• Nenhum resultado encontrado

Sintomas-chave: Saudade do passado, sente pesar pelo passado, não vive no presente. Sintomas do bloqueio de energia:

- Refere-se constantemente ao passado, em sua mente e na conversação com outros. - Glorifica o passado, esperando que ele volte.

- Rememora, melancólico, os bons velhos tempos.

- Não consegue recuperar-se da perda de uma pessoa amada (pai, filho, cônjuge). - Às vezes, as lembranças da infância são inusitadamente pobres.

- Não consegue esquecer certo acontecimento do passado. - Saudades do lar.

- Lamenta haver perdido uma oportunidade ou não ter realizado um sonho. - Anseia por poder recomeçar.

TRANSFORMAÇÃO POSTERIOR:

- Tem um relacionamento vivo com o passado, mas vive no presente. - Aprendeu com a experiência passada, mas não se agarra a ela. - É capaz de preservar, no presente, o que era belo no passado.

- É capaz de trazer o passado de volta à vida (como, por exemplo, um escritor, um arqueólogo, um historiador).

* CARMEM MONARI:

3 Não é só para situações tristes e difíceis do passado, mas também para aqueles que tiveram vivências

positivas, mas que não se desligam delas e tentam colocá-las de novo no presente. 3 Para “heranças familiares” como tendências genéticas.

3 Para os processos terapêuticos.

3 Para casos de amor mal resolvidos do passado.

3 Após cada etapa de um processo, adicionar o Chestnut Bud para completar o aprendizado. 3 Para buscar a raiz de um problema presente que pode ter sua origem no passado, associar com

Chicory / Pine / Holly / Willow, conforme a emoção que se apresenta.

3 Nos idosos, ajuda a viver melhor o presente.

3 Pessoas com muitos nódulos de tensão nas costas ou muita formação de cistos cebáceos antigos (as

Hornbeam

(Grupo: para os que sofrem de indecisão) Carpinus Betulus

VIBRAÇÃO da VITALIDADE INTERIOR - Descrição do Dr. Bach

Auxilia os que sentem que não têm força suficiente, tanto mental quanto física, para carregar o fardo da vida que lhes foi colocado sobre os ombros; as solicitações da vida cotidiana lhes parecem excessivas, se bem que costumem cumprir com suas obrigações de modo satisfatório. Aconselhável para os que crêem que uma parte, da mente ou do corpo, necessita fortalecer-se antes que possam fazer bem o seu trabalho.

- Descrição Geral

Indicado para sensanções de cansaço, exaustão mental. Essa exaustão está ligada ao excesso de rotina. A essência funciona como um tônico que vai ajudar a adquirir mais energia para lidar com o cotidiano.

- Dr. Edward Bach Centre

É usado contra sentimentos de exaustão e fadiga que vêm antes que um esforço tenha sido feito. A pessoa neste estado sente que está demasiado cansada para lidar com as demandas do dia. É fácil ficar na cama - mas se um esforço puder ser feito para dar o início, o desgaste desaparecerá, um sinal diferente do estado Olive, de que isto é mais mental do que desgaste físico.

- Regis Mesquita Nome popular: carpino. Coloração: verde. Floração: abril e maio.

Preparação da essência: método de fervura.

O indivíduo que necessita de Hornbeam apresenta fadiga mental e física cuja origem está

principalmente no plano mental. A pessoa pode acordar de manhã exausta e com dificuldade de encarar mais um dia pela frente, mas tão logo entra no ritmo de trabalho o cansaço vai embora. Ela pode passar o dia fadigada, mas se algo diferente acontece e a desperta para a vida, a fadiga simplesmente desaparece. Apesar de acreditar que não tem forças para agüentar a sobrecarga em sua vida, ela consegue realizar suas tarefas diárias.

A origem do problema está no fato da vida ter se tornado automática e sem entusiasmo. As

tarefas rotineiras são tediosas. Projetos e planos não conseguem entusiasmá-los. A mente está bloqueada e desvitalizada. Não conseguem ter prazer com o que fazem. Desta forma a vida torna-se um fardo difícil de carregar.

O seu dia-a-dia é rotina. Como falta envolvimento, estão sempre adiando ou realizando as coisas de forma lenta. É comum serem indivíduos que possuem ocupações sedentárias nas quais o plano mental ocupa um espaço desproporcional e que quase não praticam exercícios físicos.

