• Nenhum resultado encontrado

PARTE II ESTUDO EMPÍRICO

CAPÍTULO 6. APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

6.1 CARACTERIZAÇÃO DOS INQUIRIDOS

Começa-se então pela caracterização dos inquiridos através do inquérito por questionário aos encarregados de educação e educadores e professores (ver anexo 2).

No que se refere aos encarregados de educação, em ambos os agrupamentos existe uma predominância do sexo feminino, havendo no agrupamento Dairas numa percentagem de 74,8% e no agrupamento do Búzio, 76,7%. Quanto aos representantes do sexo masculino, temos 25,0% de respostas no agrupamento Dairas e 23,3% no agrupamento do Búzio. Isto indica que são na sua maioria as mães que se envolvem com a educação dos seus filhos, talvez pelo facto de terem maior disponibilidade ou por mera questão cultural.

Em termos etários, verifica-se que a média de idade dos pais e encarregados de educação se situa entre os 35 e os 39 anos nos dois agrupamentos.

No que se refere às habilitações académicas dos encarregados de educação, deve-se realçar a baixa escolarização que os caracteriza à semelhança dos dados recolhidos aquando da caracterização demográfica do concelho. (ver capítulo 5) Os gráficos apontavam exactamente para o baixo nível de instrução da população. Confirma-se aqui, com os dados recolhidos da aplicação dos inquéritos, a baixa taxa de alfabetização da população. Quer num quer noutro agrupamento a situação é idêntica, sendo o nível médio de escolaridade o 6º ano.

Em termos de caracterização geográfica, pode-se verificar que a maior parte dos encarregados de educação vive perto da escola que os seus educandos frequentam (a menos de 2km). Isto indicia a proximidade casa/escola característica destes meios rurais. Quando se analisa a localização dos encarregados de educação por freguesia observamos que as freguesias, que possuem maior densidade populacional também são aquelas onde se obteve maior número de respostas aos questionários. No caso do agrupamento do Búzio, a maioria de encarregados de educação que responderam ao questionário pertence à freguesia de Macieira de Cambra, a freguesia mais urbana deste agrupamento, pois é uma das freguesias que faz fronteira com o centro da cidade. As freguesias menos representadas são as rurais e mais afastadas da sede do concelho, o caso de: Vila Cova de Perrinho, Arões e Cepelos. De salientar ainda que Vila Cova de Perrinho só possui um jardim-de-infância na sua freguesia, por sua vez, Arões e Cepelos possuem escola do 1º ciclo e jardim-de-infância apenas na sede de freguesia. No agrupamento das Dairas, pode-se verificar que a maioria dos encarregados de educação que responderam aos inquéritos pertence à freguesia de São Pedro de Castelões, a freguesia com maior densidade populacional e aquela que faz fronteira com o centro da

Educação Básica, Poder Local e Reorganização da Rede Escolar: um caso

- 104 -

cidade. A segunda freguesia pertencente a este agrupamento mais representada corresponde à freguesia de Junqueira, esta, encontra-se numa zona já bastante rural e afastada do centro da cidade mas continua a conseguir fixar a sua população.

Segue agora a análise dos inquéritos a Educadores de Infância e Professores do 1º ciclo do Ensino Básico. Começando pela caracterização dos inquiridos. A maioria dos Educadores de Infância e Professores do 1º ciclo do Ensino Básico encontra-se entre os 45 e 54 anos de idade. No agrupamento do Búzio 28,57% dos inquiridos têm entre 45 e 49 anos, seguido por 19,05% dos inquiridos dos 35 aos 39 anos. A percentagem de professores com mais de 50 anos é de 19,05%.

Por sua vez no agrupamento das Dairas a maioria do pessoal docente do agrupamento situa-se entre os 40 e os 59 anos. 28,57% dos inquiridos têm entre 45 e 49 anos, logo seguido por 25,00% com idades compreendida entre os 50 e os 54 anos. Verifica-se que 75,00% do corpo docente tem idades compreendidas entre ao 40 e os 59 anos e somente 24,99% de docentes possui menos de 39 anos.

