• Nenhum resultado encontrado

3 O SISTEMA VOCÁLICO E CONSONANTAL NO FAC-SÍMILE DE

3.10 A Ortografia das Consoantes

3.10.1 As Letras C e Ç

Os contextos em que ocorre a letra C partem de algumas regras das gramáticas e tratados dos autores citados. Oliveira (1536, p. 9) descreve esta letra da seguinte forma:

32 Um som produzido com a corrente de ar egressiva se dirige para fora dos pulmões e é expelido por

meio de pressão exercida pelos músculos do diafragma. Todos os segmentos consonantais do português são produzidos com a corrente de ar egressiva. (SILVA, 2003, p.27).

C pronuncia-se dobrando a língua sobre os dentes queixais, fazendo um certo lombo no meio dela diante do papo, quase chegando com esse lombo da língua ao céu da boca e impedindo o espírito,o qual por força faça apartar a língua e faces e quebre nos beiços com ímpeto.

Para Vera (1631, p. 6-7) esta letra:

Ç é mui diferente de C, assim no nome, como na figura: e como tais tem duas pronunciações diversas: porque com uma dizemos, caca, e com outra caça: barca, que navega; e barça, vaso de palha acude, verbo; açude de moinho; e assim calco; e calço; moca e moça; cappa; e çappa. E por ter esta clareza me admiro não estar posta em nosso alfabeto na forma, que agora ordenei. Porque no trocar uma letra por outra, não somente troca o soído, mas ainda altera o sentido nas dicções, que tem diferente significação. Pelo que digo que esta letra ç, é das que chamamos mudas: e tem por excelência não acabar nela dicção alguma, nem ser ferida de alguma outra letra; antes fere, e toca todas as vogais com aquela brandura, que esta letra de si tem: como se vê nesses exemplos: açucena, cifra, maçãa, poço, buço: sua pronunciação se faz tocando brandamente com a língua no céu da boca, e alto dos dentes; bem diferente do que quando pronunciamos a letra C, que a modo do pronunciar do, K, Grego (em cujo lugar há de ficar) sai do interior da língua, lançando a respiração com a boca mais ao alto.

Na gramática de Feijó (1734, p. 43-44), o autor a respeito da letra C diz:

A letra C humas vezes soa na pronunciação com C, v.g. – Ce, Ci: e outra soa como Q, v.g. Ca, Co. quando soa como C, pronunciase com a extremidade anterior da língua tocando nos dentes quasi fechado, em quanto sahe o seu som, que He brando, e suave; como se percebe nestas palavras Cêa, Cear, Cinco, Cinza e quando soa como Q, pronunciase applicando o meyo da língua quase junto ao paladar com os beiços abertos v.g. Cabello, Ceco.

O Cantes do A, O, U, escrito so como aqui se figura, sempre soa quase como Q ou como K dos gregos, v.g. Caco, Coco, cuco. Mas escrito com hum aplica por baixo, saindo da extremidade inferior do C como huma virgula, sempre soa como C antes de A, O, U: v.g. Faça, Faço, Açucar . Antes das vogais E, I nunca necessita de plica; porque nunca póde soar senaõ como C v.g. Cem, Cento, Cincoente, cinco [...].

Em Gonçalves Viana (1892, p. 10):

Escrevem-se com Ç,(e, i), inicial as silabas em que a sibilante é dental dura, e só é supra-alveolar nas partes do país onde não há outra sibilante dura inicial: peço, ciéncia , concelho, poço, doçura, preço, çapato, çarça, cárcere, etc. Determinação histórica e comparação.

Silva Neto (1979, p. 202-203) na sua gramática traça um paralelo entre a letra C e G:

É dos mais importantes o tratamento de c e g antes de e e i [...]Antes de a, o, u, manteve-se o c. Mas é preciso levar em conta alguns casos em que o “ vocábulo fonético” dava um resultado que o c –, tornando-se medieval intervocálico, se sonorizava; por exemplo: calatus> galatus, camella > gamela, collc >gola.