É muito útil nos momentos em que vivemos processos de readaptações, quando a quantidade de novidades na vida é tão grande que precisamos fazer um esforço enorme para conseguirmos “digerir” tudo o que acontece. São situações como casamento, luto, mudanças de cidades, de emprego, etc.

Vitalidade e envolvimento com a vida, estas são as duas qualidades que Hornbeam ajuda a desenvolver. Como prêmio as idéias ficam mais claras, o corpo com mais força e a vida mais prazerosa.

Diferenças entre o cansaço Hornbeam e Olive: o cansaço Olive se origina de uma fadiga física e mental extrema decorrente da exposição da pessoa a situações internas ou externas extenuantes. O cansaço Hornbeam tem origem mental, e tão logo sua situação mental muda a fadiga desaparece. Em Olive a pessoa precisa regenerar e renascer. Em Hornbeam há a necessidade de vitalidade e envolvimento.

 Para os que sentem necessidade de revitalizar sua vida, e também para aqueles que acreditam não estar suficientemente fortes fisicamente.

- Notas: Jessica Bear

Ter energia para enfrentar os desafios da vida. Ajudar a determinar se uma perda de energia é resultante de um estado mental ou emocional que está sendo evitado ou se a monotonia esgotou essas energias, diminuindo o interesse pela vida. Intestino delgado: ser mais ativo e produtivo. Para os sintomas de pressão arterial baixa: quando se necessita de mais energia.

* Combinações mais comuns (J.B.):

Agrimony: quando evitam um confronto com um determinado assunto ou pessoa. Clematis: para ajudar os que “arrastam os pés”.

Wild Oat- para projetar uma motivação.

Mimulus: para os medos que estão por trás do fato de não quererem enfrentar uma situação.

OBS: para todas as personalidades que experimentam uma crise profissional: Hornbeam, Wild Rose, Sweet Chestnut e Olive.

- Indicadores Adicionais (M.S.):

3 O paciente tem hábitos unilaterais e falta-lhe variedade em sua vida. Por exemplo, excesso de leitura ou televisão, juntamente com o descuido do corpo.

3 Irradiação de fraca a entediada, frequentemente também nos jovens.

3 Ardor ao redor dos olhos. Tendência à fraqueza dos tecidos conjuntivos. - Benefícios (M.S.):

3 Vigor emocional. Alerta mental.

3 Percepção dos ritmos vitais mais importantes (excitação / relaxamento).

Florais de Bach & Abordagens Psicoterápicas

(Theresinha Breyer Di Piazza, Ursula Schmeling, Dagmar Konrath Behrmann e Maria Isabel Machado Mutzberg). Indicações:

- Para os que se vêem sem força para enfrentar a rotina diária e acabam fazendo-a sem gosto. O cansaço está associado à tarefa que devem realizar. Principalmente na segunda feira é muito penoso levantar e iniciar uma nova semana.

- Para os que sentem não ter forças mentais e físicas suficientes para levar a vida adiante. Os assuntos cotidianos parecem muito pesados, embora tenham condições de realizá-los bem.

- Diminuição da atenção e da capacidade de raciocínio, por fadiga; cansaço mental em forma de ressaca ou até certo bloqueio mental.

- Sensibilidade e irritabilidade aumentadas; grau moderado ou leve de indiferença, com empobrecimento das relações afetivas.

- Inquietação; estados de angústia; sentimentos de inferioridade.

- Diminuição do desejo sexual; ausência de orgasmo ou ejaculação precoce por tensões emocionais e/ou físicas. - Sensação de fadiga, desânimo e certa apatia são comuns.

- Tédio e certo vazio existencial; diminuição da capacidade de trabalho.

- Conduta lentificada. Às vezes observa-se letargia, e no mínimo, falta de iniciativa. - Perturbações do sono ou sono não reparador, estresse.

- Fadiga e cansaço.

- Cefaléias ou sensação de cabeça pesada.

- Pressão e sensação de ardência nos olhos ou em torno deles.

- Problemas na coluna: dores na região sacral e cervical, nos quadris e no ciático; bloqueios e nós na coluna. - No sistema circulatório: varizes, hemorróidas.

- Constipação e tensões musculares, podendo apresentar espasmos e rigidez muscular. - O tecido conjuntivo pode sofrer degeneração e o sistema hormonal pode desequilibrar-se.

- Observação: deve-se diferenciar bem a fadiga psíquica da depressão (esta sofre perda da auto-estima e o astênico neurótico não).

Precauções:

- Para pessoas irritadas (porque estão cansadas).

