• Nenhum resultado encontrado

PROCEDIMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS

QUANTIDADE DE EXEMPLARES POR DÉCADA – EDIÇÕES TABAJARA (ACERVO HISALES)

COLEÇÃO 1950 1960 1970 S/D TOTAL GERAL

DE LIVROS LD_ET01 - 01 - - 01 LD_ET02 - - 03 01 04 LD_ET03 - - 01 - 01 LD_ET04 - 02 - 02 04 LD_ET05 - 20 03 03 26 LD_ET06 - 06 15 01 22 LD_ET07 - 04 - 07 11 LD_ET08 - - - 05 05 LD_ET09 02 02 - - 04 LD_ET10 - - 01 - 01 LD_ET11 - - 01 - 01 LD_ET12 - - 01 - 01 LD_ET13 - - 01 - 01 LD_ET14 - - 02 01 03 LD_ET15 - 02 - - 02 LD_ET16 - - 01 - 01 LD_ET17 - 05 01 - 06 LD_ET18 - - 01 - 01 TOTAL DE LIVROS POR DÉCADA 02 42 31 20 95

Fonte: Dados da autora (2018).

A Tabela 05, recém exposta, mostra que os livros encontrados no acervo e que são publicados pela Tabajara, referem-se às décadas de 1950 a 1970, além daqueles em que não foi encontrada uma identificação impressa de ano civil. Apesar disso, observa-se que o “LD_ET05”, que identifica a Coleção Guri, foco de análise desta pesquisa, apresenta exemplares somente a partir da década de 1960, na qual está registrada a maior parte dos livros, além de alguns na década de 1970 e outros também não identificados. Levando isso em consideração, quando se trata de definir um recorte temporal para a pesquisa, cabe ressaltar o que orientam Lopes & Galvão (2001) em seus estudos, cujas orientações vão ao encontro do que está sendo realizado nesta pesquisa:

[...] é preciso que o período escolhido seja significativo para a configuração e a explicação daquilo que se está estudando, o que nem sempre virá do campo da educação. Em muitos casos, o período escolhido auxilia a definir o próprio objeto (LOPES; GALVÃO, 2001, p. 46).

Por isso, o período adotado para a pesquisa foi determinado pelo que se encontra à disposição fisicamente de exemplares da Coleção Guri para análise, pois não houve necessidade de um recorte temporal diferenciado ou de escolha mais específica. É interessante registrar ainda que os números dessa tabela também indicam que a maior parte dos livros consultados se insere nas décadas de 1960 e 1970, coincidindo com o período de auge da produção de livros didáticos no Rio Grande do Sul, conforme indicam alguns estudos de pesquisadores da área, entre eles os desenvolvidos junto ao Hisales.

• Tabela 06:

Com a organização da Tabela 06, disponibilizada no Apêndice E, pôde-se realizar um mapeamento geral de publicações didáticas indicadas e/ou produzidas e/ou publicadas pelas Edições Tabajara, que foram possíveis de serem localizadas nas buscas. A recolha dessas informações foi possível através da consulta aos títulos de livros retirados exclusivamente dos dados encontrados nas contracapas de 43 exemplares do acervo, número esse relativo à quantidade de livros didáticos que apresentam a impressão da listagem de produções da editora, como estratégia de publicidade, marketing e divulgação das ações da empresa, visto que os demais exemplares disponíveis no acervo do Hisales e que foram publicados pelas outras 5 editoras (anteriormente relatadas), não contêm informações deste tipo na sua contracapa.

Essa tabela também contém marcações entre as publicações listadas, que indicam quais podem ser encontradas fisicamente no acervo do Hisales. Percebe-se por essa listagem que, entre as publicações divulgadas nas contracapas dos livros didáticos, há algumas que eram até então desconhecidas e são também difíceis de serem localizadas em outros acervos e mesmo em sebos para compras.

Além disso, pela consulta a outras fontes documentais como, por exemplo, a Revista

do Ensino/RS, também foi possível encontrar referências às publicações didáticas da Editora

Tabajara, seja na forma de propagandas específicas ou pelas listagens de indicação de utilização nas escolas, divulgada pelo CPOE. Também há registros de livros didáticos da editora nos Boletins do CPOE, assim como nos comunicados deste centro que eram enviados às escolas. Vários desses casos coincidem com os apresentados nessa mesma tabela.

Como o foco da pesquisa são as imagens dos livros didáticos (destinados prioritariamente aos alunos, portanto), outras publicações no campo didático-pedagógico, como, por exemplo, aquelas que são destinadas exclusivamente aos professores e que não são vinculadas aos livros didáticos e suas coleções, que são de outras áreas ou periódicos

62

da área pedagógica, mesmo que tenham sido localizados nas contracapas, não foram inseridas nessa tabela.

• Tabela 07:

A Tabela 07, situada no Apêndice F, foi produzida no início de 2016 e apresenta dados que não foram mais atualizados, mesmo com a chegada de outros livros ao acervo, pois nela se apresentava uma previsão inicial e quantitativa de itens. Nessa tabela, a relação das 16 coleções didáticas que integravam o corpus de pesquisa da fase inicial, está adicionada de uma contagem somatória de imagens encontradas naqueles 80 exemplares (relembrando que atualmente são 95). Entre eles, analisados em uma primeira etapa de identificação das imagens de forma geral, foram contabilizadas 5030 imagens. Vale ressaltar que foram incluídas nesse número todas as ilustrações, tanto avulsas como em forma de cena, os mapas e as fotografias localizadas nas páginas.

Os exemplares que são de mesmo ano e edição de publicação não foram acrescidos de forma multiplicada, bastando-se, naquela oportunidade, os dados de apenas um destes, para a contagem geral. Sendo assim, não constaram os dados de 80 exemplares, mas sim de 62 casos, sendo que os demais 18 eram aqueles identificados como sendo de mesma edição e ano de exemplares já quantificados. Mesmo assim, nesse número, há várias imagens, que são repetidas, pois permanecem sendo utilizadas em edições diferentes de um mesmo exemplar de livro didático. Porém, o trabalho de comparação entre as distintas edições, para verificação de possíveis modificações quanto à quantidade, recorrência e adaptações da mesma imagem foi dedicado somente à Coleção Guri, foco da pesquisa, tema tratado no capítulo 04.

Percebeu-se, com isso, que a quantidade de imagens quantificadas era um número bastante expressivo (5030 registros). Além disso, as coleções didáticas são diversificadas, com objetivos e conteúdos diferentes entre si, para séries distintas. Verificou-se que nem todas as coleções presentes no acervo do Hisales estão completas e há casos de livros com páginas faltantes. Um outro dado importante é que há publicações que foram editadas pela Tabajara na fase em que a empresa já tinha uma outra sede fora do RS (São Paulo) e algumas são especiais para outros estados. Dados como esses se tornam fatores conflituosos e que impedem que seja feita uma análise única, integral, constante e comparativa entre todas as coleções didáticas, o que ocasiona certas lacunas nas amostras, apesar de ser possível vislumbrar o conjunto de exemplares do acervo como um todo.

Diante dessas informações e dos objetivos da pesquisa, para que as análises pudessem ser desenvolvidas com mais efetividade, confirmou-se então a decisão de que na fase seguinte, em uma etapa específica, as imagens a serem investigadas seriam apenas de uma das coleções, a Coleção Guri (LD_ET05). Essa coleção foi escolhida pelo fato de que

além de ser gaúcha, produzida por profissionais gaúchos e editada pelas Edições Tabajara de Porto Alegre/RS - aspectos que merecem ser mostrados, reconhecidos e colocados à vista pela sua contribuição na história da educação regional e nacional -, o acervo do Hisales contém exemplares de todas as séries e de várias edições desse conjunto de impressos que tem, ainda, características peculiares e o diferencial de abordar questões regionais, por ter sido produzida inicialmente para o estado do Rio Grande do Sul.

Outrossim, entre todas as coleções da Tabajara no acervo, a Coleção Guri é a de maior número de exemplares, ou seja, 26 de um conjunto de 95 livros. Sabe-se também, por pesquisas anteriores e pelos dados coletados para esse trabalho, de informações que contribuem para seu destaque em relação às demais, como aceitação, aprovação, reconhecimento, várias edições e grandes tiragens de exemplares, além de sua circulação que foi expandida para escolas de fora do RS. Todas essas características possivelmente não seriam encontradas reunidas ao mesmo tempo nos demais livros didáticos, das outras coleções do acervo.

Considerando o exposto, esses aspectos destacados potencializam ainda mais esta pesquisa, como um todo. Sendo assim, ao levar-se em conta esse recorte para a análise das imagens, a partir da contagem daquelas encontradas em um exemplar de cada volume integrante da Coleção Guri (o mais antigo de cada um deles), ou seja, a Cartilha do Guri, o

Primeiro Livro do Guri, o Segundo Livro do Guri, o Terceiro Livro do Guri, o Terceiro Livro do Guri – Edição especial para o Rio Grande do Sul, o Terceiro Livro do Guri – Leitura e o Quarto Livro do Guri, há um total de 487 imagens identificadas, sendo que 405 são ilustrações, 02

são fotografias, 28 são mapas e 52 são ícones. Esses dados aparecem discriminados no capítulo 04.

Porém, conforme afirmou-se anteriormente, optou-se por manter a informação sobre os dados quantitativos das imagens dos livros das demais coleções didáticas elaborados na primeira fase da pesquisa nesta versão final do trabalho, pois deles também foram extraídos dados importantes para a contextualização de aspectos referentes às Edições Tabajara e que contribuíram para a compreensão de certos fatores que interferiram também na produção da

Coleção Guri. As imagens de alguns dos outros livros inclusive foram consultadas para

determinadas comparações com as da Coleção Guri, no intuito de se extrair informações que contemplassem os objetivos da pesquisa.

Em uma etapa posterior, as imagens dos exemplares da Coleção Guri foram analisadas mais especificamente, para serem comparadas de acordo com os livros, nível escolar, assunto, tipo, estilo, forma de utilização e demais características apropriadas para a investigação. As imagens encontradas nas capas e contracapas não foram incluídas na contagem da referida tabela, mas foram submetidas a outro tipo de análise, envolvendo também o layout destas partes do livro, conforme pode ser conferido no capítulo 04.

64

• Fichas cadastrais dos livros didáticos:

Além do desenvolvimento das tabelas anteriormente comentadas, foi iniciada a atualização e preenchimento de fichas de identificação individual dos exemplares de produção didática das Edições Tabajara.45 Como são muitas, totalizando 95 modelos diferentes, e

considerando-se as prioridades desta pesquisa, as fichas não foram concluídas até o momento e tampouco estão inseridas neste trabalho. No entanto, a Figura 01, a seguir, mostra uma dessas fichas cadastrais, para fins de registro dos procedimentos adotados.

Figura 01 - Modelo de ficha cadastral individual dos livros didáticos das Edições Tabajara. Fonte: Arquivo Hisales, atualizado e corrigido pela autora (2015).

c) Conversão digital das imagens

Outra etapa imprescindível entre os procedimentos metodológicos foi a de digitalização de todas as capas e contracapas (inclusive de volumes repetidos) dos livros didáticos. No total, são 190 imagens digitalizadas, entre capa e contracapa dos exemplares vinculados à Editora Tabajara, que servem para ilustrar e identificar as fichas cadastrais (conforme modelo visto na Figura 01), para coleta de dados, para demonstração de aspectos relevantes extraídos nos procedimentos de análises nesta pesquisa e para constituição de um banco de dados virtual.

Essas imagens das capas já contribuíram, por exemplo, para a retirada de dados inseridos nas tabelas anteriormente explicitadas e podem servir ainda para futuras coletas de dados, em outras pesquisas, permitindo-se que não seja necessário o acesso ao acervo físico dos exemplares, poupando-se de que sejam manuseados em demasia, o que contribui para a sua preservação e conservação no melhor estado possível, visto que alguns livros didáticos já estão bastante comprometidos.

45 Essas fichas, além da função de cadastro e catalogação dos exemplares, serão fixadas na face externa das

embalagens individuais de proteção dos exemplares no acervo do Hisales. Servem para facilitar a identificação e o reconhecimento das obras, sem que seja necessário abrir as caixas, aliando-se assim às etiquetas penduradas por uma corda na lombada das embalagens, cuja função é apresentar o registro geral na catalogação do acervo em uma face e, na outra, está a cota específica do livro didático a que se refere.

As capas digitalizadas foram identificadas com as cotas específicas46 criadas para

cada um dos livros, que servem para identificação individual dos exemplares. Assim, seus arquivos foram nomeados e indexados nos registros, para sistematização do material produzido em formato digital. As cotas (que aparecem na Tabela 03, no Apêndice C) foram organizadas a partir de um padrão desenvolvido para a disposição dos principais dados de identificação da obra, tais como, por exemplo, no seguinte caso: NEL_1L_4ED_1965A. Pode- se ver que a cota contém basicamente 4 campos de informação, intercalados por "_", que separam esses dados, facilitando-se a decifração dos caracteres. O primeiro campo, da esquerda para a direita, "NEL", corresponde à abreviação das principais palavras do título da coleção, e neste caso é: Nossos Exercícios de Linguagem. No segundo campo, "1L", consta a informação sobre a série ou livro a que corresponde, sendo que no exemplo, trata-se do 1º Livro. O terceiro campo, "4ED", informa o número da edição, ou seja, neste caso, é a quarta edição do livro. Se por acaso não há edição disponível, o campo aparece com um "SED", que significa "sem edição". O quarto e último campo, "1965A", corresponde ao ano de publicação do livro adicionado de uma letra. Essa letra do alfabeto foi colocada para o caso de haver mais de um exemplar da mesma edição e ano, e assim, serão identificadas com A, B, C e assim por diante, se necessário. Quando não há o ano, deverá aparecer então o código "SD", que significa "sem data". Nos casos de identificação das imagens das contracapas, se adiciona a palavra "contra" no final da mesma cota, como se vê no exemplo do mesmo livro recém demonstrado, que fica, então, desta forma: NEL_1L_4ED_1965Acontra.

Além das capas e contracapas dos livros didáticos digitalizadas, também foi realizada a conversão digital das imagens encontradas nas páginas dos exemplares da Coleção Guri, posto que estes foram os definidos para análise específica do conteúdo imagético (conforme explicitado anteriormente).

Esses registros de imagens, que incluem ilustrações, mapas e fotografias, também foram identificados por cotas individuais e inseridos em fichas cadastrais específicas, servindo para identificação das análises individuais e comparativas entre os exemplares. Além disso, os arquivos foram aproveitados para inserção nas discussões e nos resultados da tese. Desta forma, posteriormente, eles também estarão disponibilizados para consulta, em um banco de imagens digital, a ser mantido no Hisales.

É importante ressalvar que o interesse inicial de se disponibilizar uma versão completa e digitalizada de todos os livros que integram a Coleção Guri, junto a tese,

46 As cotas foram criadas e desenvolvidas pela autora desta pesquisa e estão aplicadas em todos os 340

exemplares catalogados no acervo geral de livros didáticos gaúchos do Hisales. Para padronização na organização e sistematização de informações, elas estão identificadas no banco de dados virtual, nas tabelas de cadastros, nas etiquetas de identificação e nas fichas anexadas nas caixas individuais dos livros originais. Com base nos mesmos critérios de disposição de dados, estão sendo aplicadas cotas semelhantes nos demais acervos do Hisales.

66

considerando a dificuldade de acesso a seus exemplares originais e físicos, teve que ser descartado, em respeito às normas vigentes pela Lei de Direitos Autorais, visto que há impedimento de reprodução e divulgação em massa das publicações desta forma, sem a autorização expressa dos detentores dos direitos. Portanto, algumas páginas dos livros didáticos foram digitalizadas para fins de exemplificação na tese, enquanto o restante dos arquivos estará disponível no Hisales, para consulta local dos pesquisadores devidamente cadastrados e liberados para acesso ao material.

d) Busca de exemplares de livros didáticos

Para um estudo mais aprofundado da produção didática da Editora Tabajara, é importante que se encontre o maior número possível de exemplares, que podem apresentar variações entre as publicações. Por isso, na etapa inicial da pesquisa foi realizada uma busca de mais exemplares, na tentativa de completar coleções ou de adquirir novos exemplares ainda desconhecidos, que pudessem ser agregados ao corpus de investigação, por doação ou empréstimo à pesquisa. Isso foi feito através de campanha divulgada via internet (e-mail e redes sociais) e de busca em sebos físicos e virtuais, acervos físicos e virtuais de instituições, projetos, escolas (municipais, estaduais e privadas) e bibliotecas públicas e privadas, entre outros.

A seguir, na Figura 02, pode-se visualizar o flier virtual que foi divulgado na internet, através da rede social Facebook e por e-mail, com o qual se obteve retorno positivo, resultando em doações de alguns exemplares ao acervo do Hisales.

Figura 02 - Flier virtual criado para divulgação da campanha na internet, via e-mail e redes sociais. Fonte: Criado e publicado virtualmente pela autora (desde 2014).

Também foi feito, na etapa inicial, no início de 2016, um levantamento geral da quantidade de exemplares publicados pelas Edições Tabajara localizados em alguns dos

principais acervos que contêm livros escolares, de outras instituições (conferidos nos sites ou por consulta via e-mail). Isso serve para que se tenha um panorama do que há de material dessa editora catalogado e preservado em locais públicos e não em acervos particulares ou à venda em sebos. Nessa consulta, foram considerados todos os livros publicados pela editora, independentemente do tipo, do tema e a que se destinam.

Esses dados foram atualizados em 2018 e acrescidos de informações sobre a existência e a quantidade de exemplares específicos da Coleção Guri, considerando-se o foco desta pesquisa. Além disso, a partir dessas informações, os livros da Tabajara poderão ser consultados nos respectivos locais, tanto para esta pesquisa, como para outras que venham a ser realizadas por pesquisadores interessados nessa empresa editorial e especialmente nos livros publicados. Os resultados desse levantamento podem ser conferidos na Tabela 08, a seguir, sendo que estão organizados em ordem decrescente quanto ao número total de livros publicados pelas Edições Tabajara localizados nos acervos das instituições consultadas.

Tabela 08 - Quantidade de exemplares publicados pelas Edições Tabajara localizados em acervos de instituições. QUANTIDADE DE EXEMPLARES DAS EDIÇÕES TABAJARA EM ACERVOS DE INSTITUIÇÕES