• Nenhum resultado encontrado

2 Revisão da Literatura

2.1 Infraestrutura de TI

2.1.2 Componentes da Infraestrutura de TI

Assim como ocorre com as definições, e até como consequência da diversidade existente entre elas, há também, na literatura acadêmica, uma variedade de proposições acerca dos componentes da ITI, oferecidas por distintos autores. Um resumo dessas proposições e seus respectivos autores está apresentado no Quadro 5.

Quadro 5 – Componentes da Infraestrutura de TI Autores Dimensão/Grupo Componentes

McKay e Brockway

(1989) Equipamentos Computadores e demais equipamentos e tecnologias de comunicação. Serviços

Compartilháveis Redes, serviços de comunicação (correio eletrônico e outros), gestão de dados e demais serviços de natureza corporativa. Recursos Humanos Pessoal especializado atuante em TI.

Weill (1992) Recursos Técnicos  Hardware: computadores, equipamentos para comunicação e demais;

 Software: sistemas operacionais, linguagens de programação, gerenciadores de bases de dados, correio eletrônico, ferramentas de produtividade e demais.

Recursos Humanos Profissionais envolvidos com ITI e competências técnicas e gerenciais voltadas à ITI.

Davenport e Linder

(1994) Tecnologia Equipamentos e ferramentas: computadores, redes e seus componentes, sistemas operacionais, gerenciadores de bases de dados, linguagens de programação e demais assemelhados.

10 "IT infrastructure can be conceptualized as a shared corporate resource that consists of physical and intellectual components 'held together' by organizational standards regarding their use".

11 "An information technology (IT) infrastructure is a collection of technologies, people, and processes that facilitates large-scale connectivity and effective interoperation of an organization's IT applications".

Quadro 5 – Componentes da Infraestrutura de TI (Cont.) Autores Dimensão/Grupo Componentes

Davenport e Linder

(1994) (cont.) Pessoas  Padrões para direcionar o uso da TI na direção desejada; Habilidades, conhecimentos e capacidades para disponibilizar a tecnologia.

Weill e Broadbent

(1998) Componentes de TI  Computadores, impressoras e demais equipamentos de TI; Sistemas operacionais, gerenciadores de bases de dados e demais aplicativos de base.

"Human IT"  Capacidades dos profissionais que atuam em ITI: experiência, conhecimentos e habilidades;

 Políticas e padrões. Serviços

Compartilháveis Aplicativos padronizados e compartilháveis que sofrem mudanças com menor frequência: contabilidade, orçamento, recursos humanos e assemelhados.

Taudes et al. (2000) Hardware Equipamentos de TI em geral. Plataformas de

software  Sistemas operacionais; Gerenciadores de bases de dados;

 Ferramentas de produtividade: CASE's, workflow/ workgroup;  Packages: ERP's, CRM's e assemelhados

Conhecimento  Planejamento;  Desenho de sistemas;  Operação de sistemas. Kayworth et al.

(2001) Ativos Físicos Plataformas, arquiteturas comuns, redes, bases de dados, middleware e demais componentes físicos. Ativos Intelectuais Conhecimentos acerca da TI, competências e habilidades. Ativos Procedurais Regras e padrões.

Weill et al. (2002) Clusters Físicos de

Serviços  Gestão de canais; Gestão de segurança e risco;  Comunicações;

 Gestão de dados;

 Aplicativos de infraestrutura;  Gestão de facilidades. Clusters Gerenciais

de Serviços Gestão da TI; Arquitetura de TI e padrões;  Educação em TI;

 Pesquisa e desenvolvimento em TI.

Kumar (2004) Tecnologia Elementos para armazenagem e recuperação de dados, integração de sistemas (middleware), conectividade (redes) e segurança.

Pessoas Arquitetos de infraestrutura e demais profissionais responsáveis pela definição da ITI e pelo suporte.

