• Nenhum resultado encontrado

Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de avaliar os resultados das ações do Projeto Promos no Arranjo Produtivo Local de Calçados de Patos-PB. Inicialmente, buscou- se na literatura conhecimentos acerca do tema Arranjo Produtivo Local, onde percebeu-se que há uma quantidade enorme de conceitos que tentam, de acordo com suas especificidades, definir o que a maioria dos autores denominam como aglomerados empresariais.

Cada um deles define com muita propriedade, aglomerados específicos, onde as características apresentadas facilitam o entendimento e a sua aplicação. Características estas que possibilitam a identificação dos fatores determinantes para a formação de Arranjos Produtivos Locais.

A forma de relacionamento existente entre as empresas, os objetivos comuns que o aglomerado proporciona, os processos desenvolvidos de forma coordenada e cooperada, a localização geográfica, os integrantes do arranjo, a responsabilidade pela coordenação do aglomerado, o tipo de relacionamento, a gestão dos fluxos de atividades, o tipo de estrutura dos aglomerados, tudo isso são características que representam fatores determinantes para a formação de arranjos produtivos locais.

Dando continuidade à pesquisa, o material publicado pelo Sebrae intitulado

―Metodologia para Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais‖ possibilitou o

entendimento da forma de atuação do Projeto Promos, bem como, identificar porque o APL de Calçados de Patos-PB foi um dos selecionados, dentre os quatro arranjos escolhidos através de um processo seletivo onde participaram vários APLs de todos os estados brasileiros.

Para participar do projeto, os estados selecionados concorreram com todos os demais estados brasileiros. Segundo o consultor e Assessor-Chefe de Assuntos Internacionais do Sebrae, Renato Caporalli, a seleção dos quatro APLs no Brasil inteiro, dentro das vinte e quatro candidaturas apresentadas, foi baseada na possibilidade de sucesso do projeto.

Em meio às candidaturas surgidas, basicamente, os critérios fundamentais foram capacidade empreendedora da comunidade, dos empresários do setor; a possibilidade de crescimento futuro desses setores; a possibilidade deles alcançarem uma articulação com a região de Milão e da Lombardia, na Itália; a capacidade institucional em torno do projeto; a capacidade de governo; a capacidade do Sebrae local. Enfim, foi um leque muito grande de elementos de decisão.

Uma vez identificados os fatores que determinaram a implantação do Projeto Promos no APL de Calçados de Patos-PB, a pesquisa evoluiu para a etapa de identificação dos resultados que foram obtidos.

O projeto começou a ser executado em 2004, com prazo previsto para conclusão em três anos. No seu período inicial e já de acordo com a metodologia definida, realizou-se uma pesquisa objetivando determinar um marco referencial. Nesta pesquisa foram registrados vários indicadores que serviriam de referência para acompanhamento do processo evolutivo de execução do projeto. Estes dados, conjuntamente com os dados coletados na etapa final do projeto, subsidiaram também esta pesquisa, acrescentando-se a ela uma terceira etapa na coleta de dados aonde, decorrido o período de três anos após a conclusão do projeto seria possível identificar quais os resultados que de fato foram obtidos.

Através dos dados coletados, analisados e discutidos no capítulo 4 desta dissertação, foi possível perceber quais benefícios o Projeto Promos conseguiu trazer para o APL. A análise, que já foi detalhada no capítulo anterior, mostra em sua essência que o projeto trouxe benefícios ao pólo. Observando o desenvolvimento das ações que foram realizadas nos três eixos de atuação (dinâmica de distrito; desenvolvimento empresarial e organização da produção; e, informação e acesso a mercado) foi possível identificar aonde as empresas e o arranjo evoluíram. Entretanto, percebe-se também que grande parte das ações não tiveram sustentabilidade. Os dados mostram que na fase final do projeto várias ações haviam atingido índices extremamente satisfatórios, ao passo que, decorridos três anos de sua conclusão muitos indicadores tiveram seus índices regredidos a patamares anteriores ao projeto, quando não, ficaram bem próximos disso. Observando ainda a metodologia do projeto e a quantidade de ações que deveriam ter sido realizadas nos três eixos de atuação, percebe-se também que o projeto deixou a desejar.

Analisando os dados coletados na pesquisa, entre eles os comentários feitos pelos empresários, são considerados fatores críticos de sucesso: a metodologia utilizada, os recursos financeiros disponibilizados para subsidiar as ações e a equipe técnica contratada na fase final do projeto. É devido a estes fatores, os resultados positivos obtidos.

Ainda tomando por base os dados coletados e os comentários feitos pelos empresários, são considerados fatores críticos de insucesso: a operacionalização da metodologia utilizada, mais ênfase na área comercial do que na gestão da produção, desenvolvimento de ações conjuntas na tentativa de beneficiar empresas de Patos e de Campina Grande, a equipe técnica contratada para atuar nos dois primeiros anos do projeto e a falta de credibilidade do Sebrae junto aos empresários do pólo.

Por fim, após verificado na pesquisa, por um lado, o perfil das empresas que compõem o pólo, a forma de atuação e o grau de integração existente entre elas, e por outro lado, após verificado na literatura os principais conceitos acerca de aglomerados empresariais, é possível concluir que: dentre todos os conceitos estudados, o que melhor se aplica à definição de aglomerados empresariais é o da Zapata et al (2007) quando classifica estes em três tipos de aglomerações, sendo elas: Núcleo Produtivo Local (NPL), que se caracteriza pela concentração geográfica de empresas que atuam no mesmo segmento; Arranjo Produtivo Local (APL), que se caracteriza também pela concentração geográfica de empresas do mesmo segmento mas com algum nível de integração já existente; e, Sistema Produtivo Local (SPL), que além da concentração geográfica de empresas do mesmo segmento, se caracteriza pelo alto grau de integração entre elas.

Para fins de identificação dos resultados alcançados com a pesquisa, é apresentado um quadro-resumo (Quadro 10) contendo os objetivos pretendidos e as respectivas partes do texto onde é possível localizar a sua realização.

Quadro 10 — Objetivos pretendidos/alcançados e sua localização no texto

Objetivos Descrição Subsídios

Geral

Avaliar os resultados das ações do Projeto Promos no Arranjo Produtivo Local de Calçados de Patos – PB.

Tópico 4.2 com os subtópicos 4.2.1 e 4.2.2 e seus subtópicos, constantes no capítulo 4.

Específico 1

Verificar na literatura, fatores determinantes para a formação de Arranjos Produtivos Locais

Tópicos 2.1, 2.2 e 2.3, constantes no capítulo 2.

Específico 2

Verificar os fatores determinantes para a implantação do Projeto Promos no APL de Calçados de Patos – PB

Tópico 2.4, constante no capítulo 2.

Específico 3 Identificar os resultados alcançados pelo referido projeto no APL em questão

Tópico 4.2 e seus subtópicos, constantes no capítulo 4.

Específico 4

Identificar os fatores críticos de sucessos e insucessos na implantação do referido projeto no APL em questão

Tópico 2.4 e seus subtópicos, constantes no capítulo 2; e, tópico 4.2 e seus subtópicos, constantes no capítulo 4.

Específico 5

Identificar na literatura qual o conceito mais apropriado para definir concentrações geográficas como a do APL estudado

Tópicos 2.1, 2.2 e 2.3, constantes no capítulo 2; e, tópico 4.2.3, constante no capítulo 4.

Fonte: Pesquisa direta (2010)

Como contribuição desta pesquisa, serão apresentadas no tópico seguinte algumas recomendações pertinentes aos aspectos negativos identificados na operacionalização do projeto.