• Nenhum resultado encontrado

5.1 CRONOTOPOS DA PEQUENA TEMPORALIDADE

5.1.2 Projeto de pesquisa/disciplina de Língua Portuguesa

Conforme exposto na seção 3.4.2, a reunião de disciplina é uma instância de discussão de questões pedagógicas e administrativas, legitimada pela escola, para a qual há um horário específico na grade de horários de todos os professores da disciplina. Tendo em vista a nossa opção por uma pesquisa de cunho etnográfico, prevendo um período de dois anos de inserção nas discussões realizadas pelos professores da disciplina de LP, a reunião de disciplina nos pareceu a instância mais adequada para a geração dos dados da presente pesquisa.

Como o foco de interesse desta pesquisa eram as discussões específicas sobre a reestruturação curricular da disciplina, a geração de dados via Projeto de Pesquisa foi a alternativa encontrada, considerando as possibilidades de organização institucional da carga de trabalho dos professores. Assim, o Projeto “Leitura e produção textual: uma proposta de revisão curricular de LP de 5ª a 8ª séries” foi elaborado em conjunto por três professoras efetivas141 da escola e pela pesquisadora, considerando que havia um interesse coletivo da disciplina no tema da pesquisa desenvolvida nesta tese.

140 Na década de 1990, a contratação de professores efetivos na rede federal passou a ser regulada a partir de critérios de avaliação das instituições que tomaram como parâmetros, dentre outros, o número de alunos por professor e a expansão de vagas na rede de ensino. Isso dificultou a implementação de novas propostas de organização didática que implicassem a redução de alunos por turma ou a contratação de mais professores para o quadro. Além disso, a divisão das turmas em grupos menores exigiria disponibilidade de espaço físico na escola. 141 Como já dito, só os professores efetivos têm carga horária que pode ser destinada à realização de projetos de pesquisa e/ou extensão; assim, não se exige que os professores substitutos apresentem projetos, quando do preenchimento do Plano Individual de Trabalho. Isso não impede que eles sejam convidados a participar de projetos e aceitem contribuir nas discussões, como ocorreu no referido projeto de pesquisa. Não obstante, a elaboração de projetos, coordenação e apresentação dos relatórios periódicos fica a cargo dos professores efetivos.

As etapas previstas no projeto indicavam a leitura de textos teóricos e a análise dos PCN de LP (3º e 4º ciclos do ensino fundamental), relacionando-as com a análise dos objetivos e conteúdos indicados nos planos de ensino da disciplina de LP no Colégio de Aplicação. O projeto previa ainda a construção de um banco de dados composto por material didático já produzido pelos professores e, por fim, a elaboração de uma nova proposta de currículo para a disciplina.

Em março de 2006, a pesquisadora e a coordenadora do projeto expuseram para o grupo de professores (já constituído por três professores efetivos e quatro professores substitutos) os objetivos e as etapas previstas na metodologia do projeto. Não obstante, a produção dos dados por meio do registro e gravação das reuniões só teve início em maio com a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido142 pelos professores participantes da pesquisa, após a aprovação do projeto de doutorado pelo Comitê de Ética da UFSC143. Neste momento, a escola já havia desencadeado a discussão da reestruturação curricular em toda a instituição, como se viu na seção anterior.

Vale destacar, entretanto, que, durante o mês de abril/2006, obedecendo a um movimento interno da disciplina144, os professores de LP da escola já estavam procedendo à análise e às alterações/ajustes nos planos de ensino de 2005, que orientariam as atividades didático-pedagógicas da disciplina, em 2006. Os professores autorizaram a utilização desse material para composição dos dados da presente pesquisa. O mesmo ocorreu com as discussões realizadas em agosto de 2006, sobre o andamento dos trabalhos em sala de aula e com as reuniões realizadas em dezembro de 2007, quando os professores reavaliaram os planejamentos a partir do trabalho que cada um desenvolveu nas suas turmas.

Tendo o grupo autorizado a utilização das discussões sobre as redefinições dos planos de ensino, realizadas no início de 2006, como dados de pesquisa, essa atividade passou a ser considerada pela pesquisadora como parte dos dados a serem analisados na tese. Entretanto, somente a partir de maio de 2006, já com o projeto de pesquisa de doutorado aprovado pelo Comitê de Ética da UFSC, as reuniões passaram a ser gravadas. Muitas vezes, houve uma sobreposição/fusão de finalidades e a discussão atendeu demandas diversas

142 Elaborado pela pesquisadora com as especificações gerais da pesquisa e assinado pelos sujeitos participantes da pesquisa, conforme determinação do item IV da Resolução 196/96-CNS, de 10/out/1996.