No que diz respeito ao sexo, 90,5% no agrupamento do Búzio e 92,9% no agrupamento das Dairas são do sexo feminino, enquanto que 9,5% no agrupamento do Búzio e 7,1% no agrupamento das Dairas são do sexo masculino.

Quando se analisa o tipo de vínculo pode-se verificar que grande parte dos inquiridos são educadores e professores que pertencem aos quadros do Ministério da Educação. Apenas uma percentagem muito pequena (4,76%) de Educadores/professores é contratado pelo ministério todos os anos. No agrupamento das Dairas o número de educadores e professores contratados aumentou (7,69%), mas mesmo assim não influencia a análise realizada.

No que diz respeito ao tempo de serviço do respectivo pessoal docente verifica-se que são educadores e professores na sua maioria com mais de 20 anos de serviço 52,38%, no agrupamento do Búzio, e 60,72% no agrupamento das Dairas. A percentagem de pessoal docente, até cinco anos de serviço, é de apenas 13,09%, nos dois agrupamentos.

O cruzamento dos dados, vínculo à função pública e anos de serviço, permite afirmar que o pessoal docente tem um vínculo com o concelho, isto é, pelos anos em que lecciona neste concelho conhece bem a realidade educativa onde se encontra inserido.

No que diz respeito à residência do pessoal docente do concelho, à semelhança do que acontecia com os encarregados de educação que responderam ao inquérito, a grande maioria reside a menos de 5 km do local de trabalho, no agrupamento do Búzio, 61,90%, no agrupamento das Dairas, 25,93%. Ainda no agrupamento das Dairas é necessário

referir que 40,74% das respostas afirmam que vivem a menos de 30 km do local de trabalho. A percentagem de pessoal docente que vive a mais de 30 km do local de trabalho é de 37,57%.

Analisando agora as habilitações académicas dos docentes conclui-se que a maioria dos professores possui licenciatura, mas será necessário referir que ainda existe um número acentuado de educadores e professores que apenas possuem o Bacharelato como grau académico. É necessário ainda referir que apenas no agrupamento do Búzio se encontram educadores/professores com o grau de mestre, como se pode observar observando o gráfico seguinte:

Gráfico 19: Habilitações académicas do pessoal docente

AGRUPAMENTO BÚZIO AGRUPAMENTO DAIRAS

Fonte: Inquéritos aos Educadores de Infância/Professores do 1º ciclo do Ensino Básico

No próximo gráfico pode-se verificar que a maior parte do pessoal docente que respondeu ao inquérito lecciona no 1º ciclo do ensino básico. É de salientar ainda que no agrupamento do Búzio houve uma fraca adesão na resposta dos inquéritos por parte das educadoras de infância. No que se refere ao agrupamento das Dairas pode-se verificar que a adesão foi quase idêntica quer pelos educadores quer pelos professores do 1º ciclo.

Gráfico 20: Nível de escolaridade do pessoal docente Mestrado Licenciatura Bacharelato Habilitações Académicas Licenciatura Bacharelato Habilitações Académicas

Educação Básica, Poder Local e Reorganização da Rede Escolar: um caso

- 106 -

AGRUPAMENTO BÚZIO AGRUPAMENTO DAIRAS

Fonte: Inquéritos aos Educadores de Infância/Professores do 1º ciclo do Ensino Básico

Na sua esmagadora maioria os inquiridos desempenham a função de professor de uma turma, o que significa que a opinião de docentes com funções, como por exemplo o apoio sócio-educativo, está pouco representada nos dados recolhidos pelos inquéritos.

Analisando a origem e a quantidade de respostas dadas pelos inquiridos, por freguesia, observa-se que no agrupamento das Dairas a freguesia mais representada é a freguesia de São Pedro de Castelões com 60,00% do pessoal docente a responder aos inquéritos. No caso do agrupamento do Búzio, 26,32% de respostas aos inquiridos pertencem às freguesias de Macieira de Cambra e Vila Chã. É necessário salientar que 21,05% pertencem à freguesia de Rôge, uma das freguesias mais afastadas do concelho, isto é, nos inquéritos do pessoal docente encontra-se uma maior representação deste grupo espalhado pelas freguesias deste agrupamento.

