• Nenhum resultado encontrado

PROCEDIMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

2.1 Procedimentos metodológicos

Pelas características dessa investigação, a metodologia utilizada tem como base a análise documental. Devido ao corpus de investigação ser constituído por livros didáticos, cabe lembrar que os pesquisadores da área de História da Educação e, em especial, os integrantes do Hisales, têm adotado essa perspectiva de análise quando se trata de publicações como aqui apresentadas, pois também as consideram como documentos.

Segundo Le Goff (1996, p. 10), o documento "[...] não é um material bruto, objetivo e inocente, mas que exprime o poder da sociedade do passado sobre a memória e o futuro: o documento é monumento”. Marrou (1975) também discorre sobre os documentos e sua relação com a história ao dizer que,

A história é “o que foi activo”, esse passado que foi vivido, realmente, por homens de carne e sangue nesta terra concreta – mas na medida em que nós o conhecemos. E só o podemos conhecer se legou documentos. Ora, como a existência e a conservação dos documentos se devem ao jogo de um conjunto de forças que não foram ordenadas em vista das exigências de um historiador eventual [...], resulta daí nunca sabermos desse passado tudo o que ele foi, nem mesmo tudo o que somos capazes de desejar saber dele [...] (MARROU, 1975, p. 62).

pesquisa, pois, segundo o autor:

É um documento toda a fonte de informação de que o espírito do historiador sabe tirar qualquer coisa para o conhecimento do passado humano, encarando sob o ângulo da pergunta que lhe foi feita. É evidente que se torna impossível dizer onde começa e onde acaba o documento; a pouco e pouco, a noção dilata-se e acaba por abarcar textos, monumentos, observações de toda a ordem (MARROU, 1975, p. 69).

Dessa forma, problematizando essas questões, utiliza-se de referenciais teóricos como esses para sustentar o fazer historiográfico com os livros didáticos, que se tem decidido em defini-los como sendo "documentos-monumentos". Com eles, obviamente, “[...] não podemos alcançar o passado directamente, mas só através dos traços, inteligíveis para nós, que deixou atrás dele, na medida em que estes traços subsistiram, em que nós os encontramos e em que somos capazes de os interpretar” (MARROU, 1975, p. 61).

O corpus de pesquisa explorado nesta investigação, inicialmente, na primeira fase da pesquisa, esteve constituído por 80 exemplares de livros didáticos da Editora Tabajara, como afirmou-se, pertencentes ao acervo do grupo de pesquisa Hisales, mas o número aumentou e atualmente há 95 exemplares. Esse material está descrito em maiores detalhes no próximo item deste trabalho. Na segunda fase da pesquisa, a partir da definição de um foco de análise, o corpus foi ajustado e restringido aos 26 exemplares da Coleção Guri (que estão entre os 95 referidos), que são tratados especificamente no capítulo 04.

Com isso, todos os 26 livros didáticos acima referidos, foram considerados, nesta investigação, tanto fonte quanto objeto de pesquisa, pois deles foram extraídos os dados que permitiram a efetivação dos objetivos relacionados. Como fonte de pesquisa, eles fornecem informações importantes para a constituição do contexto em que estão inseridos, com características da história da editora, dos profissionais e empresas envolvidos, edições, tiragens, programas governamentais em convênio, entre outros. Como objeto de pesquisa, as imagens encontradas nas páginas dos livros que integram a Coleção Guri são o foco principal de análise, a partir dos estudos da iconografia e da iconologia, explanados no decorrer do texto.

Luca (2010), em seus estudos sobre materiais de imprensa, contribui com esta pesquisa, amparando as reflexões sobre os livros didáticos da Tabajara, ao comentar que:

[...] a forma como os impressos chegaram às mãos dos leitores, sua aparência física (formato, tipo de papel, qualidade de impressão, capa, presença/ausência de ilustrações), a estruturação e divisão do conteúdo, as relações que manteve (ou não) com o mercado, a publicidade, o público a que visava atingir, os objetivos propostos. Condições materiais e técnicas em si dotadas de historicidade, mas que se engatam a contextos socioculturais específicos, que devem permitir localizar a fonte escolhida numa série, uma vez que esta não se constitui em um objeto único e isolado. Noutros termos, o conteúdo em si não pode ser dissociado do lugar ocupado pela publicação na história da imprensa, tarefa primeira e passo essencial das pesquisas com fontes periódicas (LUCA, 2010, p. 138-139).

