• Nenhum resultado encontrado

4.3 AS CARACTERÍSTICAS ORGANIZACIONAIS DA ROTINA DE TRABALHO

4.3.4 Meritocrática: premia e pune

Uma das marcas centrais da rotina de trabalho sobre o modelo de gestão da TESE é a gestão do desempenho. Em outras palavras, refere-se aos instrumentos utilizados para condicionar condutas e esforços excedentes que gerem os resultados esperados. Sobre isso encontramos o seguinte trecho no documento

A escola recebe um programa de ensino com base no qual elabora sua proposta pedagógica, que cada professor se compromete a ensinar aos alunos no decorrer de cada ano letivo. Há metas de desempenho para todos os colaboradores da escola, avaliação interna e externa com incentivos associados ao atendimento das metas preestabelecidas. Além disso, há conseqüências quando não se atende aos propósitos: professores e funcionários que não atinjam as metas de desempenho acertadas ou que não se adaptem à escola serão removidos para a GRE* de origem (MAGALHÃES, 2008, p. 40-41, grifos nossos).

Como podemos observar nos termos destacados, a cultura da meritocracia constitui a superestrutura da rotina como forma de regular os desempenhos desejados. Essa cultura se estrutura a partir da centralidade da avaliação das metas, isto é, daquilo que é definido no nível político-estratégico (externo aos centros), alinhando o planejamento pedagógico (plano estratégico-educacional) e a padronização dos conteúdos e procedimentos realizados na escola (plano educacional-operacional). A avaliação das metas, portanto, é o instrumento material que possibilita a generalização da ética da meritocracia.

Importante também destacar no trecho anterior a observação quanto às penalidades previstas aos(às) professores(as) que não atingem as metas ou não se adaptam ao modelo.

Esse tipo de dispositivo, típico do mundo empresarial, é uma das marcas do modelo de escolas charter, como observa trecho de um dos documentos analisados: “diretores das escolas charter possuem autonomia para redirecionar e, em casos-limite, até demitir professores que não estejam alcançando as metas de aprendizado (DIAS; GUEDES, 2010, p.

74, destaques nossos). Em outro documento encontramos:

No decorrer dos três anos de implantação do CEEGP, 17 professores foram desligados do programa, dos quais 11 por solicitação própria ou por desempenho insuficiente na avaliação realizada pela Equipe Gestora e 6 por não apresentarem o perfil esperado para atuar em um Centro de Ensino Experimental (MAGALHÃES, 2008, p. 122, destaques nossos).

A sanção é um aspecto indispensável à rotinização do trabalho explorado. Sua combinação com mecanismos de consenso constituem a fórmula da hegemonia que nasce da fábrica, conforme já demonstramos a partir de Gramsci. No caso do modelo de gestão da rotina de trabalho docente da TESE aqui analisado, as sanções e premiações são combinadas com a estrutura ideológica empresarial pautada na filosofia pragmatista [concepção de mundo] e na teoria sistêmica [base epistemológica] como substrato superestrutural dos nexos psicofísicos, os quais caracterizaremos com maior clareza na próxima seção.

A persuasão é outro instrumento de obtenção do consenso dos(as) professores utilizados no modelo da TESE extraído da TEO. No caso da gestão do trabalho docente dirigida pelo Procentro, a persuasão era materializada através do bônus financeiro dado aos professores pelas metas atendidas, sendo este um dos aspectos mais atraentes nos CEE uma vez que poderiam chegar a 125% do salário por ano.

Como conclusão deste capítulo, contata-se que a racionalidade gerencial que vem dirigindo a política do ensino médio integral em Pernambuco, através de seu conteúdo ideológico [filosofia, epistemologia, linguagem e estrutura organizacional], está profundamente associada ao projeto educacional desenvolvido pelas grandes corporações globais [bloco hegemônico-empresarial] que visa alinhar a organização do trabalho pedagógico à organização do trabalho na empresa.

Também vale o destacar o pioneirismo de Pernambuco na criação de um protótipo de racionalização da rotina do trabalho docente que mais tarde viria a ser difundido em outros estados do país. As diretrizes desse protótipo expressam a profunda influência que possuem o capital comercial e financeiro na agenda da educação pública brasileira, a exemplo da Odebrecht, Philips e Avina em Pernambuco, inclusive, hibridizando seus conteúdos ideológicos com outros advindos do campo progressista para se manterem predominantes.

No próximo capítulo analisaremos o que fez o estado de Pernambuco em termos de disciplinamento para garantir que as concepções de mundo, de escola, de trabalho pedagógico e docente se mantivessem como hegemônicas nas escolas da rede estadual de ensino.

