• Nenhum resultado encontrado

3.4 A CONSTITUIÇÃO DOS DADOS DA PESQUISA

3.4.2 Características da instituição pesquisada

O Colégio de Aplicação pertence à rede pública federal de ensino e foi fundado em 196154, “com o objetivo de servir de campo de estágio aos alunos dos cursos de Licenciatura e

lotado e Conselho Universitário (do qual participam o Reitor e representantes de todos os centros da universidade).

50 Como Sofia atuava no ensino médio e participou de menos de um terço das reuniões, uma vez que trabalhou na escola apenas em 2006, suas falas não aparecem nos recortes reproduzidos na análise, cujo foco recaiu sobre aspectos do currículo de LP de 5ª a 8ª série, mais especificamente.

51 Entretanto, as duas professoras substitutas (Roberta e Sofia) que atuavam em outras escolas trabalhavam com três a quatro séries/programas no total e um número de alunos superior a 250.

52 À exceção do 1º Ano de ensino médio, que possui 4 turmas.

53 O número de turmas e de alunos por turma é regulamentado pela Resolução nº 013/CEPE/92.

54 Conforme Portaria nº 673, de 17 de julho de 1961, da Diretoria do Ensino Secundário do Ministério da Educação (Fonte: Regimento Escolar do Colégio de Aplicação, 2007, p. 2).

Educação” da instituição de ensino superior a que está vinculado e também de campo de experiências pedagógicas.55

A escola localiza-se no campus universitário, em um bairro residencial próximo ao centro da cidade56, no qual fica situada a sede da instituição. Como o ingresso na escola é por sorteio público, os alunos que a frequentam residem em diversos bairros, não ficando restritos àquele no qual ela está localizada. O número total de alunos nas 36 turmas é de aproximadamente 900 alunos, e o número de professores é de 120, sendo 9 de LP. O funcionamento da escola ocorre nos turnos matutino e vespertino, atendendo todas as séries dos níveis de ensino fundamental e Médio57.

Em 2007, a Direção Geral do colégio apresentou à comunidade escolar, como fruto das discussões de 10 anos do Projeto Político-Pedagógico58, o Regimento Escolar e a Organização Didática do Colégio de Aplicação. Segundo consta na apresentação do documento, o Projeto Político-Pedagógico foi construído “democraticamente com a participação ativa de docentes, alunos, servidores e famílias”; assim, os documentos produzidos ao longo desse processo constituem-se como um retrato de um momento escolar e refletem “o pensamento institucional e sua concepção de homem, sociedade e mundo”.

De acordo com o Regimento Escolar, a filosofia norteadora da ação pedagógica do Colégio de Aplicação “tem sua origem e seu fim na prática social concreta. O contexto histórico-social no qual vivem docentes e educandos constitui o fundamento do trabalho” desta escola. Seu objetivo geral é “proporcionar a transmissão, produção e apropriação crítica do conhecimento com o fim de instrumentalizar a responsabilidade social e a afirmação histórica dos educandos”.

A estrutura organizacional pedagógica e administrativa do colégio, conforme o Regimento Escolar, é constituída de: Colegiado; Diretor Geral; Diretor de Ensino; Assessoria Pedagógica; Coordenadoria Administrativa; Supervisão Escolar; Orientação Educacional; Coordenadorias de Apoio ao ensino fundamental e Médio; Coordenadoria de Estágio; Coordenadoria de Pesquisa e Extensão; Coordenadoria de Comunicação, Divulgação e Eventos; Biblioteca; Secretaria Escolar; Corpo Docente; Corpo Discente; Serviço Técnico-

55 Fonte: Agenda Escolar/2005 do Colégio de Aplicação.

56 A cidade é a capital do estado e possui uma população em torno de 450 mil habitantes.

57 O ensino fundamental com duração de 9 anos foi criado através da Lei nº 11274/2006, incluindo crianças de 6 anos de idade. No ano de 2007, o Colégio de Aplicação implantou somente uma turma de 1º ano, tendo em vista a necessidade de discussão e reivindicação referente às condições na sua estrutura física, pedagógica e de recursos humanos (Fonte: Documento síntese do PPP, elaborado no segundo semestre de 2007 e disponível no site da escola).

Administrativo. As atribuições de cada função ou órgão estão definidas no Regimento Escolar do Colégio de Aplicação.