143 O Parecer Consubstanciado – Projeto Nº 05/06, seguindo as determinações da Resolução CNS 196/96, foi aprovado na reunião do Comitê de Ética da UFSC, realizada no dia 24 de abril de 2006.

144 Em função da greve dos professores das instituições federais de ensino ocorrida em 2005, o ano letivo do calendário do Colégio de Aplicação não estava coincidindo com o ano civil. O mês de abril caracterizou o interstício entre o ano letivo de 2005 e o de 2006, período em que rotineiramente faz-se uma análise do que foi trabalhado no ano anterior e do que será colocado como proposta de trabalho para o ano seguinte, por meio de uma reestruturação dos planos de ensino da disciplina em todas as séries.

(Direção, movimento interno da disciplina e projeto de pesquisa). Assim, os professores estavam respondendo a vários interlocutores ao mesmo tempo: aos próprios colegas, à coordenadora da disciplina, à pesquisadora, à Direção, aos alunos, aos pais, enfim, à comunidade escolar como um todo.

As discussões do projeto desenvolveram-se predominantemente na instância discursiva da reunião de disciplina. No período de geração dos dados (2006 e 2007), foram realizadas aproximadamente 50 reuniões de disciplina145. Destas, 25 contemplaram, mesmo que não exclusivamente, questões/atividades relacionadas ao projeto.146

Assim, as reuniões de disciplina que contemplaram discussões relacionadas à reestruturação curricular via projeto/disciplina foram as seguintes:

2006 – 10/04; 12/04; 17/04; 24/04; 26/04; 08/05; 22/05; 05/06; 21/08; 04/09; 11/09; 18/09; 05/12; totalizando 13 reuniões;

2007 – 09/03; 13/03; 19/03; 21/03; 09/04; 07/05; 02/07; 31/10; 05/11; 19/11; 03/12; 11/12; totalizando 12 reuniões.

As discussões via projeto/disciplina, que ocorreram na instância da reunião de disciplina, foram agrupadas em dois grandes blocos. Assim, a seguir serão apresentados os aspectos organizativos das reuniões destinadas ao planejamento, desenvolvimento e revisão (redefinição) dos planos de ensino, no primeiro bloco; e das destinadas à leitura dos PCN e outros, no segundo bloco.

a) Reuniões para planejamento ou revisão dos planos de ensino

Por mais que a nossa opção para a geração dos dados desta tese tenha sido o desenvolvimento de um projeto de pesquisa com os professores da escola, houve situações em que o movimento interno da disciplina se sobrepôs ao que estava previsto no projeto de pesquisa do grupo, dadas as especificidades do trabalho realizado na disciplina de LP no Colégio de Aplicação. Como tais discussões abarcavam o tema desta pesquisa e foram realizadas na instância da reunião de disciplina, agrupamos tais discussões com as do projeto no que denominamos de instância proposicional da disciplina de LP.

145 Apesar de não terem sido gravadas as falas dos professores nas reuniões de disciplina realizadas nos meses de fevereiro a abril de 2006, as reuniões foram consideradas na pesquisa documental, uma vez que a pesquisadora participou dos encontros e teve acesso aos documentos produzidos no período.

146 As demais envolveram discussões de assuntos diversos administrativos e pedagógicos e algumas destinaram- se especificamente às discussões da reestruturação curricular proposta pela direção, já discutidas na seção 5.1.1.

Dessa forma, foram incluídas neste bloco as reuniões de disciplina que envolveram discussões sobre o currículo da disciplina de LP147, realizadas no primeiro semestre de 2006 (1ª etapa), no início do segundo semestre de 2006 (2ª etapa) e no final do segundo semestre de 2007 (3ª etapa), conforme será explicitado a seguir.

Nas reuniões de disciplina, ocorridas nos meses de abril, maio e junho de 2006, os professores realizaram um trabalho de revisão dos objetivos presentes nos planos de ensino e de sugestão de alterações na relação de conteúdos de LP de 5ª a 8ª série do ensino fundamental e de 1ª a 3ª série do ensino médio.