Conforme vem se afirmando, esta tese aborda uma temática ainda pouco explorada pelos pesquisadores das áreas de educação e de design gráfico, sobretudo de forma

50

entrecruzada a partir dos dois campos de estudo, o que é ainda pouco usual, pois são recentes as investigações que se propõem a explorar esse "olhar" diferenciado de pesquisa, que agregue informações de distintas áreas acadêmicas. Sanchidrián Blanco (2011, p. 298) diz que,

[...] el análisis de las imágenes necesita tener un fundamento teórico y explicitar los métodos y enfoques utilizados, porque las imágenes no hablan por sí solas, ni dicen siempre lo mismo. Hay que preguntarles. Y hay que saber entender lo que nos dicen y lo que nos ocultan. Y hay que someterlas a los mismos procesos de documentación, crítica y contextualización que debemos utilizar con todas las fuentes.

Como há poucas referências de trabalhos no Brasil que tratam de temas semelhantes ao desta pesquisa e, mesmo assim, que não são recorrentes e adotam focos diferenciados, não se tem muitos exemplos de percursos metodológicos a serem adotados como base consistente para o que esta pesquisa propõe. A nível internacional, alguns autores também relatam esse déficit, no que se refere aos trabalhos que tratem especialmente de teorias e aspectos metodológicos utilizados para análise de imagem como recurso histórico-educativo. Conforme Alted (2009, p. 15),

La imagen se ha convertido en una fuente esencial para los historiadores contemporaneístas. A través de su estudio se puede acceder a otros niveles de análisis en los procesos de reconstrucción del pasado. Sin embargo, faltan trabajos teóricos y metodológicos que orienten a los historiadores en el proceso de utilizar, de manera adecuada, las fuentes icónicas, sobre todo las audiovisuales, para la investigación histórica.

Apesar disso, há produções de pesquisadores estrangeiros que, embora não sejam exclusivamente de caráter teórico e metodológico, possibilitam a identificação sobre como se deu a análise das imagens, que aparece através de distintas perspectivas possíveis, dependendo da opção e do viés adotados pelos autores. Destes, alguns inclusive declaram e incentivam a utilização dos métodos de iconografia e iconologia aqui defendidos, métodos esses que, de certa forma, são ainda pouco explorados pelos pares a nível nacional.

Fazendo referência à escassez de elementos seguros para o desenvolvimento de certas investigações, Ginzburg (2010, p. 09) diz que “nessas condições, o pesquisador se sente como um alpinista diante de um paredão de rocha nível de dificuldade 6, liso e sem agarras. Há apenas um gancho avulso aqui e ali [...]”, em meio a conjeturas, dados incertos ou indiretos e lacunas. Baseando-se na experiência em investigações realizadas com as obras artísticas de Piero dela Francesca, o autor defende que não basta confiar apenas nos dados estilísticos de uma imagem, ao utilizar-se unicamente da iconografia como recurso metodológico, pois podem ser insuficientes para a interpretação, por isso, “é indispensável multiplicar os ganchos: ou seja, tirando a metáfora, enriquecer o exíguo dossiê de documentação externa – em primeiro lugar, aquela que se refere aos comitentes” (ibidem, p. 15).

frentes, a do comissionamento e da iconografia, integrando os dados das duas séries” (ibidem, p. 18). Citando pesquisadores que fazem suas pesquisas neste mesmo sentido, Ginzburg menciona a atuação de Aby Warburg e Erwin Panofsky (utilizados como referência neste trabalho), uma vez que “atestam uma amplitude de visão e uma riqueza de instrumentos analíticos” (ibidem, p. 19-20), ao associar os fenômenos artísticos aos econômicos, sociais e culturais, em um contexto específico, para além da iconografia e explorando as possibilidades da iconologia.

Coincidindo-se com a argumentação de Ginzburg, para esta tese foram realizados vários procedimentos no intuito de se reunir todos os dados empíricos que pudessem contribuir e fortalecer o que se pretendia com a investigação. Além disso, os elementos encontrados exigiram a criação de um método de análise direcionado às características do trabalho, para dar conta do foco de investigação proposto, para que não apenas funcionasse, mas que pudesse ser eficiente nos resultados. Com isso, convém também citar Lopes & Galvão (2001), que consideram que:

É preciso, antes de mais nada, que o pesquisador "invente" um método que melhor funcione para explorar cada documento e, ao mesmo tempo, o conjunto de documentos. É preciso que o pesquisador saiba lidar com a grande dose de imprevisibilidade que sempre acompanha o fazer histórico. Não há métodos infalíveis e cada historiador tem o seu: [...]. O imprescindível é dar inteligibilidade ao material que se dispõe e uma das ferramentas mais importantes para que isso ocorra é o necessário estabelecimento de categorias (LOPES; GALVÃO, 2001, p. 94-95).

