• Nenhum resultado encontrado

Parte III – Aplicação do Modelo

Capítulo 5 – Percurso metodológico e resultados da aplicação do Modelo

5.7. A Rede da Faculdade de Comunicação da UnB

5.7.3. Resultados para planejar

5.7.3.1. Dados demográficos

Os coordenadores têm idade que varia entre 37 e 63 anos (estão, portanto, na faixa que se denomina de imigrantes digitais), dos que responderam metade são homens e metade mulheres. Todos os entrevistados são professores, nem todas as funções são remuneradas.

Figura 24– A sub-rede de coordenadores é dividida por igual entre homens e mulheres 5.7.3.2. As competências

5.7.3.2.1. Competências instrumentais

Ao abordar a questão da produção colaborativa de documentos, como textos, planilhas, apresentações, metade dos respondentes (Figura 25) informou que não sabe usar documento na nuvem:

Figura 25 – O que utiliza para produção coletiva/compartilhada da informação.

editor de texto – 30%

editor de planilha– 10%

editor de slides– 0% não sei usar – 50%

O interesse em aprender essas tecnologias de produção colaborativa na nuvem (Figura 26) tem distribuição difusa:

Figura 26 – competências a aprender para compartilhar na nuvem.

Outra competência instrumental investigada diz respeito ao uso das tecnologias para comunicar. A primeira questão (Figura 27) refere-se ao uso que cada um faz das tecnologias disponíveis, 80% usam grupo de e-mail. Ainda há relato de quem não participa de grupos.

Figura 27 – competências para comunicar em rede.

editor de texto – 40% editor de planilha– 40% editor de slides – 30% Outros – 60% 0 2 4 6 8 10 grupo de e-mail – 80% grupo no facebook – 40% grupo no whatsapp – 20% grupo no moodle – 10% não participo de grupo – 10% outros – 20%

As respostas sobre quais ferramentas instrumentais precisam aprender a utilizar para a comunicação em rede (Figura 28) foram as seguintes:

Figura 28 – o que precisa aprender para se comunicar em rede.

5.7.3.2.2. Necessidades em informação

Este questionário para atores institucionais teve como foco compreender as necessidades de informação – tanto de receber quanto de divulgar – relacionadas com a Rede FAC. As questões envolvendo as competências em informação são tratadas nos questionários para professores, alunos e servidores, em outro estágio do diagnóstico da Rede. Sobre informações que precisam receber para atuar na função institucional (Figura 29), agenda e documentos tiveram maior destaque nas respostas.

0 1 2 3 4 5 grupo de e-mail – 20% grupo no facebook – 20% grupo no whatsapp – 40% grupo no moodle – 40% outros – 30%

Figura 29 – que tipo de informação precisa receber.

Sobre as principais fontes das informações que estes atores precisam receber, foram encontrados seis grupos:

1. UnB – decanatos, administração, faculdades, institutos; 2. Organismos extra-UnB, organizações privadas;

3. Representações sindicais;

4. Mídia tradicional e revistas acadêmicas;

5. Rede FAC – direção, professores, alunos, servidores, pesquisadores; 6. Listas de e-mail e e-mail da UnB.

5.7.3.2.3. Necessidades em comunicação

Do mesmo modo que em relação à informação, o questionário com os atores institucionais buscou focar nas necessidades de informar para o bom funcionamento das áreas que coordenam. Sobre as necessidades de compartilhar informação (Figura 30), a agenda é destaque de 90% dos respondentes.

0 2 4 6 8 10

Documentos – 80%

Notícias – 60%

Agenda – 80%

Figura 30 – que tipo de informação precisa tornar públicas.

Quanto aos receptores das mensagens apontados pelos respondentes, foram encontrados quatro grupos. Não foram citadas mídias (tradicionais ou acadêmicas) nem listas de e-mail:

1. UnB – administração; 2. Organismos extra-UnB; 3. Representações sindicais;

4. Rede FAC – professores, orientadores e alunos de projeto e pré-projeto, pesquisadores;

Para orientar a organização de assuntos a serem tratados nos ambientes digitais da Rede FAC, foi apresentada lista de temas (Figura 31) de interesse para o desempenho de atividades de coordenação. O calendário de atividades acadêmicas (90%), essencial ao funcionamento da rede, e informações sobre eventos na faculdade (70%) têm maior importância para os respondentes.