Cagliari (2004, p. 128) não muito diferente dos autores supracitados descreve a letra C: “A letra Ç nunca ocorre em início de palavras, nem em final de palavras [...]. A letra C ocorre somente diante de A, O, U e nunca diante de E ou I. Por exemplo: açúcar, aço, maçã”.

O especialista no assunto mostra ainda que:

A letra Ç surgiu na Península Ibérica no inicio da escrita das línguas neolatinas para representar o mesmo som que os antigos ingleses representavam pela letra thorn e wynn. A forma gráfica mais antiga do Ç era formada por um C com um pequeno z subscrito. (CAGLIARI, 1999, p. 178).

Na obra do autor, denominada Aspectos Teóricos lingüísticos da Ortografia, Cagliari faz uma observação sobre a letra C mostrando que o diacrítico cedilha, colocado nesta letra não deveria estar fora do alfabeto, aparecendo apenas em grafia de palavras no Vocabulário Ortográfico. Segundo o especialista, não se pode dizer que a cedilha seja hoje um diacrítico desta letra, como foi na origem da letra C. O Ç foi uma letra que se originou da modificação de C a partir do acréscimo da cedilha, resultando o Ç. (CAGLIARI, 2004, p. 98).

A realização da letra C é transcrita foneticamente em  e  o som  ocorre diante de ‘a’, ‘o’ e ‘u’, em início de sílaba, antes de ‘l’ e ‘r’ nos encontros consonantais, e o som  diante de ‘e’, e de ‘i’. Apresentam-se a seguir as letras C e Ç nos corpora Harpas de Ouro, Documentos da Guerra e nos jornais, a partir de seus usos.

3.10.1.1 Letra C representando o som de  diante de ‘a’, ‘o’, ‘u’ Harpa de Ouro

coração, corcel, combates, contagião, cortezã, tragico, branco, manco, flanco, Corcovado,incanta, carro, calvários, relicario electrica, candentes, curvar-se, século, fáculas, entaculas,culpa...

Documentos da Guerra da Balaiada

publico, constituição, consta, cerco, casados, commandante, Caxias, Itapicurú, capitão, calmar, attacal-a, caber, caracter, causar, casados, ficando, consecuençias, execução, Cunha, desculpa, cujas,cumprir, Marculino...

Jornais

caracteristico, capitulo, cânticos, hebraica, cantavão, casa, borrasca , encarnado, colecção, codigo, corrente, escolheo, authentico, correcção, encontrão, collarinhos, escorreigo, corpo, balanço, cujo, curiosodade, executiva, desculpa...

3.10.1.2 Letra C representando o som de s diante de ‘e’ e ‘i’ Harpa de Ouro

oceano, intelligencia, adormecida cívica, cinzas, ceos, açucenas, scentelhas, cysnes, acção, accende, cegueira, doce, resplendesceu, exércitos...

Documentos da Guerra da Balaiada

oitocentos, necessidade, vice, acerto, certeza, socego, terceiro, excepção, excepção, cidadãos, provincia, officiaes, negocio, citio, percizo, guarnecidos, participar, , província, cima, prudência, .desculpa, cíveis, pacificação, recebi, sciente....

Jornais

ancianídade, civilisação, céo, offerecem, mencionado, cadenciada, pronuncia, citado, commercial, gerencia, cabacinhas, Lyceu.Ceará...

3.10.1.3 Letra C diante de consoante representando o som  Harpa de Ouro

charidade cruz, character, sacrário, accompanhei-te, creu, creação, claro, crystal, crauacanga, creste, decretar, cresças, cruzadores, crepusclo, Cravado, cruenta, escripto, preclara, clarões, proclame, claridão, clarão...

Documentos da Guerra da Balaiada

criar-se, Croata, Secretário, escravos, sacrifiquemos, emcruhey, escriptos, criminozos, incluzos, Poclamação, concluirmos, declarado, aclamado, inclusa.

Jornais

descreve, escriptores, creação, caracteres, escriptura, criptos, critico, chistalizado, criado, respectivos, machinas...