• Nenhum resultado encontrado

Sweet Chestnut GERAL

No documento Fundação Bach-Coletânea Florais de Bach (páginas 113-117)

Sintomas-chave: sentimentos do mais absoluto abatimento. Acredita haver atingido os limites da resistência. Sintomas do bloqueio de energia:

- Tem a sensação de estar de costas para a parede. - Sente que foi atingido o limite máximo da resistência.

- Sente-se completamente perdido no íntimo, impotente no vazio e no isolamento total. - Desespero extremo, mas sem pensamentos de suicídio.

- Noite negra da alma.

- Já não pensa no ontem nem no amanhã, acha que não há mais nada senão o caos e a destruição à sua volta. - Abre mão de todas as esperanças (mais agudamente do que no caso do Gorse), mas não fala sobre isso a ninguém. - Tem medo de poder sucumbir à pressão, contra a sua vontade.

TRANSFORMAÇÃO POSTERIOR:

- Experiência do nada no limiar de novo horizonte. - Estava perdido e reencontrou-se.

- Fênix renascendo das cinzas.

- Reconheceu ser possível uma mudança crucial, a jornada interior começou. - Capaz de acreditar outra vez, experiências pessoais de Deus.

* CARMEM MONARI:

3 É a essência que será usada no maior grau de desespero que sentirmos em uma pessoa, quando ela

está em uma situação que acha que nem a morte vai resolver.

3 Seu erro é pelo afastamento de seu Eu Superior, não pede ajuda a Ele, vai perdendo a fé e entra em desolação, que é uma solidão que vem da Alma. Muitas vezes está preso a relacionamentos destrutivos de longa duração, que o deixam em um grau de esgotamento muito grande, o que vai conduzir a essa desolação.

3 A vitalidade é baixa, falta reação de luta. Pensamentos confusos, preocupação em excesso. Associar

Olive.

3 Em fases terminais.

3 Pulmão: pode somatizar, por causa da tristeza. Acaba por paralizar também o intestino grosso.

3 Junto com Pine, dá entendimento espiritual da existência.

3 Na experiência clínica, a autora usa o Sweet Chestnut em fases agudas de desespero ou dores muito fortes. Costuma usar 2 gotas do stock em um copo d’água, tomando em duas ou três horas, até melhorar. Não costuma usar por longo prazo. Ele logo abre caminho para outras essências. Ela utiliza em sua vida pessoal todas as vezes que necessita de entendimento do porquê de seus sofrimentos profundos e isso a deixa desesperada.

3 Após o Sweet Chestnut, quando a pessoa vai recomeçar a vida, lembrar do Wild Oat, Walnut,

Vervain*

(Grupo: excessiva preocupação com o bem-estar dos outros) Verbena Officinalis

VIBRAÇÃO do COMEDIMENTO - Descrição do Dr. Bach

Para os que têm princípios ou idéias fixas, que estão certos de estarem com a verdade e, por isso, raras vezes mudam. Tais pessoas desejam veementemente converter para o seu modo de ver a vida todos aqueles que as rodeiam. Têm grande força de vontade e muita coragem quando estão convencidas das coisas que querem ensinar. Na enfermidade, ainda lutam, quando outros já teriam desistido de tudo.

- Descrição Geral

Para aquelas pessoas que se sentem donas da verdade e não aceitam as diferenças individuais. Querem convencer os outros de suas idéias e crenças.

- Dr. Edward Bach Centre

Pessoas perfeccionistas com um afiado senso de justiça e extrema energia mental que de todo o coração arremetem atrás daquelas causas em que acreditam. O entusiasmo pode ser contagioso e eles sentem uma forte necessidade de persuadir os outros para seu próprio ponto de vista. Uma pessoa Vervain ao extremo pode se

tornar fanática, incapaz de ouvir pontos de vista alternativos, e pode se colocar sob uma grande quantidade de stress porque acredita ser muito difícil se desligar e relaxar. O remédio é dado para ajudar a pessoa neste estado a se restaurar. Ele encoraja a compreensão para aproveitar a vida e a passagem do tempo ao invés de sentir sempre a necessidade de estar ativo.

- Regis Mesquita

Nome popular: verbena ou camaradinha. Coloração: lilás.

Floração: julho a setembro.

Preparação da essência: método solar.