Para facilitar a organização, classificação e categorização dos dados do corpus de investigação foram implementadas algumas fases de procedimentos metodológicos, no decorrer da pesquisa, que são apresentadas a seguir.

a) Levantamento de trabalhos sobre a Editora Tabajara

Na primeira etapa da pesquisa, realizou-se em 2013 uma busca por trabalhos sobre a Editora Tabajara, via internet. Revelou-se a surpreendente falta de citações sobre essa empresa em investigações envolvendo o ramo editorial. Foram pesquisados sites indexadores reconhecidos na área de pesquisa acadêmica e científica e, para navegação, optou-se por uma busca a partir da palavra-chave "Tabajara" e, com isso, nada foi localizado naquele período.

Entre os sites e indexadores consultados estão: Banco de Teses e Dissertações da Capes, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS, Biblioteca Digital de Periódicos da Universidade Federal do Paraná - UFPR, Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Dialnet (Fundación Dialnet), Doaj (Directory of Open Access Journals), Elsevier (Open

52

UFRGS, Portal Domínio Público, Redalyc (Sistema de Información Científica Redalyc - Red

de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal), Scielo (Scientific Electronic Library Online), Sistema Pergamum de Bibliotecas da Universidade Federal de

Pelotas – UFPel, Periódicos Capes – Portal de Periódicos Capes/MEC.

Na área da Educação, foram pesquisadas as seguintes Revistas, através de seu acervo de artigos disponibilizados online: Educar em Revista, Revista Brasileira de História da Educação - RBHE, Revista História da Educação (Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação – Asphe), Revista Teias.

Entre revistas da área de Design foram pesquisados os seguintes sites: Arcos Design, Cultura Visual-Ufba, DAPesquisa-Udesc, Design & Tecnologia-PGDesign/UFRGS, Educação Gráfica, Estudos em Design Articles – PUC-RJ, InfoDesign, Projetica-UEL, SDRJ- Strategic Design Research Journal/Unisinos, Tríades.

É necessário registrar que há a possibilidade de que sejam encontradas referências aos títulos dos livros didáticos publicados pela Editora Tabajara em artigos hospedados nos mesmos sites indexadores. Porém, essa busca não foi realizada, pois a intenção na fase inicial de "garimpagem" foi de identificar possíveis investigações já realizadas e publicadas que citassem os termos “Livraria Tabajara”, “Editora Tabajara” ou “Edições Tabajara” entre os trabalhos de pesquisadores das áreas de Educação e de Design Gráfico.

Cabe salientar que não foram realizadas buscas com profundidade nos sites com Anais de Eventos reconhecidos nas áreas de pesquisa em Educação36 e em Design Gráfico37,

bem como naqueles em que não há um sistema de busca por palavra-chave, mas ultimamente vários deles têm sido vinculados aos sites indexadores de artigos em geral, o que pode sugerir que gerem resultados semelhantes ao do mapeamento realizado.

Desta forma, ao que tudo indica, não existem trabalhos concentrados especificamente na produção didática da Editora Tabajara, o que reforça ainda mais o diferencial desta pesquisa, que está investindo na valorização desta empresa como elemento importante para a história da educação gaúcha e nacional, em especial à história editorial e gráfica da região sul, através de um foco específico de análise das imagens que, neste caso, foi direcionado aos livros que integram a Coleção Guri.

36 Como exemplos consultados, podem ser destacados os que são realizados pelos seguintes órgãos: Sociedade

Brasileira de História da Educação – SBHE, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Anped e também suas reuniões científicas regionais, Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação – Asphe, Associação Nacional de História – Anpuh e também seus encontros estaduais.

37 Como exemplos consultados, podem ser destacados os seguintes: Congresso Brasileiro de Pesquisa e

Desenvolvimento em Design – P&D, Encontro Nacional de Estudantes de Design – Ndesign, Encontro Sul- Americano de Design - SulDesign, Congresso Internacional de Design da Informação – Cidi, Encuentro

Latinoamericano de Diseño – Palermo/Argentina, Conference of the International Committee for Design History & Design Studies – ICDHS.

b) Corpus de pesquisa e coleta de dados

O corpus de pesquisa é composto pelos 26 livros didáticos da Coleção Guri38 e foi

extraído do conjunto de 95 exemplares39 publicados pela Editora Tabajara, pertencentes ao

acervo de livros didáticos gaúchos produzidos entre 1940 e 1980 do Hisales, constituído atualmente por 340 volumes, como já se afirmou.

Considerando o acervo em geral, para conhecimento das quantidades de livros didáticos publicados por década, são mostrados os dados levantados na Tabela 01, a seguir.

Tabela 01 - Livros didáticos produzidos no Rio Grande do Sul entre 1940 e 1980 – contagem de exemplares por

décadas (Acervo Hisales).