No projeto de pesquisa da disciplina, a análise dos planos de ensino estava prevista para a terceira etapa da metodologia, no entanto, devido ao encerramento do ano letivo de 2005 estar ocorrendo naquele momento e ao ingresso de quatro novos professores substitutos no grupo, os professores sentiram a necessidade de discutir os planos de todas as séries. Assim, na reunião de disciplina do dia 10/04/06148, constava na pauta:

– Análise dos planos de ensino:

- Trabalho em GTs: analisar e exibir conteúdos distribuídos nos eixos: - Produção e Expressão Oral

- Produção e Expressão Escrita

- Análise Lingüística

- Leitura

Os professores, organizados em duplas ou trios, analisaram os planos de ensino de 5ª/6ª séries e de 7ª/8ª séries em dois blocos, conforme a seguinte orientação:

1º Momento – Analisar conteúdos já existentes nos Planos. Quais os necessários?

– Relacionar os conteúdos.

2º Momento – exposição

– analisar repetições

– analisar progressão, seqüenciação dos conteúdos.

Na reunião de 12/04/06, deu-se a continuação da pauta de 10/04/06: Análise e

reorganização dos conteúdos, visando o planejamento de 2006. Inicialmente foram

questionados os objetivos gerais e específicos para cada série e foi definido que a revisão do

147 Considerando que o currículo da disciplina de LP é um tema que é discutido em vários momentos e por demanda tanto do movimento interno da disciplina/projeto de pesquisa quanto da reestruturação curricular institucional, toda a seção 6.2 é dedicada a análise das interações realizadas nessas três etapas de discussão. Dessa forma, na presente seção serão apenas apontadas as etapas de discussão deste tema, situando-o no contexto das demais discussões.

148 Nesta mesma reunião, a coordenadora da disciplina de LP deu um retorno da reunião da direção com os coordenadores de disciplina, realizada em 04/04/06, na qual foram apresentadas as ideias gerais do 1º Encontro de discussão sobre Currículo (Instância discursiva apresentada na seção 5.1.1).

objetivo geral seria realizada pelo grupo e a revisão dos objetivos específicos ficaria a cargo do professor de cada série.

A dinâmica definida para a leitura dos conteúdos indicados nos grupos de trabalho seguiu o critério dos eixos, começando pela leitura dos conteúdos de produção e expressão

oral (de todas as séries), leitura, produção escrita e análise linguística. Os professores

responsáveis pela análise de cada ciclo149 (5ª/6ª e 7ª/8ª séries) apresentaram em painéis suas sugestões de manutenção e alteração de conteúdos, que foram sendo discutidas e aprovadas ou refeitas. Como cada professor ficou responsável por fazer as alterações sugeridas após a apresentação, na reunião de disciplina de 08/05/06 foi feita uma discussão sobre os objetivos gerais da disciplina em cada série. Em 22/05/06, a discussão dos planos de ensino foi retomada a fim de se realizarem ajustes no que cada professor sistematizou das sugestões de alteração em cada série. O grupo queria verificar a gradação dos conteúdos de produção e

expressão oral e escrita150 e a clareza, tendo em vista que os planos poderiam ter como interlocutores futuros professores substitutos que não participaram de tais discussões. Os ajustes no Planejamento para 2006, no que se refere aos eixos da análise linguística e da

leitura, foram finalizados na reunião de disciplina de 05/06/06.

A partir desse trabalho, foram feitas alterações nos planos de ensino, que foram adotados como referência para o desenvolvimento das atividades no ano letivo de 2006.

Como parte de um movimento interno, nas reuniões de disciplina de maio e junho de 2006 os professores começaram a se manifestar sobre a necessidade de discutir o andamento das atividades docentes. Entretanto, em função da realização do 2º Fórum Pedagógico em junho e do recesso em julho, a continuidade das discussões sobre o andamento/fechamento do 1º trimestre e planejamento do 2º trimestre só se efetivou em agosto. Na reunião de disciplina de 21/08/06, a pauta proposta pela coordenadora da disciplina foi:

– Informes: Retorno Colegiado: Profª Ana Beatriz.

