• Nenhum resultado encontrado

4 S ISTEMAS DE CUSTEIO OBJETIVOS

4.6   Custeio baseado em atividades

4.6.3   Esquema técnico

A atribuição dos CIF aos produtos, pelo sistema ABC, poderá ser feita observando-se o esquema técnico:

a) Departamentalização – caso a empresa não esteja devidamente dividida em departam  primeira tarefa para a aplicação do custeio por atividades será então criar os depart

(centros de custos).

b)  Identificação dos gastos comuns a todos os departamentos – nesta etapa, deve-se ac em um centro de custos próprio todos os gastos que deverão ser segregados em des

5/21/2018 Introdução à Contabilidade Gerencial - José Carlos Marion - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/introduaao-a-contabilidade-gerencial-josa-carlos-marion

custos. Esses gastos normalmente são efetuados com aluguéis, energia elétrica, água e materiais de escritório, materiais de higiene e limpeza, segurança etc.

Eles poderão ser acumulados em um centro de custos próprio ou serem contab inicialmente nas contas representativas das Despesas Administrativas, para p transferência para despesas com vendas e custos.

c)  Distribuição dos gastos comuns a todos departamentos – nesta etapa, deve-se inici segregar desses gastos a parcela relativa a despesas e a parcela relativa a custos. A relativa a custos deverá ser alocada aos diversos departamentos de serviços e departa  produtivos da empresa industrial.

d)  Identificação e/ou acumulação dos gastos incorridos em cada departamento – nes deve-se identificar o total dos gastos incorridos em cada departamento, para que pos transferidos para as atividades praticadas no respectivo departamento. Esses compreendem tanto aqueles comuns a todos os departamentos recebidos por trans quanto aqueles gerados exclusivamente no próprio departamento.

e)  Identificação das atividades realizadas em cada departamento – inicialmente, elaborar um rol com todas as atividades desenvolvidas no departamento, sejam elas rel ou não. Nessa etapa dos trabalhos, são muito importantes as entrevistas com o pess executa cada atividade.

f) Definição das atividades relevantes em cada departamento – depois de elaborado o todas as atividades desenvolvidas em cada departamento, deve-se eleger as mais expre desprezar as demais. Normalmente as atividades relevantes são aquelas que justi existência do departamento.

Quando um departamento (centro de custos) desenvolver uma só atividade, todos o gerados nesse departamento (centro de custos) serão atribuídos a essa respectiva ati Quando no departamento forem desenvolvidas várias atividades, dever-se-á ele relevantes e distribuir os CIF acumulados no respectivo departamento entre essas ativida

É importante salientar, também, que pode ocorrer de uma atividade ser executada por um departamento, caso em que os custos a serem atribuídos a essa atividade decorrerão de um departamento.

g)  Atribuição de custos às atividades – o custo de uma atividade é a soma dos r consumidos na sua realização.

 Na prática de uma atividade, conforme já dissemos, podem ser consumidos recurso materiais de consumo, energia elétrica, salários e encargos, serviços de terceiros, e outros. Quando a atividade beneficiar direta ou indiretamente a produção, os valores gas esses recursos são classificados como custos indiretos de fabricação.

A chave para se atribuir adequadamente os CIF às atividades está, então, em identifi cada atividade o respectivo custo gerado por ela.

Essa identificação deve ser feita com muito rigor, uma vez que o total dos custos acum em cada atividade, por sua vez, será descarregado nos produtos que foram beneficiad execução da respectiva atividade, ainda que, preliminarmente, seja necessária a transferê CIF de uma atividade para outra. Por esse motivo, para eliminar o subjetivismo q

5/21/2018 Introdução à Contabilidade Gerencial - José Carlos Marion - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/introduaao-a-contabilidade-gerencial-josa-carlos-marion

 provocar a alocação indevida de custos aos produtos, deve-se estudar cuidadosam importância de cada atividade e a sua relação com o recurso consumido. Nessa entrevistas com o próprio pessoal executor das atividades ajudam a esclarecer muitas dú

Assim, sempre que for possível identificar seguramente o custo em relação à ativid deverá ser atribuído diretamente a ela, sem mais preocupações.

