• Nenhum resultado encontrado

4 A GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – O CASO DA PUC MINAS

4.1 CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CURSO EM CI/ PUCMINAS

A essência da criação do curso apóia-se na necessidade de formar profissionais com maiores habilidades tecnológicas diante das características da sociedade contemporânea, altamente vinculada às redes de informação digital: “o importante papel da informação na vida das pessoas e das organizações exige um profissional apto a trabalhar na dinâmica do processo informacional, com o uso de avançadas tecnologias de informação e comunicação” (CI/PUCMINAS)65

Em sua proposta formativa, o curso pretende habilitar seus egressos para atuar profissionalmente em áreas onde as tecnologias constituam o cerne da atividade profissional como, por exemplo, empresas e infocentros.

Dentre as atribuições conferidas a este novo profissional, encontram-se as atividades de pesquisa e levantamento de dados estratégicos para negócios; subsidiar inovações tecnológicas; organizar informação em diferentes instituições e organizar fluxos de informação. Para exercerem estas atividades, os egressos do curso deverão preencher cargos ou funções de Gestor da Informação, Gerente de Projetos, Gerente de Tecnologias da Informação, Analista de Informação, Analista de Conteúdo.

Os campos de pesquisas mencionados no catálogo do curso estendem-se aos temas de Gestão da Informação e do Conhecimento, Governo Eletrônico e Inclusão Digital, indicando forte direcionamento para assuntos tecnológicos.

Fica bastante claro, na proposta do curso, que se trata de uma nova concepção de profissional da informação que, apesar de possuir intersecções com outras disciplinas, deve possuir como característica principal uma intimidade maior com as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

No entanto, neste quesito em especial, é possível identificar também nas propostas dos cursos de Biblioteconomia um esforço de aproximação cada vez maior de seus graduandos com a informática, através do oferecimento de disciplinas que permitam criar competências de uso e manipulação de equipamentos e sistemas de informação tecnológica. O diferencial, contudo, pode ser definido a partir os níveis desta aproximação e da intensidade com que o contato com a tecnologia estiver presente em cada caso. Para conhecer o grau em que a apropriação desta tecnologia ocorre no curso de CI da PUC

65

Disponível em:

<http://www.pucminas.br/cursos/index_graduacao.php?tipo=1&pai=1739&pagina=17&menu=53&cabe calho=1&lateral=1&curso=76>.

Minas, será apresentada a seguir sua matriz curricular e as ementas das disciplinas diretamente ligadas ao assunto em questão66.

1º Período - Manhã Disciplinas

ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

MATEMÁTICA

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E ELABORAÇÃO DE COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS

PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE TEXTOS

2º Período - Manhã Disciplinas

ESTATÍSTICA FILOSOFIA I

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO HISTÓRIA ECONÔMICA E DA TECNOLOGIA INFORMAÇÃO E LINGUAGEM

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO I

3º Período - Manhã Disciplinas

GESTÃO DE PROCESSOS

INFORMAÇÃO E PROCESSO COGNITIVO LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO II

ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

PRODUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO

4º Período - Manhã Disciplinas

ANÁLISE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CULTURA RELIGIOSA I

CULTURA, INFORMAÇÃO E REDES SOCIAIS ECONOMIA BRASILEIRA

INICIAÇÃO À PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TEORIA DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO

66 Disponível em:

<http://www.pucminas.br/cursos/index_graduacao.php?tipo=1&menu=3&cabecalho=1&lateral=1&curs o=76&mostra=disciplinas&PHPSESSID=9de7a6cb23901722c5be730a482c15c6>. Acesso em: 13 fev. 2008

USOS E USUÁRIOS DE INFORMAÇÃO 5º Período - Manhã Disciplinas BANCOS DE DADOS ECONOMIA DA INFORMAÇÃO FILOSOFIA II

MARKETING APLICADO À CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PRÁTICA DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO TRATAMENTO TEMÁTICO DA INFORMAÇAO I

6º Período - Manhã Disciplinas

CULTURA RELIGIOSA II

FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO INFORMAÇÃO PARA GESTÃO AMBIENTAL REDES DE COMPUTADORES

TRATAMENTO TEMÁTICO DA INFORMAÇÃO II

7º Período - Manhã Disciplinas

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

INFORMAÇÃO PARA GESTÃO DE NEGÓCIOS INFORMAÇÃO PARA GESTÃO PÚBLICA MONOGRAFIA I

RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO

TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO EM ACERVOS ESPECIAIS

8º Período - Manhã Disciplinas

DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO MONOGRAFIA II

ORGANIZAÇÕES BASEADAS NO CONHECIMENTO TECNOLOGIAS PARA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES TÓPICOS ESPECIAIS

Quadro 5 - Matriz Curricular Ciência da Informação PUCMinas

Fonte: Curso de CI / PUC Minas67

67 Disponível em:

<http://www.pucminas.br/cursos/index_graduacao.php?tipo=1&menu=3&cabecalho=1&lateral=1&curs o=76&mostra=disciplinas&PHPSESSID=9de7a6cb23901722c5be730a482c15c6>.

As disciplinas mais diretamente ligadas aos temas que interessam a esta pesquisa são aquelas direcionadas aos fundamentos e conceitos da CI e referentes ao uso de tecnologias de informação e estão relacionadas abaixo com suas respectivas ementas.

• INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: Conceitos básicos de informação. Importância e papel social da informação. A emergência da ciência da Informação. CI no Brasil. Campo de atuação profissional. ética e cidadania.

• INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO: Conceitos de hardware e software. Estrutura

e funcionamento básicos de computadores. História e evolução da Informática. Sistema de numeração. Ferramentas de produtividade pessoal.

