• Nenhum resultado encontrado

4 ELEMENTOS DO DEBATE ACADÊMICO RECENTE SOBRE

4.2 PERSPECTIVAS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESENTES NO

4.2.1 Caracterização segundo a “Localização”

No que diz respeito ao aspecto “localização" aspecto de caracterização da produção, orientei-me, conforme apontado na metodologia, por três possibilidades amplas de enquadramento dos trabalhos, a saber: âmbito da política pública (enfoque na ação do Estado na forma de programas, projetos e ações voltados para o setor Educação); âmbito de práticas de gestão (enfoque em experiências que se processam em razão de determinada política pública ou como iniciativa de perfil autonomista); e enquanto tema de estudo (enfoque em análises teórico-conceituais acerca do recurso ou fenômeno da prestação de contas, mesmo que secundariamente).

De modo geral, preponderam os trabalhos enquadrados no “âmbito de práticas de gestão” (76% do conjunto), restando 21% no “âmbito da política pública” e apenas 3% como “tema de estudo”. Esse panorama inicial permite indiciar que na área da Educação prevalece a leitura de experiências em torno da prestação de contas ou controle social, embora o traçado de um perfil mais ampliado dessa leitura dependa da exploração de elementos que a constituem, como veremos adiante. Vale destacar, também, que essa maior incidência não significa necessariamente um afastamento em relação aos outros dois âmbitos apontados aqui, haja vista a grande possibilidade de conexões entre eles, já que o enquadramento observa mais especificamente o enfoque principal dos estudos.

Sobre os trabalhos enquadrados no “âmbito da política pública”, preponderam os enfoques sobre a esfera federal, com ênfase na análise ou discussão da ação do Estado por meio de programas de abrangência nacional, sendo frequente o estabelecimento de relação com contextos municipais ou locais. Essa é uma característica marcante em todo o conjunto de trabalhos localizados nesse âmbito.

No âmbito dos trabalhos associados ao eixo “controle social” são identificados enfoques sobre a esfera de governo estadual, assim como de trabalhos que contemplam secundariamente a figura do Estado, por se concentrarem em temáticas que apenas o implicam.

No que diz respeito ao domínio enfocado pelos estudos enquadrados no “âmbito da política pública”, os dados dão conta de que é majoritário o da gestão, seja em torno do eixo prestação de contas, seja do eixo controle social. Também presentes em ambos, porém em menos escala, figura o domínio do financiamento.

Nesse mesmo âmbito, a respeito da questão dos atores envolvidos e dos tipos de intercâmbios que realizam, os dados indicam que os trabalhos consideram, principalmente, as figuras do Estado (enquanto agente de políticas) e a sociedade. Esta última, seja em termos gerais, seja em termos de segmentos específicos, como o de atores escolares, o que mais incide nos trabalhos. Já no que responde ao intercâmbio entre esses atores, prepondera no universo de trabalhos da área a relação “Estado e sociedade”, sendo preponderante o enfoque na relação “entre” eles, principalmente na perspectiva das repercussões de medidas, levadas a efeito pelo Estado, na sociedade, Todavia há também enfoques, embora com menor incidência, na relação “Estado sobre sociedade”, especialmente, em termos de regulação e de controle. Essas são perspectivas intercambiais comuns ao corpo de trabalhos associados ao eixo controle social e prestação de contas.

Há, contudo, distinções entre os eixos, motivadas por especificidades quanto a formas de intercâmbio presentes no “controle social”, quais sejam: intercâmbio entre segmentos da sociedade; e do mercado sobre a sociedade. A relação entre instâncias/atores do Estado (perspectiva de accountability horizontal) figurou apenas uma vez, nesse mesmo eixo.

Assim, identificados os intercâmbios, no que diz respeito a mecanismos de prestação de contas ou controle social, é possível verificar que nos estudos em que o intercâmbio enfocado é “Estado sobre sociedade”, o destaque são os mecanismos de avaliação externa. Já nos estudos em que a relação é propriamente entre Estado e sociedade, frequentemente não são evidenciados mecanismos.

Passemos agora aos trabalhos enquadrados como “âmbito de práticas de gestão”. Os dados mostram que, em termos de esferas de governo envolvidas, a correlação estabelecida nos trabalhos é menos presente, sendo preponderante essa característica nos trabalhos associados ao eixo “controle social”, o que não ocorre no eixo “prestação de contas”. Outra evidência oportunizada pelos dados é que nesse âmbito sobressaem correlações com as esferas estadual e municipal, sendo esta última mais corrente no eixo “controle social” e a estadual no “eixo prestação de contas”.

