• Nenhum resultado encontrado

Ebó: Conforme indicado no itan O galo é solto no quintal e o pombo sacrificado para Ogun é oferecido dentro da cabaça, com acaça e azeite de dendê O fio de contas com os

No documento O Verdadeiro Jogo de Buzios Jeje-Nago (páginas 63-65)

pedacinhos de pano, é colocado em volta do igba Ogun.

(3)

Havia um homem que, por sua enorme sabedoria, era muito procurado por seus vizinhos e demais moradores da cidade.

Certo dia, o sábio adoeceu e sua morte era aguardada a qualquer momento.

Usando de seus conhecimentos, o ancião resolveu enganar a morte e para isto, preparou um ebó com o igbi, dois pombos, um preá, mel e efun, colocando tudo num buraco que cavou no chão.

Quando a morte aproximou-se sob a forma de um grande pássaro, o homem correu ate o local onde havia depositado o ebó e pegando o igbi, colocou-o sobre sua cabeça, que antes havia untado com bastante mel.

O pássaro Iku, pensando tratar-se do ori do sábio, cravou as garras afiadas no igbi, carregando-o para o mundo dos mortos.

Desta forma, o velho, com seu saber, conseguiu ludibriar a morte. Ebó: Um igbi, dois pombos, um preá, mel e efun ralado.

Cava-se um buraco no chão, sacrifica-se, dentro dele, os dois pombos e o preá, rega-se tudo com mel e cobre-se com o efun ralado. Unta-se a cabeça da pessoa doente com mel, puxa-se o igbi e envolve-se o ori com um pano branco. Em seguida, coloca-se a carne do igbi dentro do buraco e sobre ela mais um pouco de mel e pó de efun, tapa-se o buraco sepultando os animais sacrificados. Sobre o buraco, coloca-se o casco do igbi, coberto de mel e pó de efun.

O cliente deve permanecer em repouso absoluto e guardar resguardo total por um período de 24 horas, findo o qual, deve tomar banho com ervas frias e usar roupas brancas por 7 dias. O sacerdote deve fazer sara iyeiye em seu próprio corpo, tomar banho de ervas e guardar o mesmo resguardo do cliente. Trata- se de um ebó muito perigoso, que exige o maior cuidado, é aconselhável dar comida a Exú antes do ebó, para garantir seu sucesso.

(4)

Enure era o nome do homem que, apesar de muito trabalhador e esforçado, não conseguia progredir na vida, por ser perseguido permanentemente por dois inimigos muito poderosos, chamados Perseguição e Inveja.

Orientado por amigos que testemunhavam sua penúria, Enure foi consultar o Oluwo, surgindo Eta Ogunda, que determinou um sacrifício para Exú.

Feito o ebó, Enure conseguiu livrar-se de Perseguição e Inveja, que pela ação de Exú, esqueceram seu endereço, passando, a partir de então, a ser visitado constantemente, por Progresso e Riqueza.

Ebó: Uma galinha d’Angola, pólvora, moedas correntes, mel, dendê, oti e uma bandeira

branca.

Passa-se tudo no cliente, sacrifica-se o etu a Exú, dá-se ponto de fogo com a tuia, despacha-se

na encruzilhada, com a bandeira branca asteada em cima.

(5)

Ogunda foi procurado por Nã, Vodun mãe de Ifá, que não conseguia parir, uma vez que não possuía nádegas.

Naquele tempo, Ifá tinha seu conhecimento restrito aos acontecimentos do local onde se encontrava. Consultando seu próprio jogo, na esperança de obter uma maior capacidade de predição, encontrou Ogunda , que lhe pediu um peixé como sacrifício.

Sabedor de que Nã possuía em sua casa um poço para criação de peixés (Togodo). Ifa pediu-lhe que lhe trouxésse um, para que pudesse fazer o ebó.

Os dias se passaram e como Nã não trouxésse o eja, Ifá, que possuía uma cabaça, pegou-a e dirigiu-se a casa de Nã.

Lá chegando, dirigiu-se ao poço e com sua cabaça, começou a retirar água de seu interior, para deixar os peixés a seco, o que facilitaria sua tarefa.

Vendo o que estava acontecendo, Nã protestou, afirmando que o Babalawo que havia consultado, também havia lhe pedido um peixé como sacrifício, mas ela não possuía cabaça, o que impedia que capturasse um peixé em seu próprio poço.

Combinaram, que quando toda a água tivesse sido retirada, os peixés encontrados seriam repartidos entre os dois, acontecendo no entretanto, que quando a água acabou, somente um único peixé foi encontrado no fundo do poço.

Nã reclamou o peixé para si sob a alegação de que o poço se encontrava em seu quintal e que tudo o que estivesse dentro dele lhe pertencia.

Por sua vez, Ifá considerava-se dono do peixé, já que fora ele quem com a cabaça de sua propriedade, o havia capturado, o que certamente não poderia ter sido feito por Nã.

Naquele tempo, o Vodun Gu, que já havia consultado o Oráculo e feito o seu sacrifício, recebeu um gubasa. do qual jamais se separava. Como passasse pelo local em suas andanças em busca de caça, foi chamado a intervir como arbitro da questão.

Gu ordenou então, que Ifá segurasse o peixé pela cabeça e que Nã o segurasse pelo rabo, puxando com firmeza, cada qual para seu lado, ao mesmo tempo em que mantinham os olhos bem fechados.

Com um rápido golpe de seu afiado gubasa, Gu dividiu o eja em duas partes e depois, ordenou que Nã ficasse com a cauda do peixé e fizesse com ela o sacrifício, para que pudesse obter nádegas, que permitiriam que viesse a parir filhos como todas as mulheres. Ifá ficou com a parte da cabeça, que ofereceu em sacrifício ao seu próprio Ori, para fortifica-lo em melhor capacita-lo para suas funções. Foi assim que Nã, colocando a cauda do Peixé abaixo de sua cintura, logrou vê-la transformada em nádegas, enquanto Ifá oferecendo a cabeça do peixé ao seu ori, teve sua capacidade de previsão aumentada infinitamente.

Depois disto, costuma-se dizer: “Gu da eja-”

(Ogun partiu o peixé em dois).

Ebó - Uma cabaça, um peixé de água doce, uma faca nova e bem afiada. Corta-se

a

cabaça em duas partes, o peixé e dividido, com auxilio de faca, em duas partes. A parte da

No documento O Verdadeiro Jogo de Buzios Jeje-Nago (páginas 63-65)

Outline

Documentos relacionados