• Nenhum resultado encontrado

3 C ONTABILIDADE DE CUSTOS COMO FERRAMENTA GESTÃO

3.3   Custos, despesas e investimentos

A palavra custo possui significado muito abrangente. Em uma empresa comercial p utilizada para representar o custo das compras de mercadorias, o custo das mercadorias disp  para venda, o custo das mercadorias vendidas etc. Em uma empresa de prestação de serviço

ser utilizada para representar o custo dos materiais adquiridos para aplicação na presta serviços, o custo dos serviços prestados etc. Em uma empresa industrial, pode ser utiliza representar o custo das compras de matérias-primas, o custo das matérias-primas dispon custo das matérias-primas aplicadas no processo de fabricação, o custo direto de fabricação, indireto de fabricação, o custo da produção acabada no período, o custo dos produtos vendido

Assim, é preciso ter consciência de que é possível encontrar conceitos distintos de c análise desses conceitos deve ser feita de acordo com o enfoque que estiver sendo dado a ca em particular. Essa prática facilitará o raciocínio, tornando os estudos mais agradáveis.

 Não restam dúvidas de que um dos obstáculos enfrentados pelos estudantes de custos saber diferenciar um gasto quando ele representa despesa e quando ele representa custo.

Essas duas palavras (despesa e custo), embora quando utilizadas pela contabilidade de tecnicamente representem coisas diferentes, em certos casos, quando utilizadas na nossa lin comum ou integrando terminologias de outras disciplinas, podem representar coisas semelhan

Alguns professores e escritores preferem iniciar o ensino da contabilidade de custos ressa questão da terminologia como fator de importância na aprendizagem. Na sequência, vere significados de algumas palavras que integram a terminologia técnica nas empresas industriai

Toda vez que a empresa industrial pretende obter bens (seja para uso, troca, aplica  processo de fabricação ou consumo) ou utilizar algum tipo de serviço, ela efetua um gasto.

Os gastos ou dispêndios, que podem ser pagos à vista ou a prazo, classificam-se em investi despesas e custos. Quando, por exemplo, no momento da obtenção do bem ocorre o res

5/21/2018 Introdução à Contabilidade Gerencial - José Carlos Marion - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/introduaao-a-contabilidade-gerencial-josa-carlos-marion

 pagamento, dizemos que o gasto foi pago à vista, pois houve desembolso de numerário no m da sua consumação. Se, no entanto, no momento da compra não ocorre pagamento, o qual d feito posteriormente, entende-se que o gasto ocorreu para ser pago a prazo, pois não desembolso de numerário no momento da compra.

O desembolso é todo dinheiro que sai do Caixa (disponível) para um pagamento. Podemos utilizar o termo desencaixe como sinônimo de desembolso.

O desembolso, portanto, pode ocorrer antes (pagamento antecipado), no momento (pagam vista) ou depois (pagamento a prazo) da consumação do gasto. Entretanto, ele não inter classificação do gasto em investimento, custo ou despesa.

Os gastos que se destinam à obtenção de bens de uso da empresa (computadores, máquinas, ferramentas, veículos etc.) ou a aplicações de caráter permanente (compra de a outras empresas, de imóveis, de ouro etc.) são considerados investimentos.

Consideram-se também investimentos os gastos com a obtenção dos bens destinados (mercadorias), à transformação (matérias-primas, materiais secundários, materiais aux materiais de embalagem etc.) ou ao consumo (materiais de expediente, higiene e limpez enquanto esses bens ainda não forem trocados, aplicados no processo de fabricação (transfor ou consumidos.

Quando os gastos são efetuados para a obtenção de bens e serviços que são aplicados dire na produção de outros bens, eles correspondem a custos.

Quando os bens que serão aplicados no processo de fabricação são adquiridos em quantidades, no momento da compra eles serão estocados, e, por esse motivo, classificado investimentos. Esses bens somente deixarão de ser investimentos para ser classificados como a partir do momento em que forem retirados dos estoques e inseridos no processo de fabricaç

Quando os gastos são efetuados para a obtenção de bens ou serviços aplicados na administrativa, comercial ou financeira, visando direta ou indiretamente à obtenção de receit correspondem a despesas.

Quando ocorrerem gastos na compra de bens de consumo em grandes quantidades, os qua inicialmente estocados (ativados) para serem consumidos, no futuro, nas áreas admini comercial ou financeira, esses gastos serão inicialmente classificados como investimentos. esses bens são retirados dos estoques para serem consumidos nas áreas citadas, deixam a investimento para serem classificados como despesas.

É importante salientar que alguns gastos, pela sua natureza, são inicialmente consi investimentos, integrando o ativo da empresa, e que, por meio da depreciação e da amor gradativamente, por critérios estabelecidos pela empresa (tempo de vida útil ou outro, todos e consagrados nos meios comerciais), deixam de ser investimentos para integrar o grupo dos ou das despesas, conforme o caso. O custo com a depreciação de máquinas e equipamentos de produção é também denominado de custo de sustentação das instalações.

 Na segregação dos gastos entre custos e despesas, é importante salientar ainda a figura das Representam parcelas dos gastos que não caracterizam despesa nem custo, embora dev incorporadas a eles.

5/21/2018 Introdução à Contabilidade Gerencial - José Carlos Marion - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/introduaao-a-contabilidade-gerencial-josa-carlos-marion

consideradas normais nos respectivos processos – como é o caso dos restos de matérias (aparas, limalhas, retalhos etc.) – têm seus valores incorporados aos custos; por outro l  perdas anormais que podem ocorrer tanto na área de produção como fora dela (por e

desfalques de Caixa, bens de uso baixados em decorrência de incêndio, inundação, obso roubo não coberto por seguro etc.) serão apresentadas na Demonstração do Resultado do E no grupo das Outras Despesas, embora não tenham ocorrido para gerar receitas, como é o c despesas operacionais. É importante destacar, ainda, que a própria estrutura da Demonstr Resultado do Exercício, evidenciando o fluxo de receitas e de despesas, segrega os gas influenciam negativamente o Patrimônio Líquido em custos e despesas, não contemplando, po segregação desses gastos em custos, despesas e perdas.

ESUMO

a)  Gasto (dispêndio) – desembolso à vista ou a prazo para obtenção de bens ou s independentemente da destinação que esses bens ou serviços possam ter na empresa.

b) Investimentos – compreendem basicamente os gastos com a aquisição dos bens de us  bens que serão inicialmente mantidos em estoque para que no futuro sejam negointegrados ao processo de produção ou consumidos.

c)  Custo – compreende a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consum fabricação de outros bens.

d) Despesa – compreende os gastos decorrentes do consumo de bens e da utilização de s das áreas administrativa, comercial e financeira, que direta ou indiretamente obje obtenção de receitas.

e)  Perdas – quando corresponderem a desperdícios normais nos processos de pr integrarão os custos dos produtos; quando corresponderem a gastos involuntários, anor extraordinários, serão classificadas como despesas no grupo das Outras Despesas.

f) Desembolso – entrega de numerário antes, no momento ou depois da ocorrência do gas

g) Gastos com parte despesa e parte custo – compreendem os gastos que beneficiam ao tempo tanto a área de produção e as áreas administrativa, comercial e financeira. Nesse necessidade de segregar a parcela que será classificada como Despesas da parcela q classificada como Custos.