Relativamente aos encarregados de educação, no agrupamento das Dairas observa-se que a percentagem de respostas dos encarregados de educação cujos filhos frequentam o jardim-de-infância é ligeiramente superior, 46,7%, à percentagem de respostas dos encarregados de educação que frequentam as escolas do 1º ciclo, (41,1%). Por outro lado, no agrupamento do Búzio observa-se que os encarregados de educação dos educandos das escolas do 1º ciclo estiveram mais receptivos aos inquéritos, 63,0% para 19,2% de encarregados de educação cujos educandos frequentam o ensino pré-escolar. Neste inquérito formularam-se algumas questões que pretendiam uma breve caracterização dos estabelecimentos de educação, de modo a perceber ainda que de uma forma superficial, o estado dos estabelecimentos de ensino deste concelho. Passar- se-á à sua análise de seguida. Com esta análise pode perceber-se como os encarregados de educação classificam os estabelecimentos de ensino que os seus filhos

1º Ciclo Pré-escolar

Nível de escolaridade que lecciona:

1º Ciclo Pré-escolar

frequentam. Pela análise dos gráficos, no anexo 6, em CD-Rom, pode-se afirmar que só numa pequena minoria dos estabelecimentos é que funciona o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico.

Quando se contabiliza o número de salas de cada agrupamento, verifica-se que a situação diverge. No agrupamento das Dairas predominam os estabelecimentos com duas (40,54%), e três salas (27,03%). Por sua vez no agrupamento do Búzio predominam os estabelecimentos com duas (35,21%) e mais de três salas (40,85%). Os dados recolhidos através dos inquéritos do pessoal docente conferem com os dados recolhidos pelos inquéritos aos encarregados de educação. Verifica-se assim a predominancia de estabelecimentos com duas e três salas. Outro factor sobre o qual os encarregados de educação foram questionados, foi sobre a idade dos estabelecimentos de ensino que os educandos frequentam. Verificando-se que a maioria dos estabelecimentos de educação tem mais de 10 anos de idade. Os edifícios com menos de cinco anos de idade são muito escassos, no agrupamento das Dairas (1,89%) para (86,79%) com mais de dez anos de idade. No agrupamento do Búzio existe uma ligeira subida do número de edifícios com menos de cinco anos (7,25%) mas mesmo assim é uma diferença enorme, quando comparado com o número de edifícios com mais de dez anos (81,16%). No que se refere aos dados retirados da análise dos inquéritos ao pessoal docente verifica-se exactamente a mesma posição, a esmagadora maioria dos estabelecimentos de educação tem mais de 10 anos de idade.

Pela análise da caracterização dos estabelecimentos de educação feita pelos encarregados de educação, pode-se concluir que o parque educativo se encontra desadequado face às exigências actuais da educação, principalmente no que diz respeito à idade dos estabelecimentos, escolas, na sua maioria, com mais de dez anos, e à separação física, pelo menos, entre o pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico. Poucas são as escolas que funcionam com os dois ciclos no mesmo estabelecimento. É mais comum ver os dois ciclos separados.

No que se refere às entrevistas, apresenta-se na tabela 9 a caracterização dos entrevistados quanto à sua função.

Por opção metodológica e para manter o anonimato dos entrevistados não serão fornecidas mais informações acerca dos mesmos. A referência ao vereador não permite assegurar este anonimato mas tal situação nunca foi posta em questão pelo próprio que sempre manifestou total disponibilidade para colaborar com a nossa investigação.

Educação Básica, Poder Local e Reorganização da Rede Escolar: um caso

- 108 -

Tabela 9: Funções dos entrevistados

Entrevistados Função

E1 Educadora de infância pertencente ao CME E2 Encarregado de educação

E3 Presidente da junta (urbano)

E4 Professor do 1º ciclo pertencente ao CME E5 Presidente de uma associação de pais E6 Presidente da junta (rural)

E7 Vereador da Educação