• Nenhum resultado encontrado

COMPETÊNCIAS HABILIDADES SABERES - CONTEÚDOS

PROCEDIMENTAIS CONCEITUAIS ATITUDINAIS

C1. Compreender a importância da defesa da Dignidade da Vida em todas as situações, na abordagem da Campanha da Fraternidade em espírito pascal.

H1. Reconhecer os tempos litúrgicos como oportunidades para a reflexão e aprimoramento da caminhada de fé em diferentes culturas.

H2. Definir a Quaresma na sua dimensão de conversão para uma vida solidária e comprometida com a justiça.

H3. Definir a Campanha da Fraternidade a partir dos compromissos quaresmais.

H4. Identificar os objetivos da Campanha da Fraternidade.

H5. Descrever o tema, lema e objetivos da Campanha da Fraternidade.

H6. Relacionar o tema da Campanha da Fraternidade à espiritualidade da Quaresma.

H7. Relacionar o tema da Campanha da Fraternidade aos grandes desafios sociais e éticos vivenciados pela sociedade brasileira.

H8. Desenvolver posturas de respeito, tolerância e fraternidade em relação aos sofrimentos humanos.

H9. Reconhecer na história de povos primitivos, judaico e cristão, diferentes formas de vivenciar o período pascal e quaresma.

P1. Levantando e sistematizando informações, presentes no texto-base e em cartazes, vídeos, músicas, orações, sobre a Campanha da Fraternidade.

P2. Observando o desenvolvimento de raciocínios, hipóteses e discussões sobre as implicações ético-morais decorrentes da campanha da Fraternidade.

P3. Descrevendo, em forma oral ou escrita, de ações práticas decorrentes da vivência da Campanha da Fraternidade.

P4. Utilizando conceitos religiosos para explicar sobre as dimensões ético-morais decorrentes da Campanha da Fraternidade.

P5. Elaborando fichamentos, quadros explicativos, sumários e outros textos tendo em vista os diferentes materiais (texto-base e em cartazes, vídeos, músicas, orações) sobre a Campanha da Fraternidade.

P6. Apresentando resultados das pesquisas sobre a Campanha da Fraternidade e a Quaresma utilizando recursos textuais variados (gráficos, tabelas, linhas do tempo).

P7. Desenvolvendo argumentos hipotéticos, em debates e discussões, sobre as implicações ético-morais decorrentes Campanha da Fraternidade.

P8. Vivenciando a quaresma e o período pascal através de celebrações significativas.

C1. A Quaresma como tempo litúrgico de conversão e de mudança de vida

C2. A Campanha da Fraternidade e a espiritualidade quaresmal C3. A Campanha da Fraternidade e o compromisso com a dignidade da vida C4. A temática atual da Campanha da Fraternidade

C5. O verdadeiro sentido de fraternidade.

C2. Construir argumentos sobre a necessidade do desenvolvimento dos valores humanos, numa abordagem reflexiva e propositiva.

H10. Definir os valores que contribuem para o fortalecimento das relações de convivência.

H11. Exemplificar práticas de amizade, cooperação, respeito, partilha e atitudes solidárias que estão ou podem estar presentes em nossa sociedade.

H12. Relacionar a vivência dos valores humanos à construção de ambiente social democrático e plural.

H13. Discutir a importância da vivência coletiva dos valores humanos para a melhoria coletiva da qualidade de vida.

P1. Levantando e sistematizando informações, presentes em diversos registros verbais e não verbais, sobre as implicações ético-morais decorrentes das práticas de convivência humana.

P2. Observando o desenvolvimento de raciocínios, hipóteses e discussões sobre as implicações ético-morais decorrentes das práticas de convivência humana.

P3. Descrevendo, em forma oral ou escrita, as implicações ético-morais decorrentes das práticas de convivência humana.

C1. Os Valores éticos numa dimensão de fé:

amizade, cooperação, respeito

C2. As Tradições religiosas e o desenvolvimento de valores humanos

H14. Relacionar as diferentes práticas das tradições religiosas ao

desenvolvimento dos valores humanos. P4. Utilizando conceitos filosóficos para explicar sobre as implicações ético-morais decorrentes das práticas de convivência humana.

P5. Elaborando fichamentos, quadros explicativos, sumários e outros materiais sobre as implicações ético-morais decorrentes das práticas de convivência humana.

P6. Apresentando resultados das pesquisas sobre as implicações ético-morais decorrentes das práticas de convivência humana, utilizando recursos textuais variados (gráficos, tabelas, linhas do tempo).

P7. Desenvolvendo argumentos hipotéticos, em debates e discussões, sobre as implicações ético-morais decorrentes das práticas de convivência humana.

C5. A cooperação e a vida em grupo

C3. Descrever analiticamente diferentes tradições e práticas religiosas na perspectiva da valorização da vida e de respeito às diferenças.

H15. Reconhecer o ser humano como um ser capaz de estabelecer conexões religiosas.

H16. Reconhecer o papel da tradição escrita na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos.

H17. Relacionar a importância das práticas de religiosidade ao desenvolvimento da personalidade do indivíduo.

H18. Definir o fenômeno religioso como construção cultural historicamente contextualizada.

H19. Identificar diferentes práticas religiosas tendo em vista suas características.

H20. Relacionar as doutrinas religiosas a suas formas de entender a vida e o desenvolvimento dos seres humanos.

H21. Definir “tradição religiosa” tendo em vista seus elementos constitutivos: doutrina, liturgia, estrutura organizacional.

H22. Relacionar as origens das tradições religiões à busca humana pelo conhecimento.

P1. Levantando e sistematizando informações, presentes em diversos registros verbais e não verbais, sobre as implicações ético-religiosas decorrentes das interações humanas.

P2. Observando o desenvolvimento de raciocínios, hipóteses e discussões sobre as implicações ético-religiosas decorrentes das interações humanas, a partir de informações coletadas.

P3. Descrevendo, em forma oral ou escrita, sobre as implicações ético-religiosas decorrentes das interações humanas.

P4. Utilizando de conceitos filosóficos para explicar sobre as implicações ético-religiosas decorrentes das interações humanas.

P5. Elaborando fichamentos, quadros explicativos, sumários e outros materiais sobre as implicações ético-religiosas decorrentes das interações humanas.

P6. Apresentando resultados das pesquisas sobre as implicações ético-religiosas decorrentes das interações humanas, utilizando recursos textuais variados (gráficos, tabelas, linhas do tempo).

P7. Desenvolvendo argumentos hipotéticos, em debates e discussões, sobre as implicações ético-religiosas decorrentes das interações humanas.

C1. As principais características do ser religioso

C2. A religiosidade e as maneiras de encontro com a transcendência C3. As práticas de espiritualidade e o cuidado com o próximo C4. As tradições religiosas como formas de ler e

C4. Descrever analiticamente as distintas práticas de encontro e conhecimento mútuo entre as tradições religiosas.

H23. Definir diversidade religiosa, tendo em vista as inúmeras religiões presentes no Brasil e no mundo.

H24. Relacionar pluralismo religioso à ideia da presença e convivência de várias religiões numa mesma sociedade.

H25. Diferenciar as religiões tendo em vista suas doutrinas e práticas religiosas.

P1. Levantando e sistematizando informações, presentes em diversos registros verbais e não verbais, sobre as implicações ético-morais decorrentes das práticas de encontro e conhecimento mútuo entre as religiões.

C1. Os conceitos de religiões politeístas/

H26. Diferenciar ecumenismo e diálogo inter-religioso.

H27. Definir o ecumenismo como o estreitamento das relações teológicas e eclesiais entre as Igrejas Cristãs.

H28. Definir o diálogo inter-religioso como a abertura das Igrejas Cristãs para o diálogo com outras tradições não cristãs.

H29. Comparar diferentes aspectos das tradições religiosas.

H30. Desenvolver posturas de tolerância e respeito pelas diferentes tradições religiosas.

H31. Reconhecer a existência do pluralismo religioso em diferentes culturas.

H32. Reconhecer a liberdade religiosa como um dos direitos humanos previstos pela Constituição Brasileira.

P2. Observando o desenvolvimento de raciocínios, hipóteses e discussões sobre as implicações ético-morais decorrentes das práticas de encontro e conhecimento mútuo entre as religiões.

P3. Descrevendo, em forma oral ou escrita, as implicações ético-morais decorrentes das práticas de encontro e conhecimento mútuo entre as religiões.

P4. Utilizando conceitos filosóficos para explicar sobre as implicações ético-morais decorrentes das práticas de encontro e conhecimento mútuo entre as religiões.

P5. Elaborando fichamentos, quadros explicativos, sumários e outros materiais sobre as implicações ético-morais decorrentes das práticas de encontro e conhecimento mútuo entre as religiões.

P6. Apresentando resultados das pesquisas sobre as implicações ético-morais decorrentes das práticas de encontro e conhecimento mútuo entre as religiões, utilizando recursos textuais variados (gráficos, tabelas, linhas do tempo).

P7. Desenvolvendo argumentos hipotéticos, em debates e discussões, sobre as implicações ético-morais decorrentes das práticas de encontro e conhecimento mútuo entre as religiões.

C2. Critérios de C4. O diálogo ecumênico no Brasil

C5. O diálogo inter-religioso

C6. Tolerância, respeito e harmonia entre as religiões

C5. Compreender os textos e narrativas sagradas, bem como, diferenciar os símbolos sagrados das tradições religiosas relacionando a influência destes no desenvolvimento da espiritualidade do Ser.

H33. Reconhecer o papel da tradição escrita na preservação de memórias, acontecimentos e ensinamentos religiosos.

H34. Reconhecer e valorizar a diversidade de textos religiosos escritos (textos do Budismo, Cristianismo, Espiritismo, Hinduísmo, Islamismo, Judaísmo, entre outros).

H35. Reconhecer, em textos escritos, ensinamentos relacionados a modos de ser e viver.

H36. Reconhecer que os textos escritos são utilizados pelas tradições religiosas de maneiras diversas.

H37. Discutir como o estudo e a interpretação dos textos religiosos influenciam os adeptos a vivenciarem os ensinamentos das tradições religiosas.

H38. Relacionar a narração de histórias sagradas à expressão de verdades de fé de uma determinada tradição religiosa.

P1. Levantando e sistematizando informações, presentes em diversos registros verbais e não verbais, sobre narrativas sagradas.

P2. Observando o desenvolvimento de raciocínios, hipóteses e discussões sobre narrativas sagradas.

P3. Descrevendo, em forma oral ou escrita, narrativas sagradas.

P4. Utilizando conceitos filosóficos para explicar e interpretar sobre narrativas sagradas.

P5. Elaborando fichamentos, quadros explicativos, sumários e outros materiais sobre narrativas sagradas.

P6. Apresentando resultados das pesquisas sobre narrativas sagradas, utilizando recursos textuais variados (gráficos, tabelas, linhas do tempo).

P7. Desenvolvendo argumentos hipotéticos, em debates e discussões, sobre narrativas sagradas.

P8. Produzindo coletivamente um material concreto que recorde as festas religiosas.

P9. Expondo na sala as produções concretas.

C1. Os textos sagrados em distintas tradições religiosas

C2. Do texto ao contexto:

a importância ética da prática dos escritos símbolos, as liturgias e as tradições religiosas C5. A liturgia cristã:

palavra e refeição C6. Da liturgia à vida:

implicações éticas do que celebramos

P10. Relacionando os significados das festas com a cultura do povo.

P11. Visitando templos religiosos para entender a sua dinâmica.

C6. Descrever, analiticamente, tradições míticas, simbólicas e litúrgicas de diversas crenças e manifestações religiosas.

H39. Conceituar rito, mito e símbolo.

H40. Estabelecer relações entre rito, mito e símbolo.

H41. Compreender a função e os significados dos mitos, ritos e símbolos.

H42. Identificar as origens e significados dos diversos símbolos religiosos.

H43. Identificar as práticas celebrativas com foco nos rituais, nos símbolos e nas espiritualidades das diversas tradições religiosas.

H44. Descrever a utilização dos símbolos religiosos em contextos litúrgico-celebrativos.

H45. Relacionar os momentos litúrgicos e os espaços simbólicos a fé às vivências éticas dos valores da fé.

H46. Reconhecer a importância dos mitos, ritos, símbolos e textos na estruturação das diferentes crenças, tradições e movimentos religiosos.

H47. Exemplificar a relação entre mito, rito e símbolo nas práticas celebrativas de diferentes tradições religiosas.

P1. Levantando e sistematizando informações, presentes em diversos registros verbais e não verbais, sobre símbolos, mitos e ritos sagrados.

P2. Desenvolvendo raciocínios, hipóteses e discussões sobre símbolos, mitos e ritos sagrados.

P3. Descrevendo, em forma oral ou escrita, símbolos, mitos e ritos sagrados.

P4. Utilizando conceitos filosóficos para explicar os símbolos sagrados.

P5. Elaborando fichamentos, quadros explicativos, sumários e outros materiais sobre símbolos sagrados.

P6. Apresentando resultados das pesquisas sobre símbolos sagrados, utilizando recursos textuais variados (gráficos, tabelas, linhas do tempo).

P7. Desenvolvendo argumentos hipotéticos, em debates e discussões, sobre símbolos sagrados.

P8. Visitando templos religiosos para entender a sua dinâmica.

C1. A expressão simbólica da fé nas diferentes tradições religiosas C2. A expressão litúrgica da fé nas diferentes tradições religiosas C4. O sentidos litúrgico-simbólicos e suas implicações éticas na vida dos fiéis

C5. Grandes líderes religiosos que se transformaram em símbolos

C6. Ritos e símbolos das principais religiões

COMPETÊNCIAS HABILIDADES SABERES - CONTEÚDOS

PROCEDIMENTAIS CONCEITUAIS ATITUDINAIS

C1. Compreender a importância da defesa da Dignidade da Vida em todas as situações, na abordagem da Campanha da Fraternidade.

H1. Definir a caminhada quaresmal como uma oportunidade de crescimento pessoal e ético-religioso.

H2. Relacionar o crescimento pessoal com a possibilidade de desenvolver ações de solidariedade fraternas no período quaresmal.

H3. Reconhecer os tempos litúrgicos como oportunidades para reflexão e aprimoramento da caminhada de fé.

H4. Definir a Quaresma na sua dimensão de conversão para uma vida solidária e comprometida com a justiça.

P1. Levantando e sistematizando informações, presentes no Texto-base e em cartazes, vídeos, músicas, orações, sobre a Campanha da Fraternidade.

P2. Observando o desenvolvimento de raciocínios, hipóteses e discussões sobre as implicações ético-morais decorrentes da campanha da Fraternidade.

P3. Descrevendo, em forma oral ou escrita, ações práticas decorrentes da vivência da Campanha da Fraternidade.

C1. O Tempo Litúrgico da Quaresma e a caminhada de fé comprometida com a transformação da sociedade

C2. A Quaresma como tempo litúrgico de conversão e de mudança de vida

A1. Participação A2. Solidariedade A3. Compaixão A4. Crítico