• Nenhum resultado encontrado

PRÁTICA DE LINGUAGEM: LEITURA C1. Compreender e interpretar

PROCEDIMENTAIS CONCEITUAIS ATITUDINAIS

PRÁTICA DE LINGUAGEM: LEITURA C1. Compreender e interpretar

textos verbais, verbo-visuais e multimodais a partir do uso de estratégias leitoras.

H1. Analisar funções sociais e comunicativas de diferentes gêneros - quem produz, para quem, com que intenção, como.

H2. Identificar o tema e as ideias principais do texto e fazer sínteses por meio de esquemas.

H3. Identificar vocabulário desconhecido, usando pistas do contexto, da estrutura e de ilustrações.

H4. Diferenciar fato de opinião explícita.

H5. Analisar efeitos de sentido a partir do uso de modos e tempos verbais.

H6. Analisar informações sobre um mesmo fato em diferentes textos.

H7. Estabelecer relação entre os diferentes gêneros jornalísticos, compreendendo a centralidade da notícia.

H8. Identificar recursos de coesão referencial por substituições lexicais e por pronomes.

P1. Identificando as funções do texto: reconhecendo a intenção, o público-alvo, marcas do discurso do autor.

P2. Reconhecendo o tema por meio de estratégias, tais como:

identificar o campo semântico, confirmar retomadas, observar títulos, etc.

P3. Observando o contexto de uso do vocabulário conhecido para compreender sentido da palavra, consultar dicionário ou glossário.

P4. Reconhecendo, no desenvolvimento, as palavras usadas para retomadas textuais.

P5. Reconhecendo o sentido dos verbos na construção de relatos.

P6. Lendo relato, notícia e reportagens que tratem de tema semelhante.

P7. Relacionando diferentes textos do gênero jornalístico, para inferir suas diferenças e semelhanças.

C1. Condição de produção dos textos lidos

C5. Efeitos de sentido produzidos em textos

C2. Ler, compreender, analisar e produzir textos literários orais e escritos.

H8. Identificar, em textos narrativos, a estrutura da narração a partir do uso dos tempos verbais.

H9. Identificar, em versos, aspectos rítmicos e sonoros.

H10. Identificar, em texto dramático, personagem, espaço, enredo, ato, cena, fala e indicações cênicas.

H11. Inferir, em textos literários, o efeito de sentido decorrente do uso de palavras e expressões conotativas e processos figurativos.

H12. Analisar a estrutura e funcionamento dos hiperlinks em textos noticiosos publicados na Web e vislumbrar possibilidades de uma escrita hipertextual.

P1. Lendo textos narrativos e reconhecendo situação inicial, conflito e situação final a partir do uso dos tempos verbais.

P2. Lendo poemas e identificando número de estrofes e de versos.

P3. Reconhecendo e interpretando expressões sem sentido figurado.

P4. Lendo e identificando a estrutura do texto dramático.

P5. Interpretando linguagem figurada.

P6. Inferindo a presença de diferentes visões de mundo durante a leitura dos textos literários, reconhecendo olhares sobre a sociedade.

P7. Comparando informações sobre um mesmo fato, analisando a confiabilidade e a imparcialidade do texto.

C1. Estrutura da narração a partir do uso dos tempos verbais C2. Estrutura do poema:

versos e estrofes C3. Texto dramático - estrutura

C4. Linguagem figurada C5. Leitura e produção de textos literários

A1. Autonomia A2. Crítica A3. Avaliação A4. Preferências

H13. Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esposicionando-ses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.

H14. Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade.

H15. Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato.

H16. Identificar e avaliar teses/ opiniões/ posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), manifestando concordância ou discordância.

H17. Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa etc.

H18. Identificar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e perceber seus efeitos de sentido.

H19. Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.

H20. Identificar a proibição imposta ou o direito garantido, bem como as circunstâncias de sua aplicação, em artigos relativos a normas, regimentos escolares, regimentos e estatutos da sociedade civil, regulamentações para o mercado publicitário, Código de Defesa do Consumidor, Código Nacional de Trânsito, ECA, Constituição, dentre outros.

H21. Explorar e analisar espaços de reclamação de direitos e de envio de solicitações (tais como ouvidorias, SAC, canais ligados a órgãos públicos, plataformas do consumidor, plataformas de reclamação), bem como de textos pertencentes a gêneros que circulam nesses espaços, reclamação ou carta de reclamação, solicitação ou carta de solicitação, como forma de ampliar as possibilidades de produção desses textos em casos que remetam a reivindicações que envolvam a escola, a comunidade ou algum de seus membros como forma de se engajar na busca de solução de problemas pessoais, dos outros e coletivos.

P8. Distinguindo fatos de opiniões presentes em textos.

P9. Analisando teses, opiniões e argumentos em textos argumentativos.

P10. Identificando uso de recursos persuasivos em textos argumentativos (quais argumentos utilizados, presença ou não de fontes, escolhas de palavras etc.).

P11. Reconhecendo a presença de efeitos de sentido devidos à escolha de recursos visuais em textos jornalísticos, publicitários, memes, gifs publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.

P12. Lendo e compreendendo a proibição, direitos e deveres presentes de normas, regimentos, leis, códigos de defesa, estatutos etc.

P13. Explorando espaços de reclamação de direitos, cartas de reclamação e solicitação entre outros textos deste gênero, como forma de produção desses textos que remetem a reivindicações, soluções de problemas e participação social.

P14. Realizando pesquisas a partir de curiosidades e fatos que surjam durante as aulas, na leitura de textos ou em debates, usando fontes cuja idoneidade seja comprovada.

P15. Identificando, em textos dramáticos, suas partes e funções, assim como percebendo seus pontos de vista e referências.

P16. Entendendo a função de hiperlinks em textos publicados na web.

H22. Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas de solicitação e de reclamação (datação, forma de início, apresentação contextualizada do pedido ou da reclamação, em geral, acompanhada de explicações, argumentos e/ou relatos do problema, fórmula de finalização mais ou menos cordata, dependendo do tipo de carta e subscrição) e algumas das marcas linguísticas relacionadas à argumentação, explicação ou relato de fatos, como forma de possibilitar a escrita fundamentada de cartas como essas ou de postagens em canais próprios de reclamações e solicitações em situações que envolvam questões relativas à escola, à comunidade ou a algum dos seus membros.

H23. Identificar o objeto da reclamação e/ou da solicitação e sua sustentação, explicação ou justificativa, de forma a poder analisar a pertinência da solicitação ou justificação.

H24. Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.

H25. Analisar, entre os textos literários e entre estes outras manifestações artísticas (como cinema, teatro, música, artes visuais e midiáticas), referências explícitas ou implícitas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos literários e semióticos.

H26. Ler, de forma autônoma, e compreender - selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes - romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

H27. Identificar, em texto dramático, personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas e a organização do texto: enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista, universos de referência.

H28. Reconhecer a impossibilidade de uma neutralidade absoluta no relato de fatos e identificar diferentes graus de parcialidade e imparcialidade dados pelo recorte feito e pelos efeitos de sentido advindos de escolhas feitas pelo autor, de forma a poder desenvolver uma atitude crítica frente aos textos jornalísticos e tornar-se consciente das escolhas feitas enquanto produtor de textos.

PRÁTICA DE LINGUAGEM: PRODUÇÃO DE TEXTOS