• HISTÓRIA ECONÔMICA E DA TECNOLOGIA: Técnica, tecnologia e trabalho. Ciclos de inovação tecnológica e economia. Surgimento e evolução do capitalismo abordado pelo aspecto tecnológico. .Inovações tecnológicas e modo

de produção: impactos sobre o trabalho e reprodução do capital.

• LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO I: Desenvolvimento de algoritmos. Programação

em uma linguagem de alto nível. Estruturas de controle. Subprogramas.

• LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO II: Estruturas de dados estáticas. Estruturas de dados dinâmicas. Arquivos. Modularização e documentação de programas. • ANÁLISE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: Fundamentos da análise de

sistemas de informação. Metodologias de desenvolvimento. Ferramentas de modelagem. Introdução à engenharia de software.

• BANCOS DE DADOS: Técnicas para análise e modelagem de dados. Teoria geral de banco de dados. Linguagem de definição e manipulação de dados. Distribuição de dados. Modelagem Dimensional. Mineração de dados.

• REDES DE COMPUTADORES: Teoria geral de redes de comunicação de dados. Protocolos. Recuperação e disseminação eletrônica de informações. Gerenciamento de redes

• TRATAMENTO TEMÁTICO DA INFORMAÇÃO II: Indexação automática. Aplicabilidade das teorias de organização do conhecimento em meio eletrônico. Mapas conceituais, ontologias, web semântica, arquitetura na web.

• INFORMAÇÃO PARA GESTÃO DE NEGÓCIOS: Estratégia organizacional. Políticas e estratégias de gestão da informação. A informação como fator de inovação tecnológica e gerencial. Modelos de sistemas de informação para suporte gerencial.

• INFORMAÇÃO PARA GESTÃO PÚBLICA: Especificidades da gestão e da administração no setor público. Papel da informação no planejamento, controle e avaliação na gestão pública. Informação como instrumento de visibilidade da administração pública. Governo eletrônico.

• RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Estratégias de busca e tecnologias para recuperação de informações. Aplicação da tecnologia para a recuperação de informações.

• TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO EM ACERVOS ESPECIAIS: Organização e tratamento de informações em acervos especiais: museus, arquivos, videotecas e outros. Bibliotecas digitais e virtuais.

• TECNOLOGIAS PARA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES: Usos e aplicações recentes da tecnologia da informação nas organizações. Planejamento de sistemas de informação. Gestão de projetos de tecnologia da informação.

Outras disciplinas possuem ligação menos estreita com o uso do computador, mas pressupõem em suas atividades a manipulação de aparatos tecnológicos ou se transformam em pré-requisitos para o entendimento e utilização de equipamentos de informática:

• MATEMÁTICA: Conjuntos. Sistemas Lineares. Somas/somatório: propriedades. Análise combinatória. Função de 1º e 2º grau. Função exponencial. Função logarítmica.

• INFORMAÇÃO E PROCESSO COGNITIVO: Informação e o processo do conhecimento: aspectos biológicos e culturais. Teorias cognitivas e a Ciência da Informação.

• ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Fontes e canais de informação. Formas de organização dos registros informacionais para acesso às informações. Sistemas de recuperação de informações: entrada, armazenamento, saída. Tratamento da informação: padrões de descrição física.

• USOS E USUÁRIOS DE INFORMAÇÃO: Estudo de grupos específicos de usuários e suas necessidades de informação. Comportamentos de busca. Fatores que afetam as demandas informacionais e os procedimentos de acesso à informação.

• MARKETING APLICADO À CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: Princípios de marketing e sua aplicação na Ciência da Informação. Composto de marketing. Segmentação de mercados. Desenvolvimento de novos produtos. Posicionamento de produtos e serviços.

• TRATAMENTO TEMÁTICO DA INFORMAÇAO I: Indexação. Análise de assunto. Linguagens de indexação: concepção, estrutura, relações entre conceitos, limitações, possibilidades de aplicação. Controle de Vocabulário. Teorias de organização da informação: da classificação do conhecimento, do conceito, da terminologia.

• DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Diagnóstico e avaliação do uso de informações. Formas, possibilidades e canais de distribuição de informações nos ambientes interno e externo das organizações.

• ORGANIZAÇÕES BASEADAS NO CONHECIMENTO: Cultura Organizacional. O conhecimento nas organizações e sua gestão. Aprendizagem Organizacional. Tecnologias para gestão do conhecimento.

A soma destas disciplinas totaliza 22, dentro de um universo de 46 oferecidas ao longo do curso, representando a significativa porcentagem de praticamente 50% de disciplinas voltadas ao ensino de base tecnológica dentro de sua matriz curricular.

Este fato aponta para uma virada importante em direção à consolidação da CI enquanto ciência diferenciada diante das demais disciplinas com as quais mantém relações, especialmente a Biblioteconomia. A base de um ensino tecnológico no qual a intimidade com o computador venha a tornar-se uma de suas características fundamentais pode ser o

começo de algo realmente novo. Mas ainda se fazia necessário conhecer mais profundamente as implicações práticas desta proposta de graduação para saber se os resultados obtidos em suas pesquisas e as perspectivas de atuação profissional para seus egressos ultrapassam os já conhecidos e tradicionais usos da tecnologia nos processos de organização e disseminação da informação.

Foi preciso investigar mais a fundo a produção científica apresentada pelo curso de graduação em CI da PUC Minas para conhecer o discurso realmente apropriado, produzido e divulgado por essa comunidade científica. Apenas a partir destes dados se tornou possível analisar a contribuição deste grupo de cientistas para o desenvolvimento e o acúmulo do capital científico da CI no Brasil.

4.2 O CURSO DE GRADUAÇÃO EM CI/PUCMINAS VISTO POR DENTRO I: A