• Nenhum resultado encontrado

A centralidade da avaliação impõe a criação de modalidades e formas de regulação internamente nas escolas que dizem respeito à supervisão da rotina de execução do trabalho dos(as) professores(as) como já examinamos.

Nesse sentido, o tipo de ferramenta ou mecanismo que exerce tal vigilância do dia a dia de trabalho é algo decisivo no nível de controle que se pretende aplicar. No Procentro, já demonstramos com certa exaustividade que tais instrumentos tinham uma forma bastante artesanal, tal como é descrito a seguir: “O acompanhamento [...] É diário e sistemático, com registro dos pontos relevantes que possam afetar positiva ou negativamente os resultados combinados [...] em seu Programa de Ação” (ICE, s/d, p. 45). Portanto, a elaboração de relatórios, planos e programas que espelhavam a prática diária serviam como as fontes artesanais de vigilância da supervisão.

Com o PMGP-ME e, posteriormente, o PPE, os instrumentos de monitoramento ganham aprofundamento e sofisticação com as chamadas tecnologias da informação e da comunicação [TICS] como já aludimos em seções anteriores. O salto fundamental e qualitativo em relação aos instrumentos mais artesanais de vigilância da rotina de trabalho é a instantaneidade com que se obtêm informações precisas e dados diários da totalidade das escolas da rede de ensino sem tantas mediações, como acontecia no Procentro.

A vigilância em tempo real é possível através do Sistema de Informação de Pernambuco – Siepe. Este veio a substituir a plataforma do Sistema Instituto Ayrton Senna de

130 Idem.

Informações (SIASI), um sistema micro implantando em 2007 através do Programa Gestão Nota 10 em parceira com o Instituto Ayrton Senna.

O SIEPE foi implementado em 2011 a partir da contratação, via processo licitatório131, da empresa mineira Auge Tecnologia e Sistemas Ltda132. A empresa foi contratada para exercer as funções de “instalação de licença do sistema informatizado de gestão educacional, planejamento dos serviços, parametrização, adequação e instalação do sistema, sensibilizações, capacitações, monitoria e acompanhamento” (ANDRADE, 2014, p. 43).

Portanto, além da implementação do novo sistema, também foi responsável pela adequação dos(as) professores(as) ao novo instrumento tecnológico.

Inicialmente testado em cinco escolas da região metropolitana e, subsequentemente, estendendo-se para as escolas do estado no mesmo ano (abarcando toda a rede de escolas abarcadas pelo PEI), o SIEPE avança em relação ao SIASI, segundo seus defensores [que atuam como os intelectuais orgânicos como examinaremos no cap. 7], pois se caracterizam como um

[...] sistema informatizado que proporciona às escolas estaduais de ensino de Pernambuco acesso às informações educacionais em tempo real, bem como a recursos pedagógicos e de gestão, democratizando o acesso ao conhecimento e promovendo a interação entre a Secretaria de Educação, Gerências Regionais de Educação, escolas e comunidade escolar, disponibilizando dados suficientes para o acompanhamento dos indicadores do Pacto Pela Educação (ANDRADE, 2014, p. 29, grifos nossos)

Nota-se, portanto, uma incrível sofisticação no monitoramento do cotidiano das escolas e articulação muito justa entre o PEE, SAEPE e IDEPE, uma vez que não apenas dados dos indicadores são coletados, mas comparados com as metas, seu desenvolvimento bimestral, semestral e anual, bem como informações desempenho individualmente de cada docentes, de cada escola e dos conteúdos/práticas curriculares trabalhadas ao longo do ano letivo. Tudo em tempo real, estando à disposição inclusive da comunidade escolar como um todo para avaliação do nível de cumprimento do termo de compromisso assinado pela escola e dos índices difundidos na mídia e opinião pública.

O ambiente totalmente web do sistema permite a consulta de dados conforme interesses administrativos da Secretaria de Educação, Gerências Regionais ou das Escolas.

