• Nenhum resultado encontrado

4.2 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

4.2.4 Projeto pedagógico do Centro Universitário “X”

4.2.4.1 Curso de Administração

Antunes (2003), quando mostra que o mundo do trabalho tem sofrido grandes transformações e que, cerca de um terço da força humana mundial trabalhadora encontra-se desempregada ou então, realiza trabalhos parciais ou mesmo precarizados. Transformações oriundas da redução do trabalho estável pela parte do capital e, por outro lado, da necessidade cada vez maior do trabalho parcial ou terceirizado, os quais têm crescido em grandes proporções no mundo produtivo industrial e de serviços.

b) Formação de competências

Entre os objetivos que a instituição apresenta em qualquer uma das linhas de formação, do projeto pedagógico do curso de Administração, consta o objetivo: “desenvolver no acadêmico competências para empreender, através da análise crítica das organizações, antecipando e promovendo transformações”. Já, o objetivo da linha escolhida para análise neste estudo diz que:

O Bacharel em Administração, com Linha de Formação em Gestão Empresarial, deverá ter uma formação humanística e visão global que o possibilite compreender o ambiente de atuação local, regional e nacional da organização em que vier a atuar, bem como capacidade para diagnosticar e encontrar soluções para problemas, selecionando estratégias para intervir nos processos de trabalho, na atuação das equipes, de auto-organizar-se, ao desenvolvimento tecnológico e enfrentando situações de mudanças constantes e alto nível competitivo.

Com isso, percebe-se um contra-senso entre os objetivos desse projeto pedagógico, pois, no aspecto geral esperado pela instituição, objetiva-se alcançar uma formação mais pragmática e, por outro lado, na Linha de Formação – Gestão Empresarial deixa claro que se espera “uma formação humanística e visão global (...)”. Inclusive, ao efetuar uma análise individual das ementas e dos objetivos contidos nesse projeto pedagógico, na linha de formação selecionada para estudo, verificou-se que o conjunto de disciplinas apresenta uma tendência bastante pragmática, em detrimento a uma boa base conceitual. Portanto, na realidade, mostra esse projeto, uma forte tendência ao pragmatismo.

Todavia, para se realizar uma análise deveras criteriosa fazem-se necessários dados complementares que possam dar maior sustentação ao contido nesse projeto. Vale lembrar, contudo, que o objetivo deste estudo, consiste em efetuar apenas a análise documental dos projetos pedagógicos disponibilizados pelas instituições.

Assim, diante das informações constantes do projeto pedagógico em questão, constata-se que os elos de socialização de conhecimentos técnicos-científicos, desenvolvido por meio de competências, principalmente, em sintonia com o setor produtivo (Dourado, 2001), não terão o seu espaço nesse projeto.

c) Forma e fragmentação

O projeto pedagógico do curso de Administração do Centro Universitário “X”, especificamente, da linha de formação em Gestão Empresarial, atende ao fator de mudanças – forma, uma vez que compor-se de missão, objetivos, perfil profissional pretendido e a grade curricular do curso. As disciplinas pertinentes à grade curricular do curso apresentam-se distribuídas em 4 anos, o que confirma a existência da forma.

Por outro lado, um dos aspectos possível de se identificar a fragmentação é o número excessivo de disciplinas em cada ano. Pois, com exceção de algumas disciplinas como, Teorias da Administração A, Administração de Recursos Humanos A, Administração da Produção e Operações, Administração Financeira e Orçamentária A, Administração de Sistema de Informações A, cada uma delas com carga horária de 140 horas/aulas e, ainda, as disciplinas Introdução à Informática e Fundamentos de Administração, ministradas no primeiro ano, com carga horária de 35 horas/aula cada, todas as demais disciplinas apresentam uma carga horária de 70 horas/aula. Uma fragmentação significativa nos tópicos contidos nas ementas das disciplinas.