- Útil no combate ao cansaço e à fadiga mental; para esportistas é tônico vitalizante. - Para jovens e idosos que se sentem cansados, sem elã.

- Para quem precisa fazer muitas provas e exames em tempo prolongado. - Útil na fase da adolescência, devido ao desgaste de energia.

- É bom auxílio para quem faz fisioterapia (problemas na coluna, região sacral, quadris).

- Pode ser usado durante gripes com dores musculares (gripe é algo querendo quebrar uma couraça).

- Na convalescença é bom auxílio para quem duvida em usar o seu corpo ou andar novamente. Excelente depois de doenças prolongadas, para preparar o reinício à vida e ao trabalho.

- Para crises de bronquite ou asma, ajuda a superar a fadiga.

- Recomendado para acnes, furúnculos (para tudo o que está “parado e não sai para fora”).

- Pode ser usado em compressas para os olhos cansados e irritados e também para aliviar o cansaço proveniente de veias varicosas.

- Na reabilitação dos drogados, pelo seu efeito tônico sobre o desgaste das energias. Útil na ressaca. - É necessário diferenciar o estado Hornbeam da fadiga psíquica da depressão.

- Precisa ser observado que atrás de um estado Hornbeam pode existir patologia com afecções endócrinas, neurológicas, hematológicas (anemias, leucemia), oftalmológicas, estados infecciosos crônicos.

Crianças:

Assumem, principalmente nas primeiras horas do dia, um comportamento mais monótono e repetitivo, com menos expressão criativa, espontânea ou concentrada.

Falta-lhes uma atitude mais barulhenta e exploradora ou ainda certa audácia e competitividade, do jeito próprio de crianças e adolescentes cheios de energia. Por isso recebem apelidos do tipo “dorminhoco”, “lunático”, etc.

Podem apresentar palidez, dores de cabeça, queixas de fadiga ou falta de vontade para as atividades comuns de sua idade. No entanto, se o dia promete algum programa fora da rotina ou frente a situações inusitadas,

conseguem acordar-se com mais facilidade.

Caso o motivo de sua fadiga seja um desequilíbrio emocional, constatamos, na avaliação diagnóstica, tratar-se de família onde a expressão energética de sentimentos (especialmente a raiva e a alegria) traz conflitos e

complicações. Assim, estas crianças aprendem, desde cedo, que existe algum “perigo” na liberação desta energia e que o dever está acima de todo o prazer. As tarefas tornam-se, então, insossas e sem graça.

Por conta própria, em geral, não conseguem mostrar o brilho e a felicidade de uma criança livre. Se os deveres já esgotaram sua energia, tendem à passividade. Ficam um longo tempo assistindo televisão, por exemplo.

- Quebrar a rotina com lazer e seguindo os próprios sentimentos. Mudar de ambiente, sempre que possível. - Realizar caminha das diárias, de preferência com respiração abdominal e variando o trajeto.

- Fazer Yoga, meditação, para conscientizar os sentimentos e alcançar uma melhor organização interna.

- Realizar exercícios de musculação e outros, para desenvolver a musculatura e assim compensar a moleza e falta de firmeza ou para aliviar tensões.

- Procurar desenvolver e criar tarefas que proporcionem satisfação e a vivência de um início, de um meio e de um fim.

- Compensar as frustrações do sub aproveitamento de potencialidades pessoais no trabalho profissional, com hobbies, com atividades paralelas, etc.

- Fazer ginástica, natação, dança, atividades diversificadas para fugir da rotina diária.

Hornbeam - GERAL

Sintomas-chave: Cansaço, exaustão mental, passageira ou prolongada, procrastinação. Sintomas do bloqueio de energia:

- Cabeça pesada, cansado e exausto.

- Ressaca mental, “sensação de segunda feira de manhã”.

- Dor de cabeça depois de assistir à televisão por muito tempo, depois de ler muito, e outras exigências feitas aos sentidos. - Sensações privadas de vigor, bloqueio mental.

- Ao acordar, dúvidas de que as tarefas do dia poderão ser levadas a bom termo, mas isso melhora depois que começa a enfrentá-las. - Exausto ao pensar que tem de enfrentar outra semana cinzenta.

- Depois de uma doença prolongada: recupera lentamente a vontade de voltar ao trabalho.

- Acredita ser impossível encetar o trabalho sem estimulantes, como o café, o chá, ou alguma outra forma de tônico. - Reanima-se quando ocorre inesperadamente alguma coisa interessante.

