• Nenhum resultado encontrado

Sintomas-chave: entusiasmo excessivo em apoio a uma boa causa. Leva além do limite de suas energias, altamente sensível e até fanático. Sintomas do bloqueio de energia:

- Entusiasmado em relação a uma idéia, deseja levar outros consigo.

- Tem princípios firmes, raramente se desvia deles, e está sempre querendo convencer os outros da sua correção. - Muito intenso, focaliza as coisas com força excessiva, quer realizar cento e cinquenta por cento.

- Impulsivo, idealista, até extravagantemente impulsivo e idealista. - Tem grande consciência da missão, está sempre na estacada.

- Em sua impaciência desmedida, diz aos outros como fazer as coisas, age por eles, tenta forçá-los a fazer o que é bom para eles. - Quer converter os outros, afogando-os em sua própria energia, esfaltando-os.

- Faz as coisas em excesso, ultrapassa-se a si mesmo, quer “vender” uma idéia a outros, e com isso não serve à causa. - Esgota o assunto, fanático.

- Exaspera-se com as injustiças.

- Corajoso, aceita os riscos, preparado para fazer sacrifícios a fim de alcançar suas metas. - Utiliza enormes energias para que as coisas prossigam, até quando lhe falta a força física.

- Irritável e nervoso, com os nervos em ponto de bala, quando as coisas não progridem tão bem quanto esperava. - Tende a ser do tipo rijo, fala e movimenta-se rapidamente.

- Vive dos nervos, sujeito a estados de exaustão e a colapsos nervosos.

- Totalmente estimulado, incapaz de relaxar-se, sofre de tensão muscular, dor nos olhos, dores de cabeça, etc. - Crianças hiperativas que não se persuadem a ir para a cama à noite.

TRANSFORMAÇÃO POSTERIOR:

- Defende suas idéias, mas também dá a outros o direito de ter as próprias opiniões. - Deixa-se converter a outra opinião por meio de bons argumentos, numa discussão. - Vê as coisas num contexto mais amplo.

- É capaz de usar suas grandes enerngias com eficácia e com amor para uma finalidade que vale a pena. - O portador do archote, capaz de entusiasmar e inspirar os outros se fazer força, e arrebatá-los.

3 A conquista do Espaço Sagrado.

3 Quando chegar a hora de trabalharmos a nossa alegria verdadeira e a sua comunicação com o mundo, podemos associar Vervain + Agrimony.

3 O problema do Vervain negativo é de queimar todo o seu potencial, dispersar a direção e perder a força de luta, assim não cumpre o seu ideal.

3 Trabalha o nosso espaço interno e o do outro (respeito).

3 Podemos ter o Vervain apático e medroso, e o Vervain irritável e explosivo, apaixonado. Aos que oscilam entre fases diferentes, associar o Scleranthus.

3 Têm muitas couraças musculares. A essência relaxa a tensão. Pode ter o auxílio de Star of

Bethlehem (reações de tensão a traumas) e Holly (dores e rigidez “do contra”).

3 Têm mil idéias, mas pouca realização. Inteligentes. Pulam de um estudo ou de uma profissão para outra.

3 Mulheres: em fases de mudanças hormonais, de vida, TPM, ausência de libido, tumores uterinos

(tensão), cólicas, tumores malignos (+ Holly e Elm), anemias por hemorragias. 3 Homens: falta de libido por descarregar seu excesso de Fogo.

3 Rins: Oak e Vervain jogam muita expectativa dos outros em si mesmos. 3 Coração: Vervain + Gentian mostram o “caminho do meio”.

3 Febres, ferimentos abertos, dores de dente (+ Crab Apple), dores violentas crônicas, dores violentas agudas (+ Impatiens), colites.

3 Para crianças sem limites, que não têm respeito por sua casa e a dos outros.

3 Tiques ou manias ritualísticas, compulsões (+ Crab Apple). Distúrbio bipolar, na fase da mania (+

Scleranthus).

3 Depressões por estresse: Vervain + Wild Rose + Wild Oat.

3 Vervain + Heather: expressar-se com equilíbrio, sem lutar para convencer.

3 Artroses ou deformações articulares.

3 Vervain + Mimulus + Holly: bloqueios na ação, inquietação, medo de tudo, sem entusiasmo,

arrogantes, sabem tudo sobre os outros e nada de si mesmos.

Vine

(Grupo: excessiva preocupação com o bem-estar dos outros) Vitis Vinifera

VIBRAÇÃO do USO CORRETO da LIDERANÇA - Descrição do Dr. Bach

Para as pessoas muito capazes, seguras da própria competência, com fé no êxito. Por serem tão seguras, acreditam que seria útil convencer os demais a fazerem as coisas à sua maneira, ou como estão convencidas de que é certo. Mesmo enfermas, dão instruções a quem cuida de seu tratamento. Podem ser muito valiosas em casos de emergência.

