• Nenhum resultado encontrado

4 ELEMENTOS DO DEBATE ACADÊMICO RECENTE SOBRE

4.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO SOBRE PRESTAÇÃO DE

4.1.3 Temas alvos preponderantes por grandes áreas do conhecimento

A fim de possibilitar um panorama mais ampliado dos temas abordados nos trabalhos pesquisados, optei por apresentá-los por grande área32 do conhecimento. Neste caso, são sete grandes áreas – Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Engenharias e Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar – que abarcam o conjunto de áreas e respectivas subáreas.

32 Classificação disponível em

Na grande área das Ciências Agrárias foram localizados temas vinculados às áreas da Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Engenharia Agrícola. Essa grande área apresentou o menor número de produções acadêmicas do conjunto mapeado nesta pesquisa.

Para o descritor “prestação de contas”, a área de Engenharia Agrícola representou a única área listada na grande área. Os temas listados33 mostram que, do total de trabalhos, a área da Agronomia foi a que se destacou em trabalhos e, diante da proximidade dos enfoques dessas produções acadêmicas com os elementos que estruturam o debate do presente estudo, destaco os temas controle social, participação, conselhos e conselheiros. No eixo controle social a perspectiva anunciada é a de fiscalização/vigilância de atores sociais em relação à garantia de qualidade de produtos. O enfoque na participação relaciona-se com a ideia de envolvimento do ator social em ações de planejamento, ideia essa estendida aos trabalhos que versam sobre os conselhos locais.

A respeito da grande área das Ciências da Saúde foram encontrados filiados às áreas Nutrição, Educação Física, Odontologia (especificamente nas subáreas Odontologia Social e Preventiva e Odontopediatria), Enfermagem e Saúde Coletiva (inclusive as subáreas Saúde Coletiva e Saúde Pública). Os temas34 mostram que a área e subáreas da Saúde Coletiva, sobressaíram-se na diversidade de temas em trabalhos ligados aos dois descritores (pouco mais de 80% dos temas da grande área). O conjunto temático geral evidencia a preponderância de trabalhos vinculados ao descritor “controle social”.

Sobre os temas relacionados ao descritor “prestação de contas”, é possível perceber que, diferentemente do que ocorre com o descritor “controle social”, são mais diretamente relacionados à figura da prestação de contas propriamente dita, pois se destacam diretamente as ideias de avaliação/monitoramento, análise e participação, com destaque aos atores sociais. Já em relação aos temas associados ao descritor “controle social”, é possível constatar que a maior parte situa secundariamente elementos de controle social, à medida que se destacam temas relacionados a políticas públicas, acesso a serviços, direitos sociais, implementação de programas e exercício profissional. Sobre os temas que explicitam mais diretamente esses elementos os destaques recaem, nesta ordem, sobre a figura dos conselhos (especialmente quanto à atuação e o potencial representativo) e, em grande conexão com estes, o tema da participação social. Menos recorrentes, identificam-se temas, como práticas de controle social e democratização.

33 A lista completa dos temas encontra-se no apêndice A. 34 A lista completa dos temas encontra-se no apêndice B.

Na grande área das Ciências Humanas, as quase duas centenas de temas estão enquadradas nas áreas da Sociologia (e subárea de Outras Sociologias), Antropologia, Ciência Política (e subáreas da Política Internacional e Políticas Públicas), História (e subárea da História Regional do Brasil), Geografia, Psicologia (e subárea da Psicologia Social), Educação (e subárea do Planejamento Educacional) e Letras. Para o descritor “prestação de contas” é a área da Educação que se destaca35. Nela, a quase totalidade de temas tem conexão direta com a questão da prestação de contas, destacando-se a accountability em educação (seja em termos de análises acerca de modelos em curso, seja em termos de ferramenta de gestão). Na sequência, estão os temas da avaliação externa e da gestão democrática. Em outras áreas/subáreas em que se figuram temas mais diretamente relacionados à prestação de contas, há algum destaque à temática de acesso ou publicização de informações.

Relativamente ao descritor “controle social” são as áreas da Educação e da Sociologia, incluídas as respectivas subáreas, que se destacam no conjunto da grande área em termos de recorrência de temas explicitamente relacionados ao domínio controle social. Ainda que esses temas figurem mais nessas duas áreas, é interessante observar que também se encontram nas demais, levando a uma configuração marcante da grande área. Destacam-se, pois, a questão das dinâmicas de controle social, seguida de temas relacionados à figura dos conselhos (especialmente quanto à sua atuação) e, menos expressivamente que esses, o tema da participação da sociedade civil, popular ou política, com algumas aproximações a temas relacionados a formas e instâncias de participação.

Sobre a área da Educação em específico, as evidências acerca das temáticas nos eixos “prestação de contas” e “controle social” podem ser sintetizadas no Esquema 5 .

Esquema 5 – Temas alvos preponderantes na grande área das ciências humanas/Educação

Fonte: organizado pela autora com base nos dados do Banco de Teses da Capes (2016).

35 A lista completa dos temas encontra-se no apêndice C.

Ciências Humanas

Educação

 No eixo “prestação de contas” sobressaem temas relacionados à avaliação externa, accountability em educação e gestão

democrática;

 No eixo “controle social” focaliza as dinâmicas de controle social, especialmente na figura dos conselhos.