0 2 5 7 9 11 Documentos –80% Notícias – 60% Agenda– 90% Outros – 30% … – – – … … … –… … … … … … … … … –… … … … –

0 2,25 4,5 6,75 9 11,25 Calendário de atividades … defesa TCC – 60% defesa dissertação – 60% defesa tese – 60% inscrição de trabalhos em … inscrição para participação em … Calendário de outras … Calendário de seleção alunos – … Calendário de seleção … Calendário de seleção … Informação acadêmica sobre … Informação acadêmica para … Informação acadêmica sobre … Informação acadêmica para … Informação sobre eventos na … Informação sobre eventos … Informação sobre Congressos … Informação sobre bolsas de … Informação sobre bolsas de … Informação sobre projetos de …

Outros – 20%

Figura 31 – que informações da Rede FAC interessam.

Na pergunta aberta sobre quais documentos precisa publicar para acesso nos ambientes digitais da Rede FAC foram indicados os seguintes tipos:

1. 6textos para aula

2. informações para pesquisadores, professores e alunos da pós-graduação 3. agenda

4. documentos e normas – ementas, calendário acadêmico, calendário de defesas, termo de compromisso de formandos, regimento da pós-graduação

5.7.3.3. Multivocalidades

A multivocalidade pode ser buscada de diferentes formas. No caso da Rede FAC, ela está presente no atual portal (que se quer modificar) da instituição, ambiente digital que é referência da fala institucional, que intenta mostrar a diversidade desta rede. Como parte do levantamento das muitas vozes, foi feita a leitura completa do material disponível no portal. Ali foram encontrados dados históricos, administrativos, notícias, produtos de diferentes formatos (AV3) fruto de trabalhos elaborados em disciplinas de graduação e de pós- graduação e de projetos de pesquisa e de extensão. A leitura dos documentos publicados no portal é muito rica como ponto de partida para entender o núcleo ordenador e orientador da Rede FAC.

Além da leitura dos documentos, foi aplicado questionário na sub-rede institucional. Os atores responderam a perguntas abertas que tinham por objetivo receber sugestões e contribuições para a promoção da integração da Rede FAC em ambientes digitais. Quanto às sugestões para os ambientes, as respostas variaram entre questões operacionais/instrumentais e de informação. Do ponto de vista operacional/instrumental, os entrevistados indicaram a necessidade de criar acesso diferenciado, com senha e perfil de usuário, ao portal; implementação de sistema seguro de gestão digital para agendamento de uso dos laboratórios e equipamentos; conexão de melhor qualidade à web e criação de sala digital para oficina de texto. Como sugestões do ponto de vista da informação, foram sugeridas a criação de espaços para a Coordenação de Extensão, com links para DEX e SIEX, para informações sobre projetos, programas, processos seletivos e bolsistas. Houve uma resposta solicitando informações sobre o projeto para opinar.

Quanto à questão sobre a contribuição que individualmente podem dar para melhorar a integração na rede, os atores ofereceram informação para produção de conteúdo (Extensão e Comunicação) e um ator propôs a retomada dos encontros pedagógicos92.

92

A atividade de encontros pedagógicos ocorreu no período de 2004/2005 e resultou na mudança do currículo da Faculdade de Comunicação. O projeto, de característica multivocal e que promoveu encontros permanentes entre todos os

As múltiplas vozes, que refletem a diversidade da rede, continuarão a ser buscadas na segunda etapa da pesquisa para o planejamento da rede, e que não está no escopo desta tese. Será feita aplicação dos questionários aos atores individuais da Rede FAC: alunos, professores, servidores. Também devem ser realizadas entrevistas com grupos focais e utilizadas outras ferramentas para que os ambientes digitais da Rede sejam orientados para a promoção do entendimento.