Destaca-se, ainda, a fragmentação, nas disciplinas Contabilidade para Administração e Análise de Demonstrações Contábeis, pois, presenciam-se nelas incongruências entre as ementas e os respectivos objetivos. Em uma análise mais ampla, vê-se que a inconformidade consiste nas ementas, já que os objetivos se encontram inter-relacionados com as das demais disciplinas.

d) Evolução tecnológica

Por meio da análise documental, das ementas de diversas disciplinas pertinentes a grade curricular do projeto pedagógico do curso de Administração do Centro Universitário “X”, verifica-se o atendimento à questão da evolução tecnológica. São elas: Administração de Agronegócios, Administração Financeira e Orçamentos A, Administração de Marketing II, Administração da Informática na Empresa, Administração de Sistemas de Informações A, Estatística Aplicada à Administração, Introdução à Informática, Matemática Comercial e Financeira, Recursos Computacionais Aplicados à Administração, Tópicos Especiais de Informática para Administração.

Com o conhecimento adquirido, por meio do acompanhamento à evolução tecnológica, conforme Kumar (1997), influencia o trabalho tanto pelo acréscimo de qualificação dos trabalhadores, como, também, na criação e expansão de novos tipos de trabalho no setor do conhecimento, e que serão predominantes na economia.

e) Superficialidade

É possível constatar a superficialidade no projeto pedagógico do curso de Administração do Centro Universitário “X”, tendo em vista uma ampla gama de conteúdos que se verifica em um período limitado de tempo. A carga horária da maioria das disciplinas, constante desse projeto pedagógico exige o cumprimento de 70 horas/aula e, ao analisar os tópicos contidos nas ementas dessas disciplinas, pode-se observar a superficialidade, em função da relação conteúdo x carga horária. E, entre todas as disciplinas, destacam-se: Análise de Demonstrações Contábeis, Comércio Internacional e Contabilidade para Administração.

Outro aspecto a ser destacado se refere aos contidos nas ementas das disciplinas Tópicos Especiais de Informática para Administração e Tópicos Especiais em Administração de Empresas. Nelas, consta um item denominado “Tratamento metodológico”, onde estão relacionados grandes números de temas, os quais nem todos apresentam relações entre si, e assim, mostra uma superficialidade e fragmentação.

É essa a questão levantada por Chauí (2001), no que se refere à adequação entre sociedade e universidade, ao afirmar que, em oposição àqueles que lamentam o fim do ensino superior, em que ensinar era uma arte e pesquisar, a tarefa de uma vida, muitos sentem fascinados pela modernização, ou seja, pela racionalidade administrativa e pela eficácia quantitativa.

f) Taylorismo/fordismo e toyotismo

Na disciplina Administração da Produção e Operações, os tópicos que compõem a ementa e o seu respectivo objetivo, indica uma grande possibilidade em contemplar o fator taylorismo/fordismo e toyotismo, uma vez que a ementa está constituída de:

Natureza das operações produtivas e estruturas de sistemas de operações:

manufatura e serviços. Objetivos e problemas do sistema de operações.

Planejamento integrado de vendas e produção. Metodologia de solução de problemas de compra, estoques, produção e distribuição de bens e serviços. A prestação de serviços integrada à produção e oferta de bens. Estudos de casos em produção e operações.

Além disso, o primeiro tópico da ementa da disciplina Comércio Internacional, “Globalização dos mercados e tendências”; a disciplina Empreendedorismo, com o tópico da ementa “A busca das oportunidades (pesquisa de mercado, criatividade e inovação, parcerias, terceirizações, franchising(sic) e outras)” e, os tópicos que constituem a ementa da disciplina Sociologia Aplicada à Administração, embora constituam uma relação bastante superficial, mostra que principalmente o toyotismo, acumulação flexível e suas conseqüências, estão sendo contempladas (Antunes, 2003).

Em síntese, o projeto pedagógico do curso de Administração do Centro Universitário “X”, contempla em um nível relativamente alto, os fatores promotores de mudanças no mundo do trabalho, selecionados. Apresenta uma particularidade bastante pragmática em detrimento a uma boa base conceitual, pois, há uma evidente valorização da parte técnica, por meio de conteúdos voltados à evolução tecnológica e a presença marcante da superficialidade.

4.2.4.2 Curso de Ciências Contábeis