• Nenhum resultado encontrado

Categoria: variáveis que antecederam o ingresso aos estudos no meio urbano

No documento 'O apego às origens' (páginas 71-74)

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

4.2 QUEM É TUTMÉS?

4.2.2 Análise dos dados de Tutmés

4.2.2.1 Categoria: variáveis que antecederam o ingresso aos estudos no meio urbano

A tabela 7 demonstrada a seguir há como desígnio explicitar as falas do sujeito Tutmés sobre as questões pertinentes a esta categoria, anteriormente relatada.

Tabela 7 - Variáveis que antecederam o ingresso aos estudos no meio urbano - pais de Tutmés.

Subcategoria Unidade de Contexto Elementa Iniciação ao trabalho no meio

rural

“Há, desde pequeno [risos], não posso te falar a idade. Sei lá, mas desde os seis anos, sete anos. Sempre saía com o pai, sempre tive granja de leite, né, então tava sempre junto, ajudando.”

Influências para escolha do local de estudo no meio urbano

“Eu tinha dois primos lá. Daí já foi, eles foram me incentivando e coisa.” “E ai meus pais já me levaram para fazer o teste lá, e eu fiquei.”

[Trabalho do campo que fazia anteriormente] “E por isso eu já me interessei mais, pelo colégio né.”

Estudo meio rural “[...] ai foi no interior até a quarta série [...]”

Idade que saiu para estudar “Tinha uns dez anos, mais ou menos, não me lembro bem.” Trajetória

de estudos “Estudei em Bom Retiro e depois fui para o colégio agrícola.”

Fonte: Elaboração da autora, 2009

As falas da tabela 7, anteriormente demonstradas, expõem que Tutmés no que tange sua Iniciação ao trabalho no meio rural, começou aproximadamente aos seis anos de idade e que não percebia como uma obrigação ir trabalhar, pois o verbo “ajudar” aparece como algo prazeroso.

Tutmés, também esclarece que no início, seus familiares incentivaram-no quanto às atividades que desempenhava no meio rural e aos poucos seu interesse pelo meio rural se desenvolveu. Este aspecto converge com a concepção de Ciampa (1994), que demonstra ser a identidade algo construído e reconstruído através dos nossos aprendizados e das mediações, ou seja, Tutmés é levado à lavoura e aos poucos passa a interessar-se, com o tempo o grupo que o media passa a olhá-lo com aceitação e assim a identidade pressuposta passa a acontecer. Sobre as Influências para escolha do local de estudo no meio urbano, Tutmés explica que seus incentivadores foram três, a saber:

1) os dois primos, os quais estavam no colégio interno agrícola e relataram gostar do estudo do local;

2) os seus pais que lhe incentivaram para fazer o teste no colégio agrícola e 3) por ter desde pequeno interesse pela área agrícola e agropecuária, pois cresceu neste meio.

A partir das constatações de Tutmés pode-se verificar que o jovem possui conhecimentos sobre si mesmo, pois consegue de forma clara e objetiva refletir sobre suas escolhas, estabelecendo os meios que lhe influenciaram.

Sobre questões pertencentes ao Estudo meio rural, Tutmés disse ao longo da entrevista que estudou até a quarta série no meio rural, pois na região em que moram seus pais as escolas rurais apenas disponibilizam estudo até a quarta série do ensino fundamental. A

Idade que saiu para estudar no meio urbano, portanto, foi de aproximadamente dez anos.

Sobre a Trajetória de estudos, concluiu o ensino médio na cidade de Bom Retiro, deslocando-se todos os dias de ônibus até a escola no meio urbano. Logo após, com o certificado de conclusão do ensino médio, foi para um colégio interno, próximo aos campos de Lages e lá permaneceu interno até completar o curso de técnico agrícola.

b) Pais de Tutmés

A tabela 8, que será demonstrado a seguir, possui como função demonstrar as percepções através das falas dos pais de Tutmés relacionada à categoria: variáveis que antecederam o ingresso aos estudos no meio urbano, de seu filho Tutmés.

Tabela 8 - Variáveis que antecederam o ingresso aos estudos no meio urbano - pais de Tutmés.

Subcategoria Unidade de Contexto Elementar

Passado dos pais relacionado aos estudos

Ísis: “Eu fiz magistério, e agora a pouco terminei Pedagogia pela Udesc e

Psicopedagogia em Lages. Era difícil, porque não parei de dar aula, ai tinha que ir e

vir todos os dias e cuidar dos filhos”. Amón: “Estudei até o primeiro grau, quarta

série”, mas se quiseres vê no meu quarto o bidê [está] cheio de livros

Passado dos avós de Tutmés relacionados

ao estudo

Amón [sobre o estudo de seus pais]: “Um pouco”. Amón: “A minha mãe não

estudou, meu pai fez até a quarta série. [A mãe de Amón quanto à escrita] Sabia

um pouco, mas não sabia tudo. Mas, servia.”

Ísis: “o meu pai estudou, fez o segundo grau e a minha mãe foi professora e estudou em Santo Amaro. O meu pai estudou aqui mesmo e em Bom Retiro.”

Passado dos tios de Ramsés relacionado

aos estudos

Ísis: “Minhas irmãs estudaram também o magistério e meus irmãos também

estudaram até o ensino médio”. Amón: “Meus irmãos só a mais nova estudou, ela

faz doutorado” Fonte: Elaboração da autora, 2009.

A tabela 8, anteriormente vista, trouxe questões relacionadas ao Passado dos pais

de Ramsés relacionado aos estudos, Passado dos avôs relacionado aos estudos e Passado dos tios de Ramsés relacionado aos estudos. Nestas subcategorias pode-se perceber que

para a família de Tutmés, a qualificação profissional por meio do estudo é de grande importância. Os dados que se destacam neste tabela demonstram o interesse da mãe de Tutmés de retornar aos estudos, mesmo depois de ter os filhos, portanto, o jovem cresceu com mãe e avó (sua vizinha) sendo professoras do colégio do meio rural e também vivenciou o retorno da mãe em estudar.

Nos aspectos concernentes à família paterna, o jovem Tutmés cresceu em meio aos livros, pois o pai, assim como a mãe, também lê em casa. Entretanto, a família do pai é um pouco menos instruída em relação à qualificação formal, mas os investimentos quanto à nova geração de filhos passa a ser visível, pois Tutmés foi influenciado por dois primos paternos em ir estudar em colégio interno, além de também possuir uma tia paterna que está fazendo doutorado.

Diante das evidências pode-se verificar que Tutmés nasceu e cresceu imerso numa família organizada para o estudo, assim seu movimento neste aspecto envolve uma identidade esperada ou pressuposta, pois, o olhar dos seus entes demonstra, como dirá Luna e Batista (2001), expectativas quanto ao agir de Tutmés no mundo, de ser alguém que iria estudar.

4.2.2.2 Categoria: Variáveis que antecederam o término dos estudos e escolha por trabalhar

No documento 'O apego às origens' (páginas 71-74)