Nesse sentido reúne um volume de funcionalidades bastante amplo como podemos observar abaixo, no qual destacamos apenas os que se referem aos servidores:

131 Homologada pelo MEC no Diário Oficial da União em 01 de dezembro de 2008.

132 Auge atua em 1370 municípios, 9736 escolas e monitora 2.084.133 alunos, conforme informações disponíveis em seu site <http://www.auge.com.br/MapaAbrangencia/MapaAbrangencia.do> Acesso em: 15 ago. 2018.

QUADRO 8 – Aspectos do sistema de monitoramento do SIEPE

MÓDULOS PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES

Servidor Cadastro do Servidor;

Localização do Servidor;

Atribuição de Aula;

Controle de Carga Horária;

Quadro de Horário;

Concurso de Remoção;

Consultas

Elaboração própria. Fonte: Portal Siepe (2018, destaques nossos).

Os destaques em negrito procuram demonstrar o quanto avançaram as técnicas informacionais de monitoramento da rotina dos(as) trabalhadores(as) que na era digital-molecular avançaram, principalmente, no controle da rotina de trabalho do(a) professor(a).

Após estudos para aprimoramento da ferramenta que, dentre os inúmeros resultados, apontaram para a necessidade de “capacitar todos os atores escolares quanto à utilização do SIEPE”; normatizar as ações no sistema; “intensificar a implementação, o monitoramento e a avaliação” (ANDRADE, 2014, p. 144), criou-se na gestão do governo de Paulo Câmara no ano de 2018 o SIEPE - Diário de Classe Móvel. Trata-se de um aplicativo desenvolvido que condensa todas as informações do SIEPE no celular, inclusive permite que seja registrada a frequência (alunos e professores), apontamentos diários (notas, aulas-conteúdos etc.) mesmo sem estar online. Notícia divulgada na própria plataforma do SIEPE133 apresenta aos professores e comunidade escolar todas as “vantagens” do app. Dentre elas estão: “[...]

visualização das escolas e turmas que leciona, apontamento e consulta de frequência, apontamento e consulta de desempenho e apontamento e consulta dos conteúdos curriculares ministrados”134.

Outro recurso que merece ser destacado é a possibilidade de interação online entre os professores, pais, alunos e demais membros da comunidade escolar a partir de mensagens simultâneas no app como expõe a imagem abaixo.

IMAGEM 13 – Interface do SIEPE

133 Disponível em:

https://www.siepe.educacao.pe.gov.br/informes/exibeChamadaInforme.do?idInforme=11118&idUnidadeFunci onal=604843&idGrupoPortal=21. Acesso em: 15 out. 2018

134 Disponível em:

https://www.siepe.educacao.pe.gov.br/informes/ImprimeInforme.ew?idInforme=11116&idInstituicao=60&idU nidadeFuncional=604843&idPaginaAvulsaPortal=&idAtor=#:~:text=O%20SIEPE%20Di%C3%A1rio%20de

%20Classe,conex%C3%A3o%20permanente%20com%20a%20internet. Acesso em: 15 out. 2020.

Fonte: Siepe (2019)

Como podemos observar, a mediação do monitoramento é algo fundamental à racionalização da rotina de trabalho dos(as) docentes na TESE. Perpassa as mudanças na política do ensino médio em diferentes governos, uma vez que restaura a necessidade de supervisão das ações cotidianas para garantir que os índices e metas sejam alcançadas. No caso da criação do Siepe há um salto qualitativo com relação ao relatório inteligente e planos de ação do Procentro em termos de aprimoramento e intensificação da vigilância em tempo real. Fundamental neste processo é a participação do complexo industrial-escolar na administração pública, sob a forma de compras governamentais, como uma forma de privatização.

5.4 DA MANUALIZAÇÃO À PADRONIZAÇÃO DE CONTEÚDOS, ATIVIDADES E