Divide posição majoritária com a Administração e o Direito, destacando-se na grande área das

Também nesta grande área, boa parte dos temas identificados no levantamento associado ao descritor controle social situa somente secundariamente elementos relacionados à temática “controle social”, haja vista o enfoque em, por exemplo, políticas públicas, problemas sociais (violência, exclusão, terrorismo, racismo, criminalidade, entre outros), gestão de programas sociais, agenda pública, relações de poder, relações público-privadas e outros.

Na grande área das Ciências Sociais e Aplicadas os trabalhos situam-se nas áreas do Direito (e subáreas do Direito Constitucional, Direito Público, Direitos Especiais e Teoria do Direito), Administração (e subárea da Administração de Empresas, Administração Pública e Ciências Contábeis), Economia, Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Demografia, Comunicação e Serviço Social (e subáreas de Fundamentos do Serviço Social e Serviço Social Aplicado). É no domínio dessa grande área36 que se situa o maior contingente de trabalhos levantados (mais de três centenas).

Seguindo a tendência verificada nas grandes áreas já referidas, também nas Ciências Sociais e Aplicadas tanto o número de trabalhos (conforme se verifica na comparação oportunizada pelos Gráficos 5 e 6) quanto o leque temático associado a cada descritor é distinto. É significativamente maior no domínio do “controle social”.

No que se refere aos temas que figuram em torno do descritor “prestação de contas”, destaca-se a área da Administração e suas subáreas. No conjunto geral, sobressai a transparência, em termos de políticas de transparência, transparência na gestão pública, na aplicação de recursos e de mecanismos promotores. Na sequência, vem a figura da governança, destacando-se a ideia de políticas de governança, performance, práticas de gestão e governança corporativa, assim como de práticas de prestação de contas, especialmente, em termos de instrumentos e atuação de órgãos. Há alguma presença de temas relativos à

accountability (vertical, na administração pública e ferramentas). Diferentemente do apontado

nas grandes áreas anteriores, especialmente a das Ciências Humanas, é tímida a presença dos temas participação e conselhos.

Temas dessa grande área que situam secundariamente a prestação de contas versam sobre, por exemplo, mecanismos regulatórios, sujeito de direitos, terceiro setor, liderança, competência e empreendedorismo, gestão de recursos e mecanismos de comunicação.

No que diz respeito aos temas enquadrados no descritor “controle social”, sobressai igualmente a área da Administração com suas subáreas, haja vista a maior focalização direta

de elementos que tocam diretamente a figura do controle social. Considerado o conjunto das áreas e subáreas, três são os temas mais recorrentes: o controle social propriamente dito, a participação social e a figura dos conselhos. Temas ligados à ideia de transparência, assim como à accountability e governança são menos referidos. Importa destacar que, embora sejam menos incidentes os temas diretamente relacionados ao controle social na área do Serviço Social com suas subáreas, comparativamente à área da Administração, há uma característica específica de cada uma dessas duas áreas: na Administração sobressai a figura do controle social, remetida a temáticas, como governança, práticas de controle, mecanismos formais, entre outros; na área do Serviço Social é marcante a presença de temáticas que enfocam a figura dos conselhos, tomados na perspectiva da democratização, do controle social e da participação direta.

No largo conjunto de temas que situam secundariamente o controle social, bem como elementos a ele conexos, encontramos temas sobre: direitos fundamentais e sociais, infrações, criminalização e outros (área do Direito e respectivas subáreas); reformas administrativas, balanços fiscais, modelos regulatórios, orçamento, planejamento, fiscalização e outros (área da Administração e respectivas subáreas e da Economia); e políticas e direitos sociais, problemáticas sociais, implementação de sistemas, ações de assistência social e de saúde e outros (área de Serviço Social e respectivas subáreas).

Na grande área das Ciências Exatas e da Terra e Engenharias, onde localizados somente oito trabalhos dispostos nas áreas da Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Engenharia de Produção, os temas listados37 mostram que dessas áreas a única que tem incidência de temas nos dois descritores é a Engenharia de Produção. E, tendo em conta a prevalência de quantidade de trabalhos, aponto a área de Engenharia Sanitária, essa levantada para o descritor “controle social”. Quanto ao foco das produções acadêmicas, é a grande área que apresenta maior disparidade entre os temas abordados. Do conjunto, apenas uma menção ao tema da transparência estabelece conexão direta com o eixo “prestação de contas”. Todos os demais trabalhos, seja deste ou do eixo “controle social”, situam secundariamente, nos trabalhos, elementos a eles associados.

Por fim, na grande área de Multidisciplinar, onde foram encontrados trabalhos nas áreas Interdisciplinar (e subáreas de Engenharia/Tecnologia/Gestão, Meio Ambiente e Agrárias, Saúde Biológicas, Sociais e Humanidades), Ensino e Ciências Ambientais, os temas

listados38 mostram que do universo de produções sobressaem as associações ao eixo controle social, no qual o conjunto de temas é significativamente maior que o da prestação de contas.

Os temas do eixo prestação de contas, mais diretamente conectados com a figura da prestação de contas, são poucos e diversos. Há algo sobre conselhos, transparência e prática de accountability. Já no eixo “controle social” é o tema da participação que sobressai, tomado na relação com gestão pública, enquanto direito, no exercício do controle social por conselhos e enquanto expressão de cidadania. Afora esse destaque, há algumas menções à figura do conselho. Em termos de temas em que o eixo controle social e elementos próximos são mobilizados em posição secundária, o leque além de amplo é diverso, pois se trata de um agrupamento multidisciplinar. De todo modo, é possível apontar o enfoque em políticas públicas, principalmente políticas sociais.

4.2 PERSPECTIVAS DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PRESENTES NO DEBATE