- Descrição Geral

Indicado para pessoas àvidas de poder, críticas, dominadoras e inflexíveis em suas atitudes. São muito capazes, seguros de si e não valo rizam as opiniões dos outros.

- Dr. Edward Bach Centre

É para pessoas que conhecem sua própria mente e pensam que sabem o que é melhor para os outros. São mentalmente fortes e usufruem o exercício do poder, mas nos seus estados negativos isto pode levá- los a

dominar outros somente pela força. Pais tirânicos e chefes autoritários são típicos Vine negativos, e esperarão absoluta obediência dos outros sem se preocupar muito em dominar corações e mentes tão logo quanto suas ordens forem seguidas. A este respeito eles são muito diferentes de Vervain, que tentará converter os outros ao seu próprio modo de pensar. Vine se contenta com a simples imposição da disciplina. No seu aspecto positivo a pessoa Vine é um guia sábio, gentil e amoroso que pode inspirar e liderar os outros sem o uso da força. O remédio é dado para encorajar este lado positivo da sua natureza.

- Regis Mesquita Nome popular: videira. Coloração: verde.

Floração: varia de acordo com o local, normalmente em maio. Preparação da essência: método solar.

Florais de Minas: Thumbergia (Thumbergia alata / Carólia).

As pessoas que necessitam de Vine possuem uma personalidade forte. São líderes natos, pois possuem grande força de vontade, sede de poder e habilidade para resolver as situações mais difíceis. São seguros e confiantes. Porém, tendem a querer controlar tudo, pois desconsideram a capacidade alheia. São centralizadores e assim assumem uma enorme carga de responsabilidades.

Toda esta capacidade é usada de modo egoísta. Eles buscam a dominação e a imposição de suas

vontades. São autoritários, exigentes, insensíveis e não toleram desafio à sua autoridade. Por vezes são cruéis e sádicos.

Não levam em consideração a opinião alheia, pois acreditam estar sempre certos. Não discutem, impõem. São inflexíveis, rígidos e se consideram superiores. São indivíduos tirânicos que não conseguem ser amorosos ou compreensivos. Muitas pessoas que sofrem com doenças como hipertensão, tensão muscular, impotência sexual e dores na coluna podem necessitar desta essência.

Para atingir seus ambiciosos objetivos não poupam esforços, passam por cima de quem precisar, manipulam, tratam mal, são duros e arrogantes com os outros. Mas quando lhes interessa podem se mostrar mais suaves e respeitadores.

A essência Vine ajuda estas pessoas a respeitarem a liberdade de ação dos outros. Aprendem a

descentralizar seu poder e a usar a sua capacidade de liderança com respeito e benevolência. Eles aprendem a unir humildade com força de vontade e capacidade de realização.

- Notas: Jessica Bear

Para os dominadores, que exigem obediência sem questionamentos. Para os “sabe-tudo”, que acham que Deus se esqueceu de dar um cérebro aos outros e, por isso, sentem que devem dirigir e controlar todos ao seu redor. Não respeitam os outros. Líderes natos. Muito corados. Transpiram arrogância. Mantêm-se eretos, altos e arrogantes.

* Vine como suporte aos tipos (J.B.):

Mimulus: Vine estimula a soberania e o poder no tímido Mimulus, empurrando-o das sombras para a luz.

Gentian: estabiliza a força interior destes tipos para que permaneçam orgulhosos do que são, mesmo quando desafiados pelo

desencorajamento na vida.

Cerato: para que consigam o respeito dos outros, que os acham tolos. Agrimony: para recuperarem o respeito próprio.

Water Violet: para temperar sua natureza intelectual e arrogante. Impatiens: para suavizar sua natureza arrogante, exigente e autoritária. Vervain: para temperar sua natureza “sabe tudo”.

Chicory: para temperar sua natureza possessiva, para libertar os que estão sob o seu d omínio quando estes se tornam capazes de

completar sozinhos as tarefas destinadas a eles. * Uso em combinações (J.B.):

3 sucesso- para manter o respeito, a autoridade e a liderança.

3 exames- para uma capacidade dinâmica de falar.

* Indicadores Adicionais (M.S.):

3 Personalidade muito forte.

3 No homem: aparência segura de si, e até mesmo autoritária / agressiva.

3 Na mulher: muito determinada; sua irradiação latente pode ser fria ou dura.

3 No estado agudo: há um problema real de autoridade.

3 O traço de caráter é encontrado com frequência nos pacientes com os seguintes quadros clínicos: hipertonia, arteriosclerose, vasoneuroses, enxaquecas, esclerose múltipla, neuroses obsessivo-compulsivas (tal como a mania de lavar as mãos), bem como em muitas doenças que provocam dores intensas.

3 Na criança: tendência à crueldade. * Benefícios (M.S.):

3 Generosidade interior; pensar com o coração em vez de pensar com a cabeça. Diferenciação entre a ambição saudável e a doentia.