As discussões sobre questões pedagógicas e administrativas ocorrem nas seguintes instâncias discursivas institucionais de encontro59:

a. Reunião de disciplina – Essa reunião é um espaço de encontro instituído para todas as disciplinas da escola – não necessariamente concomitante para todas. Há um horário destinado a ela, correspondente a duas horas-aula, na grade semanal de todos os professores. Nos últimos 5 anos (2004-2008), a reunião de disciplina de LP tem ocorrido na segunda-feira pela manhã, das 10h60 às 12h, na sala de projetos dos professores de LP (sala 17, Bloco D). Essa reunião tem uma periodicidade regular entre os professores dos segmentos de 5ª a 8ª série e de ensino médio, que possuem uma organização curricular diferente do segmento das Séries Iniciais do ensino fundamental.

b. Reunião de série – É um encontro organizado pela equipe pedagógica com a finalidade de reunir os professores das diversas disciplinas de uma determinada série para discussões sobre o andamento das atividades naquela série e outros assuntos relacionados aos alunos (não envolvendo a discussão sobre nota). Normalmente ocorre uma reunião por mês, na Sala de Reuniões da escola, em horário convencionado no início do ano letivo, em turno oposto ao das aulas daquela série e, preferencialmente, em horário diferente do das reuniões de disciplina.61

c. Conselho de Classe – É uma instância de discussão que tem caráter deliberativo, sendo um momento de reflexão, avaliação, decisão, ação e revisão do processo de ensino-aprendizagem. O conselho de classe é constituído pelos docentes da turma, Orientador Educacional, Coordenador de Apoio Administrativo e no máximo 20% de representatividade de educandos da turma, sob a coordenação do Supervisor Escolar. Este é responsável pelo planejamento dos conselhos, realizados trimestralmente. A ata do conselho de classe é redigida por um

59 Esses dados foram sistematizados a partir de informações presentes no Regimento Escolar e de anotações feitas pela pesquisadora ao acompanhar as discussões na instituição, nos anos de 2006 e 2007.

60 Em alguns casos, quando há uma pauta extensa e urgente, o grupo antecipa o início da reunião, ampliando aproximadamente uma hora.

61 No período de geração dos dados, o horário das reuniões dos professores de 5ª e de 8ª série coincidia com o da reunião de disciplina de LP. A reunião de série era priorizada e o professor deixava de participar da reunião de disciplina, quando havia a sobreposição das duas.

docente escolhido para secretariar os trabalhos e a participação dos alunos representantes de turma dá-se no primeiro momento do Conselho, quando é realizada a avaliação da turma. (Fonte: Regimento Escolar e Organização Didática, 2007, p. 25-26).

d. Reunião de Área – É uma reunião cuja periodicidade depende das demandas institucionais e tem por objetivo a discussão de assuntos que envolvam os professores das áreas específicas. A Direção do Colégio de Aplicação adotou o agrupamento das disciplinas em áreas tal como sugerido nos PCN para o ensino médio (BRASIL, 1999). Desse modo, os professores de LP reúnem-se com os professore de Língua Estrangeira, Educação Física e Arte na área denominada Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Essa reunião não tem um local específico. As reuniões de área realizadas em 2007 ocorreram na Sala de Línguas (Inglês). O horário é o da reunião de disciplina de LP, LE, EF e Arte, cuja coincidência já está prevista pela Comissão de Horário, na grade de horários de todos os professores das disciplinas da área.

e. Reunião ampliada de disciplina – Essa reunião também não tem uma periodicidade definida a priori e tem por objetivo reunir os professores dos três segmentos da escola: ensino fundamental – Séries Iniciais; ensino fundamental – 5ª a 8ª série e ensino médio, que atuam numa determinada disciplina ou área. O espaço também não está definido a priori, podendo a reunião ser realizada na Sala de Reuniões, em uma sala de aula de ensino fundamental (Bloco B) ou das Séries Iniciais (Bloco A). Ocorre preferencialmente no horário destinado à reunião de disciplina/área (segunda-feira, das 10h às 12h). Além das reuniões dessa instância, nos anos de 2006 e 2007, os professores de Séries Iniciais participaram também das reuniões de área.

f. Reunião de Coordenadores de disciplina62 – Essa reunião é convocada pela Direção com o objetivo de discutir e encaminhar assuntos, principalmente pedagógicos, que devem ser levados pelos coordenadores de disciplina para serem discutidos pelos professores nas reuniões de disciplina. Tal reunião ocorre geralmente na Sala de Reuniões e não tem uma periodicidade pré-definida; foi