Florais de Minas: Vervano (Stachytarpheta dichotoma / Gervão).

O indivíduo que necessita de Vervain é um sujeito idealista, impulsivo, impaciente, com muita força de vontade e energia interior. São pessoas capazes de realizar altos sacrifícios em nome de uma boa causa. E sempre encontram esta boa causa. Eles ficam profundamente entusiasmados com um ideal e realizam enormes esforços para levá-lo adiante.

Um paciente se descreve: “quando a professora pedia para eu olhar a classe eu me sentia como um xerife e não deixava uma única coisa passar sem que eu percebesse e anotasse. Eu era odiado...”. Estas pessoas são assim, se esforçam até o último grau, e seus esforços são fontes de tensão para eles e para quem os rodeiam. Quando defendem uma causa tentam a todo custo conquistar apoiadores. Falam sem parar e expõem mil

argumentos sem deixar espaço para o outro argumentar. Se contrariados ficam profundamente irritados e nervosos.

São pessoas trabalhadoras que raras vezes se permitem um descanso, pois “a causa me cha ma”. Estão sempre pensando no que tem que ser feito. Eles utilizam demais a mente. Por serem ansiosas não conseguem relaxar a mente e o corpo. Estão sempre tensos e estressados e com isto são vítimas de dores de cabeça e tensão pelo corpo. Quando crianças são bastante agitadas e muito ativas. Esta é uma das essências recomendadas para crianças hiperativas.

Alguns ficam fanáticos, outros viram mártires. Muitos revelam uma ânsia e um desejo enorme de punição e agressão quando são frustados. Não aceitam a injustiça. Quando participam de uma situação onde consideram que há uma injustiça sentem-se impelidos a tomar partido.

A essência floral Vervain ajuda estes indivíduos a agir com mais equilíbrio e serenidade. Paz na mente e harmonia no ambiente passam ser tão importante quanto desenvolver um bom trabalho em prol de uma causa boa.

- Notas: Jessica Bear

O engano é sentir que foram enviados para ser os salvadores dos outros. Despendem tanta energia salvando os outros que não sabem como salvar a si mesmos, restando então pouca razão para viver; frequentemente acreditam que podem até perecer se estiverem falhando em sua missão.

* Indicadores de Vervain (J.B.):

3 muito intensos.

3 excessivamente sérios.

3 acreditam que foram destinados.

3 fanáticos por trabalho.

3 energia sem fim.

3 idealistas, sempre lutando por uma causa.

3 focados no mundo, a família é secundária.

3 sempre filosofando.

* Uso em combinações (J.B.):

3 relacionamentos- para os muito sérios, que não se divertem.

3 alergia - aumenta os níveis de tolerância.

3 energia- (drenando) para os muito dominadores com suas exigências.

3 TPM- para as muito intensas. Influência da tireóide.

3 insônia- para os “muito acesos”. * Indicadores Adicionais (M.S.):

3 Irradiação positiva, calorosa, aberta e ativamente participante.

3 Com frequência, participa de atividades beneficentes.

3 Quando criança: hiperativa, principalmente à noite.

3 Fortes tensões, que o paciente não consegue controlar nem mesmo através de meditação, treinamento autógeno ou similares.

3 O estado também pode se manifestar quando o paciente, inconscientemente, precisa pôr à prova a sua vontade. * Benefícios (M.S.):

3 Moderação, senso de relatividade.

Florais de Bach & Abordagens Psicoterápicas

(Theresinha Breyer Di Piazza, Ursula Schmeling, Dagmar Konrath Behrmann e Maria Isabel Machado Mutzberg). Indicações:

- Para pessoas super entusiasmadas, que exageram na dedicação a uma boa causa e abusam de suas próprias forças.

- Para pessoas fanáticas, perfeccionistas, com idéias fixas e rígidas, o que não lhes permite relaxar. - Para pessoas hiperativas, hipercinéticas, muito ansiosas e irritáveis, com sentimentos de pressão e tensão.

- Conduta hiperativa (ativismo defensivo), podendo tornar-se sedutora, arrogante, impulsiva ou atuadora, de forma compulsiva ou não.

- Hipervigilância e diminuição da atenção concentrada. - Fluência verbal e expressão gestual aumentada. - Falsa hiperemocionalidade.

- Irritabilidade e impaciência, tensão por incapa cidade de relaxar, insônia.

- Problemas sexuais, que podem manifestar-se, desde a diminuição do desejo, até a anorgasmia. Ejaculação precoce.

- Oscilações de humor, predominando euforia ou hiperentusiasmo e afeto, temporariamente deprimido. - Instabilidade emocional, com crises e stress.

- Hiperacidez gástrica e/ou produção excessiva de saliva (problemas estomacais e intestinais).

- Tensão muscular nas costas e contraturas na parte superior dos ombros, pescoço e braços, transtornos da coluna, principalmente artrose cervical.

- Dores por tensão (dor de dente, de cabeça, e nos olhos). - Colapso por impossibilidade de relaxamento.

- Enfraquecimento do sistema imunológico (febres, gripes, má cicatrização, abcessos...). - Sudorese aumentada e seborréia.

- Problemas circulatórios, principalmente nos membros inferiores. - Problemas cardio vasculares.

- Problemas ginecológicos, patologias uterinas, fibromas, tumores.

Precauções:

- Indicado para mulheres com apatia ou frigidez sexual, que acumulam toda a energia na parte superior do corpo, não conseguindo relaxar.

- Para crianças cheias de caprichos, que gritam quando querem algo e só param quando lhes fazem as vontades. - Bom para crianças hiperativas ou hipercinéticas, com excesso de energia e vitalidade ou, ainda, que nunca querem dormir à noite. Também para bebês agitados.

- Para pessoas que dormem mal, pelo excesso de tensão e pela má distribuição de sua energia. - Indicado antes do parto, junto com Rescue, por ser relaxante.

- Para pessoas despóticas, que não têm consciência disso. - Para pessoas que programam, mentalmente, todo o seu tempo.

- Para situações traumáticas e dramáticas, que envolvam perdas, paixão e ódio.

- Em geral procuram o terapeuta na fase do estresse. Neste caso, indica-se uma impregnação com este floral e um acompanhamento cuidadoso do terapeuta, devido ao risco de depressão aguda.

- Recomenda-se dar Vervain à noite, pois necessitam sentir seu espaço interno (interiorizar-se) uma vez que são pessoas tensas.

- Deve-se observar que estas pessoas, hiperativas ou hipomaníacas, ao se tranquilizarem, podem deprimir-se, quando recomenda-se associar Gentian ou Chicory.

Crianças:

Bebês muito inquietos, tensos e agitados. Mais tarde, não encontrando um solo fértil para produzir com toda essa energia que possuem, tendem a fazer tudo ao mesmo tempo sem poderem concentrar sua atenção. Espalham brinquedos sem explorá-los a fundo. Apresentam-se confusas e perdidas por falta de limites. Tendem a derrubar e quebrar objetos. Pobre controle na motricidade fina e tensão muscular exagerada nos dedos. Sua face é tensa e denota ansiedade, principalmente na altura das sombrancelhas, entre as quais já aparece uma ruga de expressão. Geralmente possuem pais Rock Water.

Sugestões de apoio:

- Usar suas energias com mais carinho e tolerância, sem esbanjá-las.

- Cultivar um tranquilo e calmo estado de contentamento, para evitar o desgaste e a tensão. - Aceitar a vida no aqui e agora. Cultivar a serenidade para ponderar o uso extremo de energia. - Respeitar suas condições físicas.

- Aprender a relaxar durante períodos de intensa atividade. - Compreender que a pressão só produz contrapressão.

- Praticar exercícios que envolvam meditação lenta e movimentos harmoniosos, tal como Yoga e Tai Chi Chuan. - Dar lugar à prática de relaxação, ao descanso e exercícios respiratórios no programa diário.

- Absorver muito sol, ficar ao ar livre e realizar atividades físicas. Evitar ficar confinado por muito tempo (doenças que causam imobilização, para este estado, tem consequências psicológicas bastante sérias). A pessoa pode armazenar energia durante o verão, com banhos de sol e ar livre que será usada no inverno, tempo frio ou chuvoso.

- Praticar esportes competitivos ou dança para canalizar as energias e os poderes de concentração de forma positiva.

- Aprender a renunciar ao fanatismo.

- Esforçar-se para estruturar o seu tempo interno.

No documento Fundação Bach-Coletânea Florais de Bach (páginas 113-117)