Quando não for possível a identificação direta do custo em relação à atividade, a atr será feita através de rastreamento.

O rastreamento é uma técnica de alocação de custos às atividades por meio de direcio de custos.

É na fase do rastreamento que são definidos os direcionadores de custos (recurso alocar custos às atividades, e os direcionadores de atividades, para alocar os custos qu acumulados nas atividades para os produtos.

Por último, quando não for possível alocar os custos às atividades de forma direta rastreamento, deve-se, então, fazê-lo por meio de rateio.

Cumpre salientar ainda que nos casos em que os CIF acumulados em certas at geradas nos departamentos de serviços devam ser transferidos para outras atividades a serem atribuídos aos produtos, para essa tarefa deve-se também observar a ordem de pri apresentada, ou seja: alocação direta, alocação por rastreamento e alocação por rateio.

h) Atribuição de custos aos produtos – depois que os custos estiverem devidamente acum nas atividades, o passo final será transferi-los para os produtos.

Essa transferência, conforme comentado na seção anterior, deverá ser feita observan seguinte ordem: alocação direta, alocação por rastreamento e alocação por rateio.

ATIVIDADES TEÓRICAS

1.  Em que consiste o sistema de custeio por absorção?

2.  Em que consiste o sistema de custeio direto ou variável?

3.  Em que consiste o sistema de custeio RKW?

4.  Qual o motivo que inibe a segura identificação das quantidades e valores do indiretos em relação a cada unidade produzida?

5.  O que é margem de contribuição

6.  Imagine uma empresa que esteja com sua produção inchada, utilizando sua cap máxima de produção, em três turnos diários, sobrecarregando não só os equipame  produção como também o pessoal com horas extras excessivas, além de outras ocorrênc

estejam trazendo como consequências não só o descumprimento de prazos na entreg também queda na qualidade de seus produtos. Tendo em vista que a direção decidiu re volume de produção para que fique compatível com a capacidade dos recursos físicos, h e tecnológicos existentes, qual é o melhor caminho para tomar decisões sobre quais p deverão ter seus processos de fabricação descontinuados?

5/21/2018 Introdução à Contabilidade Gerencial - José Carlos Marion - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/introduaao-a-contabilidade-gerencial-josa-carlos-marion

8.  Cite cinco bases de rateio que são normalmente utilizadas para atribuir custos indir  produtos.

9.  Em que consiste o sistema de custeio por ordem de serviço?

10. Em que consiste o sistema de custeio de processo?

11. O que é equivalente de produção?

12. Para que serve o cálculo do equivalente de produção?

13. Qual é o objetivo do equivalente de produção?

14. O contador Davi estava diante das seguintes situações para atribuir custos aos produ

a) 100 unidades do produto X foram iniciadas e terminadas durante o mês; e

b) 100 unidades do produto Y foram iniciadas durante o mês, porém, apenas 30% foi con no respectivo mês.

  Em qual das duas situações o contador deve aplicar o equivalente de produção? Expl

15. Em que consiste o sistema de custeio departamental?

16. O que são departamentos?

17. Para fins de aplicação do sistema de custeio departamental, o que é departamento?

18. O que é centro de custos?

19. No custeio departamental, qual a diferença entre departamento produtivo e departam serviço?

20. Por que a departamentalização é importante para fins gerenciais?

21. Em que consiste o método de rateio direto?

22. Em que consiste o método da hierarquização ou dos degraus?

23. Quais são as etapas do custeio departamental pelo método da hierarquização?

24. O que é custeio ABC?

25. O que é atividade?

26. Em que se fundamenta o sistema ABC?

27. Como é feita a atribuição de custos aos produtos por meio do sistema ABC?

28. O que são direcionadores de custos?

5/21/2018 Introdução à Contabilidade Gerencial - José Carlos Marion - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/introduaao-a-contabilidade-gerencial-josa-carlos-marion

5 C

USTEIO PARA FINS GERENCIAIS