- A vida está exageradamente organizada e tem um excesso de rotina. - Levanta-se mais cansado da cama, pela manhã, do que se sentia ao deitar. - Pressão ou sensação de queimaduras nos olhos ou em torno deles. - Frequente degeneração dos tecidos conjuntivos.

- Exaustão, através dos anos, em virtude de um estilo de vida unilateral, de uma ocupação sedentária, ou exercícios muito reduzidos.

TRANSFORMAÇÃO POSTERIOR:

- Mente vivaz, cabeça clara e fria, aprecia a variedade.

- É claro que seremos capazes de cumprir as tarefas que temos pela frente, ainda que pareçam estar acima de nossas forças.

* CARMEM MONARI:

3 São inseguros em relação à sua energia para a realização do trabalho e das obrigações, mas têm

energia para o prazer.

3 Trabalha os elementos Terra e Fogo, e sua grande ação é sobre a coluna.

3 Pode ser tônico para o órgão coração, nas pessoas desanimadas e com baixa resposta.

3 Para pessoas que foram rejeitadas pela mãe durante a gravidez e têm dificuldade de sentir o prazer do mundo e só se dedicam à construção material. Para crianças adotivas e as que nasceram com defeitos genéticos. Para as mulheres que geraram filhos sem querer.

Existe algo importante sobre a formação de um ser, segundo os egípcios: o pai dá força para a criança desenvolver toda sua parte estrutural (óssea, articular, e muscular) e o sistema nervoso. A mãe dá a força para gerar todos os órgãos internos. Por isso, quando um pai não participa da gestação do filho, ou a mãe gera sozinha sem ajuda dele, esta criança terá problemas em sua parte estrutural, logo ao nascer ou em fases do seu crescimento. É o caso das mães solteiras ou das mães que não sentem o papel do pai. É o famoso “pai ausente”. Por isso o Hornbeam é muito importante para ajudar em casos de doenças estruturais – sejam deformações ósseas na coluna, nos dentes (arcada dentária) ou articulações com alterações. Ele dá a força de estruturação da nossa matéria interna (corpo) ou externa (vida), e ele é uma força criativa.

3 É importante tomarmos Hornbeam nas fases em que necessitamos organizar nossa vida, pois, às vezes, temos preguiça ou nem sabemos por onde começar. Ou então para as pessoas desorganizadas desde que nasceram.

3 A energia da Hornbeam é a que dá estrutura à matéria, a criação material, a organização.

3 Usado em todos os casos de deformações estruturais, ósseas, articulares, musculares e circulatórias. 3 Tonifica a musculatura flácida.

3 Chakra de Base em congestão circulatória.

3 Nos casos de osteoporose grave ou metástases ósseas de câncer, é melhor dar o Wild Oat em vez

do Hornbeam porque a energia vital da pessoa está fraca.

3 É a grande essência de mobilizar os processos crônicos que ficam mal resolvidos. Vai provocar, às vezes, a agudização para que ocorra a resolução do processo crônico. Ás vezes, em um processo depressivo, pode jogar uma manifestação no corpo para que melhore o mental. Ás vezes uma grande gripe pode quebrar todas as couraças e começar a melhora de artroses ou artrites.

3 Comparado ao Larch, este último age mais nos processos agudos.

3 Comparado ao Olive, este último age revitalizando mais o ânimo e o mental, enquanto o Hornbeam age nas dificuldades corporais. Ambos são bons para anêmicos.

3 Para crianças e adolescentes desorganizados, sempre cansados e com má higiene corporal. E as que foram adotivas ou cujo pai foi ausente durante a gestação.

3 Ajuda em fisioterapia, RPG e trabalho postural.

3 Ajuda tudo o que precisa aflorar ou brotar e está sem força. 3 Alergias de todo tipo: Hornbeam + Rescue.

3 Para varizes, hematomas, cansaço nas pernas, hemorróidas e miomas uterinos com “peso no ventre” ou “dor na lombar” (dar somente nos períodos fora da menstruação).

3 Uso tópico em varizes ou deformações ósseas. 3 Não recomendado nos casos de Aids.

3 Auxilia o Aspen a manter os pés no chão.

Impatiens*

(Grupo: para a solidão) Impatiens Grandulifera VIBRAÇÃO da PACIÊNCIA - Descrição do Dr. Bach

Para os que são rápidos de pensamento e ação, e que querem que tudo se faça sem hesitação nem atraso. Quando estão doentes, ficam ansiosos para se reestabelecerem rapidamente. É- lhes muito difícil ter paciência com pessoas lentas, pois isso lhes parece errado e uma perda de tempo; assim, se esforçarão para fazer com que essas pessoas sejam mais rápidas de qualquer modo. Frequentemente preferem trabalhar e pensar sozinhos, para que possam fazer as coisas em seu próprio ritmo.