– Parecer profª [do CED], a respeito do recurso [da APP] contra o Calendário; – Verba para Colégio de Aplicação, resultado ações Condicap151;

– Reunião Pais – dia 23/08 às 18h. Entrega de boletins. – Aula 5ª a 8ª séries 26/08 [sábado], horário de 5ª feira. – Novo calendário de aulas/atividades aos sábados. – Estagiário XX, contrato renovado até 28/02/2007.

– Revista Sobre Tudo, em 3ª revisão. Entrega e correção final.

149 A discussão sobre os conteúdos de ensino médio foi realizada na reunião de disciplina de 17/04/06; entretanto, como este segmento não é foco de nossa análise, não nos deteremos no que foi discutido e encaminhado nessa reunião.

150 Nesse momento, os professores ainda não haviam alterado a denominação para linguagem oral e linguagem escrita.

– Fechamento 1º trimestre – conteúdos, atividades. Leitura, prod. Textual e uso do livro-texto. – Planejamento/encaminhamento 2º trimestre nos eixos de leitura e produção textual.

Essas discussões paralelas ao desenvolvimento das atividades em sala de aula configuraram uma segunda etapa de reflexões específicas sobre o currículo da disciplina de LP. Como este tema está diretamente relacionado com o tema da pesquisa, a pesquisadora conversou com o grupo sobre a pertinência de incluir estas discussões nas reflexões do projeto e, portanto, nos dados de pesquisa que estavam sendo gerados nas reuniões de disciplina do grupo de professores de LP.

Em dezembro de 2007, tendo em vista o final do ano civil e dos contratos dos substitutos que estavam há dois anos trabalhando na disciplina, o grupo realizou duas reuniões, cuja pauta foi a discussão dos programas de 5ª a 8ª série. Essa terceira etapa de discussões sobre o currículo de LP deu-se no encerramento das atividades docentes dos professores substitutos Carla e Carlos no Colégio de Aplicação, bem como das atividades do projeto de pesquisa da disciplina. Nestas reuniões, estiveram presentes os professores efetivos e substitutos que participaram das discussões da reestruturação curricular ao longo de 2006 e 2007. Também foram convidados a participar os professores substitutos que provavelmente assumiriam as turmas dos dois professores cujos contratos estavam terminando em dezembro/2007. O objetivo era que os professores que estiveram em sala de aula ao longo desses dois anos apresentassem a sua avaliação dos programas, inclusive sugerindo alterações a partir de sua experiência ao trabalhar com os conteúdos presentes nos planos de ensino. Esta avaliação atenderia às seguintes demandas da disciplina naquele momento: a) daria subsídios para a elaboração do relatório final do projeto de pesquisa da disciplina; b) também serviria para situar os novos professores com relação aos programas e possibilidades de trabalho nas séries que assumiriam. Some-se a isso o fato de que o término do ano civil (e dos contratos dos substitutos) não coincidiu com o término do ano letivo; assim, os novos substitutos assumiriam as turmas na metade do 3º trimestre e teriam que fechar as atividades do ano letivo de 2007 em março de 2008.

Na seção 6.2, serão apresentadas as discussões sobre elaboração didática, realizadas em três momentos diferentes, as quais podem ser associadas às etapas de planejamento, execução e avaliação do currículo da disciplina de LP, no segmento de 5ª a 8ª série, discursivizadas pelos professores nas reuniões de disciplina.

Como a elaboração didática é um tema que diz respeito à constituição do professor naquilo que lhe é mais essencial, que é o acontecimento da aula, os professores não esperam este tema ser pautado pela Direção ou projeto, pois faz parte do seu fazer docente pensar

sobre o objeto de ensino da disciplina, estratégias de trabalho e avaliação do que foi trabalhado. Esse tema já traz uma valoração em si mesmo, por isso não é necessário que outros interlocutores provoquem a discussão para que os professores pautem a elaboração didática nas reuniões de disciplina. Isso faz parte do seu ser professor na escola, é a parte do currículo sobre a qual o professor tem autoridade e autonomia para tomar as decisões.

A seguir, apresentamos uma síntese da organização dos encontros destinados à leitura e discussão dos PCN de LP, problematizando o espaço-tempo destinado a este tema e a valoração dada a ele pelos professores da disciplina. Também serão listadas as reuniões que envolveram outros tópicos do projeto ou assuntos diversos para os quais os professores de LP destinaram tempo de suas discussões.

b) Reuniões para leitura e discussão dos PCN de LP e outros

A leitura e discussão dos PCN constava na segunda etapa da metodologia do projeto de pesquisa, elaborado pela pesquisadora juntamente com os professores de LP. Entretanto, o cronograma do projeto previa o início das atividades para o início do ano letivo de 2006, o que ocorreu somente em maio, quando os professores já estavam realizando o planejamento interno da disciplina e a Direção já havia desencadeado o processo de reestruturação curricular institucional.

Assim, no primeiro semestre de 2006, os professores priorizaram as discussões sobre os planos de ensino de LP, atendendo a uma necessidade interna de planejamento da disciplina (como exposto acima), a um dos itens previstos na metodologia do projeto de pesquisa da disciplina e, ao mesmo tempo, respondendo a um tema proposto pela Direção, nas discussões da reestruturação curricular desencadeada pela instituição (como explicitado acima).

As reuniões de fevereiro a agosto tiveram como pauta assuntos relacionados aos temas propostos no processo de reestruturação curricular desencadeado institucionalmente e à análise e revisão dos planos de ensino de 2005 para 2006, bem como à discussão sobre o desenvolvimento do planejamento no 1º trimestre; além de assuntos administrativos diversos. Portanto, somente em 28 de agosto a análise/discussão do projeto entrou como ponto de pauta específico da reunião de disciplina. Entretanto, a presença de membros da Direção para esclarecimentos sobre o Fórum Pedagógico (discutida na seção 5.2) provocou um

deslocamento da discussão sobre o projeto para a segunda metade da reunião. A coordenadora do projeto leu as etapas da metodologia e questionou a pesquisadora sobre como dar continuidade às atividades do projeto, como se pode ver no recorte abaixo.

RD 28/08/06

Ana Beatriz – Nara, então pra semana que vem, nós vamos pensar o nosso trabalho agora como? Qual vai ser nosso primeiro passo? Nós já vimos objetivos e conteúdos nos nossos planos e já demos uma certa visibilidade a conteúdo de leitura nos planos. Então, agora a gente precisa ainda ver a parte da metodologia e avaliação nos nossos planos, mas eu acho que talvez fosse melhor a gente pegar, talvez, os PCN, né?

Ao mesmo tempo em que lança o questionamento sobre o andamento do projeto, Ana Beatriz já sugere a leitura dos PCN. Como não houvesse manifestação contrária ou outro encaminhamento dos professores presentes, na reunião de disciplina de 04/09/06 teve início a leitura e discussão dos PCN, partindo do tópico “Objetivos de ensino fundamental” (BRASIL, 1998, p. 7); também foi iniciada a leitura da “Apresentação da Área de LP” (BRASIL, 1998, p. 17-18).

Na reunião de disciplina de 11/09/06, a primeira parte da reunião foi destinada à discussão de assuntos diversos, iniciando por uma questão administrativa, tendo em vista que a Direção encaminhou um documento solicitando o posicionamento dos professores sobre a criação de uma Coordenadoria Pedagógica. Ao verificarem que o prazo dado para resposta era o dia 20, os professores decidiram amadurecer a reflexão sobre este ponto para responderem na reunião da semana seguinte. A leitura dos PCN foi retomada na página 18 do documento, encerrando a leitura do tópico “Apresentação da Área de LP”; na sequência, foi lido o tópico “Ensino e natureza da linguagem”. Os vinte minutos finais foram destinados à discussão de assuntos diversos. Na reunião seguinte, dia 18/09/06, a pauta foi Resposta solicitação Direção

sobre atribuições Coordenadoria Pedagógica e Acerto reunião ampliada 25/09/06. Este

último tópico referia-se ao encaminhamento das discussões que seriam realizadas no Fórum Pedagógico sobre os conteúdos de ensino (primeiro tema da reestruturação curricular institucional); dois tópicos que se sobrepuseram à leitura e à discussão dos PCN, considerando a premência dos prazos. Nas reuniões de disciplina de 16 e 23 de outubro, foram discutidas questões relativas ao aumento de 1/hora-aula de LP na 5ª e na 8ª série (assunto relacionado à ampliação da carga horária da disciplina, portanto à grade curricular) e, na reunião de disciplina de 24/10/06, a pauta foi a discussão do Plano Individual de Trabalho

para 2007. Para a reunião de disciplina de 27/11/06152, foi pautada a análise dos trabalhos realizados no projeto da reestruturação curricular da disciplina de LP, entretanto foram