Florais de Bach & Abordagens Psicoterápicas

(Theresinha Breyer Di Piazza, Ursula Sc hmeling, Dagmar Konrath Behrmann e Maria Isabel Machado Mutzberg). Indicações:

- Para pessoas eficientes, de mente forte, com tendência a dominar e impor o seu poder sobre os outros; voltadas para si mesmas e para a conservação do poder.

- Para líderes inflexíveis, ditadores, manipuladores, agressivos e tirânicos.

- Para todo tipo de pessoas ambiciosas demais e que, por sua compulsão de poder e sucesso, impõem uma disciplina de ferro.

- Afeto inadequado, falta ou diminuição da modulação do afeto. Afeto exaltado.

- Desconfiança, irritabilidade e baixa tolerância à frustração. Arrogância. Sentimento de vazio.

- Conduta amoral, agressiva, compulsiva, perversa, rebelde, impulsiva e dominadora. Sedutora e manipuladora; adicção a drogas. Promiscuidade.

- Idéias fixas ou supervalorizadas de auto-referência, de prejuízo, de grandeza, de fanatismo, etc. - Pobre ajuizamento crítico da realidade interna e externa.

- Linguagem exacerbada.

- Rigidez física que dá poderosas tensões internas; problemas nas costas (na coluna vertebral ou na base da coluna), artrite, artrose, postura rígida.

- Dores de cabeça.

- Problemas dermatológicos (dermatites crônicas, quando as pessoas sentem mais irritação do que dores: o que lhes incomoda é o aspecto da dermatite); psoríase.

- Hipertensão arterial. Triglicerídeos e colesterol alterados. Arteriosclerose. - Pâncreas afetado podendo instalar-se diabetes.

- Cálculos biliares e renais.

- Doenças no reto, hemorróidas, inclusive tumores. - Impotência sexual.

Precauções:

- Pode-se tomar Vine depois de uma perda ou trauma, quando a pessoa deixa de entrar em contato comsigo mesma, transformando-se em um corpo sem alma.

- Às vezes, o estado Vine pode aparecer depois da pessoa ter tomado Agrimony.

- Útil como suporte para superação de problemas emocionais que envolvem perda de poder, de status e de auto- afirmação.

- É importante que o terapeuta observe os limites de enquadramento, não fazendo concessões. Estas pessoas podem ser muito enganadoras e fazer uso de manipulações.

- Recomendado para pessoas que expressam sua ansiedade através de atuações e/ou somatizações, pois não dão conta de seu sofrimento psíquico. Não conseguem simbolizar ou ter insight.

Crianças:

Mostram-se voluntariosas e briguentas. Despertam a irritação dos adultos. Violentas e cruéis, provocam situações de conflito aberto na escola ou em grupo de iguais. São os típicos líderes negativos na sala de aula. Na escola,

tendem a ser o “bode-expiatório” do grupo. Buscam a punição contra si próprias, para satisfazerem seu masoquismo latente. É comum os pais serem intimados a procurar outra escola para seu filho, o que atribuem, geralmente, a defeitos da professora ou da escola. A família inteira tende a desqualificar a quem lhes mostra as suas dificuldades ou os seus defeitos. Esse modelo a criança introjeta e não consegue estruturar limites internos. Por outro lado, frequentemente é porta voz dos conteúdos depreciados que a família deposita nela, os quais ela atua no lugar dos outros membros. Estes mostram conduta adaptada às normas sociais, projetando os “aspectos maus” para manterem-se a salvo. Assim, tal criança ou adolescente provém de famílias que operam com profundas dissociações de papéis.

Na adolescência, num grau mais patológico, poderá ter distúrbios de conduta com características sociopatas evidentes, sendo comum a identificação com o agressor. Envolve-se com companheiros (gangues) para furtar, pichar, abusar sexualmente de menores ou deficientes, usar ou envolver-se no tráfico de drogas e até assaltar à mão armada.

Sugestões de apoio:

- Aprender a ser um entre muitos, trabalhando em equipe e reconhecendo o valor dos outros. - Fazer as coisas no seu próprio tempo, dentro do seu próprio ritmo.

- Cultivar conscientemente a serenidade e um estado tranquilo e calmo para moderar o uso extremo da energia que causa tensão.

- Alimentar-se leve e corretamente, evitando alimentos pesados e de difícil digestão.

- Conscientizar-se de que não precisa ser forte, basta que seja ela mesma, humana e afetiva, fazendo as coisas do jeito que pode.

- Realizar atividades físicas, para aliviar as tensões.

- Na comunicação procurar a comunhão com o Eu Superior da outra pessoa.

- Praticar Tai Chi Chuan, Yoga e meditação para experimentar o fluxo e harmonizar o campo da energia. - Aprender a não ser dominador e autoritário, respeitando o próximo.

No documento Fundação Bach-Coletânea Florais de Bach (páginas 117-121)