Como se pode depreender do exposto no Quadro 5, há uma quase unanimidade quanto aos agrupamentos de recursos que compõem a ITI. Apesar das diferenças em termos de nomenclatura, há três grupos de recursos que se destacam: (1) ativos de natureza técnica ou tecnológica, (2) ativos de natureza humana e (3) ativos de natureza procedural e de gestão. Enquanto os ativos compreendidos nos dois primeiros grupos são citados desde as definições e estudos acadêmicos iniciais sobre a ITI, os ativos enquadrados no último grupo passaram a ser citados de forma mais persistente a partir da década passada.

Apesar de as referências mais recentes relacionadas no Quadro 5 serem de mais de dez anos atrás, os itens que se enquadram nos grupos "Ativos de Natureza Humana" e "Ativos de Natureza Procedural e de Gestão" ainda podem ser considerados atuais. Entretanto, no caso dos itens que se enquadram no grupo "Ativos de Natureza Técnica ou Tecnológica" e, mais particularmente, no que diz respeito aos produtos de software, a defasagem no tempo fez com que a lista sofresse certo grau de desatualização, sendo importante acrescentar a ela, no mínimo, produtos do seguinte tipo:

 Soluções para computação em nuvem;

 Plataformas para a construção de sites para a Internet;

 Plataformas para a implementação de soluções de inteligência de negócios (ou BI, da sigla

em inglês para business intelligence);

 Plataformas para a implementação de soluções de automatização de processos de negócio

(ou BPMS, da sigla em inglês para business process management system);

 Gerenciadores de conteúdos;

 Software destinado ao monitoramento do ambiente de TI;

 Software destinado a prover a segurança lógica e física do ambiente de TI.

Em assim sendo, reagrupando os itens relacionados no Quadro 5 e acrescentando o software acima relacionado, obtém-se a lista apresentada no Quadro 6.

Quadro 6 – Objetos da Infraestrutura de TI

Grupo Itens Objetos Referências

Ativos de Natureza Técnica ou Tecnológica Equipamentos de TI  Computadores; Impressoras;  Periféricos em geral;  Equipamentos de comunicação. McKay e Brockway (1989); Weill (1992); Davenport e Linder (1994); Weill e Broadbent (1998); Taudes et al. (2000); Kayworth et al. (2001); Weill et al. (2002). Produtos de software compartilháveis e estáveis  Sistemas operacionais;

 Software de rede e de comunicações em geral (correio eletrônico, workflow e outros);  Middleware;

 Linguagens de programação;

 Software gerenciador de bases de dados;  Ferramentas de produtividade. McKay e Brockway (1989); Weill (1992); Davenport e Linder (1994); Weill e Broadbent (1998); Taudes et al. (2000); Kayworth et al. (2001); Weill et al. (2002); Kumar (2004). Aplicativos compartilháveis e estáveis  Sistemas de contabilidade;  Sistemas de recursos humanos;  Sistemas integrados de gestão (ERPs);  Sistemas de CRM.

Weill e Broadbent (1998); Taudes et al. (2000).

 Soluções para computação em nuvem;  Plataformas para a construção de sites para a

Internet;

 Plataformas para soluções de BI;  Plataformas para soluções de BPMS;  Gerenciadores de conteúdos;  Software para monitoramento de TI;  Software para segurança de TI.

(*)

Ativos de Natureza Humana

Profissionais atuantes em TI e seus conhecimentos, habilidades e

experiência. McKay e Brockway (1989); Weill (1992); Davenport e Linder (1994); Weill e Broadbent (1998); Kayworth et al. (2001); Kumar (2004). Ativos de Natureza Procedural e de Gestão

 Arquitetura, padrões, diretrizes e políticas;  Processos, procedimentos e métodos de trabalho;  Pesquisa e desenvolvimento em TI;

 Educação em TI;  Gestão da TI. Davenport e Linder (1994); Weill e Broadbent (1998); Taudes et al. (2000); Kayworth et al. (2001); Weill et al. (2002); Kumar (2004).

(*) Estes são os itens acrescidos à lista, em função da desatualização das referências.