• Nenhum resultado encontrado

(Grupo: para os que sofrem de indecisão) Bromus Mamosus

VIBRAÇÃO da INTENCIONALIDADE (& Grounding) - Descrição do Dr. Bach

Apropriada para os que têm abições quanto a realizar algo importante na vida, os que querem adquirir muita experiência, desfrutar de tudo que está ao seu alcance e viver a vida ao máximo. Sua dificuldade consiste em determinar a que ocupação desejam se entregar, pois, embora suas ambições sejam fortes, não têm uma vocação que os atraia acima das demais. Isso pode trazer-lhes perda de tempo e insatisfação.

- Descrição Geral

Para aqueles que não definiram um caminho na vida. Não tem uma meta a seguir. O floral vai ajudar a reconhecer o próprio pontencial e a desenvolvê- lo.

- Dr. Edward Bach Centre

É o remédio para pessoas que sentem que podem fazer alguma coisa que vale a pena com suas vidas mas não sabem qual direção devem tomar. Então elas se movem de ocupação em ocupação, mas sem encontrar seu verdadeiro caminho, sendo levadas a sentimentos de frustração e consequente depressão. Este estado de indecisão não é como o Scleranthus, porque no caso do Scleranthus o caminho em si não tem dúvidas, mas os diferentes modos de segui- lo: diferentes opiniões são conhecidas. As pessoas Wild Oat não sabem quais são as suas opiniões porque suas metas não estão definidas. O remédio ajuda a pessoa a encontrar sua verdadeira função, colocando-a em contato com seu próprio propósito na vida e então a maneira de prosseguir parecerá óbvia.

- Regis Mesquita Nome popular: bromo. Coloração: verde. Floração: julho e agosto.

Preparação da essência: método solar.

Florais de Minas: Origanum (Origanum majorana / Manjerona).

Esta essência ajuda aqueles que ainda não descobriram sua vocação e seu caminho nesta vida. Por isto estão sempre “pulando de galho em galho” sem que fiquem satisfeitos ou sintam-se realizados. É para aquele sujeito que muda várias vezes de emprego porque não sabe o que quer. Para a pessoa que tem inúmeras idéias e projetos e que termina por fazer várias experiências na vida sem se firmar em nenhuma.

São pessoas que, por não terem idéias definidas, por não conhecerem sua vocação e nem saberem de suas reais potencialidades e aptidões, não conseguem encontrar satisfação com o que fazem. Geralmente são ambiciosas e pensam em concretizar projetos importantes. Não conseguem realizar estes projetos, assim ficam frustradas e desiludidas. O dia-a-dia torna-se um tédio.

A essência floral Wild Oat ajuda estas pessoas a encontrar sua vocação interior. Ajuda a que os projetos e idéias fiquem mais definidos e de acordo com suas aptidões e potencialidades. Assim é possível planejar e administrar os pequenos passos que vão levar a realização dos objetivos maiores da vida.

Muito utilizado para ajudar os adolescentes a escolher a profissão. Importante também quando adultos estão pensando em mudar de profissão mas tem dúvidas do caminho a seguir.

- Notas: Jessica Bear

Têm energia e ambição, porém não são capazes de achar uma vocação que lhes agrade. Abre portas para novas oportunidades; dessa forma, incrementa os negócios. Quando todos os remédios falham.

* Wild Oat como suporte aos tipos (J.B.):

Gentian: para mantê-los vocacionalmente amparados e não se desencorajarem.

Cerato: para assisti-los em seu caminho pela vida e não serem desviados por influências alheias. Centaury: para permanecerem fiéis a seu destino e não se subordinarem aos desejos dos outros. Clematis: para permanecerem concentrados e manifestarem seus talentos.

Scleranthus: para serem mais firmes quando se decidirem por uma vocação.

Water Violet: quando se queixam da vida, lastimando não ter aproveitado ou realizado sua verdadeira vocação.

3 sucesso- abre as portas para as oportunidades, incrementa os negócios.

3 relacionamentos- abre as portas para os relacionamentos.

3 energia- traz vitalidade quando a vida está aborrecida.

3 competição- abre as portas para a vitória.

3 quando nada funciona- quando todos os outros florais parecem falhar. * Indicadores Adicionais (M.S.):

3 Personalidade dotada de muitos talentos.

3 Frequentemente, roupas não convencionais.

3 O paciente se queixa de distúrbios sexuais.

3 Na anamnese: doenças que nunca chegam a se manifestar totalmente.

3 O paciente não vive no nível profissional ou familiar que lhe corresponde.

3 Na situação aguda: o aluno precisa se decidir por uma carreira profissional. * Benefícios (M.S.):

3 Determinação, clareza no estabelecimento de objetivos, coerência interior.

Florais de Bach & Abordagens Psicoterápicas

(Theresinha Breyer Di Piazza, Ursula Schmeling, Dagmar Konrath Behrmann e Maria Isabel Machado Mutzberg). Indicações:

- Para pessoas que têm dúvidas a respeito de sua vocação e, apesar de terem ambições fortes, não possuem uma ocupação que as atraia sobre as outras (esta é uma essência relacionada mais com a questão do que fazer). - Para os que não conseguem escolher entre várias opções vocacionais excitantes.

