• Nenhum resultado encontrado

4.4 Quais são as competências existentes e desejáveis dos gestores examinados?

4.4.2 Competências desejáveis pela empresa

4.4.2.1 Competências corporativas

Primeiramente, insta esclarecer que a área de recursos humanos da sede, mediante um extenso trabalho realizado para a implantação da gestão por competências — que será detalhado na presente seção — definiu, primeiramente, as competências corporativas da INFRAERO, que são aquelas que caracterizam o patrimônio de conhecimento da empresa, estabelecendo padrões de desempenho superior fundamentais à consecução dos objetivos organizacionais.

A área de recursos humanos da sede iniciou uma pesquisa junto a outras instituições públicas para verificar os programas de gestão de pessoas que estavam sendo adotados, pois, a princípio, a INFRAERO havia definido uma matriz de treinamento, que buscava identificar para cada cargo da empresa e para cada posto de trabalho quais eram os cursos mais

importantes. Contudo, foi percebida a dificuldade de implantar essa matriz pela diversidade dos cargos e das funções do corpo gerencial das dependências.

[...] E fomos visitar o Banco do Brasil e os Correios. Quando visitamos essas duas instituições, nós vimos que elas não estavam trabalhando com matriz de treinamento, estavam trabalhando com algo maior, com a gestão por competências na empresa como um todo, gestão de pessoas por competências integrando todos os subsistemas, inclusive treinamento até chegar à matriz de treinamento. (MARGARETH)

Após essas visitas, um grupo de estudo foi formado para realizar uma vasta leitura de todos os documentos da empresa para identificar o contingente de empregados e sua distribuição no quadro de cargos e funções. Alem disso, foi realizado um denso estudo do planejamento estratégico e, a partir desses levantamentos, foi definido o rol de competências corporativas da empresa.

O resultado desse trabalho culminou na definição de nove competências corporativas e suas definições operacionais. Essas competências foram obtidas a partir da leitura dos documentos da empresa, do planejamento estratégico e com o auxílio de empregados da Superintendência de Planejamento e Gestão da Sede. Elas foram analisadas por um grupo seleto formado pelos principais líderes da empresa, que apresentaram sugestões de acréscimos ou substituições das competências inicialmente definidas. Além disso, eles contribuíram com a definição operacional final de cada competência. Por fim, elas foram homologadas pela Diretoria Executiva.

[...] Elas [competências] foram submetidas a todos os diretores, que as analisaram por meio dos seus assessores, provavelmente, e aprovaram as competências corporativas. Assim, esse foi o primeiro passo: criar as competências corporativas da empresa. (MARGARETH)

As competências corporativas e suas respectivas definições são apresentadas no quadro 11 como resultado do primeiro trabalho realizado pelo grupo responsável pela implantação da gestão por competências na INFRAERO, seguindo a metodologia adotada por outras empresas e instituições públicas e privadas.

Competências corporativas

Conceitos

Visão estratégica

Capacidade de identificar tendências de mudanças no ambiente, oportunidades no mercado nacional e internacional, ameaças, forças e fraquezas da organização, objetivando uma visão empresarial moderna, ágil, tecnologicamente atualizada, direcionada para negócios e socialmente responsável.

Visão sistêmica

Capacidade de perceber a interdependência das unidades de negócios e dos processos, atuando de forma integrada e mantendo forte relacionamento institucional e estratégico com a área de Aviação Civil,

de Circulação Aérea Geral (CAG) e de Comércio Exterior, bem como estar aberta para desenvolver parcerias estratégicas para atuar no mercado externo.

Orientação para resultados

Capacidade de direcionar as ações para as atividades-fim, otimizando os negócios da Empresa, em nível nacional e internacional.

Melhoria contínua Postura orientada para a busca contínua de melhorias dos processos para a satisfação e superação das expectativas dos clientes internos e externos. Empreendedorismo

Facilidade para identificar oportunidades de ações inovadoras e de mudanças, propor e implementar soluções para os problemas e necessidades que se apresentam de forma assertiva, inovadora e efetiva. Comportamento ético Comportamento orientado por padrões de integridade pessoal, conduta

moral e postura profissional transparente. Foco do cliente/usuário

Capacidade de garantir serviços e atendimento a clientes e usuários da empresa em todos os canais de comunicação, mantendo patamares elevados de satisfação.

Excelência operacional Capacidade de prover os melhores serviços/produtos de todos os segmentos a baixo custo.

Pesquisa e capacidade de aprender

Capacidade de definir, apoiar e valorizar a aquisição, a criação e a partilha de conhecimentos, bem como a aplicação de legislação específica, de procedimentos, de conceitos e informações, possibilitando respostas ágeis e oportunas às demandas da empresa.

Quadro 11 – Competências Corporativas. Fonte: Dados coletados.

Observa-se que a área de recursos humanos teve o zelo de realizar um estudo minucioso, visando à definição das competências corporativas que norteariam as competências humanas, ou seja, evidencia-se uma preocupação de que as competências dos gestores estejam em sintonia com as corporativas.

A gestão por competências pretende apresentar os seguintes benefícios para a empresa: alinhamento das competências individuais com as estratégias organizacionais; visão de futuro traduzida em ações das pessoas; reconhecimento e aproveitamento dos talentos internos; profissionais mais bem preparados para assumir posições futuras e maior efetividade dos processos organizacionais. Além disso, a empresa também prevê benefícios para os empregados, tais como: transparência nos critérios de provimento, seleção, sucessão e gestão do desempenho; planejamento de seu desenvolvimento; desenvolvimento de competências que agreguem valor profissional e reconhecimento e melhor preparo para desenvolver suas funções atuais ou futuras.

Com esse trabalho, a empresa objetiva implantar um programa de gestão por competências que “permita conhecer, potencializar, integrar e subsidiar a gestão das competências individuais e corporativas, visando à auto-realização das pessoas e à excelência no cumprimento da missão institucional” (Matriz de Competências, 2007). Na próxima seção, serão apresentadas as competências humanas e seus respectivos comportamentos, definidos a partir das competências corporativas.