• Nenhum resultado encontrado

68 Como, por exemplo, a publicação Eleição dos Órgãos das Autarquias Locais - 1 de outubro de 2017 Guia Prático do Processo Eleitoral. Disponível em:

<https://www.sg.mai.gov.pt/AdministracaoEleitoral/EleicoesReferendos/AutarquiasLocais/Documents/G UIA%20PRATICO%202017.pdf> [acesso a 6 de outubro de 2018].

Edital Atividade administrativa Atividade de investigação Outras atividades Atividade legislativa

171 Embora os editais possam cumprir diversas funções, o seu caráter legal, como se referiu, é transversal, dado que a sua produção visa o cumprimento da obrigatoriedade de tornar público, ou seja, é legalmente pré-estabelecido que determinadas informações têm de ser publicamente publicadas e o edital constitui o instrumento que cumpre essa função. Por outro lado, é regulado pelas disposições que regulam a produção de atos administra- tivos, sendo, por isso, um género também legislado neste âmbito. Essa influência das atividades legislativa e administrativa manifestam-se textualmente. No entanto, como re- tomaremos em 3.1.8., tanto os conteúdos como a sua organização variam consoante o objeto do edital e modelo utilizado.

Quadro 31: secções e conteúdos do edital (ED3, ED7) Secções/Conteúdo(s) ED3 ED7 P er it ex

to Identificação da entidade responsável Logótipo(s)

pela publicação do edital

Escola Superior de Comunicação Social Arganil Município Título Identificação do edital Edital Eleições Edital Taxas do IMI Co rpo do t ex to Corpo do edital

Identificação da(s) pessoa(s) que as- sume(m) a publicação do edital Tema, motivações e/ou determina-

ções do edital Membros do Conse- lho de Representantes 1. No âmbito do ar- tigo 10º do Procedi- mento (…) 5. A Comissão Elei-

toral será presidida (…)

Ricardo João Ba- rata Pereira Alves,

Presidente da Câ- mara Municipal de

Arganil: (…) fixar para apli- car no ano de 2017,

a seguinte Taxa do Imposto

Municipal sobre Imóveis (…) Para constar se pu-

blica o presente edital (…) P er it ex to Fecho Data e assinatura Lisboa, 3 de fevereiro de 2014 Presidente da Comis- são Eleitoral Carlos Nuno Paços do Municí- pio, 10 de novembro de 2016 O Presidente da Câmara Municipal Ricardo Pereira Al-

172 Tendo em conta que a publicação em edital consiste num procedimento legal- mente pré-determinado, para que a informação de que nele consta seja publicamente di- vulgada, as secções acima identificadas variam de acordo com o objeto do edital.

Neste sentido, como já se referiu, embora esteja associado às atividades legislativa e administrativa, o edital pode estar associado a múltiplas atividades e isso reflete-se nas suas características composicionais.

Comparando dois exemplares que constituem o corpus, de acordo com a ocorrên- cia de termos, verifica-se que os mais frequentes estão relacionados com os diferentes objetos dos dois editais.

Imagem 16: termos mais frequentes em ED1; extraída de Voyant Tools

173 Deste ponto de vista, o facto de o edital poder ser utilizado para fins específicos distintos, estando associado a diferentes atividades, manifesta-se nos termos que ocor- rem nos textos.

1.2. Relações hierárquicas

Nos pontos anteriores, para darmos conta do funcionamento social dos géneros, partimos da sua génese, seguindo-se o seu enquadramento atual nas atividades sociais em que são mobilizados. Observámos que os géneros têm funcionamentos sociais distintos e, embora tenham pelo menos uma atividade em comum, as atividades não influenciam os géneros de igual forma, manifestando-se nos textos de modo particular, consoante o género em que se inscrevem. A partir da análise efetuada, no que respeita à natureza da interação géneros atividades, podemos distinguir, por um lado, os géneros que se enqua- dram em sistemas de atividades com alguma variabilidade e, por outro, géneros que se enquadram em sistemas de atividades estáveis. Nos primeiros, incluímos o artigo cientí- fico, o póster científico, a chamada de trabalhos e o edital e, nos segundos, a bula de medicamento, o rótulo de embalagem de medicamento e o rótulo de embalagem de tabaco e o projeto de lei. Quanto aos géneros que se inserem em sistemas de atividades variáveis, vimos, por exemplo, que o artigo científico, o póster científico e a chamada de trabalhos, embora se enquadrem no âmbito da atividade académica e partilhem outras atividades, podem estar associados a múltiplos domínios científicos. Por outro lado, o género projeto de lei, embora este possa visar a legislação de matérias distintas, o seu funcionamento social é relativamente estável, ao contrário do edital, tendo em conta que os exemplares do género podem cumprir múltiplas finalidades. No entanto, estes dois últimos géneros são regulados por disposições legais, sendo, por isso, influenciados pela atividade legis- lativa.

No que respeita à bula, rótulo de embalagem de medicamento e rótulo de emba- lagem de tabaco, estes géneros estão sempre associados às mesmas atividades, sendo re- gulados por disposições legais, tal como o projeto de lei e edital, porém a atividade legis- lativa tem uma influência diferenciada. Enquanto no projeto de lei e edital as atividades

174 influenciam-se mutuamente, na bula de medicamento, rótulo de embalagem de medica- mento e no rótulo de embalagem de tabaco, todas as atividades estão subordinadas à ati- vidade legislativa. Deste ponto de vista, para além da estabilidade do sistema de ativida- des, no caso da bula de medicamento, do rótulo de embalagem de medicamento e do rótulo de embalagem de tabaco, existe um sistema hierárquico, no qual as atividades não estão ao mesmo nível, como se representa no esquema que se segue.