• Nenhum resultado encontrado

3 A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL

3.2 O CI NO BRASIL HOJE

3.2.1 A criação da ANCIB

O estabelecimento de cursos de pós-graduação em CI oportunizou a emergência de entidades como a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB)53. Criada em 1989, sua finalidade é “acompanhar e estimular as atividades de ensino de pós-graduação e de pesquisa em Ciência da Informação no Brasil. Desde sua criação, tem se projetado, no país e fora dele, como uma instância de representação científica e política importante para o debate das questões pertinentes à área de informação”. Tem entre seus objetivos principais “congregar instituições, pesquisadores, estudantes de pós–graduação e profissionais egressos da pós–graduação em Ciência da Informação e áreas afins”.

53 Disponível em:

As frentes principais de atuação da ANCIB são dirigidas, como seu nome indica, aos programas de pós-graduação, através de representação em suas respectivas coordenações e na promoção do Encontro Nacional de Pesquisa da ANCIB (ENANCIB); neles ocorrem debates sobre temas especializados em CI, organizados em Grupos de Trabalho que promovem reflexões que influenciam diretamente a formação continuada dos profissionais no Brasil.

Estas reflexões contemplam o debate tecnológico, como se depreende da análise dos seus Grupos de Trabalho. Com efeito, a ANCIB possui 7 GTs, em cujas temáticas se percebe a presença da tecnologia enquanto fio condutor. Seguem seus títulos e suas ementas.

GT 1: Estudos Históricos e Epistemológicos da Informação - Paradigmas da Ciência da Informação, constituição do seu campo científico e questões epistemológicas subjacentes. Inclui discussões sobre disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade da área, bem como a construção do conhecimento em Ciência da Informação do ponto de vista histórico.

GT 2: Organização e Representação do Conhecimento - Teorias, metodologias e práticas relacionadas à organização e preservação de documentos e da informação, enquanto conhecimento registrado e socializado, em ambiências informacionais tais como: arquivos, museus, bibliotecas e congêneres. Compreende, também, os estudos relacionados aos processos, produtos e instrumentos de representação do conhecimento (aqui incluindo o uso das tecnologias da informação) e as relações inter e transdisciplinares neles verificadas, além de aspectos relacionados às políticas de organização e preservação da memória institucional.

GT 3: Mediação, Circulação e Uso da Informação - Informação e processos culturais e simbólicos na contemporaneidade. Mediação, circulação e uso da informação. Redes sociais e redes que utilizam tecnologias, formas de recepção em diferentes espaços e ambientes institucionais. Usos e usuários da informação. Leitura, textualidade e memória: práticas e políticas.

GT 4: Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações - Gestão da informação, de sistemas, de unidades, de serviços, de produtos e de recursos informacionais. Estudos de fluxos, processos e uso da informação na perspectiva da gestão. Metodologia de estudos de usuários. Monitoramento ambiental e inteligência competitiva no contexto da Ciência da Informação. Redes organizacionais: estudo, análise e avaliação para a gestão. Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional no contexto da Ciência da Informação. Tecnologias de Informação e comunicação aplicadas à gestão.

GT 5: Política e Economia da Informação - Aspectos socioculturais, políticos, legais, éticos, econômicos e tecnológicos associados às transformações nos processos de geração, difusão/compartilhamento e uso da informação e do conhecimento. Políticas de informação e suas expressões em diversos campos, como os da ciência, tecnologia e inovação; saúde; meio ambiente; educação e cultura. Informação, Estado e governo. Propriedade intelectual e acesso à informação e ao conhecimento. Economia política da informação e da comunicação. Informação, conhecimento e inovação. Inclusão informacional e inclusão digital.

GT 6: Informação, Educação e Trabalho - Informação, educação e trabalho na sociedade contemporânea. Campo de trabalho informacional: atores, cenários e estruturas. Formação e atuação do profissional de informação.

GT 7: Produção e Comunicação da Informação em CT&I- Medição, mapeamento, diagnóstico e avaliação da informação nos processos de produção, armazenamento, comunicação e uso, em ciência, tecnologia, inovação e outros contextos. Inclui análises quantitativas e qualitativas (tais como bibliometria, cientometria, infometria, webmetria, análise de redes e outros), assim como indicadores em CT&I.

O tema “tecnologia” está presente de forma bastante explícita também na programação de todos os ENANCIB promovidos até o ano de 2003, quando os temas foram agrupados e organizados nos GTs acima descritos.

I ENANCIB – 1994 – Belo Horizonte 1. Informação Tecnológica

2. Informação e Sociedade/Ação Cultural

3. Representação do Conhecimento/Indexação/Teoria da Classificação 4. Administração/Gestão/Avaliação e Estudos de Usuários

5. Formação profissional/Mercado de trabalho 6. Produção Científica/Literatura Cinzenta

7. Políticas de Pesquisa dos Cursos de Pós-Graduação II ENANCIB – 1995 - Valinhos

1. Informação Tecnológica e Administração de Serviços

2. Representação do Conhecimento/Indexação/Teoria da Classificação 3. Novas Tecnologias/Bases de Dados/Fontes de Informação [e a

Educação]

4. Informação e Sociedade/Ação Cultural 5. Produção Científica/Literatura Cinzenta 6. Formação profissional e Mercado de trabalho

III ENANCIB – 1997 – Rio de Janeiro

1. Informação Tecnológica e Administração de Serviços

2. Representação do Conhecimento/Indexação/Teoria da Classificação 3. Novas Tecnologias/Redes de Informação/Educação a Distância 4. Informação e Sociedade/Ação Cultural

5. Produção Científica/Literatura Cinzenta 6. Formação Profissional/Mercado de Trabalho IV ENANCIB – 2000 - Brasília

1. Informação Tecnológica e Informação para Negócios

2. Representação do Conhecimento/Indexação/Teoria da Classificação 3. Novas Tecnologias/Redes de Informação/Educação à Distância 4. Informação e Sociedade/Ação Cultural

5. Comunicação Científica

6. Formação Profissional e Mercado de Trabalho

7. Planejamento e Gestão de Sistemas de Informação e Inteligência Competitiva

8. Epistemologia da Ciência da Informação V ENANCIB – 2003 – Belo Horizonte

1. Informação Tecnológica e para Negócio

2. Representação do Conhecimento/Indexação/Teoria da Classificação 3. Novas Tecnologias/Redes de Informação/Educação à Distância 4. Informação e Sociedade/Ação Cultural

5. Comunicação e Produção Científica/Literatura Cinzenta 6. Formação Profissional e Mercado de Trabalho

7. Planejamento e Gestão de Sistemas 8. Epistemologia da Ciência da Informação VI ENANCIB – 2005 - Florianópolis

1. Estudos Históricos e Epistemológicos da Informação

2. Organização do Conhecimento e Representação da Informação 3. Mediação, Circulação e Uso da Informação

4. Gestão de Unidades de Informação 5. Política, Ética e Economia da Informação 6. Informação e Trabalho

VII ENANCIB – 2006 – Marília

1. Estudos Históricos e Epistemológicos da Informação

2. Organização do Conhecimento e Representação da Informação 3. Mediação, Circulação e Uso da Informação

4. Gestão de Unidades de Informação 5. Política, Ética e Economia da Informação 6. Informação e Trabalho

7. Informação para Diagnóstico, Mapeamento e Avaliação

A ANCIB está sediada atualmente na Universidade de Brasília, mais especificamente na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação.