• Nenhum resultado encontrado

A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é composta conforme o Art. 11 da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, tendo representantes de todos os setores da Instituição, incluindo representante

3 Fonte: Plano de Desenvolvimento Institucional UPM

Comissão Própria de Avaliação

Comissão Própria de Avaliação - UPM - 2021 |- Relatório de Autoavaliação, ano base 2020 37

da comunidade civil organizada, sem o privilégio de nenhum deles. Poderá contar também com a contribuição de outros valores humanos e com a implantação, se necessário, de comissões setoriais, por curso, na medida das necessidades do cumprimento de seus objetivos.

A Lei nº 10.861/2014 estabelece, em seu Artigo 3º, que a avaliação institucional tem por objetivo identificar o perfil da IES e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, consolidadas em cinco eixos no Instrumento de Avaliação Institucional Externa.

O Ato 10/2001 da Reitoria estabeleceu a Comissão Permanente de Avaliação, regulamentou os processos de avaliação e deu outros expedientes.

Portarias de designação da CPA: Portaria 2/2001; Portaria 37/2001; Portaria 13/2003, Portaria 60/2014 e Portaria 63/2017.

O Ato 9/2004 da Reitoria alterou o nome da Comissão Permanente de Avaliação para Comissão Própria de Avaliação, atendendo ao disposto na Lei nº 0861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o SINAES.

Em ordem Interna 63/2017 foi reformulada a constituição da Comissão Própria de Avaliação, com apoio técnico-administrativo da Coordenadoria de Avaliação Acadêmica Institucional da UPM.

1.4.1 Composição da CPA e CGI

De acordo com o Regulamento da CPA, alterado pela Portaria 67/2010, Art.5º, sua composição é a seguinte:

I. Coordenador (Docente) II. Dois representantes docentes;

III. Dois representantes discentes;

IV. Dois representantes do corpo técnico-administrativo;

V. Dois representantes da sociedade civil;

A composição da atual Comissão Própria de Avaliação, aderente ao artigo 11 da Lei nº 10.861/2004 está apresentada no Quadro 4. O Quadro 5 apresenta a composição da CGI.

Comissão Própria de Avaliação

Comissão Própria de Avaliação - UPM - 2021 |- Relatório de Autoavaliação, ano base 2020 38 Quadro 4: Composição da Comissão Própria de Avaliação em 2020

Nome Segmento que representa

Profa. Maria Campos Lage Presidente

Profa. Dra. Terezinha Jocelen Masson Docente

Prof. Dr. Roberto Rodrigues Ribeiro Docente

Liamara Martins de Oliveira Técnico- Administrativo

Renato de Moraes Santiago Técnico- Administrativo

Renan Barreto Santos Representante Discente

Juliana Akemi Iochimoto Representante Discente

Dr. Juraci Silva Representante Sociedade Civil

Eng. Edemar de Souza Amorim Representante Sociedade Civil

Quadro 5: Composição da Coordenadoria de Governança Universitária e Desempenho Institucional (CGI) em 2020

Nome Função

Profa. Maria Campos Lage Coordenadora

Flávia Ferreira Lima Administrativo – Assistente de Pesquisa Helen Yara Altimeyer Administrativo - Analista de Pesquisa

Luzinete Maria Herculano Administrativo - Secretária

Marcos Vinicius Gagliardi Administrativo – Assessor e suporte

Maria José Pereira da Silva Administrativo

Prof. Wagner de Souza Borges Docente - Assessor e suporte

1.4.2 Diretrizes da CPA da UPM

Os processos avaliativos devem constituir instrumentos importantes de gestão universitária capazes de indicar caminhos e rever processos. Mais que medir índices de crítica e satisfação, a Autoavaliação Institucional está comprometida com a real reflexão sobre todos os processos e procedimentos. Há necessidade de cuidadosas e profundas análises qualitativas dos resultados obtidos e todos os agentes envolvidos devem participar e interagir com o processo.

A identidade da instituição está definida em seu PDI, o que interfere diretamente na identificação de indicadores de avaliação pertinentes a cada processo. As políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão são respeitadas em todos os programas e projetos avaliativos.

Comissão Própria de Avaliação

Comissão Própria de Avaliação - UPM - 2021 |- Relatório de Autoavaliação, ano base 2020 39

Neste contexto, compete à CPA planejar, organizar e desenvolver o Programa de Autoavaliação Institucional, interpretando os resultados e apontando opções para a consolidação institucional e a melhoria contínua dos cursos e programas de nível superior, além dos instrumentos de planejamento e gestão universitários. A CPA coordena os processos de avaliação interna abrangendo os cinco eixos previstos no instrumento de avalição institucional do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Acompanha e assessora as avaliações conduzidas pelo MEC e os Exames Nacionais do Estudante (ENADE). A CPA também acompanha e assessora os processos relativos ao reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos.

A CPA apresenta ao Reitor e Pró-Reitores os resultados institucionais, globais da avaliação, assim como os resultados específicos de cada Unidade e de cada um dos cursos. Além disso, em reunião com o Diretor e Coordenadores das Unidade Acadêmicas, a CPA apresenta os resultados específicos das respectivas Unidades Acadêmicas.

Nesse momento de devolutiva, a CPA apresenta à Reitoria e às Unidades os resultados para que sejam utilizados na gestão. Nos momentos de devolutiva, seja na Graduação ou na Pós-Graduação, os representantes das Pró-Reitorias são convidados a participar, enriquecendo as discussões e a apresentação de ações para abordar pontos identificados como fragilidades de modo a possibilitar a construção de políticas e estratégias objetivando o aperfeiçoamento dos processos acadêmicos. Assim, possibilita reflexões para a tomada de medidas que visem a correção de rumos ou a potencialização de estratégias, focadas na qualidade dos serviços prestados. A partir da análise e discussão dos resultados determinam-se os procedimentos que deverão ser adotados a partir deles.

A seguir, a CPA apresenta o relatório referente ao ano de 2020.

Neste período, a CPA manteve um calendário de reuniões em que foram apresentados os relatórios e discutidos os resultados obtidos em cada uma das avaliações realizadas, traçados os planos de trabalho para os períodos subsequentes, bem como definidas estratégias, tanto para a sensibilização da comunidade acadêmica quanto para a socialização dos resultados.