- Descrição Geral

Para pessoas muito rápidas de pensamento que perdem a paciência em aceitar o ritmo dos outros. Ficam tensas, frustradas quando as coisas não acontecem com rapidez.

- Dr. Edward Bach Centre

Como seu nome sugere, o remédio é contra a impaciência, a frustração e irritabilidade causada pela impaciência. Qualquer um pode entrar neste estado da mente, mas há também genuínos tipos Impatiens, que vivem a vida como uma corrida e odeiam ficar presos atrás de pessoas mais metódicas. Para evitar esta irritação eles tentam se possível trabalhar sozinhos: o chefe Impatiens é o que manda sua equipe para casa cedo para que ele possa terminar o trabalho rapidamente!

O remédio ajuda essas pessoas a ser menos apressadas e mais relaxadas e pacientes com os outros. Ele também é um ingrediente do composto Rescue Remedy, onde é usado para ajudar a acalmar a agitação de pensamentos e sentimentos.

Nome popular: beijo. Coloração: lilás.

Floração: julho, agosto e setembro. Preparação da essência: método solar.

Florais de Minas: Impatiens (Impatiens balsamina / Beijo).

Para aquelas pessoas onde tudo acontece rápido. Elas são rápidas para pensar, para andar, para falar, para se irritarem, para perder a paciência. Tomam decisões precipitadamente e esperam resultados rápidos.

Geralmente são pessoas tensas e nervosas, pois não conseguem caminhar no ritmo dos outros. Gostam de trabalhar sozinhas para não sofrerem com a lerdeza alheia. Estão sempre estressadas. Em conseqüência é comum terem problemas digestivos e também musculares (cãibras, torções, dores, etc.). Devido a sua natureza rápida e impetuosa são pessoas propensas a sofrerem acidentes.

A essência Impatiens é um ótimo ansiolítico. Atua também sobre a insônia e a hipertensão ao desacelerar estes indivíduos. São altamente irritáveis, intolerantes e inquietos, demonstram facilmente sua contrariedade e raiva com a situação que não lhes agrada.

Eles tem uma grande dificuldade em “perdoar” os outros por não serem tão rápidos e hábeis quanto eles gostariam. Mas, o sofrimento maior é de quem não sabe perdoar. Eles sofrem porque estão constantemente frustrados e tensos pelas situações não ocorrerem exatamente na velocidade que gostariam. A essência floral Impatiens ajuda-os a serem mais tolerantes, mais gentis e compreensivos. Desta forma poderão readquirir a tranqüilidade perdida.

- Notas: Jessica Bear

A ilusão de que o tempo é limitado e real cria uma antecipação falsa de que as coisas se aproximam. * Indicadores de Impatiens (J.B.):

3 extremamente ansiosos, hábitos nevosos.

3 ansiosos, sempre com pressa.

3 fazem os outros se sentirem inferiores.

3 dores, nevralgias.

3 exigentes.

3 problemas com os nervos.

3 perfeccionistas.

3 o tempo é um fator importante.

3 falta de compaixão.

* Uso em combinações (J.B.):

3 sucesso- para a impaciência.

3 relacionamentos- expectativas do encontro.

3 hábitos- comem depressa. Muito seletivos.

3 gripes e resfriados- impacientes para melhorar.

3 resgate- para a dor.

3 reação- ao experimentarem ansiedade.

3 TPM- cruel; não se submete.

3 terminais - para a dor. Tempo de perdoar.

3 artríticos- para a dor.

* Indicadores Adicionais (M.S.):

3 Personalidade ativa e energética que parece estar sob tensão.

3 Eventualmente, gestos nervosos, tais como coçar a cabeça, estalar os dedos, balançar-se na cadeira.

3 Tendência a tensões repentinas: na nuca, no pescoço, nas costas, mãos, maxilares.

3 Eventualmente, erupções cutâneas que se manifestam de repente.

3 Eventualmente, distúrbios nervosos do trato estomacal e intes tinal.

3 Intensos acessos de fome.

3 Na criança, sintomas hipercinéticos. * Benefícios (M.S.):

3 Paciência e compreensão pelos outros tipos de pessoas.

No documento Fundação Bach-Coletânea Florais de Bach (páginas 64-70)