• Nenhum resultado encontrado

COMPETÊNCIAS HABILIDADES SABERES - CONTEÚDOS

PROCEDIMENTAIS CONCEITUAIS ATITUDINAIS

UNIDADE TEMÁTICA: MATÉRIA E ENERGIA C1. Compreender as ciências

naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.

H1. Discutir a utilização, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

P1. Desenvolvendo experimentos em laboratório envolvendo máquinas simples tais como alavancas e uso de roldanas.

P2. Lendo textos e assistindo documentários sobre a invenção da máquina a vapor suas influências no desenvolvimento tecnológicos.

C1. Máquinas simples A1. Curiosidade A2. Diálogo A3. Respeito A4. Observação

C2. Reconhecer fontes de calor, suas transformações e propriedades térmicas dos materiais em fenômenos naturais e sistemas tecnológicos para escolher adequadamente objetos e materiais em diferentes situações explicando e argumentando fenômenos climáticos demonstrando compreensão do papel do calor na manutenção da vida.

H2. Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.

H3. Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.

H4. Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.

H5. Discutir o uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e uso desses materiais e máquinas.

H6. Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização.

P1. Realizando medições de temperaturas diversas em laboratório.

P2. Lendo textos e discutindo em sala.

P3. Realizando experimentos em laboratório com diversos materiais para verificação da forma como propagam o calor.

C1. Formas de

UNIDADE TEMÁTICA: VIDA E EVOLUÇÃO C3. Caracterizar os principais

ecossistemas brasileiros (quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar e à temperatura, entre outras), correlacionando essas características à flora e fauna específica.

H7. Caracterizar os principais biomas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

H8. Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais e ações antrópicas modificam os componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema, ao afetar suas populações, ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.

P1. Lendo textos e discutindo em sala.

P2. Construindo tabelas de categorização dos tipos de

C2. Fenômenos naturais e impactos ambientais

A1. Concentração A2. Curiosidade A3. Respeito A4. Diálogo

C4. Construir conceitos que permitam analisar fatores biológicos, ambientais e socioeconômicos associados às condições de vida e saúde da população e do ecossistema em geral.

H9. Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.

H10. Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.

H11. Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.

P1. Lendo textos e discutindo em sala.

P2. Construindo tabelas de categorização dos tipos de

UNIDADE TEMÁTICA: TERRA E UNIVERSO C5. Analisar a composição da

atmosfera, sua importância para a manutenção da vida na Terra e cuidados para sua preservação.

H12. Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.

H13. Descrever o mecanismo natural do efeito estufa, seu papel fundamental para o desenvolvimento da vida na Terra, discutir as ações humanas responsáveis pelo seu aumento artificial (queima dos combustíveis fósseis, desmatamento, queimadas etc.) e selecionar e implementar propostas para a reversão ou controle desse quadro.

H14. Justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificando os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera, e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.

P1. Debatendo fenômenos naturais.

P2. Assistindo e debatendo documentários.

P3. Pesquisando sobre o efeito estufa.

P4. Conhecendo uma estufa.

P5. Pesquisando sobre o aquecimento global.

P6. Relacionando impactos do efeito estufa.

P7. Analisando documentários.

P8. Identificando os fatores causadores da destruição da camada de ozônio.

P9. Pesquisando o tema.

P10. Observando e analisando documentários.

P11. Construindo maquetes.

P12. Assistindo a documentários.

P13. Levantando hipóteses.

C1. Composição do ar C2. Efeito estufa C3. Camada de ozônio

A1. Atenção A2. Concentração A3. Diálogo A4. Interesse A5. Observação

C6. Compreender fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) para justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.

H15. Detalhar a formação geológica do solo das diferentes regiões do Brasil.

H16. Identificar onde se localizam as principais falhas geológicas registradas no Brasil.

P1. Pesquisando o tema.

P2. Observando e analisando documentários.

P3. Construindo maquetes.

P4. Assistindo a documentários.

P5. Levantando hipóteses.

C1. Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis)

C2. Placas tectônicas e deriva continental

A1. Atenção A2. Concentração A3. Diálogo A4. Interesse A5. Observação