• Nenhum resultado encontrado

Star of Bethlehem GERAL

No documento Fundação Bach-Coletânea Florais de Bach (páginas 110-113)

Sintomas-chave: após os efeitos de experiências físicas, mentais ou psíquicas assustadoras, não importando que tenham ocorrido recentemente ou há muito

tempo. Confortador e mitigador de dores e tristezas.

Sintomas do bloqueio de energia:

- Infeliz, triste, uma tristeza paralizante, que se segue a decepções, más notícias e outros acontecimentos sobressaltantes. O evento pode remontar à infância, e pode ser inconsciente. A situação talvez exija que se conforte o paciente, embora ele seja incapaz de aceitar o conforto.

- Pode propender para a magia e o misticismo.

- Possível falta de sensação, andar incerto, decrescimento da fala.

- Pode ser levado em consideração como auxiliar em condições psicossomáticas de todos os tipos que resistem ao tratamento. - Pode ter história de abuso de drogas.

TRANSFORMAÇÃO POSTERIOR:

- Vitalidade interior, mente clara e força interior.

- Capaz de adaptar bem o sistema nervoso às mudanças de energia. - Capacidade de pronta recuperação.

* CARMEM MONARI:

3 Consolo da Alma. Bênção. Serenidade. A autora sempre o toma em fases nas quais necessita dar um

rumo à sua vida como um todo, quando passa por situações difíceis. É a luz no meio da escuridão. 3 Usado para não formar uma couraça, no futuro, no ponto do trauma.

3 É o raio branco regenerador para que as cicatrizes se processem. Reconecta o corpo à alma após um choque.

3 Nas doenças auto-imunes e auto -destrutivas ocorre antes um trauma que provoca uma desarmonia, uma quebra na ordem das células, e conforme o modo como foi vivenciado o conflito, vai se manifestar em uma parte específica do corpo (Dr. Hamer). Por isso são muito importantes o Star of Bethlehem para o trauma e o Cherry Plum para o conflito.

3 Tireóide: pode ser afetada por uma descarga de um estado de choque.

3 É um grande cicatrizante, útil em cirurgias, queimaduras, fraturas ósseas, partos traumatizantes, etc. 3 Protege nosso corpo físico de acidentes e traumas.

3 Pode provocar diurese, pois a essência mobiliza e purifica as águas celulares.

Sweet Chestnut

(Grupo: para o desalento ou desespero) Castanea Sativa

VIBRAÇÃO ALENTADORA - Descrição do Dr. Bach

Para os momentos em que a angústia é tão grande que parece absolutamente insuportável. Quando a mente ou o corpo se sentem no limite de suas forças e nada mais podem fazer. Para quando se tem a impressão de que só resta a destruição e o aniquilamento.

- Descrição Geral

Quando uma pessoa sente-se desamparada e desprotegida, chegando ao limite de suas forças. Sentimento de extrema angústia e desespero.

- Dr. Edward Bach Centre

É o remédio para as pessoas que alcançaram os limites de sua tolerância, que tem explorado todos os caminhos mas não parece haver um jeito para acabar com suas dificuldades, e que sentem que não lhes resta nada a não ser aniquilação e vazio. Enquanto as pessoas num estado Gorse caem num estado de desesperança quando há reais soluções possíveis ao redor, a pessoa num estado Sweet Chestnut está genuinamente no fim da linha: está aterrorizada, em desespero terminal. O remédio ajuda a pessoa nesse estado extremo a permanecer

no controle de sua vida e renovar a esperança e a força. E muitas vezes é uma maneira de talvez até abrir um outro estágio da vida.

- Regis Mesquita

Nome popular: castanheiro.

Coloração: verde (feminina) e amarelo (masculina). Floração: junho, julho e agosto.

Preparação da essência: método de fervura.

Florais de Minas: Heliotropium (Heliotropium peruvianum / Heliotrópio).

Para quando o indivíduo pressente que não tem forças para resolver seus conflitos. Ele está no limite de sua resistência. Está desesperado. É um momento extremo na vida da pessoa. Para ele não há esperança e nem futuro. Ele se sente sozinho e isolado de todos. É um sofrimento interior que é agravado pelo fato da alma estar presa em va lores, idéias e comportamentos que nada colaboram para a resolução do seu sofrimento. Edward Bach descrevia este sofrimento como se a própria alma da pessoa estivesse sendo destruída.

O momento em que o indivíduo necessita da essência floral Sweet Chestnut é um momento em que a dor está provocando o nascimento de um nova consciência. Os antigos padrões que vinham governando o indivíduo estão sendo rompidos e o novo ainda não se impôs. Neste momento ele ainda sofre maciçamente a perda e o rompimento. O que sobra é um grande vazio, uma escuridão, a exaustão e uma angústia extrema. Com a nova consciência que emergirá desta situação ele irá vivenciar a libertação do sofrimento e das velhas estruturas mentais. Indivíduos que se dedicaram a vida inteira a uma out ra pessoa, que fizeram dela o centro de sua vida e de repente se vêem sem esta pessoa podem vivenciar este sofrimento extremo. Neste caso, o

desespero e a sensação de destruição interior irá tomar conta da vida até que a pessoa se liberte dos seus antigos padrões e aprenda a viver de um modo diferente.

O sofrimento em seu limite, o desespero, a falta de saída, de esperança e a solidão interior são o prenúncio de uma nova etapa da vida que é atingida mais facilmente quando tomamos Sweet Chestnut.

 Para aqueles que estão ou são tão fracos e desanimados que nem sequer têm energia para tentar pôr um fim ao seu sofrimento.

- Notas: Jessica Bear

A realização da ilimitada energia do Eu Superior que nos levanta das profundezas do inferno. Para saber q ue contamos com a energia ilimitada e inabalável, mesmo em situações de necessidade. O Ego percebe sua impotência, percebe que não pode fazer sozinho, que deve buscar a solução numa fonte superior.

* Combinações mais comuns (J.B.):

Agrimony: quando recorrer às drogas por se acharem no limite de suas forças. Durante um processo de desintoxicação.

Oak- força para suportar.

Rock Rose: quando o extremo desgaste e a exaustão das supra -renais são evidentes.

Olive- para a exaustão.

Mimulus: quando seus medos os envolvem e eles se sentem num beco sem saída.

Heather- para que saiam do redemoinho de seus medos.

Vervain: para energizar este tipo que não tem descanso.

Oak- fortalecimento para não quebrar sob tensão.

Water Violet: quando o pesar os leva aos limites.

Gorse- para trazer a luz de volta às trevas.

- Indicadores Adicionais (M.S.):

3 Muitas vezes, a vida pessoal do paciente é extremamente dramática.

3 No estado agudo: as mais árduas situações de crise, situações difíceis.

3 No estado crônico: tipo psicológico marginalizado, emocionalmente vai sempre até os limites. Muitas vezes não está consciente disso.

- Benefícios (M.S.):

3 Autodescoberta. Percepção da existência de uma Vontade Superior.

3 Disponibilidade interior para a a transformação emocional dentro dos limites do que é possível a cada momento.

No documento Fundação Bach-Coletânea Florais de Bach (páginas 110-113)