5 DISCIPLINANDO A ROTINA DE TRABALHO DOCENTE EM PERNAMBUCO: O PAPEL [MORAL E MATERIAL] DO ESTADO NA RACIONALIZAÇÃO

Nesse capítulo examinamos as estratégias pedagógicas, administrativas e jurídico-normativas que marcam a transição do Procentro para o Programa de Educação Integral, expressando: a) a ruptura com o modelo de gestão compartilhada com o setor privado; b) a responsabilização exclusiva do poder público com a política de educação integral no ensino médio; c) a transformação dos CEEs em Escolas de Referência em ensino médio. Nosso objetivo é identificar e caracterizar as rupturas, continuidades e inovações da política que expressam o papel do estado de Pernambuco para disciplinar o trabalho docente em função da filosofia, métodos de gestão e da estrutura e cultura organizacional da TESE na organização da rotina de trabalho dos(as) professores(as).

Para tanto, selecionamos um material que nos permitisse a análise do conjunto das ações implementadas pelo estado de Pernambuco para generalizar o modelo das EREMs, remodelação dos CEEs do Procentro, para a rede estadual de ensino. Dessa forma, documentos apresentados nas seções anteriores e que remetem ao Procentro foram retomados nesta seção para o exame das continuidades e rupturas. Além deles, também nos valemos de análise de novos documentos criados em função das mudanças na política em análise e que, diferentemente do capítulo anterior, em que todo o material era oriundo da iniciativa privada, os documentos abaixo apresentados representam iniciativas do estado de Pernambuco na forma de matéria normativa e programática como podemos observar a seguir:

QUADRO 7 – Seleção de documentos para análise das inovações do estado de Pernambuco após o PMGE-ME

Instrução normativa N° 04/2008 Edital do VII Seminário de Boas Práticas

(PERNAMBUCO, 2008j) de ensino e sobre a prática pedagógica para docentes e gestores é possível baixar o app Siepe Diário de Classe para celular destinado aos docentes.

Orientação para preenchimento dos diários de classe (Ensino fundamental e Médio)

(PERNAMBUCO, 2009)

Assunto: Passo-a-passo procedimental para orientar os professores da Rede Estadual de Ensino quanto ao preenchimento do Diário de Classe.

Orientações Teórico-Metodológicas (Ensino Médio) (Língua Portuguesa)

(PERNAMBUCO, 2011).

Assunto: Orientações docentes para a área de língua portuguesa quanto aos objetivos de aprendizagem e metodologias correspondentes.

Parâmetros para a educação básica do Estado de Pernambuco

Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e Médio (PERNAMBUCO, 2012)

Assunto: Contém as orientações teórico-metodológicas para a construção dos currículos e práticas curriculares nas escolas pernambucanas.

Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco Parâmetros na sala de aula

Língua Portuguesa (PERNAMBUCO, 2013).

Assunto: Trazem propostas didáticas para a sala de aula (projetos didáticos, sequências didáticas, jornadas pedagógicas etc.) que abordam temas referentes aos diferentes componentes curriculares.

Parâmetros para a educação básica do estado de Pernambuco

Padrões de desempenho estudantil em Língua Portuguesa (PERNAMBUCO, 2014) Assunto: Descreve os Padrões de Desempenho Estudantil exigidos em Pernambuco, que foram estabelecidos para Língua Portuguesa, mostrando os diferentes níveis considerados e avaliados.

Instrução normativa Nº 04/2014 (PERNAMBUCO, 2014)

Assunto: Dispõe sobre as diretrizes e procedimentos para implantação do Sistema de

Avaliação das Aprendizagens nas Escolas da Rede Estadual de Ensino a partir do ano letivo

124 Disponível em:

http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/20398/Edital%20de%20Inscri%C3%A7%C3%A3o_Semin

%C3%A1rio%20Boas%20Pr%C3%A1ticas%202019_v5.pdf Acesso em: 11/12/2019.

125 Disponível em: https://www.siepe.educacao.pe.gov.br/. Acesso em: 29/11/2019.

de 2015.

Ações para fortalecimento da aprendizagem – Cadernos de Orientações (Português) (PERNAMBUCO, 2015).

Assunto: material norteador das ações pedagógicas para o trabalho docente com atividades selecionadas que dialogam com os Descritores da Matriz do Saepe e visam ao alcance das expectativas de aprendizagem contidas nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa Lei nº 15.973 – Adicional de Eficiência Gerencial (AEG) (PERNAMBUCO, 2016) Assunto: Institui o bônus destinado ao Diretor Escolar, Diretor Adjunto, Assistente de Gestão, Secretário e Educador de Apoio da Rede Estadual de Educação

Orientações - Conteúdos trabalhados por bimestre Língua Portuguesa (PERNAMBUCO, s/a).

Assunto: Descreve os conteúdos e expectativas de aprendizados esperado em cada nível do ensino médio por bimestre.

Elaboração própria.