente interno.

6.1.4.2 As Competências Relacionadas à Propriedade

Em relação às expectativas de competências de Leandro para com a sucessora, o fundador, indagou:

Nós não conversamos muito sobre o assunto pois ela é minha única herdeira... Minha única sugestão é que ao casar ela realize um pacto pré-nupcial e uma separação total de bens, pois, se não esclarecido no papel, o casamento pode se tornar uma sociedade indesejada (LEANDRO).

Leandro também demonstrou expectativa da sucessora em realizar-se profissionalmente através do crescimento do patrimônio e sucesso dos negócios. As expectativas de Leandro em relação à propriedade, e as capacidades apresentadas por Janaína são apresentadas no Quadro abaixo.

Quadro 39 - Comparação entre Expectativas e Capacidades de Exercer as Competências Relacionadas à Propriedade

Leandro (Fundador) Janaína (Sucessora)

Grupo de

Competências Expectativas

Grupo de

Competências Capacidades

Política Societária Administrar e atualizar o acordo societário conforme o processo de pulverização e transações acionárias.

- -

Aconselhamento Atuar de maneira a agregar valor ao patrimônio Aconselhamento Atuar de maneira a agregar valor ao patrimônio Fonte: O autor (2014).

A competência “administrar e atualizar o acordo societário conforme o processo de pulverização acionária” foi interpretado pelo pesquisador como expectativa de Leandro em relação ao matrimônio de Janaína. Todavia, na entrevista da sucessora, ela não demonstrou conhecimento, habilidade e atitude para lidar com uma sociedade através do matrimônio.

A competência “atuar de maneira a agregar valor ao patrimônio” foi demonstrada pela sucessora na entrevista. Na identificação de competências em relação ao negócio e à propriedade, Janaína demonstrou capacidades em manter o negócio familiar e comprometimento para a continuidade.

6.1.4.3 As Competências Relacionadas à Família

Nas competências relacionadas à família, Leandro não demonstrou nenhuma expectativa. Contudo, Janaína demonstrou-se apta a exercer a competência “discernir as finanças pessoais das empresas”. As expectativas de Leandro em relação à família e as capacidades apresentadas por Janaína são apresentadas no Quadro abaixo.

Quadro 40 - Comparação entre Expectativas e Capacidades de Exercer as Competências Relacionadas à Família

Leandro (Fundador) Janaína (Sucessor)

Expectativas Capacidades

- Discernir as finanças pessoais das empresariais Fonte: O autor (2014).

Na entrevista da sucessora, ela deixou claro que:

Uma das coisas que tenho para quando tiver uma família é a relação entre negócios e família. Não desejo passar necessidade; mas também sei que o negócio precisa de reinvestimento. Eu tenho em mente a minha necessidade financeira e a necessidade do caixa da empresa. Sei que não posso deixar faltar dinheiro em nenhum dos lados, caso contrário, posso passar necessidade[...] (JANAÍNA).

Através desse discurso, notou-se a capacidade de Janaína em administrar e discernir finanças pessoais das finanças do negócio. Também, demonstrou o desejo em conscientizar seus filhos na divisão de finanças do negócio e família.