• Nenhum resultado encontrado

Parte III – Aplicação do Modelo

Capítulo 5 – Percurso metodológico e resultados da aplicação do Modelo

5.3. Rede do Cafezinho

5.3.2. Metodologia e análise dos dados

Duas perguntas moveram a observação desta rede:

 Os grupos de sala de aula trouxeram essa divisão para o Fórum do Cafezinho?

 Os papeis e hierarquias vieram da sala de aula para este ambiente extra- sala, que se propõe informal?

O objetivo de uso da metodologia foi observar se os grupos de cada turma se mantinham, como subgrupo, nesta rede, e ver se havia pessoas que se destacavam como intermediadoras da informação. Para analisar quais papeis de intermediação encontrados no Fórum do Cafezinho, a primeira etapa de aplicação do software foi a busca de sub-redes, tecnicamente denominadas bi-componentes, para verificar se os indivíduos dos grupos mantinham relações mais estreitas entre si. O programa que transforma os dados em grafos apresentou um relatório indicando a inexistência de subgrupos, o que significa que nem todos

os papeis de intermediação estão presentes. Também identificou 20 relações entre pares de atores e um grupo coeso de 84 pessoas. Apenas o papel de coordenador foi identificado e analisado no estudo deste grupo sem divisões. Foi possível visualizar alguns atores que se destacaram pelo grande fluxo de informação que passa por eles, e também o número de atores que não participa, apenas observa.

Para que a análise não ficasse restrita apenas ao retrato estático do conjunto dos dois anos letivos como se fosse um período único, a amostra de troca de mensagens foi dividida em quatro tempos, coincidindo com os semestres de aulas. As pessoas foram identificadas por números (para garantir a impessoalidade e sigilo dos dados individuais), e assim foram identificadas nos grafos.

A figura 12 é um retrato das relações na rede do Cafezinho no primeiro semestre, e diz respeito à réplica de mensagens no período compreendido entre a primeira e a 34ª semanas de aula (entre julho e dezembro de 2010). Nesta imagem, é possível perceber vários atores com concentração de réplica53 de mensagens. Também é visível que há um grupo que não participa da conversa, são os pontos que ficam na borda, sem nenhuma linha que indique relação. Estas pessoas recebem as mensagens (e provavelmente as leem).

Figura 12 – rede de réplica de mensagens do Fórum do Cafezinho no primeiro semestre, mesmo com fluxo intenso, ainda há os que apenas observam.

O fotograma do segundo semestre está representado na figura 13, refere-se às réplicas de mensagens no Fórum do Cafezinho entre as semanas 35 e 60 (de janeiro a junho de 2011).

53

São levadas em conta as mensagens que receberam respostas e a partir das quais se estabeleceu um fluxo de comunicação, de compartilhamento da informação.

É possível perceber que houve redução do fluxo de troca de mensagens no período, assim como, redução de participação dos atores. Cresceu o número de observadores na borda da rede, é possível perceber atores que se destacam como mediadores de informação.

Figura 13 – a rede no segundo semestre fluxo menor, os mesmos grupos de assuntos.

A figura 14, do terceiro semestre, refere-se às réplicas de mensagens no Fórum do Cafezinho entre as semanas 61 e 85 (de julho a dezembro de 2011). Novamente houve redução do fluxo de troca de informações, provavelmente porque este foi o período em que os alunos iniciaram as pesquisas para produção da monografia final do curso. Há três destaques no grupo: o coordenador, um professor e um aluno. Os outros atores, que não aparecem neste grafo, não participam da troca de mensagens. Para facilitar a compreensão, a imagem foi manipulada como se fosse uma ampliação apenas da área onde se concentra a troca de informações.

Figura 14 – no terceiro semestre troca de mensagens ainda mais reduzida, três pessoas destacam-se.

No último período “fotografado”, o quarto semestre (entre janeiro e abril de 2012), o que ressalta da imagem (figura 15) é o foco no senhor 3, que é o coordenador do curso. Neste período final, ele respondeu a questões relativas a notas e processo de formatura. Estes assuntos, inclusive, dominaram o período retratado.

Figura 15 – Quarto semestre – grande destaque às notas: o coordenador do curso (ator 3) brilha.

No período total analisado foram replicadas 1.369 mensagens, que para efeitos de análise foram agrupadas em: acadêmicas (quando se relacionavam com temas ligados ao conteúdo do curso), administrativas (conversas sobre formatura, matrícula etc.) e sociais (em geral cumprimentos de páscoa, natal etc. e reprodução, por meio de links ou cópia colada, de notícias). A observação da sequência dos quatro semestres de réplicas de mensagens no Fórum do Cafezinho do CEGSIC, permitiu localizar quatro pessoas que assumiram o papel intermediador de coordenador (NOOY et al, 2005). A análise do relatório e da base de dados, permitiu obter algumas informações sobre os quatro destaques encontrados:

 Ator 3: coordenador do curso, professor Jorge Fernandes54. Em todos os semestres ele participa ativamente das discussões, com destaque para o último semestre, quando responde sobre notas finais, informações sobre monografia e formatura;

 Ator 8: atuou como professor e monitor do curso, responsável pelo envio de mensagens sobre prazos e exercícios aplicados. Mesmo no Fórum do

54

Orientador desta pesquisa da Rede do Cafezinho, e quem forneceu a base de dados, na disciplina Análise de Redes Sociais.

Cafezinho, manteve a hierarquia do papel desempenhado em sala de aula. No terceiro semestre não participou das réplicas de mensagens, mas teve participação relevante no primeiro e quarto semestres, períodos de maior demanda de informação sobre as disciplinas.

 Ator 428: professor do curso, trouxe o papel desempenhado em sala de aula para o cafezinho. Participou de réplicas sobre notas, documentação e notícias.

 Ator 162: aluno, oriundo do Ministério da Fazenda, foi quem mais se destacou na rede, nos quatro semestres. Participou dos três grupos de assuntos e, sozinho, respondeu por 24,32% das réplicas de mensagens da rede, com destaque para notícias sobre segurança da informação. Seu tema de monografia foi sobre risco e informação.

Os grupos de sala de aula não levaram as divisões do curso para o Fórum do Cafezinho. Os papéis e hierarquias (nas relações entre coordenador, professor/tutor, aluno) migraram apenas parcialmente para o ambiente informal. O coordenador, o professor e o monitor responsáveis pelo andamento do curso se destacaram no grupo, por manterem suas funções e responderem os sobre temas relacionados ao processo acadêmico. Fora desta representação/reprodução da sala de aula, apenas um aluno assumiu o papel mediador de coordenador, o ator 162. O papel de coordenador mostrou-se elemento forte para o fluxo da informação na rede. A troca de mensagens ali empreendida não obedeceu a hierarquias permanentes, manteve fluxo horizontal, e foi toda trocada em meio virtual.