• Nenhum resultado encontrado

AS CORES NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

No documento Anais completos (páginas 143-147)

Berenice Maffei

Prefeitura Municipal de Xanxerê CEMEI Sonho Encantado beremaffei@hotmail.com

Aparecida de Araujo Eurik

Prefeitura Municipal de Xanxerê CEMEI Sonho Encantado aparecidaeurik@outlook Eixo temático 3: Relato de experiências

1 INTRODUÇÃO

Segundo a Base Nacional Comum Curricular a educação infantil deve considerar como eixos norteadores as interações e brincadeiras assegurando os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se, conhecer-se, sendo organizado o currículo em campos de experiência. Um dos campos de experiência abordado na BNCC são traços, sons, cores e formas (BRASIL, 2017, p. 38) com base na BNCC nas diferentes manifestações das crianças optamos em desenvolver o projeto cores oportunizando experiências significativas e diversificadas. A forma como as crianças percebem o mundo tem uma relação direta com as cores. Ou seja, as cores despertam a atenção, a curiosidade o aprimoramento das capacidades motoras e cognitivas. Nesta perspectiva optou-se em elaborar um projeto conjunto sobre cores abrangendo as diferentes faixas etárias do CEMEI.

O projeto tomou como objetivo geral possibilitar experiências com as cores promovendo a participação das crianças em tempos, espaços, produção, expressões e linguagem diversificadas favorecendo o desenvolvimento e aprendizagem. Decorrente deste objetivo, estabeleceu-se como objetivos específicos: (1) utilizar diversos materiais para ampliar suas possibilidades de conhecimento sobre as cores; (2) produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção; (3) desenvolver momentos de exploração trabalhando em equipe e individual; (4) reconhecer as cores e perceber as diferenças; (5) utilizar-se de diferentes estratégias para o conhecimento das cores (brinquedos, brincadeiras, cantigas, histórias e passeio).

2 O DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

O projeto foi desenvolvido no CEMEI Sonho Encantado com as turmas de berçários I, II, maternal 1 A e B e maternal II, nas faixas etárias de 4 meses a 3 anos 11 meses da rede municipal de ensino. O trabalho educativo com as crianças é pautado nas diretrizes curriculares para Educação

144 VI Congresso Regional de Docência e Educação Básica | Anais Eletrônicos Eixo 3 - Relato de experiências

Infantil como eixo norteador interações e brincadeiras, contemplado na BNCC que aborda os campos de experiência dos quais são definidos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento relacionados aos saberes e experiências das crianças.

Os campos de experiências na BNCC são organizados: • O eu, outro e o nós;

• Corpo gesto e movimento; • Traços, sons, cores e formas;

• Escuta, fala pensamento e imaginação;

• Espaço, tempos, quantidades, relações e transformações.

O projeto Cores no desenvolvimento infantil está pautado nos campos de experiência descritos, porém abrange de forma significativa o campo traços, sons, cores e forma em consonância com o livro Cadê? Achou! Aline Pinto.

Pensar em uma metodologia adequada a faixa etária das crianças e que possibilite o desenvolvimento das crianças em seus diversos aspectos incluindo os cognitivos, motor, afetivo e social requer planejamento e o pensar sobre uma lógica que envolve o cuidar e o educar.

Assim de acordo com Picollo e Moreira (2012, p. 41): “[...] a aprendizagem acontece por meio de uma interação social somada às oportunidades de experiências significativas que o indivíduo vivencia.”

Além disso, enquanto rede municipal de ensino se faz necessário pensar também coletivamente. Neste caso o projeto foi desenvolvido levando em consideração o planejamento semestral realizado com os professores da rede no início do ano letivo. Sua execução efetivou-se em maio do corrente ano de forma que cada professor elaborou o plano de aula com metodologias e habilidades a serem desenvolvidas correspondentes à faixa etária da turma. As cores estão presentes em tudo o que nos cerca. São elas um dos conceitos básicos e pré-requisitos, os quais a criança precisa para desenvolver. Além disso, a cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos. O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança para aprimoramento da capacidade motora, cognitiva, raciocínio, fala audição entre outras funções. Na idealização do projeto objetivamos o desenvolvimento das habilidades através do conhecimento das cores, com o uso de materiais concretos e a interação com o meio em que convive. Dessa forma, além das cores (foco do projeto) outros conhecimentos serão abordados.

Neste caso, de acordo com Salles e Faria (2012, p. 37):

é importante ter claro que são as opções metodológicas daqueles que atuam na me- diação das relações das crianças com o mundo e com seus pares da mesma idade, ou com pessoas de diferentes idades, que irão contribuir para que elas aprendam manei- ras de ser, estar, fazer, conviver e reconhecer.

No que se referem às práticas educativas do cotidiano do CEMEI as atividades foram pensadas a partir dos direitos de aprendizagem das crianças, levando-se em consideração a rotina, o espaço físico, as necessidades de cada uma e o engajamento enquanto equipe.

Ao finalizar o projeto constatamos o desenvolvimento das habilidades das crianças a partir das interações com as próprias crianças, com brinquedos, materiais e a constante mediação dos professores. As experiências propostas foram efetivadas por meio de atividades de pintura, colagem, contato com materiais diversos, músicas e gestos, possibilitando a interação e a experimentação com as cores, formas e tamanhos.

Interagir com cores primárias para identificar, nomear, selecionar objetos, classificando cores, desenvolver o raciocínio lógico, expressão oral, coordenação motora, percepção motora, percepção auditiva e visual das crianças.

Na educação infantil, brinquedos, jogos e brincadeiras são ferramentas pedagógicas, além dessas ferramentas foi possível mostrar objetos coloridos de modo geral fazendo relações e comparações.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O projeto: Cores no desenvolvimento infantil aconteceu por meio de experiências significativas elaboradas a partir da necessidade de proporcionar para as crianças momentos de conhecer, explorar, manipular, vivenciar as cores. Ao concluir o projeto foi possível observar que se efetivou a intenção de contribuir no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas, interpessoais, intelectuais, afetivas e sociais. A partir do desenvolvimento de cada atividade e brincadeiras e na experiência proposta foi possível perceber o crescimento individual de cada criança a respeito das cores no universo infantil.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017.

PICOLLO, V.; MOREIRA W. Corpo em Movimento na Educação Infantil. 1. ed. São Paulo: Telos, 2012. PINTO, A. Cadê? Achou! Ministério da Educação. 1. ed. Curitiba: Positivo, 2018.

CINEMÁTICA EM LABORATÓRIO. AUSUBEL E ABORDAGEM

No documento Anais completos (páginas 143-147)

Outline

Documentos relacionados