- Para as pessoas que já possuem uma vocação e profissão, mas estão insatisfeitas e desejam mudar de estilo, de área ou de campo em suas atividades.

- Para os que estão descrentes de que a vida possa lhes dar novas oportunidades, que não sabem criar novas situações ou encontrar novas relações.

- Para os que estão insatisfeitos por não terem encontrado sua missão e duvidam de que isto ainda possa lhes acontecer. Sentem-se deprimidos e abatidos por não saberem o que fazer. Diversificam as atividades sem que nenhuma lhes satisfaça.

- Dificuldade de fixar a atenção num objeto determinado, por período prolongado.

- Sentimento de mal estar pela incapacidade para realizar atividades prazerosas; sentimento de vazio interior, tédio, ansiedade, insegurança, tensão, ambivalência, frustração (raiva reprimida), desalento.

- Ruminações sobre dificuldades para realizar-se profissionalmente; tendência a pensar superficialmente. - Devido ao pensamento pouco ou quase nada elaborativo e conclusivo, não alcança mudanças conativas significativas.

- A ação e o afeto caracterizam-se por impulsos em diversas direções, que se fazem simultaneamente conscientes (multivalências e multitendências da conduta).

- Insônia, cansaço; pode chegar ao estresse.

- Pode aderir ao álcool, à droga, a jogos, à alimentação ou às compras compulsivamente.

- Dificuldade para estabelecer relações íntimas e estáveis, incluindo problemas de relacionamento sexual. - Problemas digestivos: azia, má digestão, aerofagia.

- Problemas respiratórios devido à ansiedade; baixa imunidade que se manifesta pela tendência a gripes, resfriados, tosse, faringite, etc.

- Tensão muscular, principalmente em pernas e ombros.

- Tensão física em geral, com leves sintomas de descarga simpática (sinais psicossomáticos de ansiedade, mas que não possuem a intensidade de um quadro de pânico).

- Em estado mais comprometido, podem apresentar doenças psicossomáticas em geral.

Precauções:

- Útil para adolescentes que devem escolher uma carreira e não sabem qual. Necessitam orientação profissional ou vocacional.

- Indicado sempre que uma pessoa se sente insatisfeita com o desenvolvimento que está tendo no campo de sua atividade e deseja mudar.

- Recomendado nas crises de trinta e quarenta anos, quando homens e mulheres, em idade madura, reavaliam sua trajetória e sentem vontade de mudá-la.

- Indicado para os problemas sexuais e de voracidade causados por ansiedades de falta de realização, como, por exemplo, os que acontecem na “idade do lobo” ou da “loba”.

- Para pessoas que, por insatisfação na realização de suas potencialidades, aderem ao álcool e a drogas. - Para os sedentos de aventura, que procuram sempre novos caminhos e emoções, permanecendo frustradas. - Para pais autoritários que não permitem que seus filhos decidam-se por si mesmos, enfraquecendo o

desenvolvimento da personalidade deles (ambos, pais e filhos, devem tomar a essência).

- Wild Oat tem ação catalisadora para pessoas do tipo passivo. Quando está difícil escolher as essências ou quando surgirem várias indicações após a consulta, Wild Oat clareia qual a essência mais conveniente.

Crianças:

Mostram características de ansiedade, de inquietude, estão frustradas, não se aprofundam em ocupações, pouco sabem o que fazer e manifestam necessidade de valorização. Sua livre expansão encontra-se reprimida, quer pelo ambiente familiar, quer pelo regime escolar. Embora inteligentes, há sinais de tensão em relação aos estudos, o que parece ser reflexo de exigências demasiadas ou preocupações exageradas dos pais neste setor.

São crianças que precisam de estímulos ou de ambientes organizados para a exploração e a expressão, para romperem limitações excessivas, podendo conectar-se com suas ricas potencialidades internas. Os pais talvez necessitem de orientação para não darem à criança responsabilidades que estão além ou aquém de sua idade, adotando atitudes de maior compreensão e tolerância.

Convém também que ingressem em atividades grupais onde determinados objetivos sejam escolhidos e

perseguidos com vontade e perseverança e orientação permissiva, por exemplo no campo das artes, dos esportes, ou atividades de escotismo, entre outras, que estimulam o “aprender fazendo” passo a passo.

Sugestões de apoio:

- Elaborar projetos possíveis de serem concretizados, hierarquizando as ambições, desejos e interesses ao invés de fazer planos fantasiosos.

- Fazer planejamentos de curto prazo, inseridos em um plano maior.

- Dar a cada atividade, seja passatempo, trabalho ou intimidade, a organização do tempo adequada para cada uma.

- Ouvir melodias ou músicas como as de Bach, Mozart, Haendel... que auxiliam na “arquitetura” das idéias.

No documento Fundação Bach-Coletânea Florais de Bach (páginas 131-134)