62 As discussões realizadas em todas as instâncias dizem respeito a todos os professores, tanto efetivos quanto substitutos, entretanto, considerando que os cargos de Coordenador de disciplina e representante de disciplina no Colegiado são exercidos pelos professores efetivos, nas reuniões dessas duas instâncias participam predominantemente professores efetivos; excetuando-se os casos em que só há professores substitutos na disciplina.

bastante utilizada, em 2007, como instância de encaminhamento de questões relacionadas à reestruturação curricular.

g. Colegiado – É o órgão máximo consultivo e deliberativo nas questões administrativas e nas pertinentes ao ensino, pesquisa e extensão, definindo a política do colégio, em consonância com sua comunidade escolar e legislação vigente. É presidido pelo Diretor Geral do colégio e composto por: quatro representantes do segmento das Séries Iniciais (preferencialmente um para cada série), um representante de cada disciplina e/ou área, dois representantes dos servidores técnico-administrativos, dois representantes do corpo discente, através do Grêmio Estudantil, um representante dos pais, através da Associação de Pais e Professores, os representantes do Colégio de Aplicação nos seguintes órgãos: Conselho Universitário, Comissão Permanente Progressão Docente, Comissão Permanente de Pessoal Técnico Administrativo, Conselho de Unidade, Coordenadores de Estágio e de Pesquisa e Extensão. As reuniões convocadas pelo presidente do Colegiado, quando necessário, ocorrem semanalmente, nas quartas-feiras à tarde, na Sala de Reuniões da escola. (Fonte: Regimento Escolar e Organização Didática, 2007, p. 4-5).

h. Reunião Geral – É uma reunião convocada pelo Diretor Geral, da qual devem participar todos os professores da instituição, para discussão de assuntos pedagógicos e administrativos. Não tem periodicidade pré-definida, ocorre geralmente no auditório, mediante convocação com pauta definida e comunicada com antecedência. Geralmente ocorre no final da tarde, havendo redução no horário das aulas ou suspensão do último período de aula, para viabilizar a participação de um número máximo de professores.

i. Seminários, Fóruns Pedagógicos e Palestras, organizados com finalidades específicas, em momentos específicos.

Quanto à estrutura física63, a escola desenvolve suas atividades em quatro pavimentos de alvenaria. No bloco A, estão localizadas as salas do setor administrativo, uma sala para consultório médico, uma sala para gabinete odontológico, uma sala de reuniões, 4 salas para projetos e uma sala de convivência para Professores e Técnico-Administrativos. No

63 Os dados têm por referência o documento-síntese do Projeto Político-Pedagógico, publicado no site da escola. Disponível em: <www.ca.ufsc.br>. Acesso em: 20/03/09.

bloco B, funcionam a Biblioteca (com mais de 19.000 exemplares de 12.000 títulos64, conectada ao sistema Pergamum – Sistema Integrado de Bibliotecas), a Brinquedoteca, salas de Recuperação de Estudos, 4 salas de projetos, 2 salas de aula, uma sala de vídeo, uma sala para aula de dança, 2 salas-ambiente para práticas de Teatro, 2 salas-ambiente para práticas de Música, 3 salas para aulas de recuperação de estudos, um pátio coberto, um bar e uma cozinha para os funcionários terceirizados. No bloco C, estão localizadas 7 salas de aula do segmento de Séries Iniciais do ensino fundamental, cozinha na qual é preparada a merenda fornecida pelo MEC para os alunos, pátio coberto, um depósito para alimentos, um depósito para material de Educação Física e uma sala para xérox. No bloco D, ficam os 7 laboratórios (Física, Química, Biologia, Línguas Estrangeiras, Matemática, Educação Física e Informática), 10 salas de estudos dos professores por disciplina, 14 salas de aula dos segmentos de Séries Finais do ensino fundamental e do ensino médio; um auditório com capacidade para aproximadamente 120 lugares e 2 salas de vídeo. Em todos os blocos, há banheiros masculinos e femininos. A escola possui ainda um espaço denominado Casinha de Artes, com três salas para práticas de Artes Plásticas. Na parte externa, há um parque para crianças, uma quadra de esportes descoberta e um campo de areia para futebol.