• Nenhum resultado encontrado

Como se tornar campeão mundial de pedra, papel e tesoura

No documento Os mistérios dos números (páginas 118-122)

Jan ken pon, no Japão.a Roshambo, na Califórnia. Kai bai bo, na Coreia.

Ching chong cha, na África do Sul. O jogo de pedra, papel e tesoura é jogado no mundo todo.

As regras são muito simples: ao contar até três, cada jogador faz com a mão uma das três formas: punho fechado para pedra, mão aberta para papel, dois dedos em V para tesoura. Pedra ganha de tesoura, tesoura ganha de papel e papel ganha de pedra. Duas iguais é empate.

Agora, a justificativa para as duas primeiras situações de vitória é clara:

a pedra quebra a tesoura, a tesoura corta o papel. Mas por que o papel ganha da pedra? Uma folha de papel não é grande proteção contra alguém que

atire uma pedra em você. Mas a convenção talvez remonte à China Antiga, nos dias em que uma petição ao imperador era simbolizada por uma pedra.

O imperador indicava se aceitara a petição colocando um pedaço de papel em cima ou embaixo da pedra. Se a pedra fosse coberta pelo papel, a petição estava recusada, e o peticionário, derrotado.

As origens do jogo são difíceis de traçar. Há evidência de que era conhecido no Extremo Oriente e pelas tribos celtas, e mesmo na época do Egito Antigo, onde eram habituais os jogos usando as mãos. No entanto, todas essas culturas parecem ter sido batidas pela descoberta de um grupo de lagartos que vem jogando esse jogo na luta pela sobrevivência muito antes de o Homo sapiens conseguir fechar o punho.

A costa ocidental dos Estados Unidos é o lar de uma espécie de lagarto chamada Uta stansburiana, mais conhecido como lagarto de manchas laterais. O macho tem três cores diferentes — laranja, azul e amarelo —, e cada cor representa uma estratégia de acasalamento distinta. Os lagartos laranja são os mais fortes, atacando e vencendo os azuis. Estes são maiores que os lagartos amarelos, e ficam felizes quando podem lutar com eles e vencê-los. Mas, apesar de os lagartos amarelos serem menores que os azuis e os cor de laranja, eles parecem fêmeas, e isso confunde os lagartos alaranjados. Assim, estes últimos, procurando por briga, não percebem os amarelos deslizando sob seus olhos e acasalando com as fêmeas. Os lagartos amarelos às vezes são chamados de “furtivos”, por causa da maneira como se safam dos laranja. Assim, laranja vence azul, azul vence amarelo, amarelo vence laranja — uma versão evolutiva de pedra, papel e tesoura. Esses lagartos vêm jogando o jogo por um longo tempo a fim de perpetuar seus genes, e seria interessante saber se desenvolveram alguma estratégia para vencer. Sua população tende a seguir um ciclo de seis anos, nos quais primeiro ocorre o domínio dos cor de laranja, depois dos amarelos, depois dos azuis, depois de novo dos laranja. O padrão que emerge é precisamente aquele que as pessoas usariam tentando ganhar o jogo num combate de um contra um. Você vê muitas pedras, e começa a oferecer papel, mas quando seu oponente vê o papel vencer a pedra, ele fica esperto e troca para tesoura, buscando cortar o papel. Você logo percebe a mudança de comportamento e troca para pedra.

FIGURA 3.01

Na sua essência, ganhar esse jogo significa basicamente detectar padrões, e essa é uma característica bem matemática. Se você puder predizer o que seu adversário vai fazer em seguida, graças a um padrão de comportamento estabelecido, então você se dará bem. O problema é que você não quer que haja algum ritmo imediatamente óbvio na sua maneira de reagir, ou seu adversário irá prevalecer. Uma boa quantidade de psicologia é posta em ação à medida que o competidor tenta identificar o jogo do oponente, cada qual tentando adivinhar o que o outro vai fazer em seguida.

Pedra, papel e tesoura recentemente deixou de ser apenas um jogo caseiro para se tornar uma disputa internacional. A cada ano, um prêmio de US$ 10 mil espera o vencedor do almejado título de campeão mundial de pedra, papel e tesoura. O rol de honra tem sido dominado por competidores dos Estados Unidos, mas, em 2006, Bob “The Rock” Cooper, do norte de Londres, teve competência para ganhar o título. Seu treinamento para o torneio? “Várias horas por dia de prática dura na frente do espelho.”

Imagino que isso ajude a formar a psicologia para lidar com o adversário lendo sua mente. E o segredo do sucesso? Seu apelido [“rocha”, “pedra”]

faz com que os outros jogadores presumam que ele jogará pedra com maior frequência, o que lhe permite apresentar a tesoura para cortar o papel que tentam usar para pegá-lo. Mas uma vez que eles percebem o ardil, Bob

“The Rock” utiliza uma abordagem mais matemática.

Do ponto de vista matemático, e não psicológico, a melhor estratégia é fazer suas escolhas ao acaso. Seu oponente não tem nada em que se basear, porque, numa sequência verdadeiramente casual, o que aconteceu antes não influencia o que virá depois. Se eu lanço uma moeda dez vezes, as primeiras nove jogadas não têm influência nenhuma sobre o resultado do último lançamento. Mesmo que tenham saído nove caras, isso não significa que na décima vez tenha de dar coroa para equilibrar as coisas. A moeda não tem memória.

A estratégia de fazer com que as coisas sejam aleatórias simplesmente lhe dá uma chance equilibrada de vitória, pois faz com que o jogo de pedra, papel e tesoura não seja diferente de lançar uma moeda para ver quem ganha. Mas se eu fosse enfrentar o campeão mundial, adotaria uma estratégia que me desse uma chance equilibrada de vencer. Não consigo pensar em muitos esportes nos quais se possa divisar uma estratégia que dê uma chance de meio a meio para vencer o campeão mundial. Os 100 metros rasos? Não creio.

Mas como adotar uma sequência de escolhas sem dúvida alguma aleatória, que não tenha um padrão oculto? Esse é um problema de verdade:

nós, os homens, somos péssimos em produzir sequências aleatórias — somos tão viciados em padrões que tendemos a deixar que as estruturas se infiltrem em qualquer sequência aleatória que tentamos montar. Para ajudá-lo a ganhar o jogo, você pode baixar um arquivo em pdf do site Num8er My5teries, contendo um dado “pedra, papel e tesoura” para você montar e usar a fim de tornar suas escolhas mais aleatórias.

Tesouras e Cézanne

O jogo de pedra, papel e tesoura tem sido usado para decidir disputas, desde brigas em parques infantis até debates em salas de reunião. Duas casas de leilões inglesas, a Sotheby’s e a Christie’s, tiveram um caso famoso, em que decidiram o direito de leiloar uma coleção de quadros impressionistas de Cézanne e Van Gogh com uma só jogada de pedra, papel e tesoura.

Cada casa de leilões teve um fim de semana para resolver sua opção de jogada. Com um custo enorme, a Sotheby’s contratou uma equipe de analistas de primeira linha para produzir uma estratégia vencedora. Os analistas concluíram que, por se tratar de um jogo de sorte, uma escolha ao acaso era tão boa quanto qualquer outra. Então optaram por papel. A Christie’s

simplesmente perguntou à filha de onze anos de um dos empregados o que ela faria. “Todo mundo sempre acha que você vem com pedra, aí escolhem papel. Então, escolham tesoura”, foi a resposta. A Christie’s ganhou o contrato.

Isso serve para mostrar que a matemática nem sempre lhe dá vantagem.

No documento Os mistérios dos números (páginas 118-122)