• Nenhum resultado encontrado

4.2. APRESENTANDO OS RESULTADOS DO QUESTIONÁRIO ONLINE

4.2.6. Consumos Culturais: diversão, lazer e descanso dos jovens

Esta sétima seção foi elaborada pensando nos consumos culturais que estes jovens respondentes usufruem, seja através da internet e de suas opções de entretenimento. Pierre Bourdieu (2015) no livro “A Distinção: crítica social do julgamento” investigou os consumos culturais de diferentes frações de classe como maneira de analisar o capital cultural de cada grupo. Mesmo que a internet não seja contemporânea no sociólogo francês, os sites, blogs, vídeos, filmes e seriados que ela proporciona possibilita pensar em novos meios de agregar capital cultural através de alternativas que estão disponíveis aos jovens.

A primeira pergunta indagava sobre o que os jovens gostavam de fazer nas horas vagas. Como havia a possibilidade de marcar mais de uma opção, foram contabilizadas a maior quantidade de respostas: 759 opções marcadas. O gráfico abaixo apresenta essa quantidade de respostas.

Gráfico 37 - Opções de lazer nas horas vagas

Fonte: elaboração da autora

Assistir séries na Netflix foi a opção mais mencionada, com 135 sujeitos escolhendo essa opção (17,8%). Poderia associar a ideia de juventude com festas e atividades físicas, porém esses sujeitos preferem mais assistir séries, dormir e chamar os amigos para um almoço ou janta. Assistir à televisão não está entre as maiores opções de lazer: a televisão aberta foi mencionada por 19 pessoas e os canais pagos foram indicados por 43 sujeitos. Ir em parques ou ao cinema também foram comentados por uma boa parcela dos jovens, somando juntos 161 menções. 73 104 117 88 73 24 135 19 43 36 47 0 20 40 60 80 100 120 140 160

Sair com os amigos para festas Chamar os amigos para um almoço/janta Dormir Ir ao cinema Ir em parques Ir na academia Assistir séries na Netflix Assistir televisão aberta Assistir televisão (canais pagos) Praticar esportes (futebol, vôlei, basquete) Outros

Além dessas opções indicadas no questionário, houve quarenta e sete outras opções de lazer que foram respondidas pelos jovens. O gráfico abaixo exibe essas opções não indicadas diretamente no questionário.

Gráfico 38 - Outras opções de lazer

Fonte: elaboração da autora

Entre essas quarenta e sete opções de lazer que foram indicadas pelos jovens, ler e jogar vídeo game são as mais comentadas. Uma jovem negra de 22 anos que está cursando a faculdade de jornalismo mencionou que gosta de visitar museus nas horas de lazer. Outras três pessoas indicaram que estudar também é uma atividade desenvolvida em momentos de descanso, bem como escrever, dançar, desenhar, fazer ballet, ter momentos em família. Costurar aparece como opção para outra jovem de 24 anos.

2 9 7 2 3 3 1 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Ficar com a família Ler Jogar Video Game Ler Quadrinhos Namorar Estudar Visitar Museus Youtube Dançar Escrever Ouvir Música Ter momentos de lazer em família Praticar exercícios Terminar de fazer as roupas que comecei Beber "Mexer na Internet" Jogar online Ficar na internet Eventos Culturais Jogar jogos em geral, presencial ou na internet Fazer Ballet Sair e conversas com amigos Desenhar

No que concerne às respostas dos entrevistados, o gráfico abaixo apresenta as opções de lazer dos quinze jovens:

Gráfico 39 - Opções de lazer dos entrevistados

Fonte: elaboração da autora

As opções de lazer dos entrevistados seguem as tendências da maioria dos respondentes. Assistir séries da Netflix foi a opção mais marcada, seguida por dormir e chamar os amigos para um almoço ou janta. Atividades esportivas ou academia também não foram as opções mais assinaladas. Em referência a outras opções que foram mencionadas estão: ler (três jovens responderam essa atividade), escrever, estudar, namorar, dançar, ir a eventos culturais, jogar vídeo game e ler histórias em quadrinhos.

No que concerne à utilização da internet, foi perguntado como esses sujeitos acessam. O gráfico a seguir apresenta as respostas.

4 10 11 5 6 1 13 1 3 4 10 0 2 4 6 8 10 12 14

Sair com os amigos para festas Chamar os amigos para um almoço/janta Dormir Ir ao cinema Ir em parques Ir na academia Assistir séries na Netflix Assistir televisão aberta Assistir televisão (canais pagos) Praticar esportes (futebol, vôlei, basquete) Outros

Gráfico 40 - Acesso à internet por parte dos respondentes

Fonte: elaboração da autora

Grande parte dos jovens possuem internet em casa e acessam pelo celular. Somente 15 sujeitos vão a locais com internet livre e uma jovem de vinte anos indicou que vai a locais onde se paga a internet, como lan-house81. Essa mesma jovem apontou essa opção e outras duas: utiliza no trabalho e pelo celular. Alguma forma de acesso esses jovens possuem, pois caso contrário não poderiam responder a esse questionário. Dessa forma, ter a opção de acessar a internet se torna um filtro para os sujeitos responderem a esse questionário. No caso dos entrevistados, todos possuem internet em casa. Oito jovens acessam também pelo celular ou no local de estudo (faculdade ou curso), quatro utilizam no ambiente de trabalho e somente Mateus respondeu que vai a locais em que a internet é livre.

Por fim, para fechar esse capítulo de apresentação e análise do questionário, a última seção discorre sobre o Colégio Estadual Cândido José de Godói. Tanto aspectos relacionados ao período de estudos desses estudantes na instituição, quanto memórias e lembranças desse momento em suas vidas.

81 Lan-house é um estabelecimento comercial onde os usuários podem pagar para utilizar um computador com

acesso à Internet e a uma rede local para acessar informações ou participar de jogos com outros usuários (através da rede ou online). Além disso, pode haver os serviços de impressão ou digitalização de documentos, envio de arquivos ou até consertos de informática.

158 15 1 7 52 63 107 0 1 0 20 40 60 80 100 120 140 160 180

Possuo internet em casa Vou a locais com internet livre Vou em locais onde se paga para usar internet…

Divido a internet com familiares, amigos,… Utilizo no trabalho Utilizo na faculdade ou curso Pelo celular Não respondeu Outra