Quanto aos domínios em pauta nos estudos enquadrados no “âmbito de práticas de gestão”, no universo de trabalhos da área sobressaem o domínio da gestão e o do financiamento. Porém, verificam-se duas situações específicas: nos trabalhos associados ao eixo “controle social” prepondera a dimensão “processo de formação escolar”, que abarca temas relacionados a processos formativos escolares e não escolares (embora menos frequentes); e nos trabalhos do eixo “prestação de contas”, no qual os domínios identificados são a gestão e o financiamento, é este último o mais recorrente. Por fim, cabe destacar que é neste âmbito que aparecem alguns poucos domínios não identificados nos demais âmbitos (da política pública e como tema de estudo).

Sobre atores envolvidos, os trabalhos enquadrados no “âmbito de práticas de gestão” evidenciam tratar-se basicamente das figuras do Estado e da sociedade. Também neste caso, ora a sociedade é tomada em sentido geral, ora para designar segmentos específicos. No eixo “controle social” é maior a incidência de estudos que implicam exclusivamente o ator social, inclusive se comparado à incidência de casos em que figuram a sociedade e o Estado.

Com essa configuração, no que diz respeito às formas de intercâmbio entre os atores envolvidos, é possível verificar que, entre os trabalhos do eixo “controle social”, prepondera o intercâmbio sociedade-sociedade, diferentemente do que ocorre com os trabalhos do eixo “prestação e contas”. Neste, um aspecto distintivo é a presença de trabalhos que enfocam a

relação Estado-Estado, que têm em conta a relação entre órgãos estatais, na perspectiva de uma accountability horizontal. A relação Estado e sociedade constitui um intercâmbio comum aos dois eixos.

Quanto a mecanismos de controle social e prestação de contas enfocados nos estudos desse âmbito, três são as características a se destacar: o conselho desponta como mecanismo mais mencionado nos trabalhos do eixo “controle social” e um dos menos apontados no eixo “prestação de contas”; mecanismos formais como, por exemplo, a ação de tribunais ou instâncias oficiais de fiscalização são mais apontados nos trabalhos enquadrados no eixo “prestação de contas”; e, em comum, os eixos trazem um conjunto significativo de trabalhos cujas temáticas não incluem necessariamente figuras de mecanismos de controle social ou prestação de contas.

Por fim, sobre os trabalhos enquadrados como “temas de estudo”, os dados indicam tratarem-se de duas produções associadas ao eixo prestação de contas. Nesses casos, secundarizada a figura da esfera de governo implicada (em face das temáticas tratar-se-ia da esfera federal), o domínio enfocado é o processo escolar, no que diz respeito às avaliações externas e à produção de resultados educacionais. No quesito atores sociais e formas de intercâmbio, os enfoques não são necessariamente coincidentes: um deles focaliza a sociedade e os intercâmbios entre setores dela; o outro focaliza Estado e sociedade e as complexas relações entre eles, com claro destaque à ação reguladora do Estado sobre a sociedade (neste caso, sobre a escola e seus atores).

Em síntese, em termos de esferas enfocadas nos estudos, a federal é a mais recorrente nos trabalhos do “âmbito da política pública”, havendo maior presença das esferas municipal e estadual no “âmbito das práticas de gestão”. Já quanto aos domínios focalizados nos estudos, destacam-se a gestão e o financiamento, sendo expressiva a menção a processos formativos no eixo controle social do “âmbito das práticas de gestão”.

Sobre os atores envolvidos, o destaque recai sobre as figuras do Estado e da sociedade (com destaque à sociedade em específico em trabalhos ligados ao eixo “controle social” do “âmbito práticas de gestão”). No que se refere aos intercâmbios, embora seja marcante em todo o conjunto a relação Estado e sociedade, é significativa a presença de relações sociedade- sociedade no eixo “controle social” do “âmbito da política pública” e exclusiva ao eixo “prestação de contas”, do “âmbito práticas de gestão”, a menção a relações Estado-Estado (entre órgãos estatais). Sobre o âmbito “temas de estudo”, a baixa incidência de trabalhos não oportuniza o apontamento de elementos que possam ser considerados característicos.