• Nenhum resultado encontrado

COLEÇÕES DIDÁTICAS DAS EDIÇÕES TABAJARA – ALGUMAS CAPAS E QUANTIDADE DE EXEMPLARES (ACERVO DO HISALES)

PROCEDIMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

COLEÇÕES DIDÁTICAS DAS EDIÇÕES TABAJARA – ALGUMAS CAPAS E QUANTIDADE DE EXEMPLARES (ACERVO DO HISALES)

LD_ET01: Atlas Histórico Escolar - RS

Total de livros: 01 exemplar

LD_ET02: Ciências Naturais

Total de livros: 04 exemplares

LD_ET03: Educação Moral, Cívica e Política na Escola Fundamental

Total de livros: 01 exemplar

LD_ET04: Gramática Funcional – Exercícios

Total de livros: 04 exemplares

LD_ET05: Guri

56

COLEÇÕES DIDÁTICAS DAS EDIÇÕES TABAJARA – ALGUMAS CAPAS E QUANTIDADE DE EXEMPLARES (ACERVO DO HISALES)

LD_ET06: Linguagem e Estudos Sociais

Total de livros: 22 exemplares

LD_ET07: Nossos Exercícios - Linguagem e Estudos

Sociais

Total de livros: 11 exemplares

LD_ET08: Nossos Exercícios - Estudos Naturais

Total de livros: 05 exemplares

LD_ET09: Nossos Exercícios - Estudos Sociais

Total de livros: 04 exemplares

LD_ET10: Cidade Sorriso

Total de livros: 01 exemplar

LD_ET11: Brincar e Aprender

Total de livros: 01 exemplar

LD_ET12: Estudos Sociais e Linguagem

Total de livros: 01 exemplar

LD_ET13: Garotos Tevê

COLEÇÕES DIDÁTICAS DAS EDIÇÕES TABAJARA – ALGUMAS CAPAS E QUANTIDADE DE EXEMPLARES (ACERVO DO HISALES)

LD_ET14: Minhas Descobertas

Total de livros: 03 exemplares

LD_ET15: As Férias com o Vovô

Total de livros: 02 exemplares

LD_ET16: Céu Azul

Total de livros: 01 exemplar

LD_ET17: Marcelo, Vera e Faísca

Total de livros: 06 exemplares

LD_ET18: Teste de Pré-Leitura

Total de livros: 01 exemplar

Fonte: Acervo Hisales41.

As coleções didáticas apresentadas no Quadro 02, acima, estão organizadas pela mesma ordem numérica padrão estabelecida na catalogação do acervo, assim como também podem ser encontradas nas tabelas utilizadas neste trabalho. Nessas tabelas estão identificados vários aspectos essenciais para o conhecimento dos livros didáticos e para o desenvolvimento da investigação.42

41 Para facilitar a indicação de que os dados apresentados foram retirados dos exemplares de livros didáticos que

pertencem ao acervo do grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares - Hisales, optou-se por referenciar, neste texto, no item “Fonte” das Figuras, Tabelas e Quadros, quando for o caso, resumidamente como “Acervo Hisales”.

42 Informações detalhadas sobre cada uma das coleções podem ser conferidas nos Apêndices C e D, que

58

Na fase inicial da pesquisa foi realizada uma primeira fase de coleta de dados que constou basicamente de algumas etapas, tais como: criação e preenchimento de instrumentos, como tabelas e atualização de cadastro dos livros didáticos do corpus de pesquisa, além da digitalização de todas as capas e contracapas43 dos exemplares

localizados no acervo do Hisales.

Quanto às tabelas, foram produzidas várias durante o desenvolvimento da pesquisa, a partir da definição e da implementação de diferentes campos com categorias de informações específicas, para organização e comparação dos dados que são relevantes e que deveriam ser extraídos e destacados no texto final da tese.

Cabe registrar que em todas as tabelas elaboradas, as numerações das coleções didáticas começam do número 01 e vão ao 18 e o critério de ordenação é o mesmo utilizado na catalogação do acervo. Essa identificação foi mantida para facilitar o desenvolvimento do trabalho, a identificação, relação e comparação entre os livros didáticos, através da concepção e implantação de uma cota específica (conjunto de letras e números que serve para identificar e classificar as publicações integrantes do acervo, de acordo com suas especificidades).

Todas as coleções didáticas do corpus de pesquisa são identificadas com uma estrutura de cota padrão, estabelecida para uso geral, durante todas as etapas da pesquisa e se repetem entre as tabelas e quadros, para facilitar a identificação e a relação dos dados. Visualizando um dos casos, temos por exemplo: "LD_ET01: Atlas Histórico Escolar – Rio Grande do Sul". O "LD" faz referência à abreviatura de “Livro Didático” utilizada para a catalogação do referido acervo e aparece seguido por um "_" que conecta então ao termo “ET”, que faz referência às iniciais correspondentes ao nome da Editora, que nesse caso é a “Editora Tabajara” e, a seguir, aparece o número aplicado a esta coleção (neste caso esta é a primeira coleção da listagem, por isso recebeu o número 01), dependendo da posição em que se encontra catalogada no banco de dados do acervo, definida por uma ordem numérica. O número 0 foi utilizado sempre antes daqueles números que não contenham 2 caracteres, para manter o padrão de uso de dois números nesse campo da cota. Há casos em que o acervo do Hisales contém somente um exemplar de determinada coleção, mas para fins de padronização dos dados no trabalho, optou-se por manter o "LD" como identificação, em todos os casos.

43 Segundo Araújo (1986) e Ribeiro (2007, p. 377), a parte de trás do livro, que o encerra, compondo o invólucro

da obra junto com a capa, pode ser chamada de contracapa, quarta capa ou 4ª de capa. Existem ainda outros posicionamentos, como o das autoras Faria e Pericão (2008), que utilizam unicamente a definição de quarta capa para essa parte do livro, pois, para elas, a contracapa é o lado interno da capa, a terceira capa. Diante das diferenças nas concepções das partes do livro entre esses e outros autores, neste trabalho optou-se por adotar o termo “contracapa” como padrão no texto, quando for necessário fazer essa referência, embora as outras expressões também possam ser utilizadas. A decisão se deu pela indicação dos dois autores primeiramente aqui citados, que são considerados referência nos estudos de design editorial, além de outros pesquisadores da área gráfica que também utilizam esse termo, “contracapa”, com maior recorrência, em suas publicações.

Além das tabelas já mostradas, há outras que foram desenvolvidas na primeira etapa da pesquisa. Para fins de esclarecimento, as principais características e funções dessas tabelas que contêm mais informações, são apresentadas na sequência, sendo que as maiores, devido à quantidade de dados, estão disponíveis nos Apêndices deste trabalho.

• Tabela 03:

A Tabela 03, que pode ser vista integralmente no Apêndice C, contém informações gerais de cada um dos 95 exemplares de coleções didáticas da Editora Tabajara, incluindo- se nos campos o autor, título, série, ano e edição. Além disso, constam as cotas individuais e específicas de cada um dos livros didáticos, criadas para serem utilizadas como identificação permanente de todos os exemplares disponíveis no acervo físico e nas devidas catalogações, considerando-se também sua versão digital no banco de dados. Essa tabela é parte de uma outra tabela maior e completa que integra os 340 exemplares do acervo dos livros didáticos produzidos no Rio Grande do Sul (que não consta neste trabalho em sua totalidade), sendo que os demais 245 exemplares correspondem a publicações da Editora Globo, Editora Selbach, Editora Tomatis, Editora do Brasil e Editora FTD, mas também de autoria gaúcha. Foi feita a adaptação, modificação e atualização dessa tabela cadastral desde o início do envolvimento com esse material, no intuito de otimizar o acesso ao banco de dados e mantê- lo disponível para os pesquisadores, sempre com as informações mais recentes.

• Tabela 04:

A Tabela 04, disponibilizada no Apêndice D, foi criada para reunir informações detalhadas dos livros didáticos da Editora Tabajara, a partir dos dados coletados diretamente dos exemplares do acervo, tais como título, autoras na capa, autoras na folha de rosto44, série,

ano, edição, ilustrador, revisão, gráfica, páginas, observações (medidas, tiragem, informações de carimbos e selos oficiais, etc.).

• Tabela 05:

Na Tabela 05, a seguir, são apresentadas as informações de coleções didáticas da Editora Tabajara e a quantidade de seus exemplares publicados por década, entre as de 1950 e 1970 (décadas limite - mais antiga e mais recente - identificadas entre todas as 95 publicações da Tabajara localizadas no acervo do Hisales), incluindo-se também a quantificação dos impressos com data de edição não identificada. Essa tabela facilita a

44 A folha de rosto geralmente é a primeira página do livro, após a capa, na parte pré-textual, onde estão inscritos

os elementos fundamentais da obra, tais como o título, nome do(s) autor(es), acompanhado por vezes dos seus títulos acadêmicos e de informações sobre a editora, assim como de outros profissionais envolvidos na produção, tais como o ilustrador e o tradutor, etc. Em alguns casos, aparece também a indicação da edição, data e cidade da publicação. Essa página também pode ser chamada de frontispício e o seu verso é o retrofrontispício.

60

comparação dos dados levantados, com o esclarecimento a partir dos números obtidos pelas coleções didáticas analisadas.

Tabela 05 - Informações sobre quantidade de exemplares publicados por década, das Edições